segunda-feira, 31 de maio de 2010

AGROTÓXICOS SÃO A 4ª CAUSA DE INTOXICAÇÃO

Agrotóxicos ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações do País, atrás de medicamentos, acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza (saneantes). Em 2007, foram registradas 6.260 casos provocados por agrotóxicos.
.
"As estatísticas identificam acidentes, intoxicações extremas. Não sabemos quantas pessoas adoecem pela exposição por meio do consumo de alimentos", diz a coordenadora do Sistema Nacional de Informação Tóxico Farmacológicas da Fiocruz (Sinitox), Rosany Bochner.
.
Estudos em laboratório mostram o risco de algumas substâncias provocarem problemas hepáticos, doenças de pele, mais risco de câncer, problemas hormonais, neurológicos e reprodutivos.
.
"Temos de ser realistas, não podemos considerar agrotóxicos como veneno, eles têm importância para produção", afirma o chefe do Laboratório Toxicológico da Escola Nacional de Saúde Pública, Sérgio Rabelo. Para ele, o problema não está no uso de todos os produtos, mas no emprego incorreto.
.
Uma análise feita desde 2001 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, batizada de Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), acompanha os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos consumidos pela população. Além do abuso de defensivos, a pesquisa revela o emprego de produtos proibidos para algumas culturas. Dados da última avaliação, feita em 2008, revelam, por exemplo, que 64,36% das amostras de pimentão analisadas apresentavam uso de defensivos proibidos para a cultura - entre eles, endossultam e acefato, que estão sendo agora reavaliados.
.
Fonte: O Estado de São Paulo
Veja também:
Pimentão é o alimento com maior índice de agrotóxicos
Higienize frutas e hortaliças corretamente
Açaí mal lavado, mesmo congelado, pode transmitir chagas
.Partilhar

sábado, 29 de maio de 2010

CULINÁRIA INDIANA

A culinária indiana é uma das mais diversificadas de todo o mundo, sendo caracterizada pelo uso de diversas ervas e especiarias, que confere aos pratos, sabores e aromas peculiares e sofisticados. Significativa porção dos pratos indianos é vegetariana.
.
A comida é de extrema importância na cultura indiana, sendo parte integrante não só do dia-dia, mas de festivais e comemorações importantes. A alimentação cotidiana consiste de 2 a 3 pratos principais com acompanhamentos variados tipo chutney, um condimento agridoce, picante ou uma mistura dos dois, picles e alimentos ricos em carboidratos como arroz e roti (pão), acompanhados de sobremesas. A grande variedade de especiarias é parte fundamental da preparação dos pratos, sendo utilizada com o objetivo de acentuar o sabor e criar aromas únicos. Na culinária Indiana não podem faltar o arroz, atta (farinha de trigo integral) e chana (grão-de-bico). São utilizados óleos vegetais: no Norte e Oeste da Índia, é utilizado o óleo de amendoim; no sul da Índia, o óleo de gergelim e o óleo de coco.
.
As especiarias mais comuns são: pimenta, semente de mostarda, cominho, cúrcuma (açafrão), gengibre e alho. Esta mistura de especiarias recebe o nome de Garam Masala , que reúne 5 ou mais especiarias secas. As folhas mais utilizadas são: tejpat (folha da cássia), coentro e menta.
Nos pratos doces são utilizados cardamomo, noz moscada e essência de pétalas de rosa. O Chá faz parte da cultura de toda a Índia. Geralmente é preparado como masala chai, uma mistura de especiarias fervidas no leite. O café é a segunda bebida mais popular da Índia. Outras bebidas típicas são: nimbu pani (limonada), lassi (feita com mistura de iogurte, água, sal e especiarias) e badam dood (leite com nozes e cardamomo), chaach (feito com coalhada/iogurte) e sharbat (suco de frutas e pétalas de flores).
.
CONHEÇA OS PRATOS PRINCIPAIS
.
* DHAL - Tipo de sopa, feita com diferentes leguminosas: ervilhas, lentilhas, feijões, etc. Deve ser bebida em uma caneca ou em uma pequena tigela.
* SUBJI - Diferentes Vegetais cozidos, bem como legumes. Também a combinação dos dois.
* PULAO - Tipo de arroz que é o prato principal da alimentação oriental, servido normalmente com limão espremido sobre o arroz.
* SAMOSA - O pastel mais famoso da culinária indiana, feito com vegetais variados.
* CHAPATIS - Tradicional pão feito sem fermento. Presente sempre na refeição principal. Pode-se colocar uma porção de subji e pulao enrolados dentro do chapati. São cortados em pedaços com a mão e utilizados para pegar o alimento como se fosse uma colher.
* CHUTNEY DE ABACAXI - Doce apimentado que acompanha o arroz. Pode ser feito com abacaxi, tomates vermelhos ou verdes, maçàs ou manga. O chutney feito com manga verde é o mais tradicional.
* LASSI - Feita com suco de frutas e iogurte. Sempre consumida gelada.
.
Fonte: Mundo Verde
Veja também:
Culinária Portuguesa

Culinária Italiana
Culinária Japonesa
A escolha pelo vegetarianismo
.
Partilhar

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PERDI PESO, MAS NÃO CHEGUEI AO PESO IDEAL

Muitos afirmam que conseguem reduzir o peso facilmente no início do regime e quando alcançam um determinado peso, simplesmente “empacam” e não perdem mais. “Sempre que chego a esse peso eu não perco mais.” Mas, porque isso acontece?
.
Na verdade, fazer regime é um exercício duro de ser implementado. Exige estratégias possíveis de serem realizadas, resitência para vencer o cansaço, criatividade para vencer a monotonia e até uma certa dose de teimosia. É uma guerra! Muitas vezes, ao alcançar uma perda variável de peso a pessoa simplemente para de emagrecer e isso pode acontecer por vários fatores.
.
À medida em que perdemos peso, nossa queima calórica vai se reduzindo, como uma forma do nosso corpo se proteger das nossas restrições e com isso, muitas vezes, a dieta que inicialmente fazia efeito, passa a não fazer mais. Mas o fator mais importante para empacar os regimes é mesmo o cansaço da dieta. As pessoas passam a ser mais condescendentes, menos rigorosas com a dieta e mais permissivas com a quantidade e com os tipos de alimentos, “antes” muito bem regulados...
.
Para dificultar ainda mais a dieta, o peso, embora ainda não ideal, “já não está tão fora do normal” e ainda ouvimos comentários de que estamos ótimos. Isso mina a nossa resistência e dificulta a continuidade do regime. Como ainda não chegamos ao peso ideal, a manutenção também é impossível, pois não temos pique para manter um peso que ainda não é o ideal. Neste estágio, pode ocorrer o pior... voltamos a engordar! Afastando de vez a possibilidade do regime dar certo... e o efeito sanfona prevalece até que tenhamos novo ânimo para recomeçar um novo ciclo.
.
Por isso, a importância de variar o cardápio sempre e substituir alguns alimentos por outros de igual valor nutricional e calórico. Intercalar com dietas desintoxicantes também costuma apresentar um bom resultado. O que não vale é desanimar e perder o pique da dieta. Portanto, muita força de vontade e atividade física, pois recomeçar, concerteza, é muito mais doloroso!
.
Fonte: Blog Comer sem Culpa
Veja também:
Sinal verde para o sanduíche
Farinha da casca do maracujá
Para emagrecer evite os vícios
.Partilhar

