domingo, 31 de maio de 2009

HOMENS PERDEM PESO MAIS RAPIDAMENTE DO QUE AS MULHERES

Um estudo publicado no Journal of Human Nutrition, revelou que, em 12 semanas, 91% dos homens, incluídos na pesquisa e que fizeram dieta, perderam 5% de seu peso. Anteriormente, uma pesquisa havia mostrado que apenas 53% das mulheres perderam esse percentual no mesmo período. Além disso, o levantamento mostrou que depois de 12 semanas a perda média de peso entre as mulheres foi de 6,8 kg. Já nos homens, esse número subiu para 10,6 kg.
.
O nutricionista Jacquie Lavin explica que existem muitas razões que levam os homens a perderem peso mais facilmente do que as mulheres. Uma delas é que os homens possuem mais massa muscular do que o sexo feminino e, em função disso, queimam energia de forma mais rápida. Além disso, Lavin destaca a motivação dos homens em seguir as recomendações quando a perda de peso está em jogo.
.
Nutrição Virtual
.
Partilhar

sábado, 30 de maio de 2009

REFRIGERANTE EM EXCESSO PODE SER PREJUDICIAL AOS MÚSCULOS E CORAÇÃO

Pessoas que bebem muito refrigerante devem estar atentas aos problemas musculares e cardíacos que podem surgir, pois quem consome esse produto em excesso apresenta uma queda de potássio no sangue, é o que revela um estudo publicado pelo International Journal of Clinical Practice.
.
A redução dessa substância no sangue provoca transtornos do ritmo cardíaco, podendo até matar. No entanto, antes de chegar a esse estágio, a redução do potássio provoca debilidade muscular, palpitações e enjoos. Essa redução do potássio é ocasionada pela forte presença de três componentes em certos refrigerantes: a glicose, a frutose e a cafeína.
.
Além de problemas cardíacos e musculares, os refrigerantes podem causar, ainda, o câncer. “O excesso desse tipo de bebida já é destacado como impróprio há muito tempo, mas as pessoas preferem não acreditar nas evidências sobre os malefícios desse produto. Recentemente uma revista de circulação nacional publicou uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor que destaca a existência de substâncias cancerígenas em refrigerantes (Benzeno é a substância cancerígena que surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C), portanto, algumas pessoas podem ser mais suscetíveis ao câncer do que outras, mas o importante é parar ou diminuir a ingestão”, alerta o professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura.
.
.
Partilhar

sexta-feira, 29 de maio de 2009

MEXAM-SE, CHOCÓLATRAS!

Quando bater aquela vontade de comer chocolate, que tal sair para caminhar?
.
A obsessão por chocolate pode ser atenuada com exercícios, sugere um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Nele, 25 consumidores assíduos de bombons caminharam aceleradamente por 20 minutos. Depois disso, a vontade pela guloseima diminuiu. “A hipótese é que o bem-estar produzido pelo esporte seria similar ao trazido pelo chocolate”, arrisca Ricardo Mario Arida, neurocientista da Universidade Federal de São Paulo. Talvez porque o mesmo neurotransmissor seja disparado. A diferença é que o efeito do doce passa rápido, enquanto que do exercício demora.
.
Revista Saúde
.
Partilhar

quinta-feira, 28 de maio de 2009

LEITE DE VACA OU DE SOJA?

Muitos me questionam sobre a substituição do leite de vaca pelo leite de soja. É importante entender que apesar das duas bebidas serem fontes de proteína, elas pertencem a grupos alimentares diferentes.
.
O leite de vaca é de origem animal, pertence ao grupo do leite e derivados. Através da proteína, nos fornece aminoácidos que o nosso corpo não é capaz de produzir, excelente fonte de cálcio e boa fonte de magnésio, potássio, sódio e vitaminas A, D e algumas do complexo B. Devido à lactose (açúcar do leite), esta bebida também é fonte de energia.
.
A bebida extraída da soja é fonte de proteína de origem vegetal e pertence ao grupo das leguminosas. Vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes (isoflavonas) se destacam em sua composição.
.
Estudos indicam que tais substâncias antioxidantes atuam na redução das taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal, equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. O leite de soja pode e deve ser consumido, independente do consumo do leite de vaca.
.
Como vocês podem perceber estas bebidas não tem exatamente os mesmos componentes nutricionais, por isso, não podem ser substitutas. Existem pessoas que são intolerantes à lactose, então nesse caso é excluído da alimentação o grupo do leite e derivados, dessa forma torna-se essencial um acompanhamento com um nutricionista, para que assim possa ser indicado um cardápio adequado, visando atingir todas as necessidades nutricionais. E outras pessoas não tem intolerância à lactose, mas não gostam do leite de vaca, sentem algum tipo de desconforto. O indicado é que substituam o leite por outro alimento do mesmo grupo alimentar (iogurte, queijos, etc).
.
FONTE: Nutrição e Esportes
.Partilhar

quarta-feira, 27 de maio de 2009

MANTEIGA OU MARGARINA?

A manteiga tem a fama de ser mais prejudicial à saúde por conter colesterol, porém é muito mais saborosa. Já a margarina é preferível por ser mais saudável... será?
.
A manteiga como alimento de fonte animal, tem em sua composição uma quantidade de ácidos graxos do tipo saturado e colesterol. Por ser assim, em excesso estes são maléficos para a saúde por favorecer o entupimento de artérias (aterosclerose) quando acumulados nestas, prejudicando todo o fluxo sanguíneo.
.
Já a margarina, como alimento de origem vegetal não possui em sua composição o colesterol. Porém, para ser semi-sólida, passa por um processo de hidrogenação onde adquire ácidos graxos trans ou cis que quando vão para a circulação depois de ingeridos e absorvidos, podem se acumular nas artérias também prejudicando da mesma forma o fluxo sanguíneo.
.
Resumindo... ambas são prejudiciais, sendo a manteiga ainda mais calórica. Quem deseja perder peso o ideal é consumir a margarina light. Quanto ao colesterol, há no mercado margarinas com fitostérois (substâncias presentes em óleos vegetais - com propriedades de inibir a absoção de colesterol ruím, sem reduzir o bom).
O CONSUMO DEVE SER SEMPRE COM MODERAÇÃO!
.
Nutrição e Saúde
.
Partilhar

