sexta-feira, 30 de abril de 2010

RAÇÃO HUMANA CAUSA POLÊMICA ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Ela causa repulsa pelo nome e euforia pelos benefícios que supostamente seria capaz de proporcionar: rejuvenescimento, bom funcionamento do intestino e até perda de peso, garantem os fabricantes.
.
A ração humana, uma farinha composta por cerca de dez ingredientes, virou moda. É a aposta da vez para aqueles que buscam emagrecer e cuidar da saúde. Como não há um estudo científico que ateste os efeitos positivos que a tal mistura promoveria no corpo humano, os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre o alimento.
.
O nutrólogo Mauro Sisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), condena o uso da novidade até como complemento alimentar. "Sou a favor dos nutrientes de sua composição, como o trigo e a soja, mas não desta combinação e nem da dosagem. A mistura tem sido vendida como uma solução pronta, mas não tem comprovação médica. Uma colher desta ração não tem o poder de melhorar nada", diz.
.
Outro problema, segundo Sisberg, é que não há padronização da composição da ração. "Não se sabe nem mesmo a origem desta fórmula, assim como não há validação e padronização científica sobre a dosagem ideal. Teoricamente, a mistura de cereais é feita desde a década de 1950, mas não como uma fórmula única", afirma. Até mesmo os especialistas que indicam a mistura pedem cautela para o consumo, sobretudo para quem tem alguma doença. "O hipertenso não pode consumir a farinha porque contém guaraná, assim como o diabético não pode ingerir o açúcar mascavo que há nela e o farelo de trigo pode provocar diarréia", diz a nutróloga Socorro Giorelli, da Sociedade Brasileira de Nutrologia. "Atenção ao rótulo na hora da compra! Se for fabricar em casa, veja a procedência dos ingredientes", indica ela.
.
Doutor em Ciências dos alimentos pela Unicamp, o nutrólogo Edson Credidio compara a ração à multimistura criada pela médica Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Criança), que tinha um preço mais popular e não era usada com o objetivo de emagrecer. "Acho válido o uso da ração humana porque o brasileiro consome pouca fibra", declara o profissional. "Necessitamos de 25g a 35 g por dia e a maioria das pessoas passa longe desta medida. A farinha pode ser um complemento se for adicionada aos lanches, mas nunca deverá atuar como substituta de refeições, pois isso pode causar carências nutricionais", diz.
.
A nutróloga Ellen Simone Paiva também é contrária à ração humana. O único benefício verdadeiro da mistura, segundo ela, seria melhorar o funcionamento intestinal. "Como a composição tem muita fibra, pode melhorar a flora intestinal, mas apenas se a pessoa tiver um estilo de vida completamente saudável", opina. Em um ponto todos os especialistas concordam: se optar pela ração humana, não dispense o acompanhamento médico.
.
Fonte: Editora Abril
Veja também:
Ração humana
Tipo de café da manhã influencia perda de gordura
Barra de cereais é um hábito saudável?
Cereais integrais: os promotores da saúde
.Partilhar

quinta-feira, 29 de abril de 2010

FAST FOOD TORNA AS PESSOAS MAIS IMPACIENTES

Comer fast food torna as pessoas mais impacientes, revelou um estudo recente que será publicado no Jornal Psychological Science. De acordo com os pesquisadores, também se perde a motivação para poupar dinheiro, já que a preocupação passa a ser a busca por uma gratificação imediata, não importa a que preço.
.
Cientistas do Canadá monitoraram o comportamento de 57 voluntários, aos quais foram mostrados os logotipos de seis redes de fast food, como McDonald's e Burger King - mas numa velocidade tão rápida que elas não podiam ser reconhecidas. Ainda assim, a exposição repetida a cada imagem estimulou o que eles definiram como 'comportamento primitivo', que é o fato de se ter pressa sem necessidade.
.
Depois, esses mesmos voluntários foram questionados se queriam pegar uma soma qualquer de dinheiro imediatamente, ou se preferiam esperar para retirar uma quantidade maior dentro de uma semana. Eles preferiram pegar a menor gratificação na hora. Pressa - Para os pesquisadores, a exposição diária às redes de fast food pode ter um efeito subliminar sobre o comportamento das pessoas, fazendo com que elas fiquem mais apressadas nas atividades diárias, independentemente de serem - ou não - pressionadas pelo tempo e pela agenda de compromissos.
.
"Andar mais rápido para chegar a tempo a uma reunião, por exemplo, é normal. Mas passa a ser visto como sinal de impaciência gratuita se você está correndo para ir passear no parque. Estamos descobrindo que a mera exposição a fast-food está promovendo uma sensação geral de pressa e impaciência, independentemente do contexto", destacou Chen-Bo Zhong, professor da Universidade de Toronto que conduziu o estudo.
.
Fonte: Revista Veja
Veja também:
Refeições longe da telinha
Comer devagar pode ajudar no controle do peso
Adultos e adolescentes consomem açúcar em excesso
Obesidade infantil
.Partilhar