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CONSUMO DE ERVAS SERÁ CONTROLADO PELA ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou o uso de drogas vegetais. A resolução RDC 10 foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo a resolução, drogas vegetais são aquelas em que partes secas de folhas, cascas, raízes ou flores de plantas são usadas para aliviar febre, mal-estar e outros sintomas de doenças de baixa gravidade.
.
No modo de utilização, as drogas devem ser maceradas, preparadas em água quente ou por meio de infusão, o que as diferencia de medicamentos fitoterápicos, tecnicamente mais elaborados e geralmente apresentados como comprimidos, cápsulas ou xaropes.
.
A RDC 10 também aborda medidas de segurança. A partir de agora, as empresas vão precisar informar a Anvisa sobre fabricação, importação e comercialização no mínimo de cinco em cinco anos. Os produtos também vão passar por testes de detecção de microrganismos e de controle de qualidade e da identidade.
.
Os locais de produção deverão cumprir normas de fabricação e as embalagens dos produtos deverão conter informações sobre o produtor, número de lote, datas de fabricação e validade, alegações terapêuticas comprovadas com base no uso tradicional, precauções e contraindicações de uso e advertências específicas.
.
Fonte: Terra
Veja também:
Misturar ervas e até chá verde com remédios pode ser perigoso
Chás na alimentação de bebês?
Remédios para emagrecer
.
Partilhar

terça-feira, 25 de maio de 2010

CUIDADO NA HORA DE TROCAR O REFRIGERANTE PELO SUCO

Refrigerantes são calóricos e possuem açúcar. Então, você resolve tomar suco de caixinha é mais saudável... Aí é que você se engana. Algumas coisas precisam ficar claras para quem quer trocar a bebida na hora de se refrescar.
.
Sucos de fruta industrializados, e até mesmo os a base de soja, contém uma quantidade de açúcar, calorias, conservantes e corantes que os tornam praticamente tão inimigos da dieta quanto os refrigerantes. Dê uma olhada no rótulo dos sucos e compare o número de calorias e carboidratos. O mesmo acontece com sucos em pó comuns, pois eles possuem altas doses de corantes, aromatizantes e açúcares.
.
Se a ideia é ingerir líquidos mais saudáveis, a melhor pedida é preparar sucos naturais, com polpa (e casca) de frutas e consumi-los geladinhos e sem açúcar, ou com adoçante. Você pode optar, ainda, por valer-se da boa e velha água e não correr o risco de errar. Calorias todos tem, o que vale é preservar a qualidade do alimento. As versões LIGHT também são ótimas opções e com redução de calorias.
.
Fonte: Blog Entre na Linea
Veja também:
Diet ou light?
Fique de olho nas calorias das bebidas
Refrigerante em excesso pode ser prejudicial aos músculos e coração
.Partilhar

segunda-feira, 24 de maio de 2010

FEIJÃO BRANCO PARA EMAGRECER

Quando se fala em comida brasileira, uma dupla quase que inseparável logo passa pela nossa cabeça: Arroz e feijão. Mas, dependendo da região, o tipo do feijão pode variar. Os cariocas, por exemplo, preferem o feijão preto, enquanto os mineiros comem, diariamente, o grão de cor amarronzada.
.
Porém, o que muitos não sabem é que uma variação deste alimento, ainda pouco consumida no país, pode fazer toda a diferença quando o objetivo é emagrecer. Estamos falando do feijão branco. Com um sabor mais suave, ele possui grande quantidade de proteína, cálcio, ferro e fibras, se comparado aos outros tipos de feijão.
.
E por falar em proteína, é a faseolamina, presente no feijão branco, que auxilia na luta contra a balança. Isso porque ela consegue fazer com que o nosso organismo absorva menos carboidrato do que de fato consumimos. Ou seja, o nutriente presente nos pães, batatas e massas, por exemplo, que fazem com que ganhemos peso, tem sua ação inibida pela faseolamina. Desta maneira, o açúcar não se acumula no sangue e, conseqüentemente, não são formadas as gordurinhas.
.
De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia (EUA), pessoas que consumiram faseolamina durante 30 dias tiveram uma redução de peso de cerca de 4%. A conclusão foi que a substância é capaz de bloquear até 20% do açúcar consumido. Contudo, para conquistar este objetivo, o feijão branco deve ser consumido cru.
.
A melhor maneira é através da farinha deste grão, encontrada em lojas de produtos naturais ou especializadas em suplementos. As cápsulas desta farinha também já estão sendo comercializadas no país. Mas, vale lembrar que milagres não acontecem e, por isso, de nada adianta consumir o feijão se não praticar atividade física, balancear a alimentação e consumir muita água!
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Feijão Azuki
Ferro faz bem para o cérebro das crianças
Chá e café podem diminuir a absorção de ferro
.Partilhar

domingo, 23 de maio de 2010

DOE PALAVRAS

OLHA QUE IDÉIA SENSACIONAL!!!
.
O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte, que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto que se chama 'Doe Palavras'. É fácil, rápido e todos poderão doar um pouquinho.
Acesse o site http://www.doepalavras.com.br/ e escreva uma mensagem de otimismo, curta (como no twitter). Sua mensagem aparecerá no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento.
É muito linda a reação de esperança dos pacientes. Participe, sempre que te sobrar um tempinho. As mensagens são em tempo real e aparecem diariamente no telão do hospital.
.
Veja também:
.
Partilhar

sábado, 22 de maio de 2010

LEITE NA MAMADEIRA X OBESIDADE INFANTIL

Você já sabe que uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são as melhores armas contra a obesidade infantil. Uma nova pesquisa, que será divulgada em junho na Revista Pediatrics, aponta mais uma maneira de combater o excesso de peso: o aleitamento materno, direto do peito, e não na mamadeira.
.
Os pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) analisaram 1.250 bebês durante o primeiro ano de vida. Aqueles que bebiam tanto leite materno quanto fórmulas lácteas na mamadeira nos primeiros seis meses de vida mostraram uma menor “autorregulação” de apetite.
.
Isso significa que os bebês alimentados com mamadeira desde cedo tendem a não conseguir controlar a quantidade de comida suficiente para se sentirem satisfeitos. Esse tipo de comportamento permanece nos anos seguintes, quando eles já conseguem comer sozinhos.
.
“Não está claro por que a amamentação pode encorajar uma melhor autorregulação do apetite das crianças, mas, quando os bebês são amamentados, eles controlam a quantidade de leite que consomem; quando os pais dão mamadeira, eles podem tentar fazer o bebê esvaziá-la todas as vezes. É possível que isso interfira na capacidade inata de o bebê de regular sua ingestão de calorias", afirma Ruowei Li, pesquisadora que participou do estudo.
.
Isso indica que a obesidade pode ser causada não somente pelo tipo de alimento que a criança consome, como também pelo modo que você oferece. Segundo os pesquisadores, os bebês que tiveram mais de dois terços de sua alimentação via mamadeira no início da vida tinham duas vezes mais chances de, mais tarde, esvaziar o recipiente do que aqueles que tiveram menos de um terço de sua alimentação dessa forma.
.

