quarta-feira, 29 de setembro de 2010

GORDURA DO PORCO SE CONCENTRA NA PELE

Aproximadamente 70% da área gordurosa do suíno está localizada debaixo da pele (toucinho) e apenas 30% no restante do corpo. Sem a pele, a carne de porco apresenta baixos teores de gordura. No interior dos músculos, a quantidade encontrada de gordura é igual à da carne de frango, por exemplo.
.
A carne suína contém 65% de gordura do tipo insaturada, ou seja, aquela que beneficia o colesterol no sangue, enquanto que o restante, 35%, é saturada, a que estimula e aumenta a produção do colesterol "ruim".
.
A carne suína é excelente fonte de vitaminas do complexo B, como a tiamina, riboflavina ,B-6 e B-12, e de cálcio, fósforo, zinco, ferro e potássio, mineral que ajuda na redução dos níveis de sódio, que retém água no corpo em pessoas com pressão alta.
.
Das cerca de 1.800 calorias que um indivíduo consome diariamente, em média, 30% (540 cal ou 60g) são de gordura (lipídios). Por isso, àqueles que abominam a simples menção da palavra "gordura" tomem nota porque ela é vital para o funcionamento do nosso organismo. Vale lembrar que o porco, o boi, as aves, a ovelha, por exemplo, têm altos índices de gordura saturada, que podem elevar o nível do colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas. Na hora de comer, portanto, escolha alimentos que contenham gorduras insaturadas, que são encontradas nos vegetais e na carne de peixe.
.
A função da gordura é a de "carregar" as vitaminas para as diversas partes do corpo, auxiliar no funcionamento do intestino e do fígado, e suprir, com o menor volume possível de comida, as necessidades de energia do corpo. Sem a ingestão das gorduras por um longo período de tempo, os danos podem ocorrer no cérebro, provocando danos ao desenvolvimento intelectual.
.
Fonte: Folha Uol
Veja mais...
Comer carne de porco é seguro
Novo estudo diz que carne é vilã das dietas
O mapa do boi

.Partilhar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BENEFÍCIOS DA CARNE DE SOJA

Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína. Mais um ponto para a soja!
.
"A vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no baixo conteúdo de gorduras do alimento, pois a gordura presente é predominantemente poliinsaturada; na ausência de colesterol, que só está presente em alimentos de origem animal; no alto teor de fibras e no excelente conteúdo de proteínas. A única desvantagem fica por conta do baixo teor de vitamina B12 e ferro, que são encontrados em abundância nas carnes vermelhas", explica a nutricionista Thaís Seabra.
.
Além da carne e do leite de vaca, a soja também pode substituir outros alimentos. "O grão pode ser usado como alternativa ao feijão, em saladas ou ainda torrado, para ser servido como aperitivo", sugere Flávia Morais. Segundo ela, existe uma quantidade mínima de soja consumida para que se possam notar os efeitos sobre a saúde: 100g, no mínimo três vezes na semana.
.
SOJA TRANSGÊNICA X SOJA ORGÂNICA
.
O cultivo comercial de transgênicos está proibido no Brasil, embora existam locais de plantio clandestino. Como não dá para diferenciar visualmente a soja orgânica da transgênica, o ideal é que o fornecedor conheça a origem dos grãos e a coloque bem visível na embalagem. Antes de comprar, pode ser uma boa idéia dar uma passadinha nos sites do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Greenpeace para olhar as listas de produtos que contêm soja geneticamente modificada.
.
Por ser um alimento calórico e repleto de proteínas, o exagero no consumo pode causar um aumento do peso, embora isso dependa do metabolismo de cada pessoa. Só para você ter uma idéia, 100g de grãos de soja contêm nada menos do que 395 calorias. O ideal é fazer um equilíbrio no consumo, ingerindo os grãos e derivados de forma moderada. Se for necessário, vale procurar ajuda de um nutricionista.
.
DICAS DE CONSUMO
.
E quem não suporta o gosto da soja? O ideal é consumir alimentos que já venham com uma pitada de soja. Existe sucos à base de soja com sabor de frutas, barrinhas de cereal e pães integrais enriquecidos com soja, dentre outros ingredientes. Antes de começar a montar seu cardápio com soja, não se esqueça: por mais que seja fonte de uma porção de nutrientes e de hormônios benéficos à saúde, ela não faz milagres sozinha. O consumo, segundo as nutricionistas, deve estar associado a uma boa qualidade de vida, com exercícios regulares e alimentação equilibrada. É essa associação de fatores que vai fazer toda a diferença.
.
Fonte: Bolsa de Mulher
Veja mais...
Soja é benéfica para o colesterol
Leite de vaca ou de soja?
Menopausa
.
Partilhar

