sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ALIMENTE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

Desde o momento que nascemos estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas ao nosso organismo, estas podem então vir a agredi-lo. Contudo, para combater esses inimigos possuímos o tão famoso sistema imunológico que apresenta células específicas que estão sempre alertas e prontas para defende-nos de tais substâncias.
.
Esse sistema pode muitas vezes ficar debilitado, quando isso acontece nos tornamos suscetíveis a todos os agentes estranhos citados acima que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, como infecções generalizadas e até mesmo o câncer. São fatores que podem fragilizar e assim gerar prejuízos para o sistema imunológico: estresse físico, ambientais (exemplo: poluição), emocionais (exemplo: depressão) e a alimentação desequilibrada, a qual está ligada diretamente aos demais fatores. O sistema imunológico, também conhecido como sistema imunitário, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos, como bactérias, vírus ou parasitas. Está mais que confirmado que um indivíduo saudável e que possui uma alimentação diversificada, sendo rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, está bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças, visto que estes alimentos possuem grande quantidade de vitaminas e minerais, que tem ação direta em nosso sistema imunológico. As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e o ácido fólico e os minerais zinco e selênio, aí vão então os respectivos alimentos:
.
VITAMINA A - cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
VITAMINA C - Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes.
VITAMINA E - germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, vegetais folhosos e legumes.
ÁCIDO FÓLICO - fígado, feijões e vegetais folhosos verdes escuros (brócolis, couve, espinafre).
ZINCO - carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
SELÊNIO - Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.
.
Partilhar

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

INTESTINO PRESO?

Siga as orientações e saiba como se livrar desse desconforto que acomete a maioria das mulheres e alguns homens. O ideal é associar a alimentação saudável, prática de atividade física regularmente, ingestão de água e consumo de fibras.
.
* FIBRAS: Consumo mínimo de 25 a 35 g de fibras solúveis e não solúveis por dia. As fibras solúveis são encontradas nos cereais integrais e as fibras insolúveis são encontradas nos legumes e frutas (celulose e pectina). Já a fibra dietética é encontrada no FOS e inulina e o consumo diário dever ser em média de 6 a 7 g
* LÍQUIDOS: Junto com as fibras facilitam a passagem dos alimentos pelo aparelho digestivo o mínimo necessário são 2 litros (8 copos) diários de água.
* LIMITAR A INGESTÃO DE CAFÉ: Estão incluídas também bebidas alcoólicas e refrigerantes, que irritam a mucosa intestinal prejudicando seu funcionamento.
* ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: Os exercícios físicos promovem melhor resistência muscular auxiliando na motilidade intestinal.
.
ALIMENTOS FONTES DE FIBRAS
.
* FRUTAS: cada porção média contém em torno de 1 g de fibra. Pêra, ameixa, ameixa preta, nectarina, laranja, mamão, pêssego, uva consumir de 3 a 4 porções diárias.
* LEGUMES E VERDURAS: cada pires contém em torno de 2 g de fibra. Beterraba, brócolis, couves, ervilha fresca, abóbora, berinjela, vagem, abobrinha, nabo, broto de feijão, alcachofra e repolho – se consumidos crus apresentam mais efeitos.
* LEGUMINOSAS: cada pires cozido contém em torno de 2 g de fibra. Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha partida.
* CEREAIS: cada pires contém em média 1,5 g de fibra. Arroz integral, macarrão integral (ativa), pão de centeio integral, pão de aveia, Nesfit, farinha de milho, aveia.
* FARELOS: contém mais de 2 g de fibra. Farelo de trigo, farelo de aveia (oat bran), granola, all bran (kellog’s), fibra 1 (Nestlé), biscoitos integrais (Ativa, Jasmine, Nutry cookies) Multifibras (marca Cerelus), linhaça.
.Partilhar

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CHÁ DIMINUI CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DO STRESS