quarta-feira, 28 de abril de 2010

FALTA DE VITAMINA D AUMENTA SINTOMAS DE ASMA EM CRIANÇAS

Sabe aquelas gotinhas de vitamina D que você dá (ou já deu) para o seu filho? Elas podem fazer muito mais para ele além de ajudar na formação óssea. Pesquisas anteriores já sugeriam que o suplemento reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes. Um novo estudo revelou que ela é capaz de minimizar os sintomas da asma.
.
A pesquisa, realizada pelo National Jewish Health Hospital, dos EUA, mostrou que os baixos níveis de vitamina D podem reduzir as funções pulmonares, aumentando os sintomas da alergia. Depois de analisar o histórico hospitalar de 100 crianças asmáticas, os pesquisadores perceberam que quanto maior o nível de vitamina D, menor é a necessidade de medicação. Um dos fatores que pode interferir na produção de vitamina D no organismo da criança é a falta de exposição ao sol.
.
Apesar de ser encontrada em vários alimentos (como fígado, ovos, carne, manteiga, peixes - inclusive os enlatados - e óleo de fígado de peixe), a vitamina D necessita do sol para ser absorvida pelo organismo. "Ela regula o metabolismo do cálcio e do fosfato, responsáveis pela formação de ossos e dentes sadios, além de prevenir o raquitismo", diz a nutricionista Daniela Jobost. A vitamina é fundamental para a saúde óssea, o bom funcionamento do sistema imunológico, dos nervos, dos músculos e da coagulação do sangue em crianças, adolescentes e adultos.
.
Até mesmo o leite materno, o alimento mais completo para o bebê, é deficiente nesse tipo de nutriente. Por isso a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de suplementos de vitamina D a partir do 15º dia de vida. É importante que seu bebê fique exposto ao sol minutos , todo dia. Fazer um passeio ou brincar fora de casa são algumas opções, mas sempre antes das 10h ou após as 16h. Lembre-se que crianças com menos de 6 meses não podem usar protetor solar, mas, depois disso, é importante usá-lo sempre que for à praia ou à piscina. Acima de 1 ano, vale passar sempre que for fazer uma atividade ao ar livre.
.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Investigação do Câncer, em Oslo, na Noruega, concluiu que o sol, com moderação, pode trazer mais benefícios do que riscos à saúde. Essa pesquisa também avaliou que, em países da região do Equador, como no Brasil e na Austrália, as pessoas produzem 3,4 vezes mais vitamina D do que quem vive na Grã-Bretanha , e 4,8 vezes mais do que os escandinavos.
.
Veja a matéria completa na Revista Crescer
Veja também:
Diet e light para crianças?
O que é neofobia alimentar?
Suplementação em crianças
Baixo nível de vitamina D pode estar associado ao ganho de peso
.Partilhar

terça-feira, 27 de abril de 2010

BATATA CONGELADA?

Criança adora batata frita. Por isso, a Pro Teste analisou a quantidade de gordura saturada, maléfica ao coração, que os produtos testados trazem. Como referência foi ultilizada a mesma porção de 85g usada para os adultos. Veja abaixo os produtos indicados, se preparados no forno, em cada faixa etária.
.
- Entre 1 e 3 anos: A única marca testada com quantidade de gordura saturada aceitável para crianças menores que quatro anos de idade é a McCain, se preparada no forno. Purê, batata cozida ou apenas assada, são mais indicados do que batata frita ou congelada feita no forno para esta idade. - Entre 4 e 6 anos: Todas as marcas podem ser consumidas quando os produtos forem preparados no forno. Porém, a McCain tem menos gordura saturada que as demais.
- Mais que 7 anos: Todas as marcas podem ser consumidas quando os produtos forem preparados no forno. McCain e Sadia são melhores em gordura saturada para esta faixa etária que as demais.
- Adultos: Para os adultos, a quantidade de gordura saturada dos produtos testados, quando preparados no forno, não trazem problemas para a saúde.
.
BATATA IN NATURA
.
É trabalhoso, mas compensa! Para ter uma comparação mais completa, a Pro Teste testou também a batata in natura frita em casa. A conclusão é que o trabalho de descascar e cortar a batata vale a pena. A porção de 85g de batata in natura frita como nossas avós costumavam fazer tem menos calorias (115Kcal) e gordura que qualquer batata pré-frita congelada, inclusive se preparada no forno. A batata feita em casa pode ser consumida por crianças e adultos e é também mais barata (R$1,82 para cada 700g de produto in natura).
.
Fonte: Pro Teste
Veja também:
'Junk Food' pode viciar tanto quanto drogas
O que é gordura trans?
Restaurantes usam óleo além do tempo ideal
.Partilhar

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PRATICAR EXERCÍCIOS DURANTE A GRAVIDEZ PODE EVITAR BEBÊS OBESOS

Mulheres que praticam regularmente exercícios físicos durante a gravidez dão à luz bebês mais magros e saudáveis, apontou um estudo neozeolandês publicado no Journal of Clinical Endocrinology. Segundo a pesquisa, andar de bicicleta cinco vezes por semana pode diminuir o peso do bebê em até 150 gramas.
.
Apesar de parecer pouco, essa quantidade é suficiente para reduzir os riscos de obesidade e outros problemas de saúde, afirmam os cientistas. "Nosso estudo mostra que a prática regular de exercícios aeróbicos altera o ambiente materno de alguma forma que impacta no estímulo nutricional do feto, resultando na redução do peso do bebê", afirmou Paul Hoffman, da Universidade de Auckland e coordenador do estudo.
.
Para o estudo, os cientistas dividiram 84 grávidas em dois grupos. O primeiro deles praticou sessões de 40 minutos em bicicleta ergométrica até a 36ª semana de gestação. Já o outro grupo não praticou nenhum exercício físico. O que se concluiu foi que as grávidas do primeiro grupo deram à luz bebês menores e mais magros. "Dado que o peso e o tamanho do recém-nascido estão associados ao risco de obesidade, uma modesta redução nessas medidas pode trazer benefícios a longo prazo", acrescentou Hoffman.
.
Estudos anteriores já mostraram que grávidas obesas estão mais propensas a complicações durante a gravidez e na hora do parto. Os pesquisadores alertam, no entanto, que mulheres grávidas devem evitar exercícios físicos muito pesados. Segundo eles, elas devem optar por atividades de baixo impacto como caminhadas, yôga e natação.
.
Fonte: Revista Veja
Veja também:
Cãimbra ou cãibra? Não importa!
Os benefícios dos exercícios físicos na gravidez
Quantos quilos ganhar durante a gravidez?
.Partilhar

domingo, 25 de abril de 2010

1 ANO DE ALIMENTARIUM!!!

Hoje o Alimentarium comemora 1 ano!!!
.
No dia 25 de abril de 2009 criei o blog para troca de informações sobre saúde e alimentação. Hoje, vejo o quanto o Alimentarium cresceu! Isso graças aos leitores, aos 96 seguidores e a todos que acessam o blog. O resultado são as mais de vinte mil visitas! Já tivemos 235 postagens e o informativo semanal é enviado a quase 300 pessoas!
.
Agradeço aos sites e revistas, a todas as parcerias conquistadas, aos comentários, participações, convites, sugestões, críticas, elogios, divulgações e a tudo que o Alimentarium me proporcionou até hoje. Tenho isso como estímulo para manter o blog sempre atualizado!
.
Obrigada pela sua visita e volte sempre!!!
Que venham mais vários anos...
.
Partilhar