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAFÉ PODE DIMINUIR RISCO DE GOTA NAS MULHERES

A gota caracteriza-se pela acumulação de ácido úrico no sangue que forma cristais em forma de agulha e, embora a condição seja rara nas mulheres mais jovens, atinge cerca de uma em cada 20 depois da menopausa. A relação entre o consumo de café e um menor risco de gota já tinha sido constatado no homem, mas os mesmos benefícios nunca tinham sido testados na mulher. Por isso mesmo, os cientistas decidiram analisar se a mesma relação existia na mulher, em especial nas mais velhas, dado que com a menopausa perdem-se os benefícios do estrogênio que compensa os níveis de ácido úrico.
.
Para o estudo, foram analisadas 89.433 mulheres registradas num programa de acompanhamento médico para o controlo da doença, iniciado em 1976. Os investigadores também analisaram os estilos de vida, dieta e hábitos de consumo de café das mulheres através de questionários preenchidos pelas participantes a cada dois a quatro anos. Após controlarem fatores que representam risco de gota, tais como o índice de massa corporal, consumo de álcool, uso de diuréticos e ingestão de leite, verificaram que beber café ao longo da vida diminui significativamente as probabilidades de sofrer de gota. A relação, segundo os cientistas, é direta: quanto mais café consumido, menor o risco da doença.
.
De acordo com o estudo, o risco de gota foi 22% inferior para quem bebia uma a três chávenas diárias de café e 57% menor para quem tomava mais de quatro cafés por dia. No decorrer do trabalho, também foi investigado se o mesmo efeito ocorria com o consumo de chá ou refrigerantes com cafeína, mas não foi verificado o mesmo efeito constatado com o consumo de café. Contudo, beber café descafeinado apresentou um "modesto" benefício.
.
A equipe de investigadores, liderada por Hyon Choi, questiona agora que "outros componentes presentes no café, além da cafeína, podem também contribuir" para a redução do risco de gota. Os cientistas advertem, contudo, para o fato de o estudo ter avaliado apenas o consumo de café a longo prazo, não defendendo, por isso, que as idosas comecem a consumir a bebida se nunca o fizeram durante toda a vida, dado poder conduzir a um aumento dos níveis de tensão arterial e de cálcio, entre outras patologias.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Cafeína ajuda a estabilizar o humor
Benefícios do café para a saúde da mulher
Ingestão de vitamina C diminui risco de gota

.Partilhar

terça-feira, 21 de setembro de 2010

SAÚDE NA CASCA: BENEFÍCIOS DA FARINHA DE FRUTA

As cascas de alguns alimentos possuem propriedades tão benéficas à saúde quanto a polpa. Uma das formas mais eficazes de aproveitar todos os nutrientes das cascas é o consumo na forma de farinha. Coloridas e altamente nutritivas, elas são fontes de fibras naturais que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
.
O produto pode ser extraído de frutas como maracujá, uva, laranja, maçã e banana verde. A trituração da casca da uva vermelha, por exemplo, resulta num excelente antioxidante natural que ajuda a evitar acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir o conhecido mau colesterol, o LDL — afirma a nutricionista Fernanda Bortolon. Ela explica que a farinha feita da casca da banana e a do maracujá ajudam na perda de peso e no bom funcionamento do organismo.
.
A casca da banana verde é rica em fibras de amido resistente, enquanto a farinha de maracujá é rica em pectina, que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino — destaca. A casca da maçã, segundo a nutricionista, também tem propriedades importantes para a saúde. A farinha desta casca reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.
.
VEJA CASCAS DE FRUTAS QUE PODEM SE TRANSFORMAR EM FARINHA:
.
LARANJA: A casca da laranja amarga proporciona uma farinha que é rica em fibras naturais. Reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino e também contribui para a redução do colesterol.