Quatro xícaras de chá preto durante cinco dias foram suficientes para reduzir os níveis de hormônio cortisol em pessoas estressadas. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Londres e publicado na revista Psychopharmacology. O que agora desfia os pesquisadores é descobrir quais são exatamente quais substâncias presentes no chá são responsáveis pelo efeito. “Embora não pareça reduzir o stress subjetivo, o chá preto diminui significativamente os níveis de hormônio do stress, protegendo o organismo do risco de patologias crônicas e particularmente de doenças cardíacas”, explica Andrew Steptoe, coordenador da pesquisa.
.Partilhar

terça-feira, 17 de novembro de 2009

COMO O PALADAR INFANTIL SE DESENVOLVE

Por que as primeiras papinhas do bebê precisam ter um sabor suave? A maneira como os alimentos são apresentados inicialmente é de fundamental importância para o futuro hábito alimentar das crianças, pois elas passam a gostar do alimento desta maneira.
.
Já foi comprovado que a criança nasce com preferência para o sabor adocicado; no entanto, a adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida, a oferta de alimentos doces em excesso pode fazer com que a criança se desinteresse por outros alimentos (cereais, verduras e legumes, alimentos que tem sabores menos intensos). Com relação ao teor de sal na dieta de lactentes, o mesmo deve ser reduzido, não apenas com o objetivo de contribuir para a formação de bons hábitos alimentares, como também para proteger o rim dos excessos de sódio que são danosos em curto e longo prazo, uma vez que a habilidade dos rins do lactente ainda não está totalmente desenvolvida antes do primeiro ano de vida.
.
Portanto, a introdução de alimentos muito condimetados ou muito doces poderá fazer com que a criança se habitue a ingerir alimentos não adequados (muito doces ou muito salgados) e tenha uma dieta pouco saudável quando adulta. O uso de sal e açúcar, por exemplo, deve ser feito com sempre com moderação. Atualmente já sabemos que o uso excessivo de sal pode predispor à pressão alta e o uso em excesso de açúcar, além de causar cáries pode fazer com que o bebê tenha preferênica pelo sabor doce e assim, aumentar o risco de obesidade no futuro. Além disso, o uso abusivo de açúcar e sal pode mascarar o sabor dos alimentos. Os alimentos têm sabores diferentes e próprios para cada tipo. O ideal é que não seja adicionado açúcar nas papas de frutas, uma vez que estas já são naturalemnte doces. No caso das papas de legumes os temperos, sempre naturais, podem ser utilizados, mas deve-se tomar cuidado com o uso abusivo, pois estes podem mascarar o sabor natural de cada alimento. O sal deve sempre ser utilizado com moderação.
.
Revista Crescer
.Partilhar

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MELANCIA

A melancia é uma ótima opção para o verão! Além de refrescante, é uma fruta doce, muito nutritiva e de baixa caloria. É rica em vitamina A, C e do complexo B. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água em sua composição. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.
.
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta e infecções urinárias. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular. O chá das sementes de melancia é vasodilatador, prestando contribuição destacada no combate à impotência sexual e hipertensão arterial. Cada 100g de melancia fornecem 31 calorias!
.
Partilhar

domingo, 15 de novembro de 2009

TRATAMENTO CONTRA DEPRESSÃO TEM NOVAS ALTERNATIVAS

Desânimo, falta de apetite, perda de energia, sentimento de fracasso, dificuldade de concentração, perda de libido, alterações de sono e memória. Esses são alguns dos sintomas da depressão, doença que segundo estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, em 20 anos, vai ser a mais comum do mundo.
.
Baseada em alimentos ricos em ômega 3, a dieta mediterrânea age no organismo e no cérebro das pessoas, amenizando os efeitos causados pela depressão. Ela tem como base principalmente peixes magros, azeite, frutas, verduras e legumes no geral e vinho em quantidade moderada. Com este tipo de dieta, os riscos de doenças associadas à má alimentação como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares estarão reduzidos.
.
Veja abaixo a matéria completa do Jornal Rudge Ramos, de São Bernardo do Campo/SP, com meu depoimento.