sábado, 24 de abril de 2010

CULINÁRIA PORTUGUESA

Os portugueses são donos de uma cozinha generosa nos contrastes e sabores, nossos colonizadores transmitem ao mesmo tempo rusticidade e alto refinamento no ato de cozinhar. De norte a sul do país, cada província preserva as suas tradições culinárias com o mesmo fervor dedicado à memória dos seus escritores de verso e prosa.
.
Os portugueses almoçam e jantam mais tarde que nós e iniciam suas refeições com sopas, seja nos salões dos restaurantes requintados, no interior das tascas ou tabernas ou nas residências. Têm o hábito de petiscar, nas ruas e tascas, ao longo do dia, ficam à venda todo tipo de pastel (ou empadinha), risole e o fabuloso bolinho de bacalhau. Portugal conserva qualidade e notoriedade na produção de queijos, vinhos, gado, azeites. Para nós, brasileiros, deixou o legado de receitas que se tornaram unanimidades nacionais, como as de bacalhau servidas na Páscoa, e que se tornaram base da formação da nossa própria tradição culinária.
.
Em Portugal vive-se o contraste das sopas e caldeiradas muito saborosas e de feitio simples, transbordando vários tipos de carnes e legumes e regadas a puro azeite e bom vinho tinto, com a delicadeza dos trabalhosos doces elaborados durante séculos nas cozinhas dos conventos por freiras e das filhas da fidalguia. O bacalhau salgado, o símbolo mais forte da culinária, vem da Noruega, Canadá e Inglaterra. A população aproveita tudo o que produz a orla marítima, principalmente as sardinhas, que representam 40% do consumo interno de pescados. As caldeiradas de vários tipos de peixes, os mexilhões, os filés grelhados, as sopas são muito populares.
.
Oriundos dos rios, a truta, o sável e a rara lampreia são peixes regionais, que rendem diversos pratos maravilhosos e são muito apreciados. O caldo verde, acompanhado por uma broa de milho fresca, é o prato nacional e o orgulho do Minho, uma província setentrional produtora do vinho verde e onde se comem os melhores pratos de arroz misturados a carnes de aves, presunto cru e aos embutidos (lingüiças, chouriços, salpicões, morcelas) – encontrados em abundância em qualquer parte do país. A cozinha portuguesa utiliza seus ingredientes regionais de forma bastante diversificada. Um exemplo é a açorda, ou qualquer sopa que leva pão, geralmente caseiro e assado em forno à lenha. Dependendo da região, ela pode ser de peixe, vegetais, porco, frango e até escargot.
.
Fonte: RG Nutri
Veja também:
Culinária Italiana
Culinária Japonesa
Azeite de oliva
Tomar vinho no jantar melhora a digestão?
.
Partilhar

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PAPAIA CONTRA O CÂNCER

O chá do extrato de folha de papaia contém propriedades que combatem com grande poder os vários tipos de câncer e não deixa sequelas de nenhuma toxidade, como ocorre com outras terapias, segundo uma pesquisa da UF (Universidade da Flórida). O pesquisador Nam Dang da UF e um grupo de cientistas japoneses documentaram os poderosos efeitos anticancerígenos da papaia sobre o câncer de útero, de mama, fígado, pulmão e pâncreas, através de testes em laboratório com uma ampla variedade de tumores.
.
Os pesquisadores utilizaram um extrato de folhas secas de papaia e os efeitos anticancerígenos eram mais fortes quando as células recebiam maiores doses de chá, disse a UF. Pela primeira vez, um estudo comprovou que o extrato de folha de papaia estimula a produção de moléculas essenciais do tipo citoquinas Th1. Esta regulação do sistema imunológico, junto ao combate direto do tumor em vários tipos de câncer, sugerem possíveis estratégias terapêuticas utilizadas pelo sistema imunológico para combater o câncer, acrescentou a Universidade.
.
Além disso, o fato de o extrato de papaia não possuir nenhum efeito tóxico nas células normais evita uma consequência devastadora comum em muitas terapias anticancerígenas, indicou. Os cientistas utilizaram dez tipos diferentes de células cancerígenas e as expuseram a quatro graus de concentração de extrato de papaia durante 24 horas, medindo seus efeitos após esse tempo. A concentração reduziu o crescimento dos tumores em todos os cultivos, segundo o estudo. A pesquisa também foi publicada na edição de fevereiro do "Jornal de Etnofarmacologia", informou a UF.
.
Fonte: EMEX - Nutrição Orientada

Veja também:
Obesidade é a segunda maior causa de câncer
Pipoca ajuda a combater câncer e doenças cardíacas
Carne muito passada aumenta o risco de câncer de pâncreas
.Partilhar

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CÃIMBRA OU CÃIBRA? NÃO IMPORTA!

Você corre por quase duas horas e de repente eis que surge aquela dor lancinante na perna, o músculo da panturrilha repuxa e parece que o sofrimento nunca vai terminar, até que... a dor simplesmente vai embora, assim, do mesmo jeito que veio. “Aparentemente a câimbra não tem nenhuma função, só causa dor”, diz o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Jomar de Souza. Ela é uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência não consegue definir uma causa ainda, diz.
.
Atualmente, existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: “A primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando a pessoa faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais”. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos. Mesmo sem as causas específicas, existem orientações gerais para tentar evitar a dor da câimbra: alongar antes de fazer exercícios, hidratar-se durante atividades longas e não partir para atividades intensas sem treinamento gradual. “Se a câimbra tiver algum sentido, talvez seja uma espécie de defesa do organismo para dizer que a atividade vai além do que aguentamos”, diz o especialista.
.
Muito se comenta sobre a falta de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a baixos níveis sanguíneos de potássio pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras. Existem alguns suplementos como vitamina E, complexo B, que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica. A água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.
.
E A BANANA, EVITA CÃIMBRAS?
.
Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.
.
Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, esse truque não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.
.
Fonte: EMEX Nutrição Orientada
Veja também:
Barras energéticas
Alimentação e corrida
Ingerir mais água facilita a perda de peso em mulheres
.
Partilhar