LIMÃO: A casca do limão possui um princípio ativo chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer. Também se mostraram as mais ricas em fibras, com 6,7 g. O baixo consumo de fibras pode originar problemas que vão de prisão de ventre a câncer de cólon. Seu consumo reduz os índices de glicemia e colesterol no sangue, o que previne as doenças do coração.

MARACUJÁ: A casca do maracujá é uma parte nobre da fruta, sua farinha ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue. Ela é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fração de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel, dificultando a absorção da glicose.

MAÇÃ: A casca da maçã tem 87% mais fitoquímicos, reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.

UVA: A trituração da casca da uva vermelha resulta em um excelente antioxidante natural que ajuda a evitar acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir o conhecido mau colesterol, o LDL.
.
DICAS DE CONSUMO
.
A farinha pode ser consumida em saladas, iogurtes, vitaminas, no leite, ou acrescentada nas refeições. O ideal é ingerir uma colher de sopa, duas vezes ao dia. É muito importante comer as cascas, porém as frutas devem ser muito bem higienizadas, com uma solução de água com hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água).
.
Fonte: ClicRBS
Veja também:

Com casca e tudo
Que desperdício!
Higienize frutas e hortaliças corretamente

.Partilhar

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BRÓCOLIS É EFICAZ CONTRA ARTRITE

Rico em um composto fitoquímico chamado sulforafano, o brócolis vem sendo considerado por cientistas uma arma importante no tratamento da osteoartrite - forma mais comum da artrite. Essa substância é fundamental para a proteção de ossos e articulações, destaca uma pesquisa recente realizada na Inglaterra.
.
“O sulforafano presente no vegetal pode diminuir a destruição da cartilagem. Agora, nos resta confirmar se essa substância pode penetrar nas articulações e reverter o processo da doença”, disse Ian Clark, professor da Universidade de East Angliaum e um dos responsáveis pelo estudo.
.
Para os cientistas, a descoberta é vital para países em que a taxa de envelhecimento é alta. Os tratamentos atuais contra a artrite incluem remédios para dor ou operações para colocar próteses nas articulações. “A descoberta pode significar a prevenção da doença, bem como uma melhora significativa em todas as formas de tratamento”, enfatiza Clark.
.
Osteoartrite – Doença degenerativa, a osteoartrite destrói gradualmente a cartilagem presente nas articulações. As regiões mais afetadas são as mãos, os pés, a espinha dorsal, o quadril e os joelhos, principalmente de pessoas idosas.
.
Fonte: Revista Veja
Veja também:
Brócolis e banana da terra podem ajudar a controlar inflamação intestinal
Efeito do brócolis contra o câncer de próstata
Brócolis pode ajudar a combater bactéria que causa gastrite e câncer