.
Partilhar

sábado, 14 de novembro de 2009

CEREAIS INTEGRAIS: OS PROMOTORES DA SAÚDE

Muitas pessoas pensam que ao ingerir cereais integrais, estarão aumentando apenas a quantidade de fibras da sua dieta, mas isso não é verdade, este componente do nosso cardápio é mais rico do que se possa imaginar.
.
Para que um grão seja considerado integral, é preciso que este esteja completo, ou seja, possua três camadas: o farelo, denominado comumente de casca, o endosperma, porção intermediária e o gérmen, que é a semente. O farelo, que compõem a camada mais externa, é rico em fibra, vitamina B, proteína e microminerais; o endosperma constitui uma excelente fonte de energia para o corpo, pois fornece carboidratos complexos; e o gérmen, que por sua vez, possui alta quantidade de minerais, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes (substâncias naturais, presentes nas plantas, que fazem bem ao organismo).
.
SAIBA OS BENEFÍCIOS DAS FIBRAS
.
- Ajudam a prevenir a prisão de ventre, auxiliando no bom funcionamento intestinal;
- Ajudam a diminuir as taxas de colesterol no sangue;
- Produzem uma sensação de saciedade que ajuda na manutenção e na perda de peso;
- Auxiliam na manutenção dos níveis de açúcar no sangue;
- Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago);
- Integram dietas saudáveis, com baixas calorias, contribuindo para a diminuição de problemas cardiovasculares.
.
Quando os grãos integrais passam pelo processo de industrialização, tornam-se refinados. São “jogadas fora” as porções do farelo e da semente, infelizmente isto resulta na perda de 3/4 das vitaminas e minerais. Fique de olho nos rótulos dos produtos antes de colocá-los no carrinho do supermercado. Embalagens com a palavra "integral" impressa, devem fazer parte do prato nosso de cada dia. Estudos revelam que o ideal é ingerir de 2 a 3 porções, ou 85 gramas de cereais integrais ao dia. São alimentos que fazem parte deste grupo: arroz, biscoito e pão integral, aveia, centeio, cevada, milho e trigo entre outros.
.
Partilhar

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SAIBA MAIS SOBRE DIABETES

A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável pelo transporte da glicose do sangue para o interior das células. Quando há falha na produção ou na ação desse hormônio, ocorre hiperglicemia (níveis elevados de glicose no sangue). A Diabetes Mellitus é resultante dessa incapacidade de absorção da glicose pelas nossas células.
.
COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO?
.
- Horários para se alimentar: realizar de 05 a 06 refeições por dia, com o intervalo de três horas entre as refeições, evitando permanecer em jejum prolongado. Realizar uma refeição leve antes de dormir (por exemplo: iogurte desnatado, leite de soja ou tofu) e tomar café da manhã assim que acordar.
- Fibras vegetais: responsáveis por retardar a absorção de açúcares e gorduras. Dessa forma, as fibras auxiliam no controle da glicose, triglicérides e colesterol sangüíneos, além de contribuírem para o bom funcionamento intestinal. São fontes de fibras: cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral, quinua, aveia, amaranto), legumes, frutas (prefira consumir com casca e bagaço) e hortaliças.
- Adoçantes: utilizá-los para adoçar as suas preparações. Atenção para aqueles que podem ir ao forno e fogão. Devem ser utilizados para adoçar líquidos como sucos, vitaminas e chás.
- Ômega – 3: é uma gordura monoinsaturada presente em óleo de peixes e peixes in natura, linhaça, nozes e quinua. Auxilia no controle do colesterol, triglicérides e pressão arterial.
.
CUDADO COM ALGUNS ALIMENTOS
.
- Carboidratos: arroz, batata, batata-doce, mandioquinha, cará, inhame, mandioca, milho, farinhas em geral, farofa, macarrão, pipoca e biscoitos são fontes de carboidratos. Se consumidos em excesso provocam hiperglicemia em diabéticos, já que os carboidratos são digeridos e transformados em glicose para serem absorvidos. Dessa forma evite consumi-los misturados em uma mesma refeição, como por exemplo: arroz + milho, batata + farofa, arroz + macarrão. Opte por apenas um alimento fonte de carboidrato em suas refeições.
- Açúcares – não consumir alimentos fonte de açúcares simples como: sorvetes, doces, guloseimas, mel, melado, caldo de cana, rapadura, entre outros, pois elevam a glicemia rapidamente.
- Gorduras – dê preferência aos óleos vegetais, como soja, canola, gergelim e girassol. Utilizar azeite de oliva extravirgem para temperar saladas ou sobre o prato já servido. Evitar embutidos, frituras, creme de leite, maionese e manteiga.
- Sal – consuma com moderação. Prefira os temperos naturais como açafrão, salsinha, alho, cebola, manjericão, manjerona, orégano, louro, alecrim e hortelã.
- Frutose – é o açúcar presente nas frutas e vegetais, que também pode elevar a glicemia. Por isso consuma as frutas com moderação.
.
Vale lembrar que a adequação do peso e a perda de gordura abdominal são fundamentais para garantir o controle da glicemia e evitar as complicações do diabetes mellitus. Uma reeducação alimentar associada com a prática de atividade física regular e orientada são os principais fatores aliados à qualidade de vida e ao equilíbrio do peso corporal. É de extrema importância verificar no rótulo do produto a frase SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR ou a palavra DIET, indicando que o produto pode ser consumido por diabéticos.
.
.
Partilhar