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ESTUDO DIZ QUE CASTANHAS E PEIXES DIMINUEM RISCO DE ALZHEIMER

Uma dieta rica em frutos oleaginosos (como castanhas, nozes e amêndoas), peixe e legumes diminui significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.
.
O pesquisador Yian Gu e seus colegas do Medical Centre da Columbia University, em Nova York, Estados Unidos, analisaram as dietas de 2.148 adultos em idade de se aposentar vivendo em Nova York. Durante os quatro anos de duração do estudo, 253 dos adultos do grupo desenvolveram o Mal de Alzheimer. Quando os pesquisadores estudaram em detalhe as dietas de todos os participantes no estudo, perceberam um padrão.
.
Adultos cujas dietas incluíam mais frutos oleaginosos, peixe, aves, frutas e verduras e menos laticínios gordurosos, carne vermelha e manteiga apresentaram muito menos chances de sofrer de demência. Os pesquisadores acreditam que o segredo esteja nos diferentes níveis de nutrientes específicos que essa combinação de alimentos oferece. Por exemplo, dietas ricas em ácidos graxos (como ômega 3), vitamina E e folatos (como o ácido fólico), mas pobres em gorduras saturadas, parecem ser as melhores.
.
Há muito se suspeita de que nutrientes podem influenciar os riscos de demência. Os folatos reduzem os níveis do aminoácido homocisteína (que foi associado, em estudos anteriores, ao Mal de Alzheimer) na circulação sanguínea. Da mesma maneira, a vitamina E pode oferecer proteção devido ao seu forte efeito antioxidante. Por outro lado, ácidos graxos saturados e monoinsaturados podem aumentar os riscos de demência ao encorajar a formação de coágulos no sangue, dizem os pesquisadores.
.
Comentando o estudo, Rebecca Wood, diretora-executiva do Alzheimer's Research Trust, disse: "Entender a conexão entre dieta e os riscos de demência pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças como o Mal de Alzheimer em algumas pessoas". "Adaptar nosso estilo de vida à medida em que ficamos mais velhos - fazendo exercícios regularmente, prestando atenção à nossa dieta e mantendo uma vida social ativa - pode reduzir os riscos de demência". "Mas infelizmente", acrescentou Wood, "não há dieta ou estilo de vida que elimine esses riscos por completo". Na opinião da especialista, com 35 milhões de pessoas sofrendo de demência no mundo hoje, é importante que as pesquisas sejam direcionadas para a criação de novos tratamentos.
Partilhar

domingo, 18 de abril de 2010

DIETA SEM GLÚTEN, EMAGRECE?

Ultimamente o glúten tem sido visto como um vilão para quem deseja eliminar peso. A nova sensação do momento para conquistar um corpo mais magro e ter mais disposição é a dieta sem glúten, que “promete” eliminar os quilos extras excluindo da alimentação todo alimento que contenha glúten em sua composição.
.
Mas o glúten é mesmo o grande vilão da sua dieta? A resposta é NÃO! Não há nada que comprove que excluindo o glúten de sua alimentação você elimine peso e diminua a gordura abdominal. Na verdade, como o glúten está presente na maioria dos alimentos como pizza, biscoitos, massas e pães, excluindo esses alimentos da sua dieta, como conseqüência acabará consumindo menos calorias e poderá eliminar peso.
.
Mas essa redução de peso não se deve a restrição do glúten e sim a exclusão de diversos alimentos da sua alimentação. O único motivo que pode levar a pessoa a excluir o glúten de sua alimentação é ser portador da Doença Celíaca. Somente para os celíacos o glúten pode ser considerado um vilão, pois essas pessoas tem hipersensibilidade e quando consumido, interfere no intestino delgado.
.
Essa interferência causa uma inflamação que impede a absorção de vitaminas, minerais, além de sintomas como diarréia crônica, vômito, falta de apetite, distensão abdominal. As pessoas portadoras da doença podem identificar os alimentos que contém glúten através do rótulo das embalagens e consultar sempre um médico ou nutricionista. Mas se você não tem doença celíaca e o seu objetivo é somente eliminar peso, não há motivo para excluir o glúten da sua alimentação. Basta se alimentar de forma saudável, balanceada, fracionada, variada e praticar atividade física regularmente.
.
Matéria retirada do site Terra
.
A partir da matéria publicada, ressalto que não somente os portadores de doença celíaca devem ter uma alimentação isenta de glúten, pois há casos de obesidade em que somente uma dieta com redução de calorias não é suficiente, pelo fato do corpo não aceitar o glúten e não reconhecê-lo como nutriente, gerando inflamação e resistência ao emagrecimento. Dessa forma, trabalhar com dietas isentas de glúten podem sim ter um resultado satisfatório. Por estes motivos, destaca-se a importância de uma avaliação e acompanhamento nutricional a fim de verificar qual a melhor dieta, garantindo assim, uma alimentação saudável e específica para cada organismo.
.

Dieta ortomolecular
Os benefícios da dieta mediterrânea
.

Partilhar

sexta-feira, 16 de abril de 2010

COLESTEROL OU TRIGLICÉRIDES: QUAL PESA MAIS NA SUA SAÚDE?

