segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MAIS ENERGIA PARA A SUA FOLIA!

No dia 26/02 o Programa Bem Viver mostrou, ao vivo, dicas de como curtir a folia sem sair da dieta! São dicas práticas e fáceis para o carnaval, mas que vão bem o ano todo. Agradeço à Mônica Cunha pelo convite e oportunidade e toda a equipe da TV Integração. Confira o vídeo:



.
Veja as receitas super saborosas de sanduíches naturais e suco desintoxicante para antes e depois da folia.


SANDUICHE DE MAÇÃ E PEITO DE PERU

Ingredientes:
- 1 fatia de peito de peru
-1/4 de maçã fatiada
- Alface picada a gosto
- 1 colher de sopa de maionese light
- 2 fatias de pão integral preto

Modo de preparo:
Passe a maionese light em um lado do pão integral. Por cima coloque a fatia de peito de peru, a maçã fatiada e a alface. Feche com outra fatia de pão. Corte na diagonal para que fique em formato de triangulo. Decore com uvas ou azeitonas no palito.
.
SANDUICHE DE ATUM, PALMITO E CENOURA

Ingredientes:
-2 colheres (sopa) cenoura crua ralada
- 2 colheres (sopa) palmito picado
- 2 colheres (sopa) de atum light
- 4 colheres (sopa) queijo Cottage
- 2 folhas de alface
- Orégano a gosto
- 4 fatias de pão integral light

Modo de preparo:
Misturar o palmito, o cottage, o atum e o sal, até obter uma pasta. espalhar esta pasta sobre a fatia do pão e colocar o alface e a cenoura ralada.

.
SUCO REFRESCANTE DE FRUTAS COM ÁGUA DE COCO

Ingredientes:
- 600 ml de água de coco
- 4 rodelas grandes de abacaxi
- 4 pedaços grandes de manga
- Folhas de hortelã a gosto
- Adoçante a gosto

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir com cubos de gelo. Adoce a gosto.
.
Confira no site:
Blog Bem Viver
MegaMinas.com

.
Partilhar

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DEIXE A SUA FRITURA MENOS NOCIVA

“Durante o processo de fritura, os óleos são continuamente expostos a fatores que levam a um grande número de reações químicas”, conta a nutricionista Hosana Rodrigues, da Universidade de São Paulo. Há desde a transformação das moléculas de ácido graxo até alterações de aroma e sabor. “Pode ocorrer a formação de trans, se o óleo for reaproveitado e permanecer horas e horas sob altas temperaturas”, revela Ana Carolina Gagliardi, do Instituto do Coração de São Paulo.

O aquecimento exagerado favorece a perda de ômegas, e a maioria dos óleos usados na cozinha contêm ômegas 3 e 6, gorduras do bem e essenciais para o nosso organismo, que simplesmente acabam desperdiçadas. Nunca deixe chegar ao ponto de fumaça. Sem contar que as frituras aumentam pra valer a quantidade de calorias nas refeições. Para você ter uma ideia, uma escumadeira cheia de batata cozida fornece 68 calorias, já a batata que passou por fritura, o teor calórico sobe para nada menos que 182.

“A fritura pode entrar esporadicamente no cardápio de quem pratica atividade física, desde que o óleo seja saudável e bem fresco”, aconselha a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Outra dica é fritar vegetais como brócolis, cenoura e outros, no lugar da batata e mandioca. E nada de linguiça na banha de porco, hein?

Adaptado da Revista Saúde
Veja também:
Colesterol em crianças: inimigo silencioso
Tipos de óleo de cozinha
Restaurantes usam óleo além do tempo ideal

.Partilhar

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FASEOLAMINA: UMA GLICOPROTEÍNA AMIGA DA SAÚDE

Composto presente do feijão branco capaz de auxiliar no emagrecimento bloqueando a absorção do carboidrato? Sim, ele existe. Estamos falando da faseolamina, uma glicoproteína presente no feijão branco, capaz de bloquear parcialmente e temporariamente a ação da enzima alfa-amilase.

A enzima alfa-amilase é sintetizada e liberada pelo pâncreas sempre que consumimos alimentos fontes de amido. É a alfa-amilase a responsável em estar quebrando a molécula de amido e convertendo-a em glicose para que a mesma possa ser processada pelo corpo humano sobre a forma de calorias/energia.