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ESPORTE É CALMANTE NATURAL

A prática de exercícios físicos com regularidade é responsável pelo melhor condicionamento físico e também uma forma preventiva eficaz de afastar problemas cardíacos e de obesidade. Mas não é só isso. Os especialistas em todo o mundo garantem que a atividade física é fundamental na manutenção do equilíbrio emocional em todas as idades.
.
A explicação para isso, de acordo com Gilberto Fernando Xavier, professor associado do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo é simples. Fisicamente, nossos estados emocionais estão diretamente relacionados com as dinâmicas cerebrais: como o funcionamento dos neurotransmissores ou a quantidade de substâncias químicas produzidas e utilizadas pelo cérebro. “Quando realizamos esforço físico, nosso organismo aumenta a liberação de diversos neurotransmissores e hormônios que acabam alterando o funcionamento do próprio sistema nervoso.”
.
Uma dessas substâncias liberadas durante a prática de exercícios é a beta-endorfina e a serotonina. A beta-endorfina, além de gerar uma sensação de bem estar, altera o funcionamento de outros sistemas de neurotransmissores no sistema nervoso, o que contribui para um aumento da resistência ao estresse. Tanto a beta-endorfina quanto a serotonina têm papel fundamental nas áreas do cérebro que comandam nossas sensações de prazer e bem-estar.
De acordo com o especialista, os benefícios da atividade física no sistema nervoso já podem ser sentidos nos primeiros dias de atividade física. Porém, mudanças na química do cérebro se efetivam depois de aproximadamente 10 semanas de prática.
.Partilhar

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LANCHINHO NOTURNO

Quem tem o hábito de fazer um lanchinho antes de se deitar deve dar preferência aos alimentos de fácil digestão, que podem até ajudar a melhorar o sono. Comer antes de deitar é uma questão polêmica entre os profissionais da saúde. Enquanto os profissionais especializados em medicina chinesa, por exemplo, pregam que este hábito não é bom para a saúde, porque é durante o sono que o corpo descansa, outros especialistas pregam que, de forma moderada, comer logo antes de ir para a cama pode até ser benéfico.
.
A nutricionista Regina Mestre Amengual, especialista em nutrologia clínica acredita que, por passarmos um período prolongado em jejum durante o sono, seria sensato consumir alimentos leves antes de ir dormir. “É importante para assegurar uma boa reserva de glicogênio e evitar hipoglicemia no início da madrugada”, explica. Para a nutricionista, devem ser privilegiados neste lanche as frutas - pois a frutose ajuda a acalmar e melhorar a qualidade do sono -, os legumes e as verduras, especialmente o alface, rico em substância opiácea, que melhora o sono. E também as proteínas com baixo teor de gordura, como ovos e lacticínios desnatados (leite, queijos e iogurtes). “O iogurte e o leite desnatado são ótimas opções por serem ricos em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina - neurotransmissor responsável pelo humor e que, segundo pesquisas, ajuda a pessoa a ter um sono reparador”, diz ela.
.
Partilhar