.Partilhar

domingo, 19 de setembro de 2010

ADOÇANTE INDUZ A UM MAIOR CONSUMO DE ALIMENTOS

Doces ou bebidas com adoçante não dão a mesma sensação de prazer dos produtos feitos com açúcar. "Não conseguimos enganar nosso cérebro", diz o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, da Sociedade Brasileira de Nutrologia.
.
Em estudo publicado na revista "NeuroImage", pesquisadores holandeses avaliaram a resposta do cérebro de dez pessoas antes e depois de tomar suco de laranja com açúcar ou adoçante.
.
O resultado é que tanto a sensação de prazer quanto a vontade de comer doce foram diferentes nos dois casos. "Só a glicose causa liberação de neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar, como a serotonina", afirma Cristiane Ruiz Durante, nutricionista do projeto de atendimento ao obeso do Hospital das Clínicas de SP.
.
Apesar de o poder adoçante dos produtos artificiais ser maior do que o do açúcar, a mensagem de que estamos ingerindo algo doce não chega até o cérebro. Segundo Werutsky, as papilas gustativas são sensíveis às fórmulas. Mas muitas delas não são metabolizadas pelo organismo: são eliminadas sem serem digeridas. A exceção é a frutose, derivada de frutas ou mel. Quando metabolizado, o adoçante transforma-se em glicose.
.
MAIS PARA O MESMO
.
Sem o prazer proporcionado pela glicose, quem come produtos diet pode acabar exagerando na quantidade. Para Paulo Cunha, especialista em neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do HC, dá para comparar os adoçantes aos cigarros light. "A pessoa não sente o mesmo prazer e fuma o dobro. É o mesmo caso com os adoçantes. Não é tão prazeroso, então a ingestão pode ser maior para compensar."
.
Para a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, pessoas sem restrição ao açúcar não devem substituir doces por alimentos com adoçantes. "Prefiro indicar que a pessoa coma uma porção pequena de doce ou carboidrato. É melhor do que comer mais produtos diet para tentar buscar a mesma sensação." O nutrólogo Werutsky afirma que o principal vilão da dieta é a gordura, e não o açúcar. "O açúcar tem quatro calorias por grama, e a gordura tem nove. Evitar só o açúcar não resolve."
.
O SEGREDO CONTINUA NA MODERAÇÃO DO CONSUMO!
.
Fonte: Folha Uol
Veja também:

Açúcar também pode elevar o colesterol
Sem açúcar, mas com muito sabor
Os adoçantes
.
Partilhar

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O MAPA DO BOI

1. Cupim
2. Pescoço
3. Peito
4. Paleta
5. Ponta de agulha
6. Fraldinha
7. Filé mignon
8. Capa de filé
9. Contrafilé
10. Filé da costa
11. Picanha
12. Patinho
13. Coxão mole
14. Coxão duro
15. Lagarto
16. Músculo dianteiro
17. Músculo traseiro
18. Costela
19. Ponta de alcatra ou maminha
20. Alcatra
21. Entrecorte ou chuleta
22. Acém
23. Aba de filé
.
Veja também:
Novo estudo diz que carne é vilã das dietas
Alecrim ajuda a reduzir toxinas em carne grelhada
Dieta das proteínas

.Partilhar

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A MARGARINA REALMENTE FAZ BEM PARA O CORAÇÃO?

Os cremes vegetais que prometem auxiliar nos cuidados com o coração não servem para todo mundo. Estudo publicado no "New England Medical Journal" mostrou que a suplementação com baixos teores de ômega 3, presente nesses produtos, não evita novos infartos em cardíacos.
.
Por 40 meses, pesquisadores holandeses deram quatro tipos de margarina para 4.837 pessoas, a maioria homens de 60 e 80 anos. Três produtos tinham ácidos graxos como ômega 3, derivado de peixe, ou de origem vegetal. O quarto era placebo. Cada um consumiu 18,8 gramas por dia. Nenhuma margarina reduziu o número de infartos.
.
O diretor do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira da Cardiologia, Marcus Vinícius Malachias, afirma que essas margarinas não são para todo mundo. Malachias ressalva que todos os participantes do estudo tomavam remédios para baixar o colesterol e contra hipertensão. "São pacientes muito medicados, idosos e de alto risco", diz. Ele afirma que uma pesquisa com gente mais jovem poderia medir a eficácia como prevenção.
.
Para o cardiologista, é melhor que cada pessoa consulte o médico sobre o uso desses produtos. "É preciso conter o afã das pessoas, que podem estar gastando muito dinheiro com algo que não vai beneficiá-las." O médico ressalva que há evidências sobre os efeitos do ômega 3, e que esse suplemento pode ser usado com o remédio anticolesterol, para reduzir triglicérides e aumentar o colesterol "bom".
.
De acordo com o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, o resultado da pesquisa não significa que o uso de margarina deva ser descartado. Porém, sozinho, o alimento não faz milagre. "O consumo de fitoesterol pode reduzir cerca de 8% do colesterol total", diz, referindo-se a outro tipo de substância vegetal usada em margarinas à venda no Brasil.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:

Manteiga ou margarina?
Saiba mais sobre a maionese
Queijo para que te quero
.
Partilhar

terça-feira, 14 de setembro de 2010

13 MANDAMENTOS PARA UMA FAMÍLIA MAIS SAUDÁVEL À MESA

Pode ser uma bolacha recheada, um copo de refrigerante durante o lanche ou passar a tarde assistindo TV. Tudo isso está deixando as crianças com sobrepeso, de acordo com um novo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
.
Os números revelam que o Brasil, que há 30 anos lutava para vencer a desnutrição infantil, hoje vive uma situação aparentemente inversa. Segundo a pesquisa, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estavam acima do peso em 2009. O sobrepeso dobrou nos últimos 34 anos e já atinge mais de 33% da população dessa faixa etária, principalmente das áreas urbanas. Os hábitos alimentares das crianças, muitas vezes, atingem toda a família. Por isso, na hora de mudar, é bom que todo mundo participe.
.
CONFIRA AS DICAS PARA GARANTIR UM FUTURO MAIS SAUDÁVEL
.
1. Frutas da época lavadas e cortadas dentro da geladeira são muito mais convidativas. Por isso, tenha sempre variedades delas em casa.

2. Sempre que possível, escolha pratos assados, grelhados, cozidos ou ensopados. Evite frituras e alimentos embutidos e empanados.

3. Para evitar cair em tentação, compre menos alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras como enlatados, salgadinhos e bolachas recheadas.

4. Variar o menu semanal evita a monotonia e incentiva o consumo de alimentos variados.

5. Utilize temperos naturais nas saladas, como limão, vinagre e ervas aromáticas (salsa, coentro, manjericão, orégano…), reduzindo a quantidade de sal.

6. Antes de preparar carnes, retire a pele e as gorduras visíveis.

7. Evite fazer lanches rápidos fora de casa, principalmente comida pronta e fast-food, pois fornecem uma grande quantidade de sal, açúcar e gordura saturada.

8. Não perca o café da manhã, essa é a principal refeição do dia. Inúmeros estudos já comprovaram que o rendimento escolar fica prejudicado quando a criança pula o café. Para facilitar, você pode deixar quase tudo pronto na noite anterior.

9. Alimente-se num local tranquilo, sem pressa e longe da TV. Mastigue bem os alimentos.

10. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais. Mas durante a refeição, é melhor controlar a ingestão de líquidos. Se não for possível, meio copo de água é suficiente. E nada de bebidas gasosas.

11. Prefira sempre a carne branca (frango, por exemplo) e peixe, ao invés da carne vermelha.

12. Use a criatividade e prepare pratos supercoloridos. Quanto mais cores tiverem os alimentos, maior será o valor nutritivo da refeição.

13. Mantenha uma rotina alimentar com horários predeterminados. Isso é fundamental para criar bons hábitos alimentares desde cedo.

Fonte: Revista Crescer
Veja mais...
Alimentação no primeiro ano de vida determina doenças crônicas no futuro
Sopas nutritivas para toda a família
Comportamento alimentar da família
.

Partilhar

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FAST FOOD É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DOENÇA HEPÁTICA

