sábado, 31 de outubro de 2009

MACARRÃO INSTANTÂNEO FAZ MAL A SAÚDE

As dez principais versões de macarrão instantâneo, de diferentes fabricantes, fazem mal à saúde, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Por meio de análise dos produtos, a entidade constatou que o tempero em pó (que vem num saquinho) tem mais sódio que o valor total diário recomendado para o consumo e quantidades abusivas de glutamato monossódico, conhecido como realçador de sabor, que pode causar dependência. Nos macarrões, também foram encontradas quantidade excessiva de gordura.
.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de, no máximo, 2g de sódio ou 4g de sal. Entre os produtos avaliados, a menor concentração de sódio encontrada foi de 16g a cada 100g do sachê de tempero, no Nissin Lamen Light. As marcas Qualitá e Piraquê foram as que mais apresentaram a substância acima da quantidade ideal diária em seus produtos. Levando em conta que o sachê utilizado tem 8 g, a quantidade de sódio nos dois produtos com a pior avaliação é de 2,32 g - mais que a porção diária recomendada.
.
O sódio é utilizado como sal nos macarrões instantâneos e o consumo excessivo é fator de risco para problemas cardíacos e hipertensão. O sódio é necessário para o equilíbrio hídrico do corpo. Ele atua na transpiração, na urina e, no sangue, controla a saída e entrada de líquidos das células. Mas, em excesso, o sódio é o grande vilão da pressão arterial. Em relação aos perigos do glutamato monossódico, é utilizado para mascarar a pobreza de ingredientes. Ainda não há estudos que comprovem o impacto da substância no organismo. Ele atua como um realçador do sabor e existem indícios de que pode levar à dependência.
.
Enxaqueca, dor de cabeça, náusea, vermelhidão facial, dor no pescoço, queimação no peito, sudorese e ondas de calor são reações observadas pelos especialistas em pessoas que consomem grandes quantidades de glutamato. No macarrão da Maggi Lamenitos, a Pro Teste detectou até 242g por 1kg do produto. As marcas avaliadas foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica.
.
Partilhar

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PALESTRA NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA - PREVENÇÃO DA OBESIDADE

Palestra IV SIPAT PUC Minas em Arcos/MG.
-> Nutrição e Qualidade de Vida - Prevenção da Obesidade <-
Dia 30/10/2009 às 15horas no auditório PUC Arcos.
.
.Partilhar

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CARNE DE CRUSTÁCEO TEM MUITOS NUTRIENTES

Os crustáceos são ricos em nutrientes, porém o seu consumo deve ser moderado e o armazenamento e preparo requerem alguns cuidados. São ricos em proteínas, pobres em gordura e a proporção calórica é de 1 kcal por grama. E as gorduras presentes nesse tipo de carne, são sobretudo, as insaturadas – que são as mais saudáveis. Os crustáceos fornecem ainda cálcio, magnésio, ferro e fósforo. Então se você gosta, vale a pena consumir – desde que tenha alguns cuidados.
.
Os crustáceos são ricos em colesterol, por isso o consumo deve ser moderado. Além disso, os frutos do mar são muito sensíveis à contaminação por microorganismos causadores de intoxicações alimentares. O ideal é comprar fresco e cozinhar o quanto antes. Se for guardar na geladeira, não armazene por mais de dois dias. Leve ao fogo em temperatura baixa.
.
Veja qual o melhor tempo de cozimento para cada tipo de crustáceo:
.
CARANGUEJO: ferver por 15 a 20 minutos.
SIRI: ferver por 5 a 10 minutos, conforme o tamanho.
CAMARÃO E LAGOSTIM: os pequenos, basta ferver. Os grandes, deixe ferver por mais 3 minutos.
LAGOSTA: Até meio quilo, ferva durante 10 a 15 minutos. Para cada meio quilo a mais na panela, acrescente 5 minutos ao tempo de cozimento.
.
Partilhar

