sábado, 20 de novembro de 2010

FAÇA UM CHURRASCO LIGHT

Quem quer controlar o peso ou precisa ficar atento a níveis de colesterol não precisa fugir dos churrascos. De acordo com a nutricionista Marilize Tamanini é possível, sim, preparar uma refeição mais magra e balanceada sobre o carvão em brasa. Veja as dicas:
.
Uma boa dica é fazer espetinhos mistos ou individuais com abobrinha (baixíssimo valor calórico), berinjela (boa para o colesterol), tomate (rico em licopeno e quando aquecido libera mais essa substância protetora de câncer) e cebola (ótima para a circulação e sistema imunológico) para assar na churrasqueira.
.
Uma receita barata e saudável e assar sardinha na churrasqueira, peixe barato e riquíssimo em ômega 3, você tempera o peixe com sal e limão, coloca no papel alumínio cobre com rodelas de tomate, cebola e demais vegetais de sua preferência, quando o peixe estiver quase pronto abre o papel alumínio e rega com azeite de oliva (não deve ser colocado no início da preparação pois perde suas propriedades antioxidantes pela saturação da gordura pelo calor). Além da sardinha, salmão e tainha são ótimas opções.
.
O tradicional abacaxi é uma boa pedida para ser assado na churrasqueira, mas não precisa ser adicionado de açúcar, coloque apenas depois de assado a mistura de cacau e canela em pó polvilhados por cima da fruta, substitui muito bem qualquer sobremesa calórica e ainda ajuda a desintoxicar devido as propriedades da fruta do abacaxi, a canela é termogênica (ajuda na queima de gordura) e o cacau é antioxidante. Outras frutas como banana, manga, maçã e pêra também podem ser assadas.
.
Um grande perigo dos churrascos é o pão de alho, a grande parte vendida nos açougues e mercados tem elevadíssimas quantidades de gorduras trans e/ou saturadas, portanto se aprecia tal iguaria invista no preparo caseiro fazendo uma pasta com 1 colher de sopa de maionese, 8 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de queijo minas cremoso, sal e oregáno essa mistura dá para 8 pães franceses.
.
A carne mais ao ponto tem sua digestão facilitada e deixar demais a carne na grelha faz com que a acroleína substância tóxica seja liberada em maior quantidade. Na escolha do que assar, prefira carnes como o mignon (121 Kcal para 100 gramas), a picanha (156 Kcal), a maminha (158 Kcal) e a alcatra (200 Kcal), retirando a gordura depois de assadas. Fora do prato ficam o cupim (250 Kcal), a costela (Kcal 380) e a linguiça (280 Kcal). Substitua coxas e asas de frango (ambas podem ter mais de 150 Kcal) por peito (100 Kcal).
.
Um churrasco saudável sempre pede uma salada de folha verde como escarola, agrião, rúcula ou mesmo brotos todos altamente desintoxicantes.
.
Fonte: Revista Bem com Você
Veja mais...
O mapa do boi
Alecrim ajuda a reduzir toxinas em carne grelhada
Carne de avestruz, você já experimentou?

.
Partilhar

3 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Que delícia! Quem disse que comida saudável não é gostosa?

Ronachér Pinheiro disse...

Hummmm super apetitoso mesmo!!!
Tem um site de churrasco sensacional, ele ensina a fazer muitas coisas par quem quer ou precisa comer um churasco mais light, vale a pena conferir!!!
WWW.TVCHURRASCO.COM.BR
Abçs

Christiane Rocha Veloso disse...

Ótimo site! Obrigada pela dica! Abraços!