terça-feira, 30 de novembro de 2010

10 ERROS NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DAS CRIANÇAS

Por causa de mudanças, para pior, nos hábitos alimentares, uma em cada três crianças brasileiras entre sete e 12 anos sofre com excesso de peso. Refeições à vontade, ricas em açúcares e gorduras, e várias horas ao dia passadas em frente à televisão ou ao computador estão na origem da epidemia de quilos extras que avança junto com a idade e atinge 41% dos adultos no país.
.
A culpa pelos maus hábitos começa em casa. Por isso, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) listou 10 erros na educação alimentar das crianças e dá dicas principalmente para os pais superarem os problemas à mesa.
.
ERRO 1. Dizer sempre sim: a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. É preciso destinar um dia por semana a situações em que é possível ser mais liberal.

ERRO 2. Lanches fora de hora: o ideal são seis refeições diárias. É importante evitar as beliscadas fora desses horários.

ERRO 3. Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

ERRO 4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: ” Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

ERRO 5. Brincadeiras na mesa: hora de comer é hora de seriedade. Evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

ERRO 6. Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

ERRO 7. Substituir refeições: “Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

ERRO 8. Tornar a ida a uma lanchonete um programão: a comida de casa fica meio sem graça.

ERRO 9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

ERRO 10. Dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e os pais somente beberem refrigerantes.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
13 mandamentos para uma família mais saudável à mesa
Refeições longe da telinha
Falta de apetite das crianças: o que fazer?
.
Partilhar

domingo, 28 de novembro de 2010

ALIMENTAÇÃO PARA CONCURSEIROS E VESTIBULANDOS

Já passou pela sua cabeça que a alimentação pode interferir no seu resultado em concursos, provas e vestibulares? Pois as mais novas pesquisas mostram que sim.
.
A alimentação adequada aumenta a memória, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea na mente. Por outro lado, a dieta desbalanceada pode deixar a pessoa cansada, sonolenta, irritada, fatores estes que prejudicam o desempenhos nas provas.
.
Além de seguir os conceitos da nutrição saudável que propõe o aumento do uso de frutas, vegetais, água, cereais integrais, leite e derivados desnatados, a moderação para o consumo de carnes, açúcares e gorduras e a inclusão de alimentos funcionais (azeite, aveia, oleaginosas), a dieta dos concurseiros e vestibulandos precisa ser especial. Alguns alimentos são capazes de melhorar a memória e manter o cérebro mais ativo.
.
VALE COLOCAR ESTES ALIMENTOS NO PRATO:
.
º Frutas como kiwi, morango, maçã, pêssego, uva: fontes da fisetina, substância que auxilia o funcionamento cerebral contribuindo para a memória;

º Frutas vermelhas: fontes dos flavonóides, substâncias que protegem os neurônios e são capazes de reverter déficit de memória;

º Peixes: além de serem fonte de ômega 3, contêm zinco e selênio, nutrientes fundamentais para evitar o cansaço e estimular o cérebro. Além disto, alguns peixes, especialmente o atum, o bacalhau e o arenque, fornecem creatina, nutriente conhecido dos que fazem a musculação, mas que também tem um papel fundamental para os vestibulandos. A creatina, também encontrada em carne bovina, suína e, em menor quantidade, no leite, pode melhorar o desempenho dos estudantes;

º Ovos: fonte de colina, nutriente também encontrado na lecitina de soja e no fígado fundamental para a memória;
.
Além da inclusão destes alimentos, vale o cuidado para não ficar muitas horas sem se alimentar por causa dos estudos ou comer em excesso devido à ansiedade. Importante também é evitar o uso das bebidas estimulantes para virar a noite com os livros na mesa. Energéticos, café, coca-cola, podem piorar a gastrite nervosa, comum em vestibulandos e concurseiros.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Parando de fumar: dicas para não engordar
O bom funcionamento do fígado também interfere no emagrecimento
Alimentos que ajudam seu corpo e sua mente descansar

.Partilhar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TRATAMENTO CORTA 'HORMÔNIO DA FOME' E EVITA GANHO DE PESO

