quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

POR ONDE ANDA O ARROZ COM FEIJÃO NO PRATO DOS BRASILEIROS?

Prato típico da culinária brasileira, o feijão com arroz vem perdendo espaço nos domicílios para produtos industrializados e semiprontos. A mudança foi constatada pela pesquisa "Aquisição alimentar domiciliar per capita", divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
.
O estudo mostrou que, em 2009, cada brasileiro adquiria em média 14,6 kg de arroz por ano para consumo no lar. O número é 40,5% menor do que os 24,5 kg de 2003. No caso do feijão, a quantidade passou de 12,4 kg para 9,1 kg no período, numa redução de 26,4%. A aquisição de açúcares e farinhas também teve queda significativa no período.
.
Por outro lado, os alimentos preparados e misturas industriais, como pizzas congeladas e misturas para bolos, tiveram o maior aumento em relação a 2003, de 37%. Em média, cada brasileiro já adquire 3,5 kg desses alimentos por ano. Entre os 20% mais ricos, são 7 kg. Foi entre os 20% mais pobres, porém, que houve maior incremento entre 2003 e 2009, de 0,8 kg para 1,3 kg (alta de 67%).
Para Edilson Nascimento da Silva, gerente da pesquisa, os dados mostram uma mudança nos padrões de alimentação do brasileiro, vinculada à maior oferta de produtos e à falta de tempo para o preparo das refeições, que leva as pessoas a substituir produtos tradicionais por outros mais práticos.
.
Ele destaca, porém, que a queda na aquisição de produtos como feijão e arroz pode estar vinculada também ao fato de as pessoas estarem fazendo mais refeições fora de casa. Em 2003, 24,1% dos gastos com alimentação eram despesas com refeições fora do domicílio. Em 2009, esse percentual já chegava a 31,1%. As comidas e bebidas consumidas nessas situações não foram avaliadas.
.

Fonte:
Folha Uol
Veja mais...

Feijão branco para emagrecer
Industrializados antes dos 6 meses
Tipos de arroz

.
Partilhar

Um comentário:

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Joel! Obrigada pela participação! Parabéns pelo blog! Volte sempre. Abraços!