Muitas pessoas passam pelo conhecido "ritual" de realizar exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol e triglicérides. E o retorno ao consultório médico sempre é acompanhado por um friozinho na barriga. Afinal, e se as taxas dessas substâncias estiverem alteradas?
.
O receio em relação ao resultado tem justificativa. De acordo com os especialistas, o excesso desses dois tipos de gordura, na corrente sangüínea, pode, sim, oferecer riscos à saúde. Infelizmente, o que a maioria das pessoas sabe sobre esses "supostos vilões" termina aí. Quer um exemplo?
.
Talvez você ainda não saiba, mas essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do organismo - se estiverem na medida certa, é claro. Tanto que boa parte do colesterol e do triglicérides é "fabricada", naturalmente, pelo nosso fígado. No caso da quantidade de colesterol no sangue, aliás, só 30% dela vem de uma alimentação inadequada, geralmente rica em gordura. O restante (70%) é culpa do nosso próprio metabolismo. O que pesa, portanto, contra a sua saúde não é propriamente o colesterol ou o triglicérides, mas a quantidade que essas gorduras aparecem em seu sangue.
.
COLESTEROL
.
É um tipo de gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. O colesterol é transportado na circulação sangüínea de carona com proteínas especiais, as lipoproteínas, mais conhecidas como LDL e HDL. O LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. É chamado de colesterol ruim, porque pode se acumular nas paredes das artérias. Por isso, quanto menor sua quantidade no sangue, melhor. Já o HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de "varrer" da circulação o excesso de colesterol e encaminhá-lo para o fígado. Por esta razão, é considerado um "bom moço".
.
É importante para a manutenção da membrana celular, síntese de vitamina D, além da produção de importantes hormônios, incluindo os sexuais. Em excesso, o LDL (mau colesterol) se acumula no interior das artérias e forma uma placa de gordura, gerando o entupimento, que é denominado aterosclerose. Isso predispõe as pessoas ao enfarte ou derrame (também conhecido como acidente vascular cerebral, o AVC). O melhor caminho para controlar o colesterol é a reeducação alimentar. Entretanto, há quadros em que o fator genético age de maneira desfavorável, e a pessoa apresenta certa disfunção na produção do colesterol. Atividades físicas ainda contribuem para aumentar o HDL (o bom) e, assim, forçar indiretamente a redução do LDL (o mau).
.
TRIGLICERÍDEOS
.
É um tipo de gordura que funciona como importante fonte de energia. É encontrado e armazenado no tecido adiposo. São produzidos pelo fígado e também provenientes tanto da gordura animal quanto da vegetal, além dos carboidratos e das bebidas alcoólicas. Sem eles, não há vida, porque as células, tecidos e órgãos dependem da energia que vem dos triglicérides para funcionar. O nível de triglicérides aumenta, principalmente, pela má alimentação e pelo excesso de peso (uma vez que esse tipo de gordura fica armazenado no tecido adiposo). Esse aumento pode gerar uma grave doença chamada pancreatite, que, se não for tratada, pode levar à morte. Nesse caso, os triglicérides "entopem" canais do pâncreas, gerando uma inflamação.
.
A taxa de triglicérides eleva-se basicamente por erros alimentares. Portanto, para corrigir um alto índice dessa gordura no sangue é necessário manter uma dieta balanceada, reduzindo a quantidade de carnes, leite e derivados e outros alimentos de origem animal, óleos e cremes vegetais, carboidratos (pão branco, açúcar refinado, massas) e álcool. Vale investir também em frutas, legumes e verduras, uma vez que a presença de fibras nesses alimentos reduz a absorção de todos os tipos de gordura.
.
Veja a matéria completa no site Terra
Veja também:
Bebidas alcoólicas: qual o limite?
A volta triunfal do ovo
Colesterol em crianças: inimigo silencioso
.Partilhar

quinta-feira, 15 de abril de 2010

MISTURAR ERVAS E ATÉ CHÁ VERDE COM REMÉDIOS PODE SER PERIGOSO

Pesquisadores alertam que ervas e suplementos populares, incluindo erva de São João e até mesmo alho e gengibre, não se misturam bem a medicamentos comuns para o coração, e também podem ser perigosos para pacientes que tomam estatina, anticoagulante e remédios para a pressão arterial.
.
Considerado um antidepressivo natural, a erva de São João eleva a pressão e os batimentos cardíacos. Já o alho e o gengibre aumentam o risco de hemorragias em pacientes que tomam anticoagulantes, afirmaram os pesquisadores. Mesmo o suco de toranja (grapefruit) pode ser arriscado, aumentando os efeitos de bloqueadores dos canais de cálcio e estatinas, disseram eles.
.
“Esta não é uma pesquisa nova, mas existe uma tendência na direção de um uso cada vez maior desses compostos. Os pacientes muitas vezes não discutem com seus médicos os compostos que tomam por conta própria”, disse Dr. Arshad Jahangir, autor de um artigo publicado esta semana no The Journal of the American College of Cardiology.
.
O trabalho inclui uma lista com mais de duas dúzias de produtos de ervas que os pacientes deveriam usar com cautela, além de uma lista de interações comuns entre medicamentos e ervas. Entre os produtos listados estão o ginkgo biloba, o ginseng e a equinácea, assim como algumas surpresas como o leite de soja e o chá verde – que podem reduzir a eficácia do anticoagulante varfarina – e até mesmo a babosa e o alcaçuz. Os médicos precisam ser mais assertivos e perguntar aos pacientes sobre as ervas e suplementos que eles tomam; já os pacientes precisam revelar essa informação a seus médicos, disse Jahangir.
.
Para quem toma suplementos de alho acreditando que isso melhorará a saúde de seu coração, explicou Jahangir, “as pessoas vão se surpreender ao saber que podem estar tomando algo capaz de aumentar os riscos de hemorragia”.
.
Matéria retirada do site Nutrição em Foco
Veja também:
Chá diminui consequências físicas do estresse
Chá e café podem diminuir a absorção de ferro
Caminhada reduz níveis de pressão arterial
.Partilhar

terça-feira, 13 de abril de 2010

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA BANANA VERDE

A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mydore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação. A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.
.
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.
.
SAIBA COMO PREPARAR
.
1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
8. Processe até obter uma pasta bem espessa;
9. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.
.
Matéria retirada do site VP Nutrição Funcional
Veja também:
Batata yacon: conheça melhor sobre esse fantástico alimento
Farinha da casca do maracujá
Ração humana
.Partilhar