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DIETA ORTOMOLECULAR

Esta dieta foi desenvolvida a partir dos princípios da medicina ortomolecular. O tratamento possui três pontos principais: atividade física, alimentação saudável (com suplementação, se preciso) e mudança comportamental. Se o indivíduo já consome uma alimentação balanceada, não é necessário fazer a suplementação com vitaminas e minerais. O consumo de alimentos funcionais é incentivado nessa dieta.
.
Antes de iniciar o tratamento ortomolecular, é necessário que sejam feitos diversos exames: fio de cabelo, sangue, urina ou saliva, com o objetivo de avaliar a concentração de vitaminas e minerais no organismo. De acordo com resultados o profissional elabora uma dieta personalizada e caso seja necessário, prescreve suplementos para equilibrar todos os sistemas do organismo. O principal exame solicitado antes do início do tratamento é o mineralograma (exame do fio de cabelo), que apresenta em seus resultados, possíveis excessos de minerais pesados, como o chumbo e alumínio.
.
O segredo dessa prática é corrigir carências e excessos de vitaminas e minerais no organismo para neutralizar os radicais livres e retardar o envelhecimento. Vários fatores externos, como stress, poluição, cigarro, álcool e alimentação desequilibrada, colaboram para a produção exagerada dessas moléculas instáveis. Seus efeitos prejudiciais ficam visíveis na falta de vitalidade da pele e do cabelo. O ajuste de nutrientes, baseado na mudança na alimentação mexe também com o metabolismo e melhora o funcionamento do intestino, facilitando a queima de gordura e eliminação de toxinas. As mudanças prometidas pela dieta ortomolecular são: mais disposição, melhora na função sexual, cabelos com melhor crescimento, melhora da memória, melhora da função cardiovascular, perda de peso e melhora do aspecto da pele.
.
A receita é abandonar as refeições rápidas e os alimentos industrializados, pobres no que os ortomoleculares chamam de nutrientes vivos e essenciais. Isso porque a alimentação desequilibrada é uma das grandes responsáveis pela formação dos radicais livres. Seu cardápio deve ser rico em alimentos integrais, frescos e funcionais, aqueles que, além de nutrir, oferecem substâncias que fortalecem o sistema imunológico, combatem os radicais livres e aceleram o metabolismo. Não existem evidencias científicas que comprovem a eficácia deste tratamento, porém, a prática de atividade física, alimentação saudável e fracionada proporcionam reais benefícios à saúde. A suplementação de vitaminas e minerais deve ser feita com cautela, pois o excesso de algumas vitaminas e minerais pode ser prejudicial à saúde. O acompanhamento com nutricionista é essencial.
.
Nutrição em Foco
.Partilhar

domingo, 18 de outubro de 2009

MELHOR IDADE: ATENÇÃO REDOBRADA COM ALIMENTAÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta população, só no Brasil, é formada por 14,5 milhões de pessoas, e não para de crescer. Até 2025, seremos o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Ao contrário do que muitos possam pensar, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 62,4% deles são responsáveis pelos domicílios.
.
Mais um motivo para ter atenção redobrada com a saúde. Infelizmente, não é o que acontece. Na contramão destas estatísticas está a constatação da Secretaria de Saúde de São Paulo: mais da metade dos idosos no Estado está com sobrepeso. A informação é fruto de uma pesquisa feita entre 2007 e 2008, que avaliou 5.957 pacientes acima dos 60 anos que passaram por atendimento no Sistema Único de Saúde. Destes, 52% estavam acima do peso. Entre as mulheres o fato é ainda mais grave: são 55,9% acima do peso contra 44,6% dos homens.
.
Estes números podem ser explicados, segundo os pesquisadores, pelo sedentarismo, problemas hormonais e má alimentação. Como consequência, estes indivíduos acabam mais vulneráveis a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, incapacidade de movimentação, diabetes, entre outros problemas. Outro problema frequente entre os indivíduos de mais idade, que contribui para os distúrbios alimentares, é a alteração do paladar, que com o passar dos anos fica menos aguçado. Segundo especialistas do Grupo de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, isso faz com que os idosos percam a vontade de se alimentar corretamente, aumentando a carência de determinados nutrientes e vitaminas no organismo e levando à desnutrição.
.
Estratégias como ter uma boa higiene oral, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a conservar a sensibilidade do paladar ao longo dos anos, prolongando a vida com qualidade. Para isso, são também fundamentais a prática regular de atividade física, alimentação saudável e procurar um médico regularmente para avaliações de rotina.
.
.
Partilhar