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), nos Estados Unidos, comprovaram com sucesso um tratamento que bloqueia o chamado "hormônio da fome" e que, além de controlar o peso, pode ter outros benefícios para o metabolismo, segundo estudo publicado na edição desta semana da revista Science.
.
A equipe de pesquisadores criou um composto que inibe a ação da grelina, um hormônio natural associado ao ganho de peso e à sensação de fome. Outros estudos já tinham demonstrado que esse hormônio é produzido pelo estômago e liberado na corrente sanguínea após períodos de jejum, e seus níveis diminuem logo após a ingestão de comida. Além disso, os cientistas determinaram que os níveis de grelina são mais altos nas pessoas magras do que sofrem de obesidade.
.
Brad Barnett e sua equipe do Departamento de Farmacologia e Ciências Moleculares também sabiam que esse hormônio só funciona na presença de uma enzima chamada aciltransferasa-O-grelina (GOAT, pela sigla em inglês). O grupo criou, então, um composto que inibe a GOAT, o GO-CoA-Tat, e o injetou em ratos que eram alimentados com alto conteúdo de gordura.
.
O composto melhorou a tolerância à glicose e retardou o aumento de peso nas cobaias, sem reduzir a quantidade de comida ingerida. De acordo com os pesquisadores, o resultado indica que o composto afeta o metabolismo, em vez de diminuir o apetite. Os ratos continuaram a comer a mesma quantidade de comida, mas o corpo passou a gastar mais energia, evitando o ganho de peso.
.
Sem aplicação como remédio — O artigo informa que o tratamento requer repetidas injeções de GO-CoA-Tat, ou seja, é pouco provável que seja desenvolvido como um medicamento contra obesidade. Mas o resultado é potencialmente valioso para o desenvolvimento de esforços futuros para um tratamento contra a obesidade.
.
"O aumento contínuo da proporção de indivíduos com excesso de peso na sociedade ocidental ao longo das últimas três décadas se vinculou a um aumento substancial da morbidade, e isto é um grave problema de saúde pública", informa o artigo. Para enfrentar este problema "estão em andamento intensos esforços para esclarecer as interações de nutrientes e hormônios que contribuem para o aumento de peso."
.
Fonte: Revista Veja
Veja mais...

Nova técnica reduz obesidade sem cirurgia
Cirurgia bariátrica é indicada para obesidade mórbida e moderada
Obesidade é a segunda maior causa de câncer

.Partilhar

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SUCO DE TOMATE PODE PREVENIR OSTEOPOROSE

Dois copos de suco de tomate por dia mantêm a osteoporose longe, concluíram cientistas canadenses. O diferencial da bebida é o licopeno, já considerado eficiente na prevenção de outras doenças, como o câncer de próstata e problemas cardíacos.
.
A descoberta foi resultado de uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá. Os cientistas pediram a 60 mulheres na menopausa, entre 50 e 60 anos, que cortassem todo o tomate de suas dietas por um mês. O novo hábito alimentar aumentou em todas elas os níveis de um químico que é normalmente liberado pelo corpo quando ossos são quebrados, o N-telopeptídeo.
.
A etapa seguinte do estudo durou quatro meses. Durante esse tempo, algumas dessas mulheres tomaram duas doses diárias de suco de tomate contendo 15 mg de licopeno, outras, uma versão com 35mg, um terceiro grupo, cápsulas da substância e as últimas receberam pílulas de efeito placebo.
.
Resultado: as que ingeriram qualquer das substâncias com licopeno tiveram seus níveis de N-telopeptídeo consideravelmente reduzidos. Mas o benefício não foi estendido àquelas que tomavam as pílulas de farinha. E os pesquisadores ainda garantem que o suco de tomate encontrado em supermercados ajuda tanto no fortalecimento de ossos frágeis quanto o usado no estudo.
.
Fonte: Revista Veja
Veja mais...