segunda-feira, 12 de abril de 2010

COCO: MUITO ALÉM DA ÁGUA

A água de coco é refrescante, gostosa e super-rica em nutrientes. Mas o que talvez você não saiba é que o óleo do fruto é tão saudável quanto a sua água e polpa.
.
Pesquisas recentes comprovam o seu alto poder nutricional: rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E, favorece o aumento do bom colesterol, ajuda a emagrecer, aumenta a energia, combate fungos e bactérias, equilibra os níveis de insulina, melhora as funções intestinais, protege o fígado e reforça o sistema imunológico.
.
Por fazer parte do grupo dos lipídeos, compõe as estruturas celulares e participa na síntese hormonal e metabolização de vitaminas. “Embora o óleo de coco seja uma gordura saturada (a mais prejudicial para o corpo por aumentar os níveis de colesterol no sangue e a formação de placas de gorduras nas artérias), ele tem fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação no organismo. Resumindo: ele é utilizado como energia”, explica a Dra. Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).
.
O ácido láurico é o principal ácido graxo encontrado no óleo de coco. Quando ele chega ao nosso intestino, é transformado em monolaurina, um monoglicerídeo que tem ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. Esse efeito higienizador combate a candidíase, um problema genital que ataca 60% das mulheres. Consumido com freqüência em uma alimentação saudável, é perfeito para manter a saúde em dia. De sabor agradável, pode ser ingerido puro ou em qualquer preparação, doce ou salgada, fria ou quente. Por produzir energia rápida pode ser ingerido pela manhã, antes dos exercícios físicos.
.
Matéria retirada do site Terra
Veja também:
Farinha da casca do maracujá
Intestino preso?
Água de coco, tudo de bom
Cuidado com os alimentos consumidos na praia
.Partilhar

sexta-feira, 9 de abril de 2010

LEITE MATERNO: COMO RETIRAR E ARMAZENAR

Durante o período de amamentação, haverá algumas situações em que você vai precisar se ausentar; seja pelo retorno ao trabalho, para estudar e, por que não, até para ir ao cinema com o marido. E o seu filho pode continuar se alimentando com o leite materno mesmo quando não estiver por perto, basta que você se programe para retirá-lo.
.
COMO TIRAR O LEITE
.
Em primeiro lugar, você precisa estar em um local e momento tranquilos. O ideal é que o bebê esteja dormindo, assim você não precisa interromper a retirada do leite. Você pode extrair seu leite com as próprias mãos ou com bombas de sucção. Para retirá-lo manualmente, é preciso que você massageie a mama como um todo, com movimentos circulares da base em direção à aréola. Uma das maneiras é colocar os polegares acima da aréola e os outros dedos abaixo e, assim, espremer ritmicamente a parte inferior do seio, enquanto o pressiona contra a costela. Esse processo pode levar, em média, de 20 a 30 minutos em cada mama, principalmente nos primeiros dias.
.
Há mulheres, no entanto, que preferem a bombinha manual, outras, a elétrica, que são mais caras e podem ser alugadas. Se optar por esses acessórios, é fundamental que você cuide da higiene deles, deixando-os sempre esterilizados. Seja qual for o processo da extração do leite, higienize sempre as mãos antes e as mamas: você pode lavá-las com sabonete neutro e secá-las levemente, sem fazer atrito, com uma toalha bem macia. Evite ainda falar, espirrar ou tossir enquanto tira o leite.
.
COMO ARMAZENAR
.
Use potes de vidro (prefira os de boca larga caso retire o leite manualmente) esterilizados e identifique-os com uma etiqueta com o dia que retirou o leite. Se ele for usado num período de 24 horas, pode ficar somente na geladeira. Além desse período, é preciso congelar. No freezer, sem ser aqueles acoplados, ele pode ser armazenado por até 30 dias. Se for retirar o leite fora de casa, como no trabalho, por exemplo, ele deve ser conservado sempre na geladeira e transportado em uma bolsa térmica.
.
Para oferecer o leite ao bebê, nunca se deve fervê-lo, muito menos usar o micro-ondas para tirar o gelo. Se ele não estiver congelado, é só mergulhar o recipiente direto da geladeira para uma água morna. Agite-o levemente para que ele todo fique na mesma temperatura, que deve ser a ambiente. Se estiver congelado, retire do freezer e coloque na geladeira um dia antes de ser usado. Depois, o processo é o mesmo. Lembre-se: o leite extraído nunca deve substituir a amamentação do seu filho. Além da sucção do bebê ser a responsável pela produção do leite, segundo Sônia, há uma perda de micronutrientes do leite materno quando ele é congelado.
.
Matéria retirada da Revista Crescer
Veja também:
.
Partilhar

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SAIBA QUAIS SÃO AS FORMAS EFICIENTES DE CONSUMIR COLÁGENO

O colágeno é uma proteína que faz parte da formação de unhas, cabelos e tecidos. É importante para manter a elasticidade e a firmeza da pele, além de evitar que ligamentos e tendões enfraqueçam. Segundo a nutricionista Andrea Squivel, o ideal é consumir alimentos que estimulem a produção de colágeno, como frutas, legumes, cereais integrais e carnes. “O colágeno industrializado pode cair inteiro no intestino e causar alergia, pois não é absorvido dessa forma”, afirma ela.
.
Para Andrea, a eficácia do colágeno industrializado é bastante duvidosa. “As cápsulas de colágeno, por exemplo, são digeridas pelo organismo e trabalhadas como um aminoácido qualquer, o que não garante o resultado desejado”, explica a nutricionista. “Enquanto uma cápsula de colágeno tem cerca de 2g de proteína, 100 gramas de carne, que equivalem a um bife pequeno, têm 22g. E o índice de absorção dos aminoácidos presentes na carne é de 100%”, acrescenta ela.
.
A nutricionista cita outros alimentos que possibilitam a ingestão de colágeno. “O músculo cozido libera uma boa quantidade de colágeno. Basta retirar a camada de gordura que fica por cima e aproveitar o caldo em sopas, para cozinhar arroz ou preparar feijão”, ensina Andrea. Cozinhar peixe e frango com as respectivas peles também resulta em um caldo rico nessa proteína, depois que a gordura é removida. “Pés de vaca, porco ou cabra, quando fervidos, também liberam muito colágeno”, diz ela.
.
Já a gelatina, embora retirada da aponervose, que deixa a carne rica em colágeno, não tem comprovação científica de que seja fonte uma eficiente dessa proteína”, complementa a nutricionista. Além disso, a gelatina apresenta grandes quantidades de corantes e conservantes, podendo ser prejudicial à saúde quando consumidos em excesso e a longo prazo.
.
Partilhar