sábado, 17 de outubro de 2009

ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A GLÂNDULA TIREOIDE

Uma queda brusca nas reservas de energia, um cansaço implacável, o intestino que resolve travar, inchaços nas pernas e sem falar nos ponteiros da balança que custam a baixar. Estes podem ser os sinais de que a tireóide está funcionando em marcha lenta. A pequena glândula endócrina, em formato de borboleta e localizada na parte anterior do pescoço, no famoso gogó, é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo.
.
A tireoide produz principalmente o T4 que será transformado dentro das células em T3, o hormônio ativo. O T3 se ligará a receptores no núcleo das células e incitará o funcionamento das mesmas. O T3 age em praticamente todos os órgãos, estimulando várias funções. Por exemplo, no coração, controla os batimentos cardíacos; no intestino, monitora o peristaltismo e a frequência de evacuações; e no cérebro, interfere na memória, no humor e em outras funções cognitivas.
.
E quando a tireoide desacelera - problema conhecido como hipotireoidismo - todo o corpo fica preguiçoso. Com a diminuição no metabolismo geral, há uma verdadeira pane e, ainda, a tendência a engordar, que pode chegar a 10% do peso corporal. Mas, atenção! Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, apesar do problema poder sim aumentar a silhueta, raramente a deficiência da tireoide leva à obesidade. O tratamento é feito por meio da reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser ingerida diariamente em jejum. Mas, além do hipotireoidismo, que é a disfunção mais comum na glândula, há um outro distúrbio preocupante: o hipertireoidismo. A doença é caracterizada pela aceleração da tireoide, ou seja, pela produção excessiva de T3 e T4. Os sintomas mais comuns são insônia, taquicardia, irritabilidade, falta de concentração e, ao contrário do hipotireoidismo, perda abrupta de peso. O tratamento pode incluir a droga antitireoidiana.
.
No momento em que a produção de T3 e T4 fica muito baixa, a hipófise recebe a mensagem para produzir mais TSH, hormônio que vai estimular a fabricação dos dois primeiros. Mas quando os níveis de T3 e T4 aumentam, a hipófise é avisada para cessar a produção de TSH. É por essa razão que um dos exames sanguíneos que verificam o funcionamento da tireoide é o nível de TSH. Se estiver muito alto, o resultado aponta o hipotireoidismo. Porém, se estiver baixo, indica hipertireoidismo.
.
Alimentos que estimulam a tireoide (fontes de iodo): leite, gema de ovo, algas, frutos do mar, peixes de água salgada, cereais integrais, sementes, laranja, castanhas, carne vermelha.
.Partilhar

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AS CORES DOS ALIMENTOS

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO!
.
Nos alimentos, os pigmentos são os responsáveis pelas cores e essas substâncias, além de colorir desenvolvem funções importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Saiba os significados das cores dos alimentos:
.
BRANCOS: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana. São fontes de cálcio e de potássio. Contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
.
VERMELHOS: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esses alimentos possuem uma substância chamada licopeno, que além de ser responsável pela tonalidade vermelha, age como antioxidante. São protetores eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata e estimula a circulação sangüínea.
.
AMARELOS: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e o damasco. São ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. Mantêm o sistema nervoso saudável, ajudando a prevenir o câncer de mama e ajuda a proteger o coração.
.
ARROXEADOS: uva, ameixa, figo, beterraba ou repolho-roxo. Contêm ácido elágico. Retarda o envelhecimento e neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.
.
VERDES: vegetais folhosos, pimentão, salsão e as ervas. Possuem clorofila e vitamina A. Desintoxicam as células, inibem os radicais livres, tem efeito anticancerígeno, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.
.
MARRONS: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. As fibras e vitaminas do complexo B e E são encontrados principalmente nesses alimentos de cor marrom. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
.Partilhar