No entanto, a faseolamina presente no feijão branco só possui esta propriedade quando a mesma é consumida in-natura, sobre a forma de farinha. Em estudos realizados com humanos comprovou que o uso da faseolamina é capaz de reduzir em até 4% do peso total no prazo de 30 dias.

Quando a faseolamina é prescrita pelo nutricionista/médico, o mesmo orientará o paciente sobre a maneira ideal em se estar consumindo as cápsulas de faseolamina. Já quando a mesma é preparada artesanalmente, deverá ser consumida meia hora antes as principais refeições, na quantidade de 1 colher de café rasa com um copo de água.

É importante lembrarmos que a dosagem máxima jamais deverá exeder 1 grama ao dia. Isso porque o feijão branco contém toxinas que quando consumidos in-natura na dosagem acima de 1 grama é capaz de desencadear determinados efeitos colateriais não desejados, como a diarréia e náuseas. No mais, busque incluir o feijão branco em sua alimentação, uma vez que o mesmo é rico em nutrientes essenciais para seu sistema imunológico e metabolismo. Este é rico em cálcio, ferro, potássio, magnésio, fibras e outros minerais.

Fonte: Nutrição Sadia
Veja mais...
Os benefícios da farinha de feijão branco
Feijão branco para emagrecer
Por onde anda o arroz com feijão no prato dos brasileiros?

.Partilhar

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ROMÃ: A FRUTA DA LONGEVIDADE

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite - a deusa do amor - com romãs, porque acreditavam que a fruta alimentava o amor. Outros a consideram símbolo da sorte e comem romãs na passagem de ano, guardando algumas sementes na carteira, para ter sorte o ano todo. Além de amor e sorte, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos.
.
Os constituintes da fruta que tem propriedades terapêuticas vêm sendo intensamente estudados. Os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na romã, barram moléculas que danificam a estrutura celular, desencadeando o câncer. Além deles, há doses concentradas de antocianinas, substâncias reconhecidamente anticancerígenas que lhe conferem a cor avermelhada.
.
Uma publicação recente no periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Européia de Aterosclerose, diz que a romã ajuda a reduzir os teores de colesterol. Médicos examinaram os níveis da gordura no sangue de 20 voluntários, antes e após o consumo diário do suco da fruta, e, assim, notaram que houve uma significativa queda do LDL, a fração do colesterol associada ao entupimento dos vasos.
.
E, ainda, os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres, os grandes agentes de envelhecimento da pele. Pesquisas realizadas na Universidade Hallym, na Coréia do Sul, apontaram que as células da pele tratadas com o extrato da romã, sentiram menos os efeitos da radiação ultravioleta.
.
Para usufruir de tantos predicados, a romã pode ser usada em sucos, salpicada em saladas ou como ingrediente de molhos ou sobremesas. Com a casca, é possível fazer chá, que preserva os benefícios da fruta e, ainda auxilia na redução dos sintomas da menopausa, já que possui ação similar ao estrogênio - hormônio cuja produção é diminuída com o envelhecimento, causando os sintomas desagradáveis nesse período.
.
Vale lembrar que os estudos não são conclusivos no que diz respeito à quantidade de consumo da fruta. A sugestão é incluí-la como parte de uma dieta saudável, associada a bons hábitos de vida. Sua safra ocorre entre os meses de fevereiro e abril, quando é possível encontrar mais oferta da fruta.
.
Fonte: Mundo Verde
Veja também:
Alimentos e significados
Para as frutas amadurecerem mais rápido
Mel para todos os dias

.Partilhar

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ANVISA QUER BANIR REMÉDIOS PARA EMAGRECER

O reinado dos remédios emagrecedores está por um fio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir de vez a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central: a sibutramina e os derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol).
.
A única droga para o tratamento da obesidade que continuará liberada será o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura.
.
Diante de estudos que apontam que o consumo de sibutramina aumenta o risco de problemas cardíacos, desde o ano passado a Anvisa impôs novas regras e endureceu os critérios de venda dessa droga. Ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.
.
A proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas da área na semana passada e foi publicada no site da agência, junto com um parecer explicando os motivos. Para médicos endocrinologistas que atuam no combate à obesidade, a medida é radical demais e vai deixar os pacientes sem opção de tratamento, já que o controle da fome e da saciedade ocorre no cérebro.
.
"Quase metade da população brasileira tem sobrepeso. Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?", diz o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas (HC).
.
Veja o estudo completo no site: Uol
Veja também sobre:

Anvisa suspende medicamentos usados para emagrecer
Caralluma Fimbriata, emagrece?
Tratamento corta 'hormônio da fome' e evita ganho de peso

.Partilhar

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PERIGO ENLATADO

Beber refrigerante dietético pode ser uma boa alternativa para quem não deseja engordar, mas não significa menos perigo à saúde. Um estudo americano sugere que os consumidores frequentes desse tipo de bebida correm um risco maior de sofrer ataque cardíaco e acidente vascular cerebral do que as pessoas que não bebem refrigerante nenhum. A pesquisa não apontou risco entre consumidores dos refrigerantes comuns.
.
O estudo, realizado em conjunto pela Universidade de Columbia de Nova York e a Escola de Medicina da Universidade de Miami, acompanhou 2.564 pessoas em Nova York por pouco mais de nove anos e descobriu que as pessoas que consumiam essas bebidas dietéticas diariamente tinham 61% mais chance de sofrer problemas vasculares.
.
Mesmo após os cientistas descartarem os pesquisados com síndrome metabólica (doença vascular periférica) e histórico de doença cardíaca, o risco ainda assim foi 48% maior, destacou o estudo apresentado na conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.
.
"Se nossos estudos se confirmarem com análises futuras, isto sugeriria que refrigerantes dietéticos podem não ser um substituto ideal para bebidas com açúcar", disse a coordenadora dos estudos, Hannah Gardener, da Escola de Medicina da Universidade de Miami. Segundo Hannah, o estudo não conseguiu identificar a razão do aumento de risco cardíaco. Segundo ela, é possível que a culpa não seja do refrigerante, mas de alguma característica em comum entre os pesquisados. "É possível que as pessoas façam escolhas pouco saudáveis na hora de comer, por exemplo, achando que basta basta tomar um refrigerante diet para se manter saudável", afirmou.
.
O médico epidemiologista brasileiro Julio Ricardo Vieira, da Universidade de Columbia, que também participou da pesquisa, disse a VEJA que a intenção do estudo foi "abrir os olhos da comunidade científica." Por ter sido a primeira pesquisa a demonstrar a relação dos refrigerantes dietéticos com acidentes cardiovasculares, diz ele, é preciso agora que outros grupos façam estudos clínicos para determinar que componentes das bebidas são responsáveis pelo aumento do risco.
.
Fonte: Revista Veja
Veja mais...
Bebidas gaseificadas ou refrigerante?
Cuidado na hora de trocar o refrigerante pelo suco
Refrigerante em excesso pode ser prejudicial aos músculos e coração

.Partilhar

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COMO ALIVIAR AS CÓLICAS DOS BEBÊS

É fim de tarde e seu filho chora sem parar. E, como em todos os dias, no mesmo horário, você já checou a fralda, amamentou, agasalhou ou tirou o excesso de roupa. De nada adiantou. O choro continua intenso, mas de repente para. Você respira aliviada. E, quando menos espera, começa tudo de novo. Cada vez mais estridente.
.
Quem já passou pela situação sabe: é uma cena típica de um recém-nascido sofrendo com as temidas cólicas. E não é rara. A dor abdominal atinge 75% dos bebês nos primeiros três meses de vida, geralmente no início da tarde ou durante a noite. Sempre no mesmo horário.
.
As cólicas não estão associadas a nenhuma doença. São um problema fisiológico, comum em recém-nascidos, que têm um sistema digestivo ainda imaturo, até por falta de experiência. Quando o bebê mama, os intestinos contraem e relaxam, provocando as cólicas, que podem durar cerca de três horas. Também há estudos que relacionam as cólicas à alimentação da mãe. E ainda é possível que o bebê não esteja sugando corretamente o peito e engolindo muito ar durante a amamentação.
.
Porém, o sentimento dos pais influencia – e muito – a vida do bebê. Se eles ficarem nervosos e inseguros, passam esses sentimentos ao bebê, que, por sua vez, fica ainda mais aflito. Dependendo do comportamento dos pais, as cólicas podem piorar, sim. Os pediatras são unânimes: o comportamento da criança é um reflexo do meio em que vive.
.
Esse mal-estar dura em média três meses. Tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o mecanismo da digestão. Faz sentido. Aos 3 meses, o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, ou seja, 1 ano de vida, se contarmos a vida intra-uterina. Ele deixa de ser um “RN”, como são conhecidos os recém-nascidos. É por isso que no quarto mês, cérebro e intestinos já se entendem melhor e as cólicas deixam de ocorrer.
.
VEJA AS DICAS PARA ALIVIAR A DOR
.
º Deite-o de bruços e embale-o no braço.
º Outra maneira é colocar a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis!
º Aquecer o local traz conforto. Use um paninho esquentado a ferro ou opte por uma bolsa de água quente, pode ser aquelas que são aquecidas no forno de microondas. Tome cuidado para não deixar esquentar demais e nunca encoste a superfície quente direto na pele da criança. Coloque a bolsa sobre a roupa ou uma toalha.
º Fique com o bebê em um ambiente aconchegante, à meia luz e, se puder, escolha uma música relaxante.
º Apesar de o peito acalmar a criança, evite amamentá-la, pois a sucção estimula as contrações intestinais, que agravam as dores.
º Massagens na barriga ajudam a soltar os gases. Passe a mão, se quiser com um pouquinho de óleo de bétula ou de amêndoa, em movimento circulares. Isso aquece o local e acalma o pequeno.
º Exercícios com as pernas também contribuem para diminuir as dores e soltar gases. Deite o bebê de costas e flexione as suas perninhas sobre o adbome.
º Caso as cólicas continuem intensas, pode-se recorrer a um medicamento antiespasmódico, depois de consultar o pediatra.
.
Veja a matéria completa na Revista Crescer
Confira também:
Alimentação da mãe e cólicas nos bebês
Como evitar que seu leite seque
Alergia ao leite de vaca