Uma dieta hipercalórica com a alta ingestão de gordura saturada e açúcar é uma das principais causas de esteatose não alcoólica, doença em que o fígado fica com até 80% de gordura.
.
"É exatamente a composição da dieta de uma pessoa que come fast food duas vezes por dia", disse Kristina Utzschneider, professora de Endocrinologia e Nutrição da Universidade de Washington, durante conferência no 29º Congresso de Endocrinologia e Metabologia esta semana, em Gramado.
.
Em estudo que está sendo realizado pela pesquisadora, um grupo de pacientes foi submetido a quatro semanas de uma dieta com 25% de gordura saturada e 55% de alimentos com alto teor calórico. Outro grupo foi submetido a uma dieta pobre em calorias e em gordura saturada (20% de gordura e 8% de gordura saturada).
.
Os resultados preliminares comprovam a hipótese de que uma dieta rica em gordura saturada e frutose interfere diretamente nos níveis de gordura no fígado. "Mesmo em poucas semanas, uma alteração pequena no peso pode causar mudanças significativas", afirmou. O estudo será concluído em 2012.
.
A esteatose hepática não alcoólica é uma doença reversível, mas se não acontecerem mudanças na alimentação nem perda de peso, o quadro pode evoluir para uma cirrose hepática.
.
Fonte: Uol
Veja também:
O bom funcionamento do fígado também interfere no emagrecimento
Pirâmide alimentar
Fast food torna as pessoas mais impacientes
.
Partilhar

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VOCÊ SABE COMO É FEITO O LEITE EM PÓ?

O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. É feito a partir da secagem do leite comum.
.
Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.
.
Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77°C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180°C.
.
Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
.
Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado, ou seja, magro. De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante. 1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais:
5 formas de consumir mais leite em casa
Tipo de gordura do leite integral protege o coração e ajuda a emagrecer
Alergia ao leite de vaca
.
Partilhar

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ÓLEO DE PEIXE PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS CARDÍACOS

Receitar cápsulas de óleo de peixe para pacientes com problemas cardíacos pode salvar cerca de 10.000 vidas por ano, dizem especialistas.
.
Um estudo acaba de comprovar que a ingestão regular de suplementos de ômega-3 preveniu a morte de um em cada 10 pacientes com insuficiência cardíaca e diminuiu em 8% as internações hospitalares por sintomas como falta de ar e retenção de líquidos.
.
Os benefícios mais significativos, no entanto, aparecem apenas dois anos após o início da ingestão das cápsulas. De acordo com a pesquisa, que foi publicada no Jornal Europeu de Cardiologia, cerca de 700.000 britânicos sofrem de problemas cardíacos e 68.000 novos casos são diagnosticados todos os anos. As taxas de sobrevivência são inferiores às do câncer de mama de próstata e chegam a matar 100.000 pessoas por ano.
.
O ômega-3 é uma gordura saturada encontrada naturalmente no óleo de peixe, na soja, no óleo de canola, na linhaça, em sementes de abóbora e em nozes. Apesar de ser importante para o bem-estar mental, a gordura é benéfica também para o coração e para pacientes com artrite. Ela ainda reduz as chances de um coágulo sanguíneo e ajuda a regular os batimentos cardíacos.
.
Fonte: Revista Veja
Veja mais...

Ingerir peixe protege idosos contra problemas na visão
Estudo diz que castanhas e peixes diminuem risco de Alzheimer
Carne de crustáceo tem muitos nutrientes
.
Partilhar

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ARROZ PRETO PODE AJUDAR NO COMBATE AO CÂNCER

Cultivado na China, mas adorado no Ocidente, o arroz preto pode ser eficiente na prevenção de ataques cardíacos e no combate ao câncer. Cientistas da Louisiana State University analisaram amostras do produto cultivadas no sul dos Estados Unidos e encontraram altos índices de antocianina e antioxidantes .
.
Também presentes em frutas e vegetais, como o pimentão vermelho, estas substâncias garantem a cor escura do arroz e ajudam na proteção das artérias e previne as lesões no DNA, que desencadeiam o câncer. “Uma colher de arroz preto contém pouco açúcar e ainda é rica em fibras, antioxidantes e vitamina E”, defende o cientista Zhimin Xu.
.
No passado, o arroz preto era conhecido na China como “arroz proibido” porque aparecia somente nas refeições da nobreza. Hoje, o cereal é comum nas receitas de sushis e sobremesas asiáticas. Zhimin Xu acredita ainda que o grão tem potencial para incrementar bebidas, massas, bolos, bolachas, entre outros.
.
Fonte: Nutrição em Foco
Veja também:
Pistache na prevenção de doenças cardiovasculares
Açúcar também pode elevar colesterol
Tipos de arroz
.Partilhar