Suco de beterraba aumenta a resistência física
Cadê a fruta?
Prevenir a osteoporose é o melhor remédio
.
Partilhar

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CAFÉ EM SACHÊ E CAFÉ EM CÁPSULA

Estamos diante de um mundo de avanços, onde a tecnologia faz cada vez mais parte do dia-a-dia. Isto também acontece quando o assunto é o preparo de uma xícara de expresso de uma forma cada vez mais prática e refinada. As modernas máquinas para uso doméstico tem acompanhando bem evolução do mercado brasileiro. Por essa razão, é conveniente explicarmos as diferenças entre café em sache e café em cápsula.
.
No café em sache, cada unidade possui aproximadamente 7 gramas de grãos moídos e acondicionados. Trata-se do padrão E.S.E (Easy Serving Espresso) europeu , comum em todas as máquinas destes modelos. Esse sistema garante um produto mais acessível, porém de excelente qualidade. Tais vantagens encorajam até muitos consumidores a trocarem suas máquinas.
.
Já no sistema em cápsula, há uma variação entre cinco a oito gramas e o conteúdo é acondicionado em um recipiente de plástico ou alumínio. Neste caso, não há um padrão e cada torrefador pode criar suas próprias medidas. Isso limita as opções do consumidor, que fica "a mercê" de um único produto.
.
Além disso, em países da Europa, está próxima a proibição deste sistema, por não ser reciclável. O café em sache não polui. Cada unidade possui apenas 2 gramas de papel, que em 6 meses estará reintegrado ao ambiente. Os profissionais e apreciadores de um bom café, não há por que resistir à modernidade.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Benefícios do café para a saúde da mulher
Café, chocolate e açúcar: porque estes alimentos podem viciar?
Cafeína ajuda a estabilizar o humor
.
Partilhar

sábado, 20 de novembro de 2010

FAÇA UM CHURRASCO LIGHT

Quem quer controlar o peso ou precisa ficar atento a níveis de colesterol não precisa fugir dos churrascos. De acordo com a nutricionista Marilize Tamanini é possível, sim, preparar uma refeição mais magra e balanceada sobre o carvão em brasa. Veja as dicas:
.
Uma boa dica é fazer espetinhos mistos ou individuais com abobrinha (baixíssimo valor calórico), berinjela (boa para o colesterol), tomate (rico em licopeno e quando aquecido libera mais essa substância protetora de câncer) e cebola (ótima para a circulação e sistema imunológico) para assar na churrasqueira.
.
Uma receita barata e saudável e assar sardinha na churrasqueira, peixe barato e riquíssimo em ômega 3, você tempera o peixe com sal e limão, coloca no papel alumínio cobre com rodelas de tomate, cebola e demais vegetais de sua preferência, quando o peixe estiver quase pronto abre o papel alumínio e rega com azeite de oliva (não deve ser colocado no início da preparação pois perde suas propriedades antioxidantes pela saturação da gordura pelo calor). Além da sardinha, salmão e tainha são ótimas opções.
.
O tradicional abacaxi é uma boa pedida para ser assado na churrasqueira, mas não precisa ser adicionado de açúcar, coloque apenas depois de assado a mistura de cacau e canela em pó polvilhados por cima da fruta, substitui muito bem qualquer sobremesa calórica e ainda ajuda a desintoxicar devido as propriedades da fruta do abacaxi, a canela é termogênica (ajuda na queima de gordura) e o cacau é antioxidante. Outras frutas como banana, manga, maçã e pêra também podem ser assadas.
.
Um grande perigo dos churrascos é o pão de alho, a grande parte vendida nos açougues e mercados tem elevadíssimas quantidades de gorduras trans e/ou saturadas, portanto se aprecia tal iguaria invista no preparo caseiro fazendo uma pasta com 1 colher de sopa de maionese, 8 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de queijo minas cremoso, sal e oregáno essa mistura dá para 8 pães franceses.
.
A carne mais ao ponto tem sua digestão facilitada e deixar demais a carne na grelha faz com que a acroleína substância tóxica seja liberada em maior quantidade. Na escolha do que assar, prefira carnes como o mignon (121 Kcal para 100 gramas), a picanha (156 Kcal), a maminha (158 Kcal) e a alcatra (200 Kcal), retirando a gordura depois de assadas. Fora do prato ficam o cupim (250 Kcal), a costela (Kcal 380) e a linguiça (280 Kcal). Substitua coxas e asas de frango (ambas podem ter mais de 150 Kcal) por peito (100 Kcal).
.
Um churrasco saudável sempre pede uma salada de folha verde como escarola, agrião, rúcula ou mesmo brotos todos altamente desintoxicantes.
.
Fonte: Revista Bem com Você
Veja mais...
O mapa do boi
Alecrim ajuda a reduzir toxinas em carne grelhada
Carne de avestruz, você já experimentou?