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

OBESIDADE É A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE CÂNCER

A obesidade cresce rapidamente no mundo todo e oncologistas estão em alerta. A causa de tanta preocupação é o resultado de uma pesquisa feita pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC) que mostra que 30% dos casos de câncer nos países ocidentais são causados pela combinação da má alimentação com o sedentarismo, que também traz como consequência o sobrepeso. A obesidade ocupa a segunda posição entre as prováveis causas de câncer, só perdendo para o cigarro. A maioria das pessoas acham que o excesso de peso causa apenas problemas cardíacos, vasculares e diabetes.
.
"Muitos se preocupam com a estética, mas a obesidade hoje se tornou um problema de saúde pública e é vista como uma epidemia, principalmente na América Latina", alerta Fernando Medina da Cunha, diretor científico do Centro de Oncologia Campinas. De acordo como a Organização Mundial de Saúde, entre um terço e um quarto dos casos de câncer no mundo podem estar relacionados ao excesso de peso e à falta de atividade física.
.
"Quanto mais células se duplicam, maiores as chances de algo dar errado na célula e originar uma célula maligna. Esses hormônios adicionais levam a uma rápida reprodução das células de câncer. Além do que, as células de gordura podem manter os agentes que causam o câncer escondidos no corpo e levar ao desenvolvimento da doença", explica Medina. O relatório ressalta que, os riscos de câncer de mama após a menopausa, câncer de cólon, próstata, esôfago, endométrio e rins são maiores entre não fumantes acima do peso e adultos obesos.
.
Andar ao menos 30 minutos por dia, parar de fumar e manter uma alimentação equilibrada devem ser as primeiras medidas adotadas para se ter uma vida saudável. A obesidade e o hábito de fumar são os fatores que mais contribuem para a manifestação do câncer e podem ser fatores decisivos na sobrevida dos pacientes que convivem com a doença. A pesquisa revela que a obesidade aumentou entre os brasileiros: 13% dos adultos são obesos, sendo maior o índice nas mulheres (13,6%) do que entre os homens (12,4%). O índice de brasileiros com excesso de peso se manteve estável nos últimos três anos. Entre os adultos das 26 capitais e do Distrito Federal, 43,3% estão acima do peso. Neste caso, a frequência entre os homens é maior: 47,3% contra 39,5% das mulheres.
.Partilhar