COMO SABER SE ELE ESTÁ SACIADO?
.
A primeira dica que o seu bebê vai dar é empurrar o bico do peito ou da mamadeira com a língua, ou desviar o rosto quando você oferecer mais. Se ele demonstrar sonolência, esse também é um sinal de que já está na hora de parar. Outro indício é a velocidade com que o bebê mama. No começo, ele toma o leite devagar e, conforme se desenvolve, passa a ingerir um maior volume em menos tempo.
.
“Às vezes, os pais ficam preocupados porque o filho está mamando durante pouco tempo. Mas, quando muda o padrão das mamadas, antes de insistir, eles devem ficar atentos para perceber que tipo de mudança aconteceu”, afirma Márcia Regina da Silva, enfermeira chefe do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). De qualquer forma, é recomendável sempre conversar com o pediatra para se certificar de que a quantidade de alimento que o bebê está ingerindo é a adequada. Normalmente, esse volume é indicado segundo idade e tamanho da criança, e varia de caso para caso.
.
A partir dos 6 meses, os pais já podem introduzir na dieta dos bebês, aos poucos, uma alimentação complementar. Nesse caso, é recomendado servir frutas (em pedaços ou como papa), papa com legumes e carne e, claro, o leite materno quantas vezes o bebê quiser (o que costuma acontecer de seis a oito vezes ao longo do dia, nos intervalos entre as outras refeições).
.
Fonte: Revista Crescer
Veja também:
Leite materno: como retirar e armazenar
Primeira papinha e introdução de novos alimentos
Industrializados antes dos 6 meses
.Partilhar

sexta-feira, 21 de maio de 2010

INVERNO E SOPA

A gente costuma pensar que tempo frio é sinônimo de gordurinhas a mais escondidas sob o casaco - afinal, quem não merece um chocolate quente ou um prato mais calórico nesta época do ano?
.
Mas a estação não significa, de forma alguma, a herança de alguns quilos extras. Práticas e saborosas, as sopas são ideais para o clima frio - e para a boa forma: quentinhas, leves e nutritivas.
.
E sopa tem é história! Dizem por aí que ela foi a primeira comida inventada pelo ser humano, lá nos tempos das cavernas, quando as carnes da caça eram cozidas em água. De lá para cá, os caldos só evoluíram, passando a ser cada vez mais incrementados e apetitosos. Reza a lenda que um rei francês, no ápice de sua excentricidade ou gulodice, fez com que dois de seus cozinheiros elaborassem mais de 200 tipos diferentes!
.
A sopa é uma forma muito equilibrada de agregar vários ingredientes em um só prato. Sem contar o paladar, que surpreende a cada receita. Seguindo a fórmula um carboidrato + um legume + uma verdura + uma proteína, o resultado é uma concentração muito boa de minerais, vitaminas e fibras, favorecendo - e muito - a sua saúde.
.
Além de nutritivas, as sopas hidratam e são excelentes opções para a recuperação de gripes e cirurgias. São também opções de desintoxicação e pode até ajudar a reduzir o colesterol. Além de ser de fácil digestão e acelerar o metabolismo, a sopa é um método rápido de emagrecimento e, ao mesmo tempo, também é ótima para quem quer apenas manter a boa forma e a saúde em dia. Tudo é uma questão de escolha e quantidade dos ingredientes.
.
FIQUE DE OLHO NAS DICAS
.
Quem quer perder peso deve procurar consumir sopas com pouca gordura e menos cremosas. As mais aquosas auxiliam no controle da saciedade, mas é preciso tomar cuidado para não misturar ingredientes calóricos: não use, por exemplo, dois carboidratos como a batata e o macarrão na mesma sopa.
.
Coma sempre devagar, para despistar o organismo e matar a fome. O calor da sopa também contribui para a saciedade, sem falar no paladar! E se você é daquelas que não vive sem molhar um pãozinho na sopa, sem problemas! Se ela não tiver nenhum carboidrato, o pão pode fazer a vez do nutriente. Mas contente-se com uma fatia integral!
.
O segredo de uma boa sopa está na escolha dos ingredientes e na combinação entre eles, que vai enriquecer o caldo. Use e abuse da criatividade para equilibrar a cor e textura da sua sopa! O ideal é apostar nas sopas caseiras. Muitas sopas industrializadas, em saquinho, contêm sal em excesso, bem como gordura, aditivos e conservantes. Mas se você optar por ela, incremente com carne, cubos de peito de peru, frango desfiado e, para engrossar, grãos (feijão, ervilha, grão de bico etc).
.
Numa sopa também é muito interessante usar ervas e aproveitar os talos e folhas que iriam direto para o lixo. Portanto, para dar um toque especial: salsão, alho poró, salsinha, tomilho, cebolinha, sálvia, talo e folha de brócolis, etc. Especiarias como curry, gengibre e pimenta, também são ótimas para aguçar o paladar. E, se quiser, não se esqueça também de um bom vinho tinto. A combinação é perfeita para um inverno delicioso!
.
Confira a matéria completa no site: Bem Leve
Veja também:
Partilhar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PRÊMIO TOP BLOG 2010