.
Partilhar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AGÊNCIA ATUALIZA LIMITES DE ADITIVOS EM ALIMENTOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou duas resoluções (RDC 45 e RDC 46/2010) atualizando as regras para uso dos aditivos em alimentos industrializados. A medida harmoniza os regulamentos técnicos no âmbito do Mercosul, eliminando obstáculos gerados por diferenças nas regulamentações vigentes.
.
A RDC 45/2010 traz a nova relação dos aditivos para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Um aditivo é considerado BPF quando possui Ingestão Diária Aceitável (IDA) e seu uso é restrito à quantidade necessária para obter o efeito tecnológico necessário. Já as substâncias como alumínio e goma konjac, excluídos da lista BPF, tiveram novos limites estabelecidos na RDC 46/2010.
.
O uso máximo do alumínio foi reduzido de 7 para 1 mg/kg de peso corpóreo. Os estabelecimentos terão o prazo de 180 dias para fazer as adequações necessárias ao Regulamento Técnico. Os novos estabelecimentos e aqueles que pretendam reiniciar suas atividades já devem atender na íntegra às exigências da legislação.
.
O QUE SÃO ADITIVOS?
.
Aditivo alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir e com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. A lista de aditivos alimentares está sujeita à atualização de acordo com o avanço dos conhecimentos técnicos e científicos.
.
Fonte: CFN
Veja mais...

Alergia ao leite de vaca
Intolerância à frutose
Má conservação de alimentos podem causar intoxicação
.
Partilhar

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE FEIJÃO BRANCO


O feijão branco é muito procurado por quem deseja perder peso ou enfrentar uma dieta restritiva, devido às suas propriedades. Sua farinha favorece o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue, sendo importante também no controle da diabetes.
.
Os benefícios da farinha de feijão branco estão relacionados à quantidade de fibras que ele carrega. Além de colaborarem com o funcionamento do intestino, elas dão a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e auxiliando no emagrecimento.
.
Todos os tipos de feijões são fonte de fibras, podendo, inclusive, ser melhor que a soja. Mas é preciso ter moderação com a farinha do feijão branco. Afinal, o feijão cru tem toxinas que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde, causando diarreias e gases.
.
Fonte: Blog Entre na Linea
Veja mais...

Feijão branco para emagrecer
Feijão azuki
Deixe o seu feijão mais nutritivo

.Partilhar

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

KIWI: MAIS QUE SABOR, SAÚDE!

Excelente fonte de fibras, vitamina C e vitamina E, o kiwi é uma fruta de pouca gordura e nenhum colesterol. Tem capacidade antioxidante, reduzindo a ação dos radicais livres. Além de efeitos anticancerígenos e anti-inflamatórios.
.
Age no combate às rugas, ajuda a diminuir os níveis de colesterol, além de aumentar as defesas do organismo, prevenindo gripes e resfriados. Para quem pratica atividade física, essa fruta é ótima para ajudar nas microlesões dos tecidos. É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela sua cor.
.
A clorofilina, derivada da clorofila, é um inibidor natural da Aflatoxina, substância conhecida por favorecer o aparecimento de cânceres. Entre as frutas, o kiwi é o mais completo: Possui mais nutrientes por calorias do que todas as frutas normalmente consumidas e é rico em pectina, fibra que ajuda o funcionamento do intestino e promove saciedade.
.
É rico em cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio, contribuindo para equilibrar a hipertensão arterial. E mais: 1 Kiwi tem apenas 40 calorias. Aproveite!
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja também...
Mamão
Açaí mal lavado, mesmo congelado, pode transmitir chagas
Muito prazer, lichia
.
Partilhar