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DISPEPSIA

Dispepsia nada mais é do que a velha conhecida má digestão, ou mais popularmente queimação. Um abuso na quantidade de alimentos, a rapidez com que se alimenta, consumo de alimentos de difícil digestão, bebidas alcoólicas, dentre outros, digamos “hábitos” aumentam as chances de sofrer desta patologia tão comum.
.
Mais comum do que se pensa, é difícil encontrar alguém que nunca sentiu dores abdominais, estômago pesado ou sensação de mal-estar depois de uma alimentação inadequada. Esses sintomas podem indicar problemas na digestão dos alimentos ou maus hábitos alimentares. O melhor hábito e meio de prevenção desta e das demais patologias é a alimentação adequada, evitando os excessos, dando atenção a mastigação e moderando no consumo de bebidas alcoólicas.
.
Digamos que a digestão nada mais é do que transformar partículas grandes em pequenas, este processo começa na boca e termina no intestino, tem o envolvimento da saliva, suco gástrico, bile e enzimas. Ao digerir alimentos, o organismo está recebendo nutrientes essenciais para seu bom funcionamento, se a digestão não ocorre de maneira adequada, o fornecimento destes nutrientes fica alterado, conseqüentemente o alimento se degenera e se transforma em gases, ácidos e outras substâncias venenosas que prejudicam a saúde.
.
O indivíduo com hábitos saudáveis como: a prática de atividade física regular, alimentação equilibrada, peso adequado, não fumar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes não apresenta sintomas de dispepsia. Portanto se esses hábitos forem realizados opostamente, assim como alguém acima do peso, sedentário, fumante, e que além de tudo isso ainda se alimenta mal, é um candidato em potencial de sofrer de crises de má digestão. Não se pode deixar de incluir na lista de possíveis causas, o estresse do dia-a-dia, este por sua vez além de deixar o metabolismo “atordoado” a digestão fica complicada.
.
Ou seja, a correria cotidiana, gera um ciclo vicioso, corre-corre, se estressa, fica sem tempo para se alimentar de maneira saudável e calma, assim como nem pensa para mastigar, desencadeando em uma digestão difícil, o que interfere no rendimento no trabalho e também afeta o humor. Os sintomas mais freqüentes são: náusea, saciedade precoce, vômitos e pirose. A alimentação deve primar por alimentos bem cozidos, com pouca gordura, em pequenas quantidades e levemente condimentados. Claro que se deve primordialmente se alimentar tranquilamente e em local agradável, e não dispensar uma boa mastigação. Veja as dicas:
.
PREFIRA: leite e iogurte desnatado, pão integral, frutas e sucos naturais, carnes brancas e magras, hortaliças cozidas, bastante água.
EVITE: leite e iogurte integral, queijos amarelos, frituras, biscoitos recheados, carnes vermelhase vísceras com excesso de molho, pimentas e café em excesso.
Partilhar

segunda-feira, 5 de abril de 2010

INHAME É OPÇÃO DE TUBÉRCULO NUTRITIVO

Todo mundo está acostumado com a batata, ou até mesmo a mandioca, nas refeições. No entanto, alguns parentes desses vegetais deveriam frequentar mais o cardápio cotidiano. O inhame é um exemplo de tubérculo excelente, com valor nutritivo e propriedades surpreendentes. É rico em betacaroteno, vitaminas C e B, cálcio, ferro e magnésio. Seu consumo favorece a produção hormonal, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, além de combater os radicais livres e aumentar as defesas do organismo.
.
Entre as substâncias encontradas nele, há o fito-hormônio diosgina, que, no corpo, se transforma desidroepiandrosterona (DHEA), responsável pela formação de 50 hormônios. Um desses hormônios é do crescimento, denominado GH. Ele estimula a queima de gordura do abdômem e favorece o ganho de massa muscular. O inhame equilibra, ainda, o nível de progesterona (hormônio feminino) e é por isso que ele diminui as cólicas e a irritabilidade na TPM. Outra ação do tubérculo é a anti-inflamatória, que colabora com o não acúmulo de líquido e toxinas.
.
Apesar de trazer tantos benefícios, o inhame precisa ser consumido com moderação, por ser calórico, sendo classificado como vegetal C. É importante ressaltar que ele deve ser usado como substituto do pão, arroz ou outro carboidrato na refeição, para não desequilibrar a dieta. O índice glicêmico dele é médio, portanto, demora mais para ser convertido em açúcar no sangue, evitando picos de insulina e minimizando o risco de engordar.
.
Matéria retirada do Blog Entre na Linea
Veja também:
Com casca e tudo
Azeite de oliva
Menopausa
.
Partilhar