O Alimentarium foi indicado e está concorrendo ao prêmio Top Blog 2010! Participe da votação clicando na imagem acima ou no selo ao lado direito da página!
.
Partilhar

quarta-feira, 19 de maio de 2010

QUEIJO RICO EM PROBIÓTICOS PODE PREVENIR INFECÇÕES E DOENÇAS NOS IDOSOS

Um queijo especial desenvolvido por pesquisadores finlandeses, contendo bactérias probióticas, pode ajudar os idosos a combater infecções e doenças, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Immunology & Medical Microbiology.
.
De acordo com especialistas da Universidade de Turku, esse tipo de bactéria ajuda a regular o trato gastrointestinal - principal entrada de bactérias na corrente sanguínea e onde 70% das células imunoglobulinas são criadas - e afeta o sistema imunológico. E isso pode ser importante no combate a deterioração do sistema imunológico associado ao envelhecimento e que precede doenças infecciosas, inflamações crônicas e cânceres.
.
A pesquisa avaliou o sangue de idosos com mais de 70 anos que moravam em um asilo finlandês - a alguns foi dada uma fatia de queijo especial por quatro semanas no café da manhã, enquanto outros comeram uma fatia de queijo normal todos as manhãs durante o estudo. E os resultados “demonstraram que a ingestão regular de queijo probiótico pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e que incluí-lo em uma dieta regular pode ajudar a melhorar as respostas imunes dos idosos a desafios externos”.
.
Os benefícios estão nas bactérias probióticas empregadas hoje, principalmente em leites fermentados e em alguns iogurtes, atuam no balanço da microflora intestinal perturbada e nas disfunções do trato intestinal.
.
Fonte: Portal Nutrição em Foco
Saiba mais sobre probióticos e prebióticos
.
Veja também:
Kefir: grãos que esbanjam saúde
Batata Yacon: conheça melhor sobre esse fantástico alimento
Intestino preso?
.Partilhar

terça-feira, 18 de maio de 2010

CAFEÍNA AJUDA A ESTABILIZAR O HUMOR

Cientistas da Universidade de Coimbra iniciaram, com sucesso, uma nova linha de investigação centrada nas doenças do humor. Na sequência dos seus estudos com café para tratamento de doenças do cérebro, entre elas a depressão e a doença de Alzheimer.
.
Vários estudos epidemiológicos e em modelos animais evidenciaram que a ingestão de doses moderadas e continuadas de café diminuía a incidência da doença de Alzheimer. Num artigo publicado pela agência Lusa, o líder da investigação, Rodrigo Cunha, da Faculdade de Medicina de Coimbra, explicou que, a partir desse conceito, a equipe decidiu, há um ano e meio, ampliar a investigação “para uma área que em larga medida está desprovida de terapêutica eficaz, que são situações de modificação de humor, nomeadamente a depressão”.
.
A equipe acabou agora um estudo do primeiro modelo animal em que foi constatado, com surpresa, que os animais em depressão – por imposição de situações de stress crônico e repetido – que consumiam cafeína pareciam tolerar de modo muito mais eficaz as modificações de humor. Os investigadores pensam ter descoberto o alvo molecular onde atua a cafeína: o receptor A2A para a adenosina. Mais estudos são necessários.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Benefícios do café para a saúde da mulher
Chá e café podem diminuir a absorção de ferro
Alimentos para melhorar o humor
Melhore o seu humor escolhendo os alimentos certos
.Partilhar

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A MAIONESE

Toda criança ama. Não come salada: põe maionese que vai. Não come legume, idem. Mas esse molho quase mágico requer alguns cuidados. Ao contrário de muitos alimentos, a versão caseira não é a mais recomendada.
.
A maionese feita em casa não é rigorosamente controlada, como a industrializada, e pode ter altos teores de gordura. Outro perigo é a bactéria Salmonela, por causa dos ovos crus que fazem parte da receita e que causam infecções graves.
.
O lado bom é que a maionese industrializada tem óleos ricos em ômega-3, que conferem proteção indireta ao sistema cardiovascular, diminuindo os níveis de colesterol e triglicérides. Como se trata de um alimento muito calórico, prefira as versões light.
.
É recomendável a partir dos 10 anos de idade, aproximadamente, pois crianças menores devem ser acostumadas a consumir alimentos menos gordurosos. As porções devem ser menores que uma colher de sopa, nos legumes e verduras, ao invés dos pães, que engordam mais. Ela é bastante calórica; por isso, use com cautela.
.
VEJA ALGUNS MITOS E VERDADES
.
* Industrializada e caseira: Os ingredientes que compõe a maionese são basicamente: óleo, ovo, água, suco de limão e vinagre. O processo de fabricação na maionese industrializada utiliza pressão para atingir a consistência desejada. Esse processo auxilia a diminuição de gorduras nocivas, como trans e saturada. A maionese caseira não é mais tão recomendada ao consumo, já que a quantidade necessária de óleo e ovos é bem maior.
.
* Valor calórico: Hoje em dia estão disponíveis no mercado produtos com 0% de gordura, que têm menor valor calórico. É recomendado que seja feita uma comparação dos rótulos, para ter certeza de qual tipo de produto está sendo adquirido. Alguns tipos têm até menos gordura do que o requeijão e a margarina.
.
* Cuidados: Se você quiser fazer sua receita caseira de maionese, é necessário muito cuidado com a qualidade dos produtos. A salmonela é um tipo de bactéria que pode contaminar todos os tipos de carnes e ovos, mas pode ser evitada com o cozimento correto. Como a receita usa ovos crus, todo precaução é necessária. A validade da maionese caseira não passa de dois, três dias. Já a maionese industrializada, não há o risco de contaminação por salmonela. Mas é preciso ficar atento com o prazo de validade e prestar atenção, pois depois de aberta o prazo é de 30 dias.
.
* Maionese no cardápio: Então se o seu filho gosta de comer legumes com maionese, não há problema algum, mas fique atento a freqüência e a quantidade em que está consumindo, ou seja, não vale comer meio pote de maionese, ou consumir todos os dias. Como todos os outros nutrientes, é muito importante alternar seu consumo com outras coisas, como o queijo tipo polenguinho, que as crianças adoram!
.
Fonte: Revista Pais e Filhos
Veja também:
A volta triunfal do ovo
Manteiga ou margarina?
Queijo para que te quero
.Partilhar