domingo, 8 de novembro de 2009

ESPECIARIAS PODEM AJUDAR NO COMBATE À OBESIDADE

Um estudo feito por pesquisadores da Tufts University, em Bostom, mostrou que as tão conhecidas e saborosas especiarias usadas pelas donas de casa podem ajudar no combate à obesidade.
.
O resultado se deu a partir da análise de um grupo de ratos. Parte deste grupo foi alimentada com alto teor de gordura durante 12 semanas, enquanto a outra parte recebeu a mesma dosagem de gordura só que adicionada com substâncias como a curcumina, presentes em algumas especiarias, em especial no curry e no açafrão, ambos da família do gengibre. Após o período de testes, averiguou-se que os animais que receberam a alimentação adicionada apresentavam baixos níveis de colesterol no sangue em relação aos demais.
.
Segundo os cientistas, tais substâncias são capazes de inibir a formação de novas células de gordura no organismo devido a sua ação de aceleração digestiva. Por suas propriedades inibidoras, as especiarias ricas em curcumina, podem auxiliar também no tratamento de outras doenças como o câncer e a esclerose. Adicionar mais sabor aos pratos, sem acrescentar calorias, é um dos segredos das dietas que dão certo. E, para isso, conhecer bem os temperos é fundamental. Eles são pouco calóricos e deixam as receitas deliciosas.
.
Partilhar

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LEITE: ADOLESCENTE TEM QUE BEBER

Hora de ir para a aula e nada de a garotada acordar... Quando finalmente consegue se livrar da preguicite adolescente, só dá tempo de sair voando, mal tomando o café da manhã. A cena, frequente na convivência familiar, oferece mais risco do que simplesmente aumentar o estresse de pais e filhos por causa da correria matinal. O hábito de pular a primeira refeição do dia pode, sim, prejudicar o desenvolvimento dos jovens. Em primeiro lugar, porque ali está uma parcela da energia de que eles necessitam para segurar a onda até a noite. Mas o mais importante é que geralmente os alimentos ricos em cálcio são oferecidos pela manhã.
.
Adolescentes que fazem o desjejum direito possuem quase o dobro da quantidade de cálcio do que aqueles que não fazem essa refeição. No período da adolescência, formamos de 80 a 90% da quantidade de osso que teremos por toda a vida. Até por questões hormonais, parte desse osso, fatalmente, se perderá na maturidade — especialmente depois da menopausa, no caso das mulheres. Essa perda, porém, talvez nem sequer faça falta, se a massa óssea reunida na juventude for da pesada. Na puberdade, sua formação está a pleno vapor, porque os hormônios sexuais ajudam a incorporar o mineral aos ossos.
.
Segundo especialistas, a formação da ossatura pode ir até quase os 30 anos. O consenso, porém, é que a adolescência é o melhor período para investir em ossos fortes. E, para que o cálcio exerça sua função de fortalecer o esqueleto, deve haver outro nutriente: a vitamina D. Ela está em alimentos como o próprio leite e em alguns peixes, mas sua principal fonte é o sol. A prática de atividade física pelos adolescentes também é muito importante para a saúde dos ossos. Além de colágeno e de minerais, o tecido ósseo tem células que participam da sua formação e outras que auxiliam a destruí-lo e reabsorvê-lo. Quando pressionadas pelos músculos ou pelo impacto de um exercício, as células que concebem os ossos, chamadas de osteoblastos, funcionam melhor. Aí o esqueleto fica mais robusto.
.
Revista Saúde
.Partilhar

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

COMER DEVAGAR PODE AJUDAR NO CONTROLE DO PESO

Colocar menores quantidades de alimento na boca e mastigar por mais tempo pode ajudar no controle do peso, segundo estudo publicado esta semana na revista especializada Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Segundo os pesquisadores, comer mais rapidamente pode atrapalhar a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de satisfação, fazendo com que as pessoas comam em excesso.
.
A pesquisa avaliou 17 homens saudáveis que tiveram que, em duas ocasiões diferentes, comer 300 ml de sorvete em cinco e 30 minutos. Analisando amostras de sangue, os pesquisadores observaram que, ao comer mais devagar, os voluntários tinham maior resposta do peptídeo anorexigênico, o que leva a uma redução do apetite. Os especialistas explicam que o estudo oferece evidências importantes para entender aspectos da atual epidemia de obesidade. “Muitas pessoas, pressionadas por trabalhos e condições de vida demandantes, comem mais rapidamente e em maiores quantidades do que no passado”, ressaltou o pesquisador grego Alexander Kokkinos. “Nosso estudo oferece uma possível explicação para a relação entre a velocidade em comer e a alimentação em excesso, mostrando que a taxa na qual alguém come pode afetar a liberação de hormônios gastrointestinais que sinalizam para cérebro parar de comer”.
.
Partilhar