domingo, 4 de abril de 2010

CHOCOLATE E CORAÇÃO

O chocolate definitivamente não é um alimento qualquer. Proveniente do fruto do cacaueiro (Theobroma cacao) e utilizado literalmente há mais de 1000 anos, seu uso vem ultrapassando as necessidades compulsivas dos chocólatras e dos admiradores mais moderados para se tornar objeto de estudos científicos que tentam estabelecer seus benefícios à saúde.
.
De afrodisíaco a protetor do coração, passando também por antidepressivo, o chocolate tem mostrado que realmente pode ser chamado de “produto dos deuses”.
.Quando se pensa em chocolate, não se pode esquecer que muitas substâncias estão presentes em sua composição, dentre elas, destacamos os triptofanos, a feniletilamina, a teobromina, a cafeína, os flavonóides, vitaminas e sais mineirais. Mas não vamos esquecer também que existe gordura, o que não torna essa tentação tão divina assim. Em seu processamento, alguns tipos de chocolate podem receber leite e gordura hidrogenada, tornando-os verdadeiros vilões à saúde por aumentar muito seu valor calórico. O chocolate amargo parece ser a melhor opção, feito a partir dos grãos de cacau torrados, sem adição de leite, é o mais rico em flavanóide, um antioxidante que vem sendo muito estudado.
.
Embora seja também o terror das dietas, o chocolate contêm muitas substâncias que têm merecido atenção da sociedade científica. Os flavonóides são compostos fenólicos que funcionam em nosso organismo como antioxidantes, capazes de neutralizar os denominados radicais livres, considerados prejudiciais. Cientistas vem tentando produzir um chocolate ainda mais rico em flavonóides, mas ao que tudo indica, existe algum prejuízo em seu sabor quando submetido à essa alteração. Os flavonóides são pigmentos hidrossolúveis presentes em vegetais que pertecem ao grupo dos polifenóis, que por sua vez, possuem várias subdivisões em classes, incluindo as flavanas, flavanonas, isoflavonas, catequinas e as antocianinas, dentre outras.
.
Além de servir como antioxidante, os flavonóides estão relacionados com a redução do mau colesterol (LDL) e aumento dos níveis de bom colesterol (HDL). Outra ação já bastante destacada atribuída ao chocolate é seu efeito positivo na pressão arterial. Alguns trabalhos mostram que o chocolate pode reduzir tanto a pressão arterial sistólica como a pressão arterial diastólica. Entretanto, as evidências dos benefícios cardiovasculares produzidos pelos flavonóides são ainda controversas, já que nem todos os estudos mostraram essa relação benéfica.
.
Como se pode concluir, o chocolate não é um alimento qualquer, envolve em sua constituição inúmeros componentes que parecem exercer efeitos realmente benéficos no fluxo sanguineo, nos níveis pressóricos e no perfil lipídico (colesterol). Entretanto, estudos realmente grandes e com um número maior de pacientes, ainda não estão disponíveis para definir as doses consideradas ótimas e capazes de conferir a proteção cardiovascular pretendida. Nenhuma sociedade médica recomenda a ingestão regular de chocolate, sendo que crianças não deveriam consumir mais de 30g (equivalente a um chocolate “baton”) e os adultos não deveriam ultrapassar de 50g (equivalente a 2/3 de uma barra pequena de chocolate), ressaltando ainda que não deve ser consumido diariamente.
.
Com isso, antes de cair em tentação, vale o conceito da moderação, evitando-se o consumo exagerado, sem no entanto, abrir mão desse alimento de sabor único.
.
O ALIMENTARIUM DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!
.
Veja a matéria completa no site CDBH
Veja também:
Páscoa com moderação
Caminhada reduz níveis de pressão arterial
Refrigerante em excesso pode ser prejudicial aos músculos e coração
Chocolate: prazer ou vício?
.Partilhar

sexta-feira, 2 de abril de 2010

'JUNK FOOD' PODE VICIAR TANTO QUANTO DROGAS

Que tal limitar as guloseimas na sua casa apenas para os finais de semana? Pesquisa publicada esta semana afirma que os mecanismos do corpo que provocam vício em drogas são os mesmos que nos fazem ter compulsão por comidas gordurosas e calóricas, como balas, fast-food, frituras e doces em geral. E assim como o vício em drogas, o vício por comidas gorduras é extremamente difícil de ser combatido.
.
O estudo foi feito pelo Scripps Research Institute, nos EUA. Ao analisar camundongos, percebeu-se que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando. Quanto mais os ratinhos comiam, menos essas regiões do cérebro iam respondendo, o que fazia com que eles comessem cada vez mais, tornando-se obesos. O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma forma. "No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida.", explica o cientista Paul Kenny, que coordenou a pesquisa de três anos. A experiência foi feita com alimentos como bacon, salsichas e cheesecakes.
.
Matéria retirada da Revista Pais e Filhos
Veja também:
Macarrão instantâneo faz mal à saúde
O que seu filho está comendo?
Rótulos de guloseimas enganam as mães
.Partilhar

quinta-feira, 1 de abril de 2010

LINEA SUCRALOSE

Linea Sucralose é o único adoçante que tem o verdadeiro sabor do açúcar porque é feito com Sucralose, um edulcorante derivado da cana-de-açúcar que não possui calorias. Pode ser usada por toda família, inclusive criança, gestantes, diabéticos e fenilcetonúricos.
.
Aprovada pelo FDA - Food and Drug Admnistration - em todas as categorias (General Purpose), JECFA - Joint Expert Committee on Food Additivies e ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - a sucralose foi estudada por mais de 20 anos. Os estudos têm demonstrado de maneira definitiva que a sucralose é inócua à saúde, mesmo a níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu consumo. Os estudos indicam claramente que a sucralose não possui calorias, não causa cáries, não tem efeito na secreção de insulina e não é tóxica. Além disso, devido sua excepcional estabilidade a altas temperaturas, é perfeito tanto para culinária como para adoçante de mesa.
.
Os produtos da linha Linea são fabricados sem adição de açúcar e gordura, resultando em produtos saudáveis e com grande redução calórica. Como substituto de açúcar utilizamos em toda a linha de produtos Linea o edulcorante de última geração sucralose. A sucralose apresenta perfil de dulçor similar ao do açúcar mantendo o sabor original dos alimentos. São utilizados como substitutos de gordura ingredientes modernos (fibras dietéticas, proteínas de soro do leite, gomas etc), conferindo aos produtos textura e sabor adequados.
.
A Linea é a única empresa do Brasil que utiliza sucralose Splenda, original dos EUA, em adoçantes de mesa, e a única que obedece a lei de patentes para este fim. Sendo também a empresa pioneira no uso de sucralose em alimentos industrializados. Os produtos Linea apresentam valor nutricional agregado e qualidades sensoriais superiores (sabor/textura semelhantes aos produtos convencionais).
.
Além de adoçantes, existe uma gama de produtos destinados ao público saudável, como barra de cereais, geléias, sal light (66% menos sódio), refrescos em pó e shakes. Experimente!
.
Para saber mais sobre os produtos da linha Linea, acesse:
Site: http://www.lineasucralose.com.br/index.php
Blog: http://www.entrenalinea.com.br/
Twitter: http://twitter.com/entrenalinea
.
Veja também:
Saiba mais sobre diabetes
Diet ou light?
Batata Yacon: conheça melhor esse fantástico alimento
.
Partilhar