domingo, 14 de novembro de 2010

COMO EVITAR O INTESTINO PRESO DAS CRIANÇAS

O intestino do seu filho funciona direitinho? Saiba que há crianças que têm tanto problema de constipação que chegam até a precisar fazer um tratamento e lavagem intestinal. Um estudo realizado pelo Johns Hopkins Children´s Center, nos Estados Unidos, revelou que aumentou em 30%, entre 2008 e 2009, o número de casos de crianças norte-americanas com crises graves e crônicas de constipação. Entre os motivos, estão a falta de alimentação e hidratação adequadas.
.
No Brasil, apesar de não haver uma pesquisa sobre essa prevalência, de acordo com Adriana Barbosa, pediatra do Hospital São Camilo (SP), esse tipo de situação também é comum. “Há crianças que chegam ao hospital depois de uma semana sem fazer cocô. Então é preciso fazer uma lavagem intestinal", diz.
.
Em seguida, a criança tem de ser encaminhada para um especialista para tomar medicamentos que ajudem a regularizar o hábito intestinal. A especialista afirma ainda que não há uma regra sobre a frequência da evacuação das crianças. Algumas fazem cocô todos os dias, outras não. Mesmo que o intestino dela funcione a cada dois ou três dias, se ela não tiver desconforto na hora de ir ao banheiro e as fezes forem inteiras (e em formato de bolinhas duras), não tem porquê se preocupar.
.
Para evitar o intestino preso, segundo a nutricionista Nelly Yoneyama Fortunato, do Hospital São Luiz (SP), a principal regra é andar com uma garrafinha de água para onde você for com o seu filho. “É preciso ainda eliminar os refrigerantes, que não têm vitaminas e só engordam, e substituí-los por água, água de coco e sucos naturais”, diz. Boas opções são aqueles laxativos, como os de laranja, que podem ser batidos com cenoura, beterraba ou folhas de espinafre, que têm fibras e ajudam a ida ao banheiro.
.
Lembre-se também que a atividade física é importante e que, mesmo comendo fibras, se não ingerir bastante água (2 litros para adulto e 1 litro a 1 litro e meio para criança), a constipação pode acontecer. Na hora de preparar o almoço e o jantar, não se esqueça da salada e da criatividade. “Para que as crianças comam melhor, coloque folhas menos amargas, como alface, acelga, repolho bem picadinho. Mescle o prato com minimilhos, cenouras baby e ovos de codorna, que elas adoram”, afirma. Evite dar ao seu filho muita massa, como macarrão e pão. Prefira as versões integrais e, na hora de fazer um lanche, queijo fresco com cenoura ralada e alface é uma boa pedida. Para a refeição da tarde e o café da manhã, vale apostar em cereais e iogurtes.
.
As frutas também não devem ser esquecidas. Só evite aquelas que podem prender o intestino, como maçã e banana-maçã. Ofereça ao seu filho melancia, laranja, manga, uva. São opções que você pode levar para a praia ou parque, no lugar dos salgadinhos e frituras, que, além de engordar, prejudicam o funcionamento do intestino. Uma receitinha simples e natural que ajuda quando seu filho estiver com um pouquinho de dificuldade para ir ao banheiro é pegar três ameixas secas e colocar para ferver com 200 ml de água. Amasse a ameixa e coe e dê para a criança tomar junto com algum outro suco. Mas fique de olho com qualquer queixa de dor na barriga e inchaço abdominal.
.
EM VEZ DE: refrigerante, massas, pães, maçã e banana-maçã.
PREFIRA: água, água de coco, sucos naturais, cereais, iogurtes, legumes e verduras, melancia, laranja, uva e manga.
.
Fonte: Revista Crescer
Veja também:
Como evitar o desconforto da má digestão?
Síndrome do intestino irritável
Intestino preso?
.
Partilhar

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TEM VITAMINA NO PÃO

Um trabalho científico realizado por estudiosos suecos mostra que o ácido fólico, presente na farinha de trigo, é bem aproveitado pelo organismo. Os estudiosos avaliaram o teor da vitamina no sangue de voluntários que consumiram pães elaborados com farinha enriquecida e concluíram que a absorção do nutriente é ótima. O estudo acaba de ser publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition.
.
A substância - também chamada de folato - é uma vitamina do complexo B que previne a malformação fetal, e ela é indispensável desde os primeiros dias de gestação, fase em que as estruturas nervosas do feto, incluindo o tubo neural, começam a se constituir. No Brasil, por determinação do Governo Federal, desde 2002 toda farinha comercializada deve receber a vitamina. Alimentos como os brócolis e o tomate também são excelentes
fontes do nutriente.
.
Fonte: Trigo é saúde
Veja mais...
Pão branco não engorda mais que o integral
Sinal verde para o sanduíche
Alimentos fortificados?
.
Partilhar

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O QUE É PRECISO PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO?