.Partilhar

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

POPEYE TINHA RAZÃO...

Um estudo científico demonstrou que Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre. O famoso marinheiro, personagem de quadrinhos americano que depois virou desenho animado, engolia o conteúdo de uma lata de espinafre cada vez que tinha que utilizar seus músculos para sair de uma encrenca.
.
Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular. O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publicado na Revista Cell Metabolism.
.
O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.
.
"É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo. O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.
.
No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade. "É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", diz o especialista.
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja também:

Deixe seu feijão mais nutritivo
Suplementação em crianças
Para ganhar peso se alimente bem

.Partilhar

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

COMO COMER BEM NA RUA

Quem trabalha na rua, como vendedor, por exemplo, acaba atraído por uma série de alimentos que, em excesso, não fazem bem à saúde. Entre a porta de um cliente e de outro, passa por padaria, loja de doces, carro da pamonha, baiana preparando acarajé, milho cozido, churrasquinho no espeto. As tentações gastronômicas em vias públicas são muitas. E, em boa parte das vezes, a hora da fome coincide com o encontro das comidas mais calóricas.
.
Antes de tudo, pare e respire um pouco. É preciso resistir! Nada acontece sem um pouco de conscientização sobre alimentação adequada e disciplina na preservação da saúde. Uma ideia é trazer de casa, na bolsa, sanduíches prontos, frutas ou barras de cereal. O ataque a coxinhas de galinha e outras frituras do gênero pode ser evitado se o estômago estiver preenchido. Por isso, a importância do lanche entre o café da manhã e o almoço. A estratégia funciona para você não devorar o que aparecer pela frente. Além disso, com o lanche, é mais fácil controlar a quantidade de comida ingerida no almoço, já que o estômago não terá ficado vazio desde cedo.
.
No momento do almoço, relaxe. Não pense em sair correndo para atender o cliente seguinte. Portanto, evite marcar as visitas em horários apertados. Afinal, comer com pressa pode prejudicar a digestão, já que em geral o alimento não é mastigado e quebrado da melhor maneira, na boca. E isso consequentemente dificulta a absorção dos nutrientes pelo organismo. Confira outras dicas da nutricionista Sandra Castro:
.
1 - Existem muitas opções de restaurantes por quilo. Esse tipo de restaurante é o mais indicado, pois permite escolher os alimentos certos e fugir dos mais gordurosos e prejudiciais. Ao longo do tempo, o sistema a quilo ganhou a aceitação do público e se disseminou em diversas cidades do país.

2 - Se você costuma comer em restaurantes com pedido à la carte, peça pratos completos; ou seja, “com proteína, carboidrato e gordura saudável”.

3 - Segundo a especialista, um fio de azeite pode suprir a necessidade de gordura. Pode ser usado para temperar o prato.