domingo, 16 de maio de 2010

ALIMENTOS COM ALTO ÍNDICE GLICÊMICO PODEM CAUSAR DANOS AO ORGANISMO

Desde 1970 os americanos reduziram a porcentagem de calorias provenientes de gorduras saturadas, mas os índices de obesidade durante este período mais do que dobraram. Os índices de diabetes triplicaram e as doenças cardíacas ainda são a maior causa de morte na população.
.
Pesquisas recentes sugerem que os carboidratos processados, os quais muitas pessoas comem hoje em dia no lugar das gorduras saturadas, podem aumentar o risco de obesidade, diabetes e de doenças cardíacas mais do que a ingestão de gorduras saturadas.
.
Meir Stampfer é professor de nutrição e epidemiologia da Harvard School of Public Health e um dos autores de um estudo publicado no New England Journal of Medicine que acompanhou 322 obesos por dois anos, quando eles adotaram uma das três dietas: dieta de baixo consumo de gorduras; dieta Mediterrânea - dieta de restrição calórica rica em vegetais e pobre em carnes vermelhas; dieta com baixo consumo de carboidratos, sem restrição calórica.
.
Embora os que fizeram a dieta com baixo consumo de carboidratos tenham comido mais gorduras saturadas, eles terminaram o estudo com os níveis mais saudáveis de HDL e LDL colesterol e perderam duas vezes mais peso do que os que ingeriram pouca gordura saturada. Outro estudo avaliou 65 mil mulheres e observou que as que ingeriram carboidratos mais rapidamente absorvidos - os quais têm alto índice glicêmico - tinham uma probabilidade 47% maior de adquirir diabetes mellitus tipo 2 do que aquelas que ingeriram alimentos de índices glicêmicos baixos (a quantidade de gordura ingerida não afetou o risco de diabetes).
.
Ninguém está dizendo que as pessoas devem começar a ingerir gorduras saturadas em qualquer quantidade. O que está sendo mostrado é que substituir gorduras saturadas por carboidratos de alto índice glicêmico além de não trazer benefícios, pode, pelo contrário, causar danos ao organismo. O segredo é MODERAÇÃO! O consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico (alimentos integrais) são mais saudáveis e proporcionam benefícios ao organismo.
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja também:
Dieta sem glúten, emagrece?
Dieta das proteínas
Dieta ortomolecular
Os benefícios da dieta mediterrânea
.Partilhar

sexta-feira, 14 de maio de 2010

PISTACHE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Boas notícias para os fãs de pistache! De acordo com uma nova pesquisa divulgada na Conferência de Biologia Experimental em São Diego, Califórnia, o pistache mostrou - mais uma vez - ter um impacto positivo na saúde cardiovascular já que reduz a inflamação do organismo. O pistache contém muitos nutrientes importantes.
.
A pesquisa desenvolvida na Universidade de Penn State envolveu 28 indivíduos com idades entre 30 a 70 anos, com os níveis de colesterol moderadamente elevados. Durante quatro semanas foram testadas 3 dietas: uma sem pistache e duas com níveis variados da oleaginosa. As três dietas forneciam a mesma quantidade de gordura saturada e colesterol, porém diferentes quantidades de gordura monoinsaturada, em decorrência da presença do pistache.
.
Ao final do estudo as células dos participantes foram isoladas e marcadores de inflamação foram medidos. As dietas que continham pistache conseguiram diminuir os níveis de LDL-c (o colesterol "ruim") e reduziram a inflamação celular.
.
Outro estudo sobre o pistache foi conduzido na Universidade de Toronto, no Canadá, com relação ao controle do diabetes. O estudo "Glycemic Response of Pistachios - A Dose Response Study and Effect of Pistachios Consumed with Different Common Carbohydrate Foods on Postprandial Glycemia," liderado pelos doutores Cyril Kendall e David Jenkins, mostrou que o consumo de pistache associado a alimentos ricos em carboidratos, é capaz de diminuir a absorção destes, resultando em menor concentração de açúcar no sangue. Em geral, alimentos que não elevam tanto a quantidade de açúcar sanguíneo são geralmente considerados mais saudáveis. Este estudo foi o primeiro a determinar o efeito dos pistaches em combinação com os carboidratos no controle do diabetes.
.
Fonte: Blog Dicas da Nutricionista
Veja também:
.
Partilhar

quinta-feira, 13 de maio de 2010

AÇAÍ MAL LAVADO, MESMO CONGELADO, PODE TRANSMITIR CHAGAS

O protozoário causador da doença de Chagas sobrevive na polpa do açaí mal higienizado, mesmo que o produto seja congelado a -20°C. Somente a correta pasteurização - tratamento térmico que envolve aquecimento e rápido resfriamento -, que ainda não é obrigatória no Brasil, consegue eliminar o microrganismo, concluiu uma pesquisa inédita liderada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
.
Higienizar corretamente os frutos ainda é o método mais importante de prevenção, destacam os autores do trabalho, realizado via convênio com o Ministério da Saúde. Surtos de transmissão da doença aguda transmitida por meio de alimentos, acentuados a partir da metade da década passada no Norte do País, incentivaram a realização da pesquisa.
.O açaí industrializado, consumido nas grandes cidades, passa em teoria pelos processos, dizem os cientistas, e deve ser registrado no Ministério da Agricultura. A pasta informou que, apesar de a legislação nacional ainda não exigir a pasteurização, visitas de fiscais às fábricas têm demonstrado que a maioria das empresas possui máquinas para realizá-la, em razão de exigência do mercado externo. Por causa disso, informou ainda o ministério, o órgão “avalia a possibilidade de desenvolver estudos sobre metodologias de pasteurização” para a polpa de açaí. A pasteurização já defendida pelo Ministério da Saúde como método anti contaminação de alimentos in natura.
.
Em nota, a Saúde destacou que o congelamento não é medida preventiva e que o resultado do estudo é preliminar. Disse também aguardar resultados sobre testes com temperaturas mais baixas. Por fim, destacou que todos os casos de doença de Chagas por transmissão oral já registrados tiveram origem no consumo do alimento preparado artesanalmente e que até o momento não houve associação com polpas de açaí industrializado. A reportagem não conseguiu localizar representantes dos produtores de açaí.
.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
Veja também:
Higienize frutas e hortaliças corretamente
Açaí
Para as frutas amadurecerem mais rápido
.Partilhar