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

HIDRATAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CALOR

A hidratação das crianças merece cuidados, principalmente nesses dias de calor, em que elas perdem muito líquido pela transpiração e pela urina. Mas não espere que ela peça um copo de água para você. A atenção deve ser maior ainda naquelas que estão com uma virose intestinal, com vômito e diarréia, para que não desidratem.
.
Quando desidratada, a criança fica com os olhos fundos, sem brilho, com a boca seca e a saliva espessa, além de perder elasticidade da pele e diminuir a quantidade de xixi. Ela pode ainda alternar momentos de agitação e apatia. Se a desidratação for leve, os pais conseguem contornar a situação oferecendo líquidos em casa, mas, em casos mais graves, é preciso que fique no hospital. Lembre-se de que a criança precisa de pelo menos 4 copos de água por dia para manter a hidratação e o bom funcionamento do intestino.
.
Algumas medidas simples fazem a diferença. Veja:

- Ofereça água ao seu filho, mesmo que ele não peça. Sirva em pequenas quantidades e, de preferência, mais para o gelado do que em temperatura ambiente, que torna a absorção mais rápida;
- Água de coco e chás, como erva doce ou cidreira, também são boas alternativas; - Evite os refrigerantes, que, além de gaseificados, têm açúcar e engordam;
- Os sucos de melão e melancia têm alto poder de hidratação, são fontes de potássio e água e não precisam ser adoçados;
- Os alimentos também ajudam a hidratar e devem ser sempre frescos e de fácil digestão. Incentive o consumo de frutas, legumes e verduras. E não se assuste: é normal o apetite da criança diminuir em dias quentes;
- O ambiente onde a criança está deve ser sempre arejado. Se for preciso, use um ventilador, desde que o vento não fique direto nela;
- Deixe seu filho com roupas frescas. Dê preferência aos tecidos de fibra natural, como o algodão, que absorvem o suor do corpo e mantém a temperatura do organismo;
- Cuidado com o sol. Em excesso, ele pode desidratar a criança, além de provocar graves queimaduras. Deixe seu filho sempre protegido, com protetor solar, boné, roupa confortável e leve. Evite ainda que fique exposto ao sol entre 10h e 16h;
- As crianças que se alimentam exclusivamente com o leite materno não precisam de complemento na hidratação, a não ser em casos específicos.
.
Revista Crescer
.Partilhar

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BEBER MUITA CERVEJA DE UMA SÓ VEZ PROVOCA BARRIGA

A culpa pela famosa "barriguinha de cerveja" está mais relacionada à quantidade exagerada que se bebe de uma só vez do que às bebidas alcoólicas em si, indica estudo realizado pela Sociedade Europeia de Cardiologia.
.
A pesquisa, feita com 28.594 pessoas, revela que aquelas que bebem pelo menos 80 gramas de álcool em uma única ocasião têm mais risco de acumular gordura abdominal do que as pessoas que consumirem a mesma quantidade, mas ao longo de diversos dias. Segundo Marcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), como a cerveja possui menor teor alcoólico do que vinhos e destilados, é mais comum ser consumida em grandes quantidades em uma única oportunidade, geralmente com o acompanhamento de salgados e porções calóricas. "Tudo de uma só vez. Isso é o prejudicial", explica.
.
Daniel Lerário, endocrinologista do hospital Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, explica que as pessoas que consomem bebidas alcoólicas tendem, sim, a ficar com um pouco de barriga -principalmente no caso de cerveja e vinho, que contribuem para o aumento da gordura localizada. No entanto, ele afirma que a bebida sozinha não é responsável pelo excesso de peso. "Basta observar como os alcoolistas são magros", diz.
.
Partilhar