quinta-feira, 28 de abril de 2011

COUVE-MANTEIGA: A RAINHA DOS VEGETAIS

A couve-manteiga é um dos vegetais mais importantes da nossa alimentação. Ela é a que possui maior quantidade de ferro e cálcio de todas as outras verduras.

A couve crua contém mais vitamina C do que a quantidade encontrada nas frutas cítricas, e esta vitamina aumenta a capacidade de absorção de ferro e cálcio pelo nosso organismo, por isso é uma boa idéia consumir folhas de couve com carnes. Excelente aliada para quem quer emagrecer, a couve tem pouquíssimas calorias e esbanja nutrientes, devendo estar sempre à mesa! Para que todos os nutrientes da couve sejam aproveitados você deve cozinhá-la rapidamente e com pouca água.

Por conter carotenóides, ainda protege contra o aparecimento de doenças como o câncer e problemas cardiovasculares. Outros nutrientes encontrados na couve são: beta-caroteno, o precursor da vitamina A, vitamina C, E, potássio, ácido fólico e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. Ótimo desintoxicante, o suco de couve ajuda a limpar seu organismo, fazendo uma verdadeira “faxina” no fígado e intestino, retirando as toxinas.

DICA!
Para aqueles que não são fãs do gostinho da couve, uma opção é preparar o suco (bater as folhas no liquidificador com água) e depois de pronto, colocar em forminhas de gelo e levar ao congelador. Para guardar, coloque em um pote fechado. Vá adicionando a sucos de sua preferência e garanta todos os seus benefícios!

Prepare esta deliciosa receita:

Suco de Couve, Limão e Hortelã:

- 3 folha de couve
- Folhinhas de hortelã
- 1/2 limão médio espremido
- 500 ml de água
- Açúcar ou adoçante a gosto

Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...

Efeito do brócolis contra o câncer de próstata
A berinjela reduz os níveis de colesterol?
Inhame é opção de tubérculo nutritivo

.Partilhar

terça-feira, 26 de abril de 2011

ENERGÉTICO + BEBIDA ALCOÓLICA É PIOR QUE ÁLCOOL PURO

Misturar bebidas energéticas com álcool é mais arriscado do que beber álcool sozinho, de acordo com um novo estudo norte-americano.

"Os jovens estão bebendo de uma maneira diferente da que bebiam no passado", disse Cecile A. Marczinski, professora de psicologia na Northern Kentucky University e autora do estudo. "Clássicas bebidas mistas, como rum e Coca-Cola, foram substituídas por drinques que misturam energético e vodca."

Os resultados do trabalho mostram que as substâncias estimulantes dos energéticos alteram a percepção cognitiva, aumentando a tendência a comportamentos de risco. "Um consumidor de bebida alcoólica age de forma impulsiva. No entanto, quem bebe álcool com energético se sente mais estimulado. Portanto, o consumo da combinação configura um cenário arriscado devido ao aumento da sensação de estímulo e dos níveis de impulsividade", diz Marczinski.

COMO FOI FEITO O ESTUDO

A professora e seus colegas separaram aleatoriamente 56 estudantes universitários, entre 21 e 33 anos, em quatro grupos. Um deles recebeu apenas álcool; o outro, as bebidas energéticas; o terceiro grupo recebeu os dois juntos; e o grupo final, uma bebida suave. Os participantes tiveram que relatar como se sentiam: estimulados, sedados, enfraquecidos ou intoxicado.

"Os resultados fornecem evidência laboratorial concreta de que a mistura de bebidas energéticas com álcool é mais arriscada do que o álcool sozinho", afirma Marczinski. O estudo será publicado na edição de julho da revista "Alcoholism: Clinical & Experimental Research".

Fonte: Folha Uol
Veja também:
Bebidas alcoólicas: qual o limite?
Que bebida causa a pior ressaca?
Beber muita cerveja de uma só vez provoca barriga

.Partilhar

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA COM POUCO (OU SEM) CHOCOLATE

A Páscoa geralmente é sinônimo de (muito) chocolate. No entanto, mesmo que o consumo esteja liberado no feriado, não vale exagerar - principalmente com as crianças. Repleto de vitaminas, minerais e flavonóides (substâncias antioxidantes que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, presentes principalmente no chocolate amargo), esse alimento também é fonte de gorduras e açúcares.

Para as crianças que têm algum problema de saúde que impede o consumo - como no caso de intolerância à lactose, diabetes ou aquelas que estejam acima do peso - o cuidado deve ser ainda maior. “Os pais precisam conversar muito com a criança e explicar os motivos da restrição. Elas precisam aprender a conviver com as limitações desde cedo”, diz Daniela Carla Prestes, psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe.

Vale substituir por um brinquedo ou outra guloseima? “Apenas se for algo que a criança realmente quer. Caso contrário, os pais vão dar a sensação de que o ‘não’ é algo ruim”, diz Daniela. E lembre-se: o chocolate está liberado apenas depois dos 2 anos de idade.

Outra alternativa é mostrar que a data não está vinculada apenas ao chocolate. Aproveite o feriado e incentive brincadeiras como 'caça ao tesouro', corrida de ovos, mímica ou desenhos de coelhinhos. Aproveite também atividades em livrarias e shoppings, que geralmente preparam um roteiro especial para a data.

PÁSCOA MAIS LIGHT

Não dá para passar a data sem chocolate, mas você pode fazer escolhas que não vão pesar tanto na sua balança:

º Prefira o meio amargo, que é menos calórico e o melhor para combater os radicais livres.

º A vontade de comer costuma aparecer no fim da tarde, quando alguns neutrotransmissores “relaxantes” estão com níveis mais baixos. Nessa hora, prove o equivalente a dois tabletes pequenos de chocolate (60 gramas) e guarde o restante no congelador, cortado em pedaços.

º Para queimar as calorias ingeridas, caminhe por cerca de uma hora.