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PIRÂMIDE ALIMENTAR

A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. Ela foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e desde então é uma das ferramentas de educação nutricional mais utilizada na prática clínica.
.
Recentemente ela sofreu algumas mudanças baseadas em pesquisas científicas e foi reestruturada com base no princípio da alimentação saudável. A nova pirâmide foi desenvolvida para orientar consumidores a fazer escolhas alimentares saudáveis e serem ativos todos os dias, além de incentivar uma alimentação mais rica em nutrientes funcionais (com funções benéficas à saúde).
.
O grupo dos carboidratos inclui pães, cereais, farinhas, biscoitos integrais, arroz e massas. São os chamados alimentos energéticos, ricos em carboidratos complexos, cuja absorção é mais lenta que a do açúcar simples. A nova pirâmide reforça a importância dos cereais integrais, ricos em fibras, deixando pães, cereais, arroz e massas integrais na base e pão branco, arroz branco, batatas, massas comuns e farinhas refinadas no ápice, emparelhados com os doces que devem ser consumidos com moderação.
.
Os vegetais (verduras e legumes) e as frutas são alimentos reguladores, sendo fontes de vitaminas, minerais e fibras e seu consumo diário é importante para o bom funcionamento do organismo. Esses alimentos possuem, em sua composição, os fitoesteróis e antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) e neutralizam os radicais livres diminuindo o envelhecimento das células.
.
Os alimentos construtores são requeridos pelo organismo em menor proporção, mas não em menor importância, são aqueles ricos em proteínas. As proteínas podem ser animais (carnes, ovos, peixes e aves), vegetais (feijões, soja, leguminosas em geral) e ainda proteínas animais ricas em cálcio (leite, queijo, iogurte). Na nova pirâmide houve desmembramento de mais um setor dos construtores. As carnes brancas de frango e peixe juntaram-se aos ovos como incentivo a escolha, na parte mais baixa da pirâmide. As carnes vermelhas foram para o topo indicando consumo moderado juntamente com a manteiga, por serem alimentos ricos em gorduras saturadas.
.
Óleos vegetais de boa qualidade como azeite de oliva, óleo de canola, milho, girassol e soja ganharam espaço na base da pirâmide por serem ricos em gorduras polinsaturadas, monoinsaturadas e os chamados ômegas que ajudam o sistema cardiovascular e o controle dos lipídeos sanguíneos. Em outras palavras, a nova pirâmide salienta que nem todos os carboidratos são bons e nem todas as gorduras são más.
.
Há um degrau exclusivo para as oleaginosas e leguminosas (castanhas, nozes, amêndoas, feijões e soja), que são fontes de proteínas vegetais, gorduras insaturadas (ômega 3), selênio, vitaminas antioxidantes, e fibras. Houve também a inclusão de 1 dose de vinho tinto (100 ml). O consumo moderado de etanol produz efeito cardioprotetor, principalmente pelo aumento nos níveis de HDL (bom colesterol). O vinho tinto, além de conter etanol, é rico em polifenóis ou compostos fenólicos, que estão presentes nas cascas e nas sementes das uvas vermelhas e comprovadamente possuem atividade antioxidante.
.
A alimentação é um dos prazeres da vida podendo frequentemente manifestar emoções e sentimentos. Por isso, ela deve conviver com os hábitos individuais. Alimentação saudável é associar o prazer com o cuidado em um planejamento para refeições mais saudáveis, gostosas e nutritivas. Vá em frente!
.
Veja a matéria completa no site: CDBH
Veja também:
Com casca e tudo
Alimente seu sistema imunológico
As cores dos alimentos
.
Partilhar

terça-feira, 11 de maio de 2010

COMO CONSUMIR EMBUTIDOS SEM PREJUDICAR O CORAÇÃO?

Embutidos são produtos feitos com carnes de diversos tipos, temperadas e acondicionadas em membranas resistentes ou tripas. Os tipos mais comuns são a mortadela, a linguiça, a salsicha, o salsichão e o salame.
.
São produtos que fazem parte da alimentação de grande parte da população que refere consumi-los por serem saborosos, práticos e de fácil preparo. O que muitas pessoas não sabem é que estes produtos são fontes de gordura, principalmente a saturada, além do colesterol, ambos prejudiciais ao coração quando consumidos demasiadamente.
.
Segundo a nutricionista Maria de Fátima Silva Ferreira, os embutidos em sua grande maioria possuem o dobro, ou mais, de gordura saturada quando comparados às carnes in natura. Carnes não processadas e não industrializadas são mais saudáveis para a saúde em geral, pois não possuem aditivos e conservantes.
.
No caso dos embutidos, além dos teores de gordura, eles apresentam grande quantidade de sódio necessária para sua conservação. Esta alta quantidade de sódio é um risco a mais para o coração, pois favorece o desenvolvimento da hipertensão arterial. Em uma alimentação saudável, o consumo de embutidos e de receitas que o contenham como ingrediente principal, deve limitar-se a 1 vez por semana, diz a nutricionista. Já na presença de alterações lipídicas, como o excesso de colesterol no sangue, o melhor é restringir totalmente os embutidos tradicionais e, no caso dos produtos à base de aves, utilizá-los apenas 1 vez por quinzena.
.
Fonte: Nutrycionista
Veja também:
Principal causador da hipertensão: sal é vilão da dieta
Macarrão instantâneo faz mal à saúde
Cuidado com o sal na alimentação das crianças
.Partilhar

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O BOM SENSO QUE DOMINA A GULA

Segundo o dicionário Aurélio, a gula é definida como sendo o apego excessivo a boas iguarias, ou ainda excesso na comida e na bebida. Comer nunca foi e nem é um pecado, mas a glutonaria ou mais conhecida como gula, sim!
.
Na verdade, para situações de insatisfação, como a solidão e a depressão, tendemos a buscar comida. Com isso cria-se um 'ciclo vicioso', ou seja, quanto maior a insatisfação pessoal, maior a ingestão de alimento. Mais, perde-se o controle e ainda tem-se o ganho de peso, que vem para piorar tudo. A frustração então faz-se presente, juntamente com a ansiedade e a culpa.
.
A gula então pode ser considerada como sendo um comportamento excessivo, mas que também manifesta-se em outros planos, emocional, sexual, social e financeiro, entre outros. Podemos ver a gula como um importante sinalizador do estado pessoal do indivíduo. Como ele está vivendo e o que precisa ser mudado em sua vida. Resumindo, a gula é uma forma de insatisfação total ou parcial consigo mesmo e a tentativa de encontrar no alimento um remédio para a angústia e para a ansiedade.
.
Na Roma Antiga, a prática da gula já era uma constante. Os romanos caracterizavam-se como festivos e freqüentavam até mesmo mais de uma festa por dia. Não comer com fartura era uma ofensa ao anfitrião. Já no Renascimento, comer muito significava uma idolatria que por sua vez afastava as pessoas de Deus.
.
VENCENDO OS PECADOS, VEJA AS DICAS
.
A água pode ser uma grande aliada, afinal o nosso cérebro, muitas vezes entende a falta de hidratação como sendo fome. Manter-se hidratado é sinônimo de equilíbrio no desejo de comer.

As fibras são sempre bem vindas, por meio dos vegetais. Legumes, frutas e alimentos integrais ajudam na saciedade, de maneira nutritiva.

Não reprima a sua vontade de comer. Não é uma boa idéia passar vontade. É melhor comer um alimento de desejo com moderação do que ficar com vontade e insatisfação.

Nunca fique muito tempo sem alimentar-se ou em jejum. Isso poderá desencadear hipoglicemia e então a compulsão alimentar ficará ainda mais difícil de ser controlada.

Coma utilizando todos os sentidos, quando fazemos isso, valorizamos o alimento e assim deixamos a degustação cheia de prazer.