Existem diversos tipos de dietas consideradas "desintoxicantes", entre elas, as que indicam apenas o consumo de líquidos (sucos vegetais ou outros tipos) por um ou mais dias, as que sugerem que o carboidrato e a proteína sejam consumidos em refeições separadas, ou as que promovem o consumo de alimentos naturais, com baixo consumo de alimentos industrializados, ricos em sal e açúcar.
.
Enfim, poderia escrever muitos outros tipos, mas será que funciona, ou melhor, será que é preciso desintoxicar o organismo? Geralmente este tipo de dieta é indicada depois que a pessoa abusou no consumo de gorduras, açúcares ou por ter tido por muito tempo hábitos alimentares errados, ou há quem vá em busca deste tipo de dieta para emagrecer.
.
Como são tipos de alimentação que restringem de uma maneira ou de outra o consumo de grupos alimentares, a eliminação de peso pode acontecer, mas é bom deixar claro que não é de forma saudável. E pelo contrário, pode favorecer ainda mais o ganho de peso, pois quando a pessoa termina a dieta "desintoxicante", como ela restringiu muita coisa, a pessoa volta a comer como antes, ou até mais, no dia seguinte.
.
Porém, existem substâncias tóxicas que consumimos como metais pesados, xenobióticos, corantes, conservantes, presentes em alimentos industrializados. Que o melhor a fazer é deixar de consumir em excesso. Mas eficaz do que fazer um desses tipos de dietas é se reeducar, aprender a comer melhor, de forma mais saudável, optando por uma alimentação mais natural possível.
.
E caso você abuse algum dia, devido a uma festa ou algum outro evento, no dia seguinte basta voltar a comer de forma saudável, beber bastante líquido e praticar exercícios, fazendo dessa forma será muito mais saudável.
.
Fonte: Terra
Veja mais...

Para ganhar peso se alimente bem
Dieta sem glúten, emagrece?
Shakes para emagrecer

.Partilhar

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MAMÃO

Nativo da América Central, o mamão provavelmente surgiu da fusão espontânea de outras espécies da região. Já apreciado pelos índios da América Latina, a fruta encantou os colonizadores europeus que aqui chegaram. Foi chamado de “fruta dos anjos”, por Cristóvão Colombo. Os espanhóis e portugueses levaram o mamão para as Filipinas, para a Índia e para alguns países da África. No final do século 17, já era cultivado na maioria das regiões tropicais do mundo.
.
No século 20, o mamão papaia foi introduzido nos Estados Unidos, e é cultivado no Havaí, o maior produtor norte-americano da fruta. Mundialmente, os maiores produtores de mamão são o Brasil, a Nigéria, a Índia, o México, a Indonésia, a Etiópia, o Congo, o Peru, a China e a Colômbia. Consumido preferencialmente ao natural e em sua forma mais doce (quando está bem maduro) no Brasil, o mamão é usado em outros lugares, como nos países asiáticos e nas Antilhas, para o preparo de pratos salgados.
.
º MAMÃO CAIPIRA é bastante cultivado de forma caseira, tem a polpa que vai do amarelo ao avermelhado. A fruta é grande, chegando a pesar 2 kg.

º MAMÃO FORMOSA tem tamanho médio (pesa entre 1 kg e 1,3 kg) e polpa avermelhada. Híbrido de origem chinesa, é mais comprido e alongado que os outros tipos.

º MAMÃO PAPAIA é o menor e com polpa bem avermelhada, é o tipo mais doce e o mais consumido no mundo.