terça-feira, 13 de outubro de 2009

DESVENDANDO RÓTULOS

Você sabe o que significa: glutamato monossódico, fenilalanina, acidulante, flavonóide? São as substâncias presentes nos alimentos industrializados e que constam nos rótulos dos produtos. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os rótulos devem apresentar:
.
• Nome do produto
• Peso
• Identificação de origem
• Lote
• Prazo de validade
• Instruções sobre preparo e uso
• Valor calórico
• Informação nutricional
• Lista de ingredientes
.
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito a uma informação clara e precisa nas embalagens dos alimentos. Várias pessoas possuem intolerâncias e alergias a algumas substâncias presentes nos alimentos, e a sua identificação nos rótulos é um passo importante para o diagnóstico desses casos. Abaixo, vamos “desvendar” os mistérios por trás desses nomes:
.
CONTÉM FENILALANINA: A fenilalanina é um dos responsáveis pela produção de adrenalina, fundamental à nossa sobrevivência. Ela realça o humor e a disposição, diminui as dores, auxilia na memória e no aprendizado, e ainda reduz o apetite. A fenilalanina está presente no aspartame e na sacarina, edulcorantes que devem ser usados por tempo limitado por diabéticos, gestantes e pessoas com doenças auto-imunes, principalmente em temperaturas elevadas.
.
CONTÉM GLÚTEN: Essa proteína, encontrada na semente de cereais (como trigo, cevada, aveia e centeio), é usada para dar consistência, elasticidade e leveza à massa dos alimentos, em geral bolos e biscoitos. Porém, o problema é que ela apresenta aminoácidos tóxicos em sua composição, o que pode provocar alguns danos à saúde. Muitas pessoas têm intolerância ao glúten, mas não percebem o problema, porque os sintomas (distensão abdominal, dor de cabeça e má digestão) são frequentemente confundidos com outros distúrbios.
.
CORANTES: A tartazina, mais conhecida como corante amarelo, pode provocar reações alérgicas adversas em pessoas sensíveis. Asma, hiperatividade e até o aparecimento de cânceres são os efeitos mais graves.
.
GORDURAS TRANS: As gorduras trans têm a finalidade de melhorar a consistência e aumentar a validade do produto, sendo vastamente encontradas no sorvete, na batata-frita, nos salgadinhos e bolos industrializados. Usado em excesso, podem causar aumento do colesterol total e do ruim, e redução do colesterol bom, o que favorece a ocorrência de problemas cardíacos. Esse tipo de gordura está sendo banida da indústria alimentícia.
.
CONSERVANTES: Os conservantes são encontrados nos alimentos industrializados e são constituídos em sua maioria por ácidos orgânicos que impedem ou retardam alterações causadas por microrganismos. Podem provocar reações alérgicas semelhantes às dos corantes. O BHT, em especial, pode ser tóxico para o sistema nervoso.
.
GLUTAMATO MONOSSÓDICO: Alguns condimentos são dignos de alerta. O glutamato monossódico, por exemplo, tem a finalidade de realçar o sabor dos pratos salgados. Em algumas pessoas às vezes provocam alergias, dores de cabeça e depressão com seu uso.
.
PRODUTO NATURAL: Não são todos os naturais que são inocentes, tudo pode causar irritação. As pessoas acham que esses produtos são inofensivos. O mel, por exemplo, pode provocar alergia e estar contaminado com bactérias. Portanto, o importante é o consumo consciente!
.
Partilhar

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MANEIRAS DE FAZER A CRIANÇA COMER FRUTAS

Está difícil convencer seu filho de experimentar uma fruta? Confira as dicas para facilitar o processo.
.
1 Ofereça as mais variadas opções. Assim, se ela não gostar de algum tipo (as ácidas, por exemplo), pode se interessar por outro.
2 Que tal levá-la com você à feira ou ao mercado? A oportunidade de escolher as frutas pode aumentar a vontade.
3 Se ela não quiser provar de jeito nenhum, tente fazer um suco. Vale misturar duas ou mais frutas.
4 Sorvete de fruta feito em casa também é legal. Vocês podem até fazer juntos, o que é melhor ainda.
5 Faça uma salada de frutas. Depois, chame a família toda para comer. A criança vai se sentir estimulada vendo os pais provando o mesmo que ela.
.
Revista Crescer
.
Partilhar

domingo, 11 de outubro de 2009

AZEITE DE OLIVA

O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares. A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.
.
O óleo de oliva possui várias substancias benéficas a saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, o fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do óleo de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
.
Outro fator importante para a saúde é que o óleo de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis os quais reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos a saúde, pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, tendo como exemplo o câncer. Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do óleo de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, peixe, verduras.
.
Portal do Coração
.
Partilhar