Na dúvida se está com fome ou não, desvie o foco da comida. Faça então algo prazeroso que não seja comer.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Importância de fracionar as refeições
Esporte é calmante natural
Ingerir mais água facilita perda de peso em mulheres
.
Partilhar

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ALERGIA AO LEITE DE VACA

HOJE É O DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DA ALERGIA!
.
A sugestão de postagem, muito bem vinda, foi enviada pela leitora *Ana Flávia Lacchia* - funcionária da Ketchum, agência que está assessorando a SUPPORT, divisão de nutrição médica da DANONE -, com o intuito de divulgar melhor a alergia à proteína do leite de vaca, um mal que acomete bebês e recém-nascidos e, na maioria das vezes, confundido com intolerância à lactose.
.
Alergia alimentar é a reação adversa (despropositada, inesperada, anormal) do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) às proteínas dos alimentos. A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo como um todo. Estima-se que 6% das crianças menores de três anos e 3,5% dos adultos apresentam algum tipo de alergia alimentar.
.
Os oito alimentos mais alergênicos são: leite de vaca, soja, ovo, trigo, peixe, frutos do mar, amendoim e castanhas. Para os bebês que não têm leite materno disponível, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é a mais complicada de ser tratada, visto que o leite é o principal alimento nesta fase da vida, tendo um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da criança. Na APLV o organismo da criança não reconhece uma ou mais proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) e reage a elas.
.
A APLV é difícil de ser diagnosticada e, mesmo que o paciente possua um dos sintomas citados, não necessariamente a causa será a alergia alimentar. Há outras doenças cujos sintomas são parecidos e podem confundir com APLV, como por exemplo: refluxo, dermatite atópica e cólicas.
.
Em casos de bebês com suspeita de APLV, recomenda-se a continuidade do aleitamento materno e que a própria mãe faça a dieta de exclusão. Neste caso, como a mãe retira da sua alimentação todos os alimentos que contêm leite, e o leite é uma importante fonte de cálcio, é importante que a mãe utilize um suplemento de cálcio. Caso a mãe não esteja amamentando, recomenda-se a substituição do leite materno por fórmulas ou dietas especializadas à base de proteínas extensamente hidrolisadas (contêm peptídeos) ou à base de aminoácidos.
.
O tratamento da APLV consiste na realização da dieta de exclusão por no mínimo 6 meses. O sucesso do tratamento das alergias alimentares depende do adequado seguimento da dieta. Quase sempre a APLV tem cura! Grande parte dos pacientes desenvolve tolerância ao alimento após 2 anos de idade. Para verificar se houve este desenvolvimento de tolerância, novos testes orais deverão ser realizados a cada 6 a 12 meses. Portanto, seja paciente, apesar da dieta de exclusão ser muito difícil, ela poderá garantir a cura da doença e uma vida futura sem restrições alimentares.
.
Veja mais sobre o assunto no site: Alergia à Proteína do Leite de Vaca
Veja também:
Alergia alimentar
Intolerância à lactose
Sem glúten
Intolerância à frutose
.
Partilhar

quinta-feira, 6 de maio de 2010

QUAIS ALIMENTOS NÃO APROPRIADOS PARA CONGELAMENTO?

Congelar alimentos vem se tornando um hábito comum em decorrência da correria do dia-a-dia. Muitas pessoas se beneficiam desta técnica a fim de ter mais praticidade na hora do preparo ou para não haver deterioração, já que o congelamento impede a multiplicação bacteriana. Porém, certos alimentos não são apropriados para o congelamento pois podem perder a textura, sabor e, até mesmo, a qualidade nutricional.
.
.
VEJA OS ALIMENTOS NÃO APROPRIADOS PARA CONGELAMENTO:
.
- MAIONESE: porque o óleo se separa dos demais ingredientes.
- GELATINA PRONTA: cristaliza.
- BATATAS COZIDAS: perdem sabor e têm a textura modificada.
- OVOS: tanto os ovos cozidos ou crus, a casca se rompe e a gema fica granulada.
- GEMA: a gema pura crua fica cheia de grânulos.
- VEGETAIS: os vegetais que serão usados crus perdem a textura original.
- BOLOS E PUDINS: quando a base é de amido a água se separa e o sabor se modifica.
- ALIMENTOS INTEGRAIS: tanto as barras de cereais quanto os cereais integrais devem ser mantidos em local fresco e seco, pois são produtos com baixa umidade e, dependendo das condições em que são armazenados, podem absorver água, o que faz com que percam a textura ficando moles e murchos.
Partilhar

quarta-feira, 5 de maio de 2010

OS AMIGOS SAIS MINERAIS

Sendo as proteínas, carboidratos e lipídeos denominados macronutrientes, as vitaminas e minerais por sua vez são considerados micronutrientes, esta diferença se dá de acordo com o tamanho das partículas/moléculas, macro = grande e micro = pequena. É importante salientar que ambas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Cada um desempenhando o seu papel.
.
Os sais minerais também conhecidos somente como minerais podem ser definidos como: "Substâncias de origem inorgânica, que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes, também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sangüíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.”
.
Assim como as vitaminas não podem ser sintetizados pelo organismo e por isso, devem ser obtidos através da alimentação. Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal. Como componentes dos alimentos, os minerais participam do sabor, ativam ou inibem as enzimas e outras reações que influem na textura dos alimentos. Dentre os minerais existe outra subdivisão, os macrominerais (necessidade diária: 100 mg ou mais) são eles: cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre, já os microminerais (necessidade pequena diária – miligramas ou microgramas) que são: ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo.
.
Há ainda outros minerais que são tóxicos, assim como o chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio, bário, estrôncio, alumínio, lítio, berílio e rubídio. É importante dizer que o excesso na ingestão de um mineral pode acarretar prejuízos na absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afetada por suplementação de ferro, enquanto a ingestão em excesso de zinco pode reduzir a absorção de cobre.
.
Você pode estar pensando agora no quanto é complicado digamos que “acertar” qual a melhor forma de obter os benefícios e saúde que vem dos minerais, mas não é difícil! O hábito alimentar saudável, portanto, com uma alimentação balanceada e diversificada em todos os tipos de alimentos, normalmente é suficiente para suprir as necessidades nutricionais de minerais.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Ferro faz bem para o cérebro das crianças
Cenoura cozida inteira é mais nutritiva
A escolha pelo vegetarianismo
.
Partilhar