O mamão deve ter a casca firme, sem rachaduras ou manchas brancas de fungo. Veja se não tem partes machucadas ou sinais de picadas de insetos. O mamão verde nem sempre amadurece bem fora do pé. Se não for usar para receitas que pedem o mamão verde, prefira comprar os que já estão com a casca amarelada. Há oferta de mamão o ano todo, mas a melhor época para comprar o papaia é de janeiro a outubro. O mamão caipira é mais encontrado de abril a junho e de outubro a novembro. Quando o mamão não está totalmente maduro, pode ser guardado em local fresco e seco. Maduro, deve ficar na geladeira, na parte mais baixa — o mamão não suporta bem temperaturas muito altas.
.
DICAS DE CONSUMO
.
* O mamão doce e maduro pode ser apreciado ao natural, sozinho ou em saladas de frutas;
* Batido com leite ou com suco de laranja, é a popular “vitamina” tomada no café da manhã ou na hora do lanche;
* O creme de papaia é uma sobremesa de sucesso e de fácil preparo. Basta bater a polpa da fruta com sorvete de creme no liquidificador, colocar o creme em potinhos e regar com licor de Cassis;
* No Brasil, o mamão verde é usado para o preparo de compotas. Mas pode ser ralado e entrar em saladas. Fica ótimo temperado com pimenta e acompanhando frutos do mar.
.
CURIOSIDADE
.
A casca de mamão é eficiente para amaciar carnes mais fibrosas. A papaína, enzima presente na casca do mamão, tem o poder de quebrar as moléculas de proteína das fibras musculares e do tecido conjuntivo das carnes, que são responsáveis pela maior dureza do alimento.
.
Fonte:
Temperus Gastronômico
Veja também:

Papaia contra o câncer

O poder do limão
Intolerância a frutose

.

Partilhar

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VOCÊ QUER SER MAGRO (A) OU QUER EMAGRECER?

Uma coisa é certa: A ansiedade é a campeã de insucessos nas tentativas de emagrecimento e é esta que impulsiona o descontrole alimentar e que gerencia o comando das emoções. Se somarmos a ela, o estresse e as escolhas erradas na alimentação, é aí que o sucesso do corpo que se busca, fica comprometido pela sensação de fracasso da pessoas.
.
Como ninguém nasceu para dar errado, não há alimento mais nutritivo para o ser humano do que o amor próprio e isso começa acontecer quando você deixa de tratar você mesma como você trata do seu estômago. Você sabe qual é o fator que mais contribui para aumentar a ansiedade no comer? Não há nada que seja tão eficaz para deixar você engolir tudo o que vê pela frente, do que a privação alimentar. É nas restrições exageradas de alimentos que se encontram as piores armadilhas, porque o fato de pensar: “Eu não posso comer” gera tanto estresse, que a pessoa age no “tudo ou nada” e se restringe do que gosta de comer, para “emagrecer” (não ficar magra, pois quem quer emagrecer, sabe que tem dia para terminar a dieta e faz restrições até o dia anterior de uma festa, um casamento ou um feriado).
.
Com o passar do tempo, essa mesma pessoa se solta na alimentação e sem se dar conta, ela come três vezes mais, posteriormente. Nisso, ao invés de comer um prato raso de macarrão, come quatro pratos e meio, só para compensar as vezes que não pode ter este prazer. Se a pessoa se deixa levar pelos extremos, ela entra em um circulo vicioso que parece não ter fim: começa o regime restritivo e isso aumenta o estresse. O estresse por sua vez, aumenta a ansiedade e faz com que a pessoa compulsione na comida. A compulsão gera culpa, que gera frustração, que gera atitude de restrição alimentar e começa a mesma dança tudo outra vez.
.
O problema não é vivenciar esse ciclo uma vez ou outra, mas fere e arde passar por isso mais de cinqüenta vezes e não conseguir ver a saída do problema. E por que a pessoa precisa se agredir tanto para conseguir o que quer? Quando se come o que gosta, mas sem exageros, a pessoa não fica ansiosa e não aciona o estresse e o desejo de compulsionar. Executando esse treino, a pessoa pode estar no caminho certo para ser magra e não necessariamente viver fazendo dieta, andando em círculos e sentindo que não sai do lugar e com o peso do sentimento de fracasso.
.
Uma coisa é certa: Certamente, VOCÊ VALE MAIS QUE UM PÃO, UM CHOCOLATE E UMA MASSA, pois nenhum prazer pessoal vale mais que o fato de se sentir bem consigo próprio (mesmo que isso exija tempo). O que não dá, é ter que viver como se fosse um padrão contínuo de privação que aumenta o estresse, que aumenta a ansiedade, que leva a compulsão, que gera culpa, que Seu “eu” é infinitamente maior do que seu peso.
.
*Karine Rizzardi*
Veja também:
Como nos sentimos quando saimos fora da dieta?
O que está sabotando a sua dieta?
Perdi peso mas não cheguei ao peso ideal

.Partilhar