4 - Quanto às proteínas, prefira a carne branca às carnes vermelhas, que apresentam os mesmos nutrientes, e são de fácil digestão. Na hora dos carboidratos, aposte nos legumes, no arroz integral, que tem fibras, e na batata-doce, em vez da batata convencional. Quando for comer massa, prefira as grano duro, elaborada a partir de um trigo especial.

5 - Para sobremesa, frutas. “Quando bater aquela vontade de comer doces, recorra a uma barrinha de cereais”, indica Sandra. “Mas só compre as sem gordura trans”.
.
Fonte: Terra
Veja mais...
Almoça fora todos os dias? Aprenda a preparar a famosa marmita
Importância de fracionar as refeições
O bom senso que domina a gula

.Partilhar

sábado, 5 de fevereiro de 2011

CAFEÍNA CURA RESSACA

Nada de chazinhos milagrosos ou fórmulas mágicas. Para curar a ressaca típica de um dia após a farra, nada como uma boa xícara de café -- ou talvez várias. Ao menos, é o que diz um estudo com ratos da Universidade Thomas Jefferson (Filadélfia, EUA).
.
A pesquisa, publicada na revista científica "PLoS One", testou nos roedores os efeitos de pequenas doses de etanol. Os tratados com cafeína três horas após a simulação da bebedeira não tiveram dor de cabeça.
.
Os cientistas resolveram identificar com clareza a substância causadora da ressaca, já que o etanol, no fígado, é convertido em uma substância chamada acetaldeído. Este, por sua vez, se transforma em acetato em outros tecidos do corpo, incluindo o cérebro.
.
Cada grupo de ratinhos ingeriu uma dessas substâncias, e, em alguns deles, inibidores que impediriam seu corpo de processar o etanol. Entre quatro e seis horas depois disso, foram testadas as reações dos animais a estímulos dos pesquisadores, que aplicavam pequenas pressões em ambos os lados da cabeça de cada roedor. Ratos que reagiam a esses estímulos --tocando a região com a pata, inclinando a cabeça ou grunhindo-- apresentavam hipersensibilidade, o que seria um indicador da dor de cabeça.
.
Os ratos que sentiram a dor foram justamente os tratados apenas com etanol -sem inibidor- e acetato. Mas, nesse grupo, além daqueles que receberam anti-inflamatórios uma hora depois de ficarem "bêbados", uma dose de cafeína também inibiu sintomas da ressaca. Os testes não foram realizados em seres humanos, mas, no nosso caso, diz o estudo, a ingestão de café seria recomendada quatro horas depois de beber, momento em que o nível de acetato no corpo começa a subir.
.
É importante ressaltar, porém, que, pouco mais de uma hora depois --tempo necessário para o organismo dos ratos processar a cafeína--, os sintomas surgiram, o que significa que é preciso um pouco mais que um cafezinho no dia seguinte se você decidir extrapolar naquela festa do próximo fim de semana.
.
Fonte: Folha UOL
Veja mais...

Café em sachê e café em cápsula
Café pode diminuir risco de gota nas mulheres

Cafeína ajuda a estabilizar o humor

.
Partilhar

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VITAMINA EM SPRAY

Um cientista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, inventou um jeito de absorver vitaminas no organismo de forma mais rápida e sem desperdício. Para isso, o engenheiro biomédico David Edwards criou vitaminas em spray.
.
Por esse mecanismo, as vitaminas inaladas em um tubo semelhante a uma “bombinha para asma” chegam com mais rapidez na corrente sanguínea do que se fossem ingeridas na forma de comprimidos, maneira mais comum de consumo de vitaminas. As informações são do site de tecnologia PopSci.
.
Quando as vitaminas são engolidas em comprimidos, o trato intestinal e o fígado podem destruir ingredientes ativos e diminuir sua absorção no organismo. Já quando são ingeridas em forma de spray, as vitaminas ignoram o sistema digestivo e se dissolvem no tecido de revestimento altamente permeável das bochechas.
.
Para fazer com que essas vitaminas sejam comestíveis, Edwards – que já criou o chocolate e café em spray - misturou as vitaminas em partículas de aerossol com diferentes chás para realçar o sabor. Além disso, o cientista criou o produto em forma de batom, de fácil manuseio, somente tendo que espirrar o produto.
.
Os sprays vitaminados são vendidos em três sabores: chá-verde com vitaminas C e E; chá de hibisco com multivitamínico; chá e vinho, que fornece vitaminas D e 20 miligramas de resveratrol (composto encontrado na casca da uva vermelha, indicado para combater o câncer e inflamações). Usado por oito dias, é o equivalente a uma fonte de 100% de dose diária de cada vitamina.
.
Fonte: R7 Notícias
Veja também:

Dieta ortomolecular
É para comer até a embalagem
Café em sachê e café em cápsula

.Partilhar

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DESCOBERTO ANTIBIÓTICO QUE TRATA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Pela primeira vez, um antibiótico tratou com eficácia e durabilidade a síndrome do intestino irritável (SII), que afeta cerca de 30 milhões de americanos e milhares pessoas no mundo, segundo estudo publicado no dia 5 de janeiro.
.
O antibiótico Xifaxan, do laboratório americano Salix Pharmaceutical, já foi autorizado pela FDA (agência americana de regulamentação de medicamentos e alimentos) para tratar a diarreia do viajante e a encefalopatia hepática.
.
Quem sofre desse problema fica com o aparelho gastrointestinal muito sensível. Com isso, fatores como estresse, dieta, medicação e hormônios, dentre outros, acabam provocando diarreia.
.
Agora, resultados de dois testes clínicos confirmam também o papel significativo na síndrome das bactérias da flora intestinal - uma hipótese polêmica, estudada há vários anos.
.
Os resultados dos testes clínicos, realizados em 1.200 pacientes com a síndrome, mostram que o Xifaxan permite aliviar os sintomas e não causa riscos, segundo o médico Mark Pimentel, do centro médico Cedars-Sinai de Los Angeles (EUA) e principal autor do estudo.
.
- Durante anos, as opções de tratamento foram extremamente limitadas. Pimentel conta que, com frequência, os pacientes com essa síndrome respondiam mal aos tratamentos, como a mudança do regime alimentar e o uso de fibras como complemento. - [Mas] com o antibiótico eles se sentem melhor. E o bem-estar continua, mesmo depois de parar de tomá-lo. Isso significa que agimos, com esse antibiótico, na causa da doença.
.
Fonte: Prontuário de Notícias
Veja também:
Síndrome do intestino irritável
Intestino preso?
Como evitar o intestino preso das crianças

.Partilhar

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TUDO POR UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL

É hora de se despedir das férias e voltar às aulas. Logo vem a preocupação... mas o que colocar na lancheira?
.
O lanche oferecido pela escola é uma ajuda e tanto. Além de não precisar preparar a lancheira, você vai saber que seu filho não vai cair em tentação e comer o lanche do amigo (bem o daquele que levou salgadinho e refrigerante, sabe?), e não o prato supersaudável que você mandou.
.
Mas se a escola não tiver essa possibilidade, invista em refeições naturais e práticas. É legal também você e outros pais conversarem com a instituição para que a cantina não ofereça junk food. Eles precisam ajudar você nesse controle.
.
O acondicionamento dos lanches deve ser feito em plástico filme. As bebidas ficam ou na garrafa térmica ou compre as de caixinha longa vida. Tudo deve estar em uma lancheira térmica com uma bolsa de gelo dentro.
.
CONFIRA 6 SUGESTÕES PARA MONTAR A LANCHEIRA
.
1. SAUDÁVEL - Suco de laranja, sanduíche de peito de peru com requeijão no pão integral e uma ameixa.

2. DIVERTIDA - Achocolatado, bolo de cenoura e bolinhas de melão.

3. COLORIDA - Suco de goiaba, pão de milho com queijo branco e fatias de kiwi.

4. ALTERNATIVA - Iogurte orgânico, barra de cereal de quinua orgânica e salada de frutas orgânicas, como mamão, morango, uva, laranja (suco também) e abacaxi.

5. RÁPIDA - Suco de morango (caixinha), pão sírio míni, com presunto e queijo prato, e uma banana.

6. BEM FRESCA - Leite fermentado, bolo de coco gelado e mamão em cubinhos.

E NA HORA DE DESCARTAR... TODO CUIDADO É POUCO!
.
Para produzir menos lixo, a garrafa térmica e o copo plástico duro são boas opções. Se a escola não tiver um esquema de separação de lixo, ensine seu filho a guardar tudo para descartar de forma correta depois.

.
Confira outras dicas na Revista Crescer
Veja também:
De olho na merenda
Volta às aulas
Maneiras de fazer a criança comer frutas

.

Partilhar