sábado, 10 de outubro de 2009

CHÁS

Os chás possuem alguma contraindicação? Crianças e gestantes podem consumí-los? E indivíduos com diabetes, hipertensão, insuficiência renal e cardíaca?
.
Os chás branco, vermelho, preto e verde são extraídos da mesma planta, a Camellia Sinensis, os benefícios são os mesmos, com potencialidades diferentes. A diferença no processo de fabricação é que define as diferencas na quantidade de polifenóis. O chá verde em conjunto com uma dieta balanceada pode trazer grandes benefícios à saúde.
.
Cada planta tem um princípio ativo diferente, dependendo da finalidade e do efeito que a pessoa deseja. O chá verde (planta-Camellia Sinensis) não seria aconselhável para crianças. Como a criança é muito mais sensível quando comparada a um adulto, para um efeito laxativo, calmante ou digestivo outras ervas seriam mais indicadas. Os orientais desde a infância já tomam o chá verde. Dentre muitas funções ele pode também ser usado para estabelecer os mecanismos imunológiocs e tem efeito na prevenção de infecções por conta da ação imunomoduladora. Por estes efeitos pode ser indicado para crianças em idade escolar e em uma dosagem de 1 xícara ao dia, longe das refeições. O Chá verde não é aconselhável para grávidas, nutrizes, paciente renal crônico e pode ter interação medicamentosa com remédios que contenham cafeína, mas tudo vai depender da individualidade de cada caso.
.
A indicação do chá verde deve ser feita pelo nutricionista após uma anamnese bem detalhada, para que o chá possa trazer beneficios e não desconfortos. Um indivíduo, por exemplo, que tem dificuldade de dormir, o chá é aconselhável tomar a última xícara até as 17h ou mesmo um indivíduo com enxaqueca pode ser sensível a cafeína que tambem é encontrada no chá (em menos quantidade que do café e com absorção mais lenta), deve-se mudar toda a dieta e introduzir o chá gradativamente para não agravar seu quadro. Existem muitos estudos que mostram o efeito positivo do consumo de chá verde na perda de peso. Existem também trabalhos sobre a relação entre o chá verde e patologias como hipertensão, gastrite e doenças coronarianas.
.
Nutrição em Foco
.Partilhar

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

INSUFICIÊNCIA RENAL E ALIMENTAÇÃO

Uma a cada 5.000 pessoas sofre algum tipo de doença renal por diversos motivos. A insuficiência renal é uma doença que altera e muito a vida do portador, seja pela atenção a alimentação, quanto até mesmo a alteração do estado emocional em relação a aceitação da doença e sua limitações.
.
A insuficiência renal é caracterizada como sendo uma alteração na função dos rins capaz de fazer com que estes órgãos percam em algum grau a capacidade de excretar as substâncias tóxicas do nosso organismo. Quando não excretadas adequadamente, estas substâncias se acumulam fazendo mal ao organismo. Há ainda retenção de líquido o que gera edema (inchaço).
.
ATENÇÃO A NUTRIÇÃO
.
- Evite alimentos ricos em sódio (sal): embutidos em geral (salsicha, salames, mortadelas) ou até mesmo carnes processadas;
- Substitua o sal como tempero por azeite, suco de limão, vinagre ou ervas;
- Consulte o médico a respeito do limite de água. No caso de precisar limitar o consumo, evite os alimentos líquidos;
- Cuidado com os alimentos ricos em potássio como: banana, mamão, tomate, abóbora, acelga, carne, batata, feijão;
- Consuma de forma moderada os alimentos ricos em cálcio e fósforo como derivados do leite, carnes, ovos, legumes e a casca dos cereais.
- As proteínas são importantes, mas neste caso são também perigosas, ao consumir dê preferência a ovos, peixes, soja, pois a sobrecarga glomerular é menor quando comparada as outras carnes;
- Evite o consumo de chá preto, chá mate e refrigerantes a base de cola.
.
Partilhar