terça-feira, 4 de maio de 2010

PRINCIPAL CAUSADOR DA HIPERTENSÃO: SAL É VILÃO DA DIETA

Depois da guerra travada contra o tabaco e o açúcar, as autoridades de saúde agora miram suas armas para outro vilão da dieta: o sal. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009.
.
O levantamento, que entrevistou 54 mil adultos, concluiu que, apesar de terem aumentado em todas as faixas etárias, os casos de hipertensão cresceram sobretudo entre os idosos - 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais apresentam o problema. Em 2006, esse porcentual era de 57,8%.
Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sal e a hipertensão arterial, um dos grandes males de saúde pública no mundo.
.
De acordo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, um brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. Em geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido no alimento industrializado, as pessoas não dispensam o saleiro durante as refeições. O consumo de sal tornou-se um assunto de saúde pública.
.
A batalha das autoridades contra o uso exagerado de sal esbarra, no entanto, nos argumentos de boa parte da indústria alimentícia. A redução do sal interfere diretamente no sabor dos produtos industrializados, mas não é só. "Ele também é um dos principais conservantes dos alimentos", explica Luiz Aparecido Bortolotto, cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão. "Enquanto essa mudança não ocorre na indústria, é preciso concientizar a população a reduzir o sal na alimentação diária. Tirar o saleiro da mesa, usar ervas e outros temperos como alternativa.”
.
INIMIGO DA SAÚDE
.
O problema do consumo excessivo de sal é que ele provoca retenção de sódio e água nos rins, o que aumenta o volume de sangue em circulação. Com uma quantidade maior de sangue nas paredes das artérias, a pressão arterial fica mais alta. O levantamento divulgado hoje mostra que a doença não é ocorre apenas entre os idosos. Entre a população até 34 anos, 14% dos entrevistados apresentam pressão alta. E a proporção de hipertensos é maior entre mulheres (27,2%) do que entre homens (21,2%).
.
A hipertensão é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Por isso, é importante conferir a pressão pelo menos uma vez por ano. Uma Pressão considerada normal para adultos é aquela igual ou inferior a 12 por 8. Para substituir o sal, utilize alho, orégano, salsa, majericão, cebola, pimenta e outras ervas e especiarias.
.
Veja a matéria completa na Revista Veja
Veja também:
Sal em excesso
Cuidado com o sal na alimentação das crianças
Insuficiência renal e alimentação
Especiarias podem ajudar no combate a obesidade
.
Partilhar

segunda-feira, 3 de maio de 2010

AÇÚCAR TAMBÉM PODE ELEVAR COLESTEROL

Um estudo publicado no Journal of American Medical Association sugere que, assim como uma dieta rica em gordura pode aumentar seus níveis de triglicerídeos e colesterol, a ingestão de açúcar também pode afetar as taxas de lipídios. Para a realização do estudo, foram analisados os níveis de lipídios no sangue em mais de seis mil homens e mulheres adultos.
.
Os participantes do estudo foram divididos em cinco grupos de acordo com a quantidade de açúcar e adoçantes calóricos que consumiam diariamente. Os pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam mais açúcar tinham maior propensão de ter uma doença cardiovascular. Esse é o primeiro estudo do tipo para examinar a associação entre o consumo de açúcares adicionados e as medidas de lipídios, triglicérides e colesterol.
.
Os cientistas não sabem ao certo que processo está envolvido nessa ligação do açúcar com o colesterol, pois até hoje, o que se sabia era a associação entre o consumo de açúcar e o diabetes. Nos Estados Unidos, o consumo total de açúcar aumentou substancialmente nas últimas décadas, em grande parte devido a um aumento da ingestão de alimentos processados ou preparados para aumentar a o sabor desses alimentos. No estudo, o grupo de maior consumo ingeria uma média de 46 colheres de chá de açúcares "escondidos" nos alimentos por dia. O grupo de menor consumo ingeria uma média de apenas cerca de três colheres de chá por dia.
.
Fonte: Uol
Veja também:
Colesterol ou triglicérides: Qual pesa mais na sua saúde?
Colesterol em crianças: Inimigo silencioso
Sem açúcar, mas com muito sabor
.Partilhar

domingo, 2 de maio de 2010

ATIVIDADE FÍSICA PREVINE A INSÔNIA

Quer dormir bem? Então, mexa-se. Esta é a recomendação de especialistas em sono: atividades físicas regulares levam o indivíduo a fazer as pazes com o travesseiro. E, em muitos casos, o exercício pode reduzir ou até eliminar a necessidade de tomar remédios para dormir.
.
"O ideal é praticar uma atividade física quatro vezes por semana, por pelo menos 40 minutos. E a intensidade do exercício vai depender do condicionamento físico da pessoa. Para quem é sedentário, começar pela caminhada já vai trazer uma boa melhora", diz a neurologista Andrea Bacelar, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono. Segundo a especialista, o ideal é fazer estas atividades físicas pela parte da manhã.
.
Se a pessoa só tiver disponibilidade no fim da tarde ou à noite, o indicado é evitar fazer o exercício quatro horas antes de dormir. A atividade física libera hormônios como a endorfina, que relaxa. Mas também libera a adrenalina, daí o alerta para evitar se exercitar antes de dormir. Além disso, praticar a atividade de manhã faz com que o organismo funcione melhor, proporcionando um bem-estar físico e mental.
.
Isto acaba se refletindo na qualidade do sono. "Quem pratica esportes ou atividades físicas regulares tem um tempo total de sono maior e também uma maior quantidade de sono profundo, que é fundamental para o cérebro processar novas informações", diz. O exercício ajuda a dormir, e vice-versa, num círculo virtuoso. Dormir bem, dá mais vigor ao organismo para praticar atividades físicas, pois libera o hormônio do crescimento, até mesmo na idade adulta. "No adulto, este hormônio recupera a musculatura e ajuda a reduzir riscos de osteoporose", diz a neurologista. Por outro lado, dormir mal tem consequência a curto e a longo prazo. A curto prazo, causa irritabilidade, cansaço, déficit de atenção. A longo prazo, baixa a imunidade, antecipando doenças degenerativas, como hipertensão e diabetes.
.
Metade dos adultos brasileiros tem queixas em relação à qualidade do sono: ou não tem tempo para dormir, por causa dos afazeres do cotidiano; ou demoram a pegar no sono; ou dormem tão mal que acabam passando dia cansados, segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia, de 2009. Isto sem falar na insônia propriamente dita, um mal que atinge 20% da população mundial, de acordo com estudo da Sleep Foudation, dos EUA. "O quadro de insônia crônica se configura partir de um mês sem conseguir dormir direito. Então, é a hora de procurar um médico" diz a neurologista.
.
Fonte: Terra
Veja também:
Prevenir a osteoporose é o melhor remédio
Caminhada reduz níveis de pressão arterial
Cãimbra ou cãibra? Não importa!
.Partilhar

sábado, 1 de maio de 2010

ALIMENTOS PARA MELHORAR O HUMOR

Novas pesquisas mostram que alguns alimentos são capazes de deixar a gente mais feliz . Veja as sugestões para melhorar o humor de todo mundo, inclusive o das crianças:
.
Grão-de-bico: libera serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor. Prepare uma salada com os grãos e folhas verdes escuras.
.
Peixes: ricos em vitamina B12. A falta dela está associada à depressão em adultos. Faça no forno com molho de ervas.
.
Semente de abóbora: rica em potássio, que contribui para evitar a fadiga – quanto menos cansaço, mais ânimo. É ainda fonte de magnésio, que estimula a produção de células cerebrais. Pode ser consumida como petisco.
.
Fonte: Revista Crescer
Veja também:
Alimentos que ajudam seu corpo e sua mente descansar
Sobremesas que salvam a sua dieta
Melhore o seu humor escolhendo os alimentos certos
.
Partilhar