terça-feira, 26 de maio de 2009

QUEIJO PARA QUE TE QUERO

Prato, minas, cheddar ou mussarela. Seja qual for o tipo, derretido ou gelado, o QUEIJO é uma tentação. E não é preciso privar-se dessa delícia: o segredo é escolher bem o tipo e não exagerar na quantidade.
.
O queijo são derivados do leite e boa fonte de cálcio para o organismo, porém cada tipo de queijo apresenta uma quantidade variável desse mineral. O ideal é consumir queijos mais leves e que contenha quantidade razoável de cálcio.
.
TIPOS DE QUEIJOS
.
O parmesão é o mais rico em cálcio, porém o mais calórico. As calorias e colesterol também estão presentes no gorgonzola, cheddar, brie e roquefort. Estes devem ser consumidos esporadicamente. Já o tipo mussarela, minas, requeijão e ricota são os menos calóricos. Porém, como todo alimento, o consumo deve ser moderado.
.
.
Partilhar

segunda-feira, 25 de maio de 2009

RESTAURANTES USAM ÓLEO ALÉM DO TEMPO IDEAL

Comer alimentos fritos pode ser ainda mais perigoso do que se imagina. Pesquisa da Universidade de Brasília mostra que o óleo de fritura usado nos restaurantes do Distrito Federal chega a apresentar acidez quatro vezes maior que o 0,3% permitido ao produto que sai da fábrica. O índice de gordura saturada também é maior, três vezes mais do que a lei estabelece. Os resultados são de uma Pesquisa do Departamento de Nutrição realizada em quatro estabelecimentos que, juntos servem 4 mil refeições por dia.Márcio Antônio Mendonça, tecnólogo e autor do estudo, explica que um alimento frito nessas condições pode causar danos à saúde. “A gordura saturada causa problemas cardiovasculares", diz. "E os radicais livres que se formam com a degradação do óleo favorecem doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.”
.
O estudo analisou amostras de óleo com 10 dias de uso, tempo médio que os restaurantes aguardam para jogá-lo fora. Mas as características do material podem estar ainda piores. “Em alguns locais, aproveita-se o produto por 15 ou até 20 dias, principalmente quando a demanda é pequena”, alerta o pesquisador.
.
Mendonça afirma que o contato com a luz, com a água dos alimentos, o oxigênio do ar e a temperatura ambiente favorecem a oxidação e a consequente perda de qualidade. A quantidade de gordura saturada aumenta porque as carnes liberam a substância.
.
A pesquisa sugere que o óleo seja utilizado por, no máximo, seis dias em estabelecimentos de perfil semelhante ao da pesquisa. “Até esse prazo, a degradação não estava crítica”, diz.
.
.
Partilhar

domingo, 24 de maio de 2009

INGESTÃO DE VITAMINA C DIMINUI RISCO DE GOTA

A ingestão regular de vitamina C está associada a um menor risco de desenvolver gota, forma mais comum de artrite inflamatória em homens com mais de 40 anos, concluiu uma pesquisa publicada na revista "Archives of Internal Medicine".
.
Para o reumatologista Antonio Ferrari, responsável pelo setor de doenças microcristalinas da Universidade Federal de São Paulo, o estudo é relevante porque mostra que o consumo de vitamina C é importante na redução do ácido úrico e, consequentemente, da prevalência de gota. Ele diz que são necessárias mais pesquisas para avaliar a dosagem recomendada.
.
Na opinião do reumatologista Ari Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein, o estudo "é muito interessante porque aponta uma queda de 17% no número de casos novos de gota para cada 500 mg diários de vitamina C ingeridos".
.
Segundo ele, já se sabia que a vitamina C aumenta a excreção de ácido úrico na urina, mas não havia ainda prova científica de que seu consumo isolado poderia reduzir o risco de gota. "Esse estudo terá um impacto na prescrição de vitamina C, principalmente em homens de risco (com níveis de ácido úrico elevado)", conclui.
.
.
Partilhar

sexta-feira, 22 de maio de 2009

SELÊNIO PARA O BEM DA BEXIGA

O mineral seria capaz de frear tumores nesse órgão!
.
Estudo realizado na Escola Médica Dartmouth, nos Estados Unidos, registrou uma redução significativa no desenvolvimento de câncer de bexiga entre mulheres e entre fumantes moderados que apresentavam um nível maior da substância no organismo do que a média da população. “O nutriente protege o corpo contra os radicais livres, que danificam as células”, aponta a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em São Paulo.
.
Os benefícios não param por aí. “Ele também auxilia na regulação dos hormônios da tireóide, o que favorece o controle do peso”. Um adulto deve consumir 55 microgramas de selênio diariamente – uma única castanha-do-pará, a principal fonte do mineral, da conta do recado. Mas fique atento aos excessos: ingerir mais de 800 microgramas diários pode causar intoxicação, além do alto valor calórico que a castanha apresenta.
.
OUTRAS FONTES DO MINERAL:
sardinha, salmão, ostra, frango, camarão, trigo.
.
Revista Saúde
.
Partilhar

quinta-feira, 21 de maio de 2009

BEBIDAS ALCOÓLICAS: QUAL O LIMITE?

Em diabéticos, a ingestão de álcool deve ser realizada junto com o consumo de alimentos para dificultar o aparecimento de crises de hipoglicemia (queda das taxas de açúcar no sangue).
.
Tanto em diabéticos como em hipertensos, o consumo de álcool por dia não deve ultrapassar um drinque para a mulher e dois drinques para o homem. O consumo além de 720ml de cerveja ou 240ml de vinho ou 60ml de uma bebida destilada para o homem e a metade dessa dose para as mulheres, poderá alterar a glicemia dos pacientes diabéticos, além de elevar a pressão arterial.
.
Lembramos que cada grama de etanol (substância que o álcool contém) apresenta 7 kcal, ou seja, 720 ml de cerveja apresenta cerca 30 gramas de etanol e mais de 200 kcal.
.
A ingesta regular de bebidas alcoólicas ainda proporciona ganho de peso, e eleva as taxas de triglicerídeos e ácido úrico. Não recomendamos o consumo de bebidas alcoólicas, apenas informamos a quantidade limite referida na literatura médica. Se você for dirigir, não beba nada que contenha álcool.
.
FONTE: www.portaldocoracao.com.br
.Partilhar

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DE OLHO NA MERENDA

Uma pesquisa divulgada no periódico Journal of the American Dietetic Association traz um alerta aos pais: é preciso mais atenção ao escolher os alimentos que a meninada leva à escola. Mais da metade das refeições analisadas apresentou deficiência de vitamina A, cálcio, zinco e fibra.
.
“A lancheira deve conter um representante de cada grupo alimentar”, orienta a nutricionista Juliana Bonato, da Nutrir Kids Comércio de Produtos Educativos, em São Paulo.
.
São eles os energéticos, como pães e torradas, os construtores, como queijos e iogurtes, e os reguladores, protagonizados pelas frutas.
.
FONTE: Revista Saúde
.
Partilhar

terça-feira, 19 de maio de 2009

BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A SAÚDE DA MULHER

Estudo recente realizado pelo Ministério de Saúde do Japão concluiu que três xícaras diárias de café diminuem os riscos de câncer de endométrio em até 60%. Para a realização deste estudo, cerca de 54 mil mulheres com idades entre 40 e 69 anos, sem histórico de câncer entre 1990 e 1994, foram acompanhadas por mais de 15 anos. Após este período, 117 apresentaram a doença.
.
As mulheres foram então divididas em dois grupos de acordo com a quantidade ingerida de café. Para surpresa inclusive dos responsáveis pelo estudo, as mulheres que consumiam mais de três xícaras de café por dia apresentaram 60% menos chances de desenvolver a doença que aquelas que tomavam menos de dois cafés por semana. Uma das razões para esta proteção pode estar na formulação do café, que pode reduzir os níveis de insulina, diminuindo o risco de desenvolver câncer do útero.
.
Lembrando que o consumo deve ser MODERADO, pois o café em excesso eleva a pressão arterial, escurece os dentes, provoca dependência, alterações gástricas, insônia e taquicardia.
.
BENEFÍCIOS DO CAFÉ:
.
O consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhora a atividade intelectual e se consumido por crianças ou jovens, pode ajudar no aprendizado escolar. Além destes benefícios, o café é rico em minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e, ainda, vitamina B3. Há também em sua composição substâncias anticancerígenas, como os polifenóis antioxidantes e o cafestol, capazes de prevenir os cânceres de cólon e de próstata. Para os atletas, mais benefícios. O consumo diário de café auxilia na produção de endorfinas e encefalinas, melhorando suas performances.
.
CÂNCER DE ENDOMÉTRIO:
.
O endométrio é a mucosa que reveste a cavidade interna do útero, dificultando a prevenção e diagnóstico de neolpasias. No entanto, o diagnóstico precoce é essencial para a cura da paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o câncer do endométrio ocupa, nos países desenvolvidos, o 1º lugar entre as diversas localizações do câncer no aparelho genital feminino. No Brasil, está em 4º lugar entre as localizações genitais.
.
A incidência deste tipo de câncer vem aumentando com a maior expectativa de vida, visto que é uma doença mais incidente na mulher idosa. Outro fator de risco é o aumento significativo do uso prolongado e indiscriminado dos hormônios estrogênicos para o tratamento do climatério e da menopausa. A SBC adverte que, após a menopausa, qualquer perda sangüínea pela via vaginal deve ser investigada para detecção precoce de qualquer lesão pré-maligna ou maligna.
.
FONTE: Nutritotal
.
Partilhar

segunda-feira, 18 de maio de 2009

INGERIR MAIS ÁGUA FACILITA PERDA DE PESO EM MULHERES

Um estudo avaliou a associação entre a ingestão regular de água e a perda de peso, em mulheres não-menopausadas, durante o período de um ano. Os resultados deste estudo sugerem que a ingestão regular de água pode promover a perda de peso em mulheres não-menopausadas.
.
Neste estudo, 173 mulheres não-menopausadas (com idades de 25 até 50 anos), que referiam ingerir menos de 1 litro de água por dia foram avaliadas. As particpantes do estudo eram orientadas a adotar uma dieta hipocalórica, bem como, aumentar sua ingestão diária de água. Grande parte da água ingerida diariamente provém dos diversos tipos de alimentos.
.
Dieta, atividade física, peso corporal, percentual de gordura corporal e a circunferência abdominal, eram avaliados no início do estudo, em 2, 6, e 12 meses após o início do mesmo. Em cada um desses períodos, a média diária da ingestão de água, bebidas calóricas, alimentos, bem como o nível de atividades físicas, eram avaliados em todas as participantes.
.
Aumentos na ingestão diária de água eram associados com uma significativa perda de peso corporal e gordura ao longo do tempo, independentemente das outras variáveis que poderiam explicar tais reduções. Uma diminuição da ingesta calórica diária e outras influências benéficas sobre o metabolismo, poderiam explicar os efeitos da maior ingestão de água sobre o peso corporal.
.
.
Partilhar

domingo, 17 de maio de 2009

ALIMENTOS QUE PREVINEM E AMENIZAM OS SINTOMAS DA GRIPE

Conheça a lista de vegetais, frutas, sementes e proteínas capazes de aumentar a imunidade do organismo.
.
Nos meses mais frios do ano, quando aumentam a incidência de casos de gripe e resfriado, apostar em uma alimentação que fortaleça as defesas do organismo é primordial. Segundo a nutricionista clínica funcional Daniela Jobst, certos alimentos possuem nutrientes capazes de aumentar nossa imunidade, criando defesas orgânicas. Esse é o caso das ostras, cereais integrais, soja, carnes e peixes.
.
Uma vez acometido pela gripe, o ideal é priorizar os grupos de alimentos que ajudam a amenizar os sintomas. A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que o calor aumenta a movimentação do muco e a cisteína, aminoácido encontrado no frango, torna o muco menos espesso, facilitando a desobstrução dos pulmões.

As sopas também ajudam a acalmar a garganta e, com moderação, o sal presente na receita pode diminuir o risco de desidratação por causa da febre. Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; a mostarda, e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma.

.

Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco são eficazes, seja aproveitadas como chás, inalações ou gargarejos. Elas amenizam sintomas como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses. Entre as fontes de proteínas, as carnes magras são ótimas aliadas. Os níveis de ferro encontrados nesse alimento ajudam a manter forte o sistema imunológico.

.

FONTE: http://www.abril.com.br

.

Partilhar

sábado, 16 de maio de 2009

BRÓCOLIS PODE COMBATER BACTÉRIA QUE CAUSA GASTRITE E CÂNCER

Pesquisa no Japão avaliou potencial protetor do vegetal contra doenças. Prevenção também está ligada a controle da obesidade e do tabagismo.
.
Os brotos do brócolis podem combater uma bactéria comum do estômago, que pode levar a gastrite e câncer gástrico. Uma pesquisa realizada no Japão e publicada na revista "Cancer Prevention Research" demonstra que a ingestão diária de brotos de brócolis melhora a gastrite.
.
O efeito protetor do brócolis foi inicialmente constatado em ratos de laboratório e pela primeira vez foi testado em humanos. Os brotos do vegetal verde-escuro contêm uma substância chamada sulforafano, que possui capacidade antibiótica e age sobre a bactéria que vive no estômago de quem sofre de gastrite. A Helicobacter pylori está relacionada não só com a gastrite mas também com o câncer do estômago. As taxas de ocorrência do tumor maligno do estômago vem crescendo no mundo todo.
.
Para comprovar o benefício do consumo do broto de brócolis os pesquisadores acompanharam os pacientes com testes que medem a presença da bactéria. Foram utilizados a medida da uréia na respiração e fatores inflamatórios e imunológicos no sangue e nas fezes. Os pacientes receberam uma porção de cerca de 100 gramas de brotos de brócolis por dia ou a mesma quantidade de brotos de alfafa, por pelo menos oito semanas.
.
A diferença principal está no fato de que os brotos de alfafa não contêm sulforafano. Os participantes no grupo do brócolis apresentaram uma redução significativa na presença de Helicobacter pylori comprovada nos testes de sangue e respiratório. Apesar de o estudo mostrar a diminuição da infecção do estômago pela bactéria, a prevenção do câncer gástrico passa pelo controle de outros fatores de risco, entre eles o consumo de carnes defumadas em excesso, o tabagismo e a obesidade.
.
É importante ressaltar que o brócolis cozido no vapor não perde nutrientes e, com isso, apresenta mais benefícios à saúde.
.
.
Partilhar

sexta-feira, 15 de maio de 2009

BAIXO NÍVEL DE VITAMINA D PODE ESTAR ASSOCIADO AO GANHO DE PESO

Artigo publicado no "The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism", relata que meninas na fase pós-puberdade, com baixos índices de vitamina D, estão mais propícias a engordar.
.
Durante pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill, em Montreal e da Universidade do Sul da Califórnia, EUA, noventa garotas com idades entre 16 e 22 anos foram avaliadas nos critérios altura, peso, gordura corporal, densidade óssea e nível de vitamina D. Cerca de 59% das jovens foram detectadas com insuficiência da vitamina. O grupo demonstrou aumento de peso, massa e gordura corporal, além de tendência a ser mais baixa do que meninas com níveis suficientes de vitamina.
.
"Nesta pesquisa observou-se que as mulheres jovens com insuficiência de vitamina D são significativamente mais pesadas, com um maior índice de massa corporal e aumento da gordura abdominal, do que as mulheres jovens com níveis normais da vitamina", comenta Daniela Jobst, nutricionista clínica funcional.
.
A ligação entre a saúde óssea e a vitamina D é bem conhecida, e estudos recentes sugerem que o aumento de vitamina D pode fornecer proteção contra alguns tipos de câncer, diabetes e esclerose múltipla. A vitamina D é também conhecida por favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico.
.
“A exposição à radiação ultravioleta do sol aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, mas também aumenta a produção de vitamina D”, explica a nutricionista. “Sempre que possível, permaneça no sol até as 9h ou após as 16, nestes horários temos maior segurança contra os raios ultravermelhos. Mas não deixe de usar o protetor solar”, completa.
.
A vitamina D também é encontrada em óleo de fígado de bacalhau, peixes (especialmente salmão e sardinha), gema de ovo e leites e derivados enriquecidos.
.
.
Partilhar

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SEMENTE DO BEM

Ingrediente de diversas preparações deliciosas, o amendoim, ao contrário do que muito se fala, traz vários benefícios ao nosso organismo, principalmente para o sistema cardiovascular.
.
Do grupo das oleaginosas (o mesmo das castanhas e nozes), ele é rico em vitamina E (antioxidante), ferro, magnésio, fósforo, selênio e zinco. Além desses nutrientes, o amendoim também possui grande concentração de proteínas (15g de proteína a cada 100g do alimento), diminuindo, assim, a carência desse nutriente em regiões onde se consome pouca carne.
.
O amendoim pode suprir, portanto, juntamente com outros alimentos, a falta de nutrientes no organismo de pessoas que tiveram ausência de uma alimentação de origem animal e também de fibras dietéticas, ajudando no bom funcionamento do intestino. Rico em gordura monoinsaturada, que traz benefícios para o coração, ajudando na diminuição do colesterol e dos triglicerídeos, o amendoim é, no entanto, pobre em ômega 3.
.
Não podemos esquecer, além disso, que ele é um alimento calórico. De acordo com a Tabela de Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras, o amendoim japonês (um pacote médio de 200g ) tem 970 Kcal. Já o amendoim torrado com sal (um canudo com 35g), que normalmente consumimos como aperitivo, tem 223,30 Kcal. O pé de moleque (uma unidade com 17 g), 88,40 Kcal e, por fim, a paçoca (uma unidade com 30 g) possui 114 Kcal.
.
Por isso, o amendoim não é recomendado para indivíduos que queiram perder peso. Hipertensos também precisam prestar muita atenção, pois geralmente os amendoins são vendidos salgados, podendo agravar a patologia.
.
.
Partilhar

quarta-feira, 13 de maio de 2009

CONTROVÉRSIAS NA COZINHA

Crus ou cozidos? Qual a melhor opção? A quem diga que os vegetais, quando consumidos crus, apresentam mais nutrientes e, principalmente, fibras (apesar da digestão ser mais lenta). Porém, quando cozidos, perdem nutrientes mas muita das vezes são mais saborosos, será? O que acontece é que tanto os vegetais que são consumidos crus, como os cozidos, apresentam vantagens e desvantagens. Segundo o estudo abaixo, o ideal é consumi-los após o cozimento, pois apresentam maior quantidade de antioxidantes. Dessa forma, para que não haja perda de nutrientes, o ideal é o cozimento no vapor. Já os vegetais crus continuam sendo mais ricos em fibras. O que vale é variar nas preparações.
...
Estudos apontam vantagens e desvantagens de alimentos crus e cozidos:
Cozinhar os alimentos é fundamental para a nossa dieta. Esse processo ajuda na digestão sem despender grandes quantidades de energia. O cozimento amolece os alimentos, como as fibras de celulose e carne crua, que nossos dentes pequenos, maxilares fracos e sistema digestivo não estão preparados para cortar, triturar e digerir. Enquanto ouvíamos adeptos de comida crua (crudivoristas) apregoarem que o cozimento destrói vitaminas e sais minerais e altera enzimas que ajudam na digestão, descobriu-se que vegetais crus nem sempre são mais saudáveis.
.
Estudo publicado no ano passado no The British Journal of Nutrition revelou que um grupo de 198 participantes, submetidos a uma dieta rígida de alimentos crus, apresentou níveis normais de vitamina A, relativamente altos de beta-caroteno (antioxidante encontrado em vegetais verde-escuros e frutas amarelas), mas baixos de outro antioxidante, o licopeno.
.
Essa última substância aparece como um pigmento vermelho encontrado em tomates e outras frutas vermelhas como melancia, goiaba, morango e mamão papaia. Vários estudos realizados nos últimos anos pela Escola de Medicina da Harvard, entre outras, associaram o alto consumo de licopeno a baixo risco de câncer e ataques cardíacos. Rui Hai Liu, professor associado de ciência da alimentação da Cornell University, que pesquisa o licopeno, explica que ele pode ser um antioxidante ainda mais poderoso que a vitamina C. Segundo Liu, o nível de um tipo de licopeno, − o cis-licopeno − encontrado em tomates aumentou em 35% depois de cozido por 30 minutos a uma temperatura de 88º C. Isso ocorre porque o calor rompe as grossas paredes celulares dos vegetais e ajuda o corpo a reter alguns nutrientes presos a essas células.
.
Cenouras, espinafre, cogumelos, aspargos, repolho, pimentão e vários outros vegetais cozidos também contêm mais antioxidantes, como carotenóides e ácido ferúlico que crus, compara Liu. Principalmente, se forem fervidos ou cozidos no vapor.
.
FONTE: www.uol.com.br/notícias
.Partilhar

terça-feira, 12 de maio de 2009

ABACATE PODE???

O abacate, que por ser rico em gorduras é considerado um vilão nas dietas, traz muitos benefícios à saúde. Rica em vitaminas A, E, C e do complexo B, esta fruta contém alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, que ajudam na formação de ossos e dentes, além de evitar a fadiga mental.
.
Apesar de conter todas estas vitaminas, sais minerais e proteínas que facilitam a digestão, o que faz dele um aliado de pessoas com sintomas de fraqueza, o abacate é realmente rico em gorduras – que junto com os açúcares são os principais inimigos das dietas de redução de peso.
.
Um pedaço de 110 gramas da fruta tem cerca de 200 calorias! Só para ter uma idéia, 100 gramas de melancia contêm apenas 31 calorias, ou seja, para comer 200 calorias de melancia, seria preciso ingerir cerca de 645 gramas da fruta.
.
VILÃO OU MOCINHO?
A verdade é que quem quer perder peso precisa evitar a fruta devido ao seu alto teor calórico, mas ela não pode ser considerada uma vilã por isso, já que possui gorduras monoinsaturadas, que ajudam a aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e diminuir o colesterol total. Além disso, o folato (vitamina do complexo B) presente no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e tecidos e os agentes antioxidantes das vitaminas protegem os tecidos dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.
.
O abacate também possui elementos que o tornam ainda mais especial: os fitonutrientes, que são componentes encontrados nas plantas, estão relacionados diretamente ao combate ao câncer e ao envelhecimento precoce, entre outros problemas. Então, se você deseja ganhar peso, o abacate pode entrar com moderação em sua dieta para trazer benefícios para sua saúde e ainda oferecer as calorias necessárias; mas se a intenção é emagrecer, fuja da fruta optando por outras mais saudáveis como o morango, que em 100 gramas (cerca de 12 frutas) contém apenas 39 calorias.
.
FONTE: Nutrição e Esportes
.Partilhar

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CARBOIDRATOS GARANTEM ENERGIA E BOA ALIMENTAÇÃO

Os carboidratos (pão, macarrão, arroz, batata e etc) geralmente, são vistos com os "vilões" das dietas devido ao seu elevado índice de calorias e rápida absorção pelo organismo. Dessa forma, muitos excluem estes alimentos nas refeições diárias, o que pode vir a ser prejudical, já que o organismo necessita da energia proveniente dos carboidratos. Isso gera cansaço, desânimo e queda de glicose. Os carboidratos podem e devem fazer parte da alimentação e, principalmente, da dieta, desde que as quantidades estejam dentro do que o organismo necessita. É ideal uma refeição equilibrada com todos os nutrientes, dando preferência para alimentos integrais, por ter a absorção mais lenta.
Veja a reportagem:
.
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo humano. Composto de dois átomos de hidrogênio, um de oxigênio e um de carbono, os hidratos de carbono, como também são conhecidos, fornecem energia para a realização das atividades humanas e calor para manter a temperatura corporal. Temidos por muitos como um dos maiores causadores do ganho de peso, os carboidratos estão presentes em alimentos como arroz, trigo, aveia, batata, mandioca, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico), frutas e doces. Mas não são apenas os aspectos negativos que se destacam nos hidratos de carbono. A ausência desse grupo alimentar na dieta pode causar transtornos como moleza, sonolência, perda de memória, perda do poder de concentração, dor de cabeça e, em alguns casos, desmaios. Isso porque a queda de açúcar no sangue diminui as funções cerebrais.
.
“A ingestão ideal de calorias e de carboidratos varia de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física, etc. Além disso, vai depender se a pessoa é saudável, tem peso adequado, possui problemas de saúde ou tendências hereditárias. Normalmente, os carboidratos representam a maior parte das calorias ingeridas (50 a 60% do total) na dieta, sendo que um grama desse nutriente provém energia de quatro kcal”, explica Juliana Pompeu, nutricionista da Academia Boca.
.
O consumo excessivo de carboidratos pode levar ao sobrepeso, obesidade e desenvolvimento de diabetes. A nutricionista diz que o índice glicêmico desses alimentos os difere uns dos outros e ocasiona maior ou menor risco. “Toda vez que se ingere carboidratos, eles entram na concorrente sanguínea com diferentes velocidades. De acordo com a velocidade que entram no sangue, é possível classificar os prováveis danos que possam trazer. Quanto mais rápido, maior a descarga de insulina, o que define o valor glicêmico. Alimentos com baixo índice glicêmico, como é o caso dos integrais, são os mais indicados para o consumo e a manutenção do equilíbrio no organismo”, considera.
.
Na prática de exercícios físicos, o consumo de carboidrato está diretamente relacionado com a intensidade e o volume dos exercícios. A refeição que antecede o treino deve ser de fácil digestão e com alto conteúdo de carboidratos. Durante a atividade física que dure mais de uma hora, a ingestão de carboidratos (água de coco, bebidas esportivas, gel de carboidrato ou frutas secas) pode melhorar o desempenho, por meio do fornecimento de glicose para o músculo, e retardar a fadiga. À noite, a dica é consumir carboidratos ricos em fibra e pobres em gordura, principalmente pela necessidade de uma quantidade menor de energia nesse período do dia. “Em geral, o que vale é diminuir a quantidade de todos os grupos de alimento à noite e não apenas de carboidratos. Comparando com a proteína, a quantidade de calorias por grama é a mesma”, alerta Juliana.
.
“Além de diminuir as quantidades totais da última refeição do dia, a composição dos alimentos é um fator importante para manter o peso”, orienta a nutricionista. “Se o prato da noite for basicamente carboidrato, com pouca ou nenhuma proteína (carnes ou queijos), e sem fibras (legumes e verduras), a absorção dos carboidratos fica mais facilitada e o nível do açúcar no sangue pode aumentar rapidamente”, complementa Juliana. Durante o sono, o corpo usa mais gordura corporal do que açúcar dos músculos e do sangue como forma de energia, e o ideal é permitir que o organismo trabalhe da forma natural.
.
FONTE: Revista Fator (http://revistafator.com.br)
.
Partilhar

domingo, 10 de maio de 2009

AMAMENTAÇÃO

Hoje, dia das mães! Imagino que um dos maiores prazeres da vida de uma mulher deve ser a amamentação. Não há nada mais marcante, pelo fato de ser mãe, do que amamentar o bebê que você gerou. Quem é mãe sabe que a amamentação é um gesto único que envolve muito mais do que alimentar o bebê. É durante esse período que ambos se aproximam, se conhecem e reforçam o vínculo de amor entre mãe e filho.
Parabéns a todas a mamães! Parabéns à minha "Mumu"!
.
10 RAZÕES PARA AMAMENTAR
.
1 O leite materno é um alimento completo. Possui os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, logo previne a desnutrição.
2 Reforça o vínculo mãe e filho porque envolve todos os sentidos: paladar, visão, tato, olfato e até mesmo audição.
3 A sucção no seio contribui para melhor mordida dentária.4 Oferece necessidades adequadas de ácidos graxos (gorduras) essenciais, que são importantes no desenvolvimento visual.
5 Possui substâncias importantes que atuam no amadurecimento do intestino do bebê.
6 Diminui a prevalência de infecções respiratórias e digestivas infantis.
7 Crianças alimentadas no seio têm menor incidência de alergia alimentar (e ao leite de vaca).
8 Alimentar não custa nada, literalmente, e é prático. Você não tem de esterilizar os seios e o leite está sempre na temperatura ideal.
9 Adultos, amamentados no seio quando crianças, têm menos propensão a ter diabete, pressão alta e osteosporose.
10 Finalmente, faz bem para você também: além de ajudá-la a voltar ao peso antigo, quem resiste a um bebezinho no peito?
.
FONTE: Revista Crescer
Partilhar

sábado, 9 de maio de 2009

COMER CARNE DE PORCO É SEGURO

Após todo o alarme de "Gripe Suína" no mundo, muitas pessoas estão com receio de comer carne de porco e derivados Porém, o vírus da gripe não é transmitido por alimentos, somente pelo contato com os animais ou com pessoas infectadas.
.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) reiteraram hoje que o consumo de carne de porco bem cozida ou de derivados bem processados é seguro e não pode transmitir a gripe suína.
.
Diante de recentes informações divulgadas pela imprensa, a OMS, a FAO e a OIE reiteraram assim seu comunicado conjunto emitido em 30 de abril no mesmo sentido, a fim de "evitar qualquer má interpretação". As organizações afirmam que "não se conhece que os vírus da gripe seja transmitido às pessoas ao comer carne de porco processada ou outros derivados". Acrescentam que "os tratamentos de calor usados comumente para cozinhar a carne (a 70º) deixarão inativos imediatamente qualquer vírus que possa estar potencialmente presente em produtos de carnes cruas". Finalmente, afirmam que "a carne de porco e derivados, manuseados de acordo com as boas práticas de higiene recomendadas pela OMS, pela Comissão de Código Alimentício e pela OIE, não serão fonte de infecção".
.
No entanto, as três organizações pedem às autoridades e aos consumidores que garantam que a carne de porcos doentes ou de porcos que tenham sido encontrados mortos não seja usada para o consumo humano em nenhuma circunstância. O comunicado conjunto das três organizações coincide com a declaração feita hoje à Agência Efe pelo especialista em Segurança Alimentar da OMS, Peter Ben Embarek, garantindo que o consumo de carne de porco cozida e em forma de embutidos não expõe, sob nenhuma circunstância, o consumidor a contrair o vírus da gripe suína.
.
FONTE: www.globo.com/noticias/mundo
.Partilhar

sexta-feira, 8 de maio de 2009

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA

Consumir linhaça regularmente ajuda a manter o corpo e a saúde em forma! Excelente aliada da manutenção do peso, essa pequena e poderosa semente é rica fonte de fibras e nutrientes essenciais ao organismo.Utilizada no oriente desde a antiguidade, a linhaça já era sinônimo de proteção, marcando presença nos rituais religiosos egípcios e no tratamento de ferimentos. Hoje, pesquisas comprovam a eficácia da semente do linho para proteger a saúde de quem a consome com frequência.
.
A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, explica que a linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
.
Com sabor que lembra a castanha, é uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes. Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular, diminuir o risco de algumas doenças e controlar o peso. A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).
.
DICAS DE CONSUMO
A ingestão recomendada de linhaça é de duas colheres de sopa ao dia. As sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, feijão, sopas e molhos. Para aproveitar todos os benefícios que a linhaça oferece, as sementes devem ser trituradas (você compra as sementes e tritura antes de consumí-las). Dessa forma, a linhaça libera mais nutrientes.
Para quem sofre de constipação intestinal, a linhaça é ótima fonte de fibras, mas deve ser comsumida diariamente e não mais que a recomendação diária.
.
...
Partilhar

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PÃO BRANCO NÃO ENGORDA MAIS QUE O INTEGRAL

A maioria das pessoas abusam do pão integral nas dietas por achar que ele tem menos calorias do que o pão branco. A verdade é que o valor calórico são bem parecidos e um NÃO engorda mais do que o outro. Porém, o pão integral ganha em saciedade e fibras. Sendo considerado mais saudável.

Considerado um dos grandes inimigos da dieta, o pão branco é acusado de ser calórico demais, de ter carboidratos em excesso e de atrapalhar o metabolismo de quem está na luta para perder peso. Ataques à parte, é bom lembrar que o pãozinho continua sendo uma grande fonte de energia, e seu consumo diário, em quantidades adequadas, não impede ninguém de ficar bem com a balança. A fama de ser ruim para quem quer perder peso talvez encontre explicação não em seu valor calórico, mas na forma como o organismo o recebe. O pão branco é rapidamente digerido e absorvido. Assim, em pouco tempo, a pessoa sente fome e volta a se alimentar, fazendo mais refeições por dia.
.
– Não há diferenças entre os pães integral e os de farinha branca no que se refere às calorias. Elas são praticamente idênticas. Mas é inegável a superioridade dos pães integrais no quesito saciedade, fazendo com que as pessoas permaneçam mais tempo com essa sensação após a ingestão. Isso, inegavelmente, beneficia os programas de dieta para a perda de peso – explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva. Por isso, para quem enfrenta o sobrepeso, é recomendado se alimentar com o pão integral.
.
Outra vantagem são as fibras, que trazem vários benefícios metabólicos – tendem, por exemplo, a reduzir a absorção de colesterol e mantê-lo em níveis ideais no sangue. Também são consideradas grandes aliadas na prevenção do câncer do intestino grosso. Para quem não está com a mente fixa nos quilos a mais, é recomendado variar o tipo de pão que se coloca à mesa. Há uma infinidade de opções, como linho, mel, aveia e sete grãos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Outra dica é moderar o consumo. Para os homens, são recomendadas, no máximo, seis fatias por dia. Para as mulheres, um pouco menos: até quatro fatias. Mas de nada vale prestar atenção ao pão e se descuidar dos acompanhamentos, que podem ser prejudiciais à saúde.
.
– O ideal é colocar uma faca rasa de margarina. E a margarina tem de ser livre de gordura saturada (trans) – sugere a nutricionista Ana Flávia Stein Ferreira. Além da margarina, podem-se adotar outros produtos. O atum light, por exemplo, possui ômega 3 e 6, antioxidantes que combatem doenças cardiovasculares.
___
FONTE: www.clicrbs.com.br
... Partilhar

quarta-feira, 6 de maio de 2009

RÓTULOS DE GULOSEIMAS ENGANAM AS MÃES

Sódio e gordura, nem sempre relatados nos rótulos de guloseimas - alimentos preferidos pelas crianças - podem trazer graves consequências no futuro. Muitas embalagens omitem as porcentagens corretas de algumas substâncias, aumentando o risco da obesidade infantil.

Uma pesquisa do Instituto Adolfo Lutz atestou que os rótulos dos alimentos preferidos das crianças “escondem” as informações sobre o risco da obesidade infantil. Na análise de 153 embalagens de biscoitos, bombons e salgadinhos identificou-se que nenhuma delas continha todas as informações corretas sobre sódio e gordura - “dupla” que, em excesso, impulsiona os problemas de saúde na infância. O índice de erro chegou a 75% das amostras.

A autora da análise, a pesquisadora da divisão de alimentos do Lutz Cássia Lobanto, conta que selecionou os alimentos que mais aparecem nas cantinas das escolas. Alguns dos produtos reprovados são os mesmos que uma lei aprovada na quarta-feira pela Assembleia Legislativa de São Paulo quer banir das escolas particulares e públicas do Estado.

Segundo o estudo, o principal motivo para a reprovação das embalagens dos produtos analisados é que as informações nutricionais estavam equivocadas. A inadequação mais recorrente é que a quantidade de gordura e sódio declarada era menor do que a atestada nas análises em laboratório. Os produtos foram colhidos pela equipe da vigilância sanitária estadual em fábricas existentes na cidade de São Paulo. A Anvisa determinou a adequação e a informação correta nos rótulos dos alimentos e determinou um prazo para que as empresas realizassem as mudanças necessárias.

Para saber mais:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/rotulos-guloseimas-enganam-maes-aponta-estudo-450623.shtml
...
Partilhar

terça-feira, 5 de maio de 2009

A BERINJELA REDUZ OS NÍVEIS DE COLESTEROL?

Muitos falam que o consumo de berinjela reduz os níveis de colesterol sanguíneo. Será mesmo? A verdade é que se não houver um equilíbrio na alimentação, de nada adianta consumir berinjela. O importante é consumir diariamente frutas, verduras e legumes variados, carnes magras e praticar atividade física regularmente. Com um hábito de vida saudável, o consumo deste vegetal, pode até auxiliar no controle do colesterol.
Não há evidências científicas de que o consumo de berinjela reduza os níveis sangüíneos de colesterol. Embora haja procura de tratamento alternativo que combata a hiperlipidemia, já que os medicamentos para estes fins são caros e não isentos de efeitos colaterais, infelizmente, nem o suco de berinjela com laranja, nem as cápsulas comercializadas no Brasil contendo extrato seco da planta apresentaram os efeitos desejados.

O interesse pela berinjela está em supostas substâncias antioxidantes, como o nasunin, que poderia ter efeito favorável na peroxidação lipídica e na reversão da disfunção endotelial em modelos experimentais de hipercolesterolemia.

Os resultados de estudos experimentais são controversos, pois alguns encontraram níveis diminuídos de colesterol sangüíneo após o uso da berinjela e outros não. Os poucos trabalhos realizados em humanos não observaram nenhuma modificação. Em um deles, por exemplo, em amostra randomizada e duplo-cega, voluntários hipercolesterolêmicos receberam cápsulas de extrato de berinjela (total de 450mg/dia) ou placebo durante 90 dias. Os resultados foram similares em ambos os grupos.

O que é indiscutível é que a alimentação pode e deve contribuir para o tratamento da hipercolesterolemia. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o tratamento dietético consiste em diminuir a ingestão de colesterol, com a redução do consumo de alimentos de origem animal, em especial as vísceras, leite integral e seus derivados, embutidos, frios, pele de aves e frutos do mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta).

FONTE: Nutritotal
...
Partilhar

segunda-feira, 4 de maio de 2009

CONSUMO DE CHÁ VERDE EXIGE CAUTELA


O tão popular chá verde, que está cada vez mais sendo consumido por pessoas que desejam emagrecer deve ser ingerido de forma moderada. O chá realmente acelera o metabolismo, porém não faz milagres. Se não associar o seu consumo com uma alimentação balanceada, ingestão de água e prática regular de atividade física, os efeitos podem ser piores do que se imagina.

Extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, os chás verde e branco ficaram populares devido às suas funções terapêuticas. Essas bebidas, porém, exigem cautela ao serem consumidas, pois os benefícios podem, literalmente, virar dor de cabeça.

Os chás possuem níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que agem na prevenção do câncer. Também combatem os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E. Além disso, esses chás ajudam a emagrecer, fortalecem as veias e as artérias e reduzem os teores de colesterol ruim.

MAS CUIDADO:
- Os chás verde e branco contêm cafeína, que eleva a pressão arterial. Por isso, não são recomendados a hipertensos, gestantes ou lactantes.
- O consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Para garantir os benefícios e evitar os problemas, recomenda-se beber três ou quatro xícaras diariamente.
- Os chás verde e branco contêm tanino, que inibe a absorção de ferro. São contra-indicados para pessoas com deficiência desse mineral. Também deve ser evitado o consumo com leite, alimento que pode inibir o efeito antioxidante dos chás.
- Pacientes que fazem uso do medicamento doxorrubicina devem ser monitorados, pois esses chás potencializam seu efeito.
__
Para saber mais:
...
Partilhar

CALORIA: É SÓ ISSO QUE IMPORTA PARA EMAGRECER?

Achei muito interessante a matéria da Revista Saúde desse mês.

O que mais me chamou atenção foi a capa com a ilustração de uma maçã e de um brigadeiro, mostrando que ambos possuem 90 kcal. Daí vem o título... Caloria: é só isso que importa para emagrecer?

Cortar calorias é uma bela jogada para perder peso. Então, tanto faz comer um brigadeiro ou uma maçã, se ambos têm o mesmo valor calórico. Mas a longo prazo a hitória é outra. A seleção dos pratos do seu cardápio vai ditar se você estará em forma no futuro.

Uma descoberta de cientistas da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, reforça a ideia de que, mesmo enxugando calorias, é preciso estar ciente da escolha dos nutrientes. Eles estudaram o impacto da gordura saturada das carnes vermelhas (e dos benditos pastéis) sobre o hipotálamo, área do cérebro que, entre tantas funções, controla a saciedade. E desvendaram um mecanismo capaz de explicar por que apostar nesse ácido graxo é um prato cheio para a obesidade. Eis a triste constatação: gordura chama gordura.

As pesquisadoras da Unicamp enfatizam em coro que, sem exageros, o organismo não se tornará refém dos malefícios da gordura. Aliás, ele até precisa delas para preservar a membrana das células. O que você não deve é conceder a qualquer nutriente exclusividade no cardápio. No máximo, papel de coadjuvante. Viver à base de proteína, por exemplo, até acelera a perda de peso nos primeiros meses. Mas e depois?

A mesma mensagem é destinada aos fiéis seguidores do carboidrato. A pessoa com padrão formiga, que come muitos doces de olho apenas nas calorias, cai numa emboscada. Esse tipo de alimento, em exagero, destrambelha os mecanismos que regulam o hormônio insulina.

Ou seja, o que vale é apostar em um cardápio variado. Dessa forma, não haverá exclusividade de nenhum nutriente e você ainda preserva a sua saúde.

Para saber mais:

http://saude.abril.com.br/edicoes/0310/nutricao/conteudo_450382.shtml

...

Partilhar

sexta-feira, 1 de maio de 2009

CARNE MUITO PASSADA AUMENTA O RISCO DE CÂNCER DE PÂNCREAS


Bem-passada ou mal-passada? Como você prepara a carne para a sua família? Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, revelou que a carne vermelha muito passada, a ponto de tostar e queimar, pode aumentar o risco de câncer no pâncreas.

Esse alimento é fundamental na dieta da criança. Dessa forma, deve ser oferecido no ponto, sem queimar. Os churrascos, quando passam do ponto, o que é comum acontecer, oferecem mais riscos à saúde.

Para essa conclusão, foram analisadas durante nove anos 62.581 pessoas. Dessas, 208 foram identificadas com esse tipo de câncer. O resultado revelou que aqueles que preferiam consumir esse alimento bem-passado tinham 60% mais chance de ter a doença se comparado com aqueles que comiam a carne menos passada ou não a comiam.
.
FONTE: Revista Crescer
...Partilhar