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

AÇÚCAR MASCAVO E MEL TAMBÉM AUMENTAM A GLICOSE

O açúcar mascavo e o mel apresentam maiores benefícios para a saúde e nem por isso podem ser consumidos por diabéticos, pois eles também elevam a glicemia. Ambos são mais saudáveis do ponto de vista nutricional por conterem mais nutrientes, mas também provocam as oscilações desagradáveis na glicose que o açúcar branco provoca e, como já foi dito, favorecem também o ganho de peso.
.
Os adoçantes dietéticos, também chamados de edulcorantes, são substâncias que apresentam um poder adoçante muito superior ao da sacarose (açúcar refinado) e, por isso, eles são utilizados em quantidades bem menores se comparado ao açúcar de mesa. Os edulcorantes possuem duas classificações:
.
Adoçantes naturais: frutose, sorbitol, manitol e esteovídeo;
Adoçantes artificiais: aspartame, ciclamato, sacarina, acessulfame-K, sucralose.
.
Veja mais sobre os tipos de adoçantes
.
Partilhar

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

OS BENEFÍCIOS DA DIETA MEDITERRÂNEA

Você conhece a dieta mediterrânea? Aquela rica em frutas, vegetais, cereais, peixes e frutos do mar, associada ao azeite de oliva? Além de ela dar a você alguns anos de vida a mais, um relatório publicado na revista Archives of General Psychiatry, da Associação Médica Americana, revelou que esse tipo de alimentação pode reduzir riscos de depressão.
.
Para chegar a essa conclusão, cientistas das Universidades de Las Palmas de Gran Canária e Navarra, na Espanha, avaliaram 10.094 espanhóis entre 1999 e 2005. Os participantes relataram sua ingestão alimentar e os pesquisadores calcularam a sua adesão à dieta mediterrânea, entre eles o consumo moderado de álcool e produtos lácteos; a baixa ingestão de carne vermelha; e o alto consumo de legumes, frutas cereais, legumes e peixe.
.
Depois de aproximadamente quatro anos de estudo, 480 casos de depressão foram detectados, sendo 156 em homens e 324 em mulheres. Aqueles que optaram pela dieta mediterrânea apresentaram 30% menos risco de desenvolver depressão. Para os pesquisadores, a explicação estaria nos componentes da dieta, que podem melhorar a função dos vasos sanguíneos, combater a inflamação, reduzir o risco de doença cardíaca e reparar danos celulares.
.
NA GRAVIDEZ
.
Mães que durante a gestação optam por esse tipo de dieta podem prevenir seus filhos de ter asma e outras alergias, segundo estudo realizado pela Universidade de Creta, na Grécia. A pesquisa avaliou 460 mães e seus filhos, da gravidez até os 6 anos e meio. É importante levar em conta que tanto o desenvolvimento da asma quanto do câncer depende ainda de vários fatores além da alimentação, como a hereditariedade, por exemplo.
.
Se quiser reforçar os benefícios de uma alimentação saudável, procure fazer as refeições em horários regulares e não se privar de muitos alimentos, como acontece em regimes muito restritivos. Um recente estudo do Sesi-SP, feito com alunos, comprovou que a reeducação alimentar é o melhor caminho para evitar a obesidade e garantir uma vida saudável. Não custa tentar, certo?
.
Revista Crescer
.Partilhar

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PARA EMAGRECER EVITE OS VÍCIOS

Textos que falam sobre dicas para emagrecer se encontram aos montes, mas é interessante também algo que sirva de alerta quanto àquilo que não se deve fazer quando se quer emagrecer, afinal, algumas atitudes simples podem prejudicar ou até mesmo impedir que o emagrecimento aconteça.
.
A BALANÇA
.
Este instrumento deve ser esquecido durante o período de emagrecimento, o ato de se pesar todos os dias causa uma tensão/estresse no organismo, e isso não atua a favor da perda de peso. O ideal é pesar somente nas consultas com o nutricionista, sempre na mesma balança. Caso a curiosidade bata na porta e te leve a pesar, tenha em mente que no período menstrual ocorre possível inchaço e então elevação de peso, e que durante o dia o peso sofre variação.
.
FECHAR A BOCA É A SOLUÇÃO (ERRADO!)
.
Há quem diga que para emagrecer é só fechar a boca, mero engano! O ideal é emagrecer comendo, ou seja, sem sentir fome, o contrário das dietas milagrosas e que indicam restrições severas demais. Acertar nas calorias e na escolha dos alimentos é sim optar pelo emagrecimento saudável e pela manutenção da saúde.
.
SEM CARBOIDRATO, SÓ SALADA (ERRADO!)
.
Realmente, as saladas são essenciais para o organismo, afinal elas possuem muitas vitaminas e minerais. Mas não devem integrar o plano alimentar sozinhas, para o emagrecimento saudável é necessário ter uma combinação equilibrada de todos os nutrientes, afinal todos eles nas quantidades corretas exercem funções no metabolismo. Assim como o carboidrato, cortar este nutriente é fazer com que o organismo não tenha energia rápida, fazer com que o mesmo forneça energia ao corpo para realizar as atividades diárias. Se você tem receio em consumi-lo, faça com moderação.
.
MALHAR E NÃO COMER (ERRADO!)
.
Muitas pessoas que são adeptas da malhação digamos que ficam com um certo receio de comer depois da atividade física, por pensarem que podem engordar. Uma alimentação bem fracionada e com os nutrientes adequados no pré e no pós exercício é de fundamental importância tanto para quem tem como objetivo a perda de peso e a redução da gordura corporal, quanto para aqueles que pretendem aumentar a massa muscular, reduzir fadiga e melhorar desempenho.
.
Partilhar

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VITAMINA K

A vitamina K é conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, porque atua na coagulação sanguínea. Ela é uma vitamina lipossolúvel, que se armazena no fígado. Existe na natureza sob duas formas: filoquinonas (grupo de compostos presentes em alguns vegetais) e menaquinonas (produzida pelas bactérias da flora intestinal). A vitamina K é essencial para a formação de glicoproteínas, necessárias à coagulação do sangue. Participa também do processo de mineralização óssea, facilitando a cicatrização normal de ossos e fraturas.
.
A maioria dos casos de deficiência de vitamina K se dá pelo uso de antibióticos por via oral, que destroem a flora bacteriana intestinal. Outra causa para a deficiência de vitamina K é a má absorção das gorduras - a vitamina K é lipossolúvel e precisa de gordura para ser sintetizada. Sintomas decorrentes da deficiência da vitamina K no organismo são incomuns, devido à grande quantidade dessa substância nos alimentos e ao trabalho das bactérias do intestino humano. A quantidade diária recomendada é de 70 microgramas em média.
.
FONTES DE VITAMINA K
.
- Gorduras e óleos, como de canola e de soja;
- Hortaliças: folhas e cascas mais externas das hortaliças. São ricos: aspargos, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho cru, couve-flor, grão-de-bico, almeirão (chicória amarga), casca do pepino, tomate verde, couve, alface, lentilha, hortelã, folha de mostarda, cebolinha verde, algas marinhas, soja, espinafre.
- Outros alimentos: fígado de vaca, de frango e de porco, gema do ovo, folhas de chá verde, maçãs com casca verde.
.
Partilhar

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RAÇÃO HUMANA

A ração humana é uma mistura de cereais integrais (trigo, aveia em flocos) e sementes (linhaça, gergelim). Por causa do teor de fibras e gorduras que a ração humana contém, o intestino funciona mais rapidamente. Entretanto, algumas pessoas podem sofrer com a irritação na parede do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. As fibras ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore mais tempo a aparecer. Mas dizer que a ração humana emagrece é um equívoco. O que faz com que o emagrecimento ocorra é uma alimentação com menor quantidade de calorias do que a necessidade diária, associada a prática regular de atividade física. Nenhum alimento por si só tem a capacidade de levar ao emagrecimento.
.
RECEITA RAÇÃO HUMANA:
.
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó
.
Misture todos os ingredientes. Armazene em um pote bem fechado e guarde-o em local fresco ou na geladeira. Consuma em média 2 colheres de sopa por dia e tenha uma vida saudável.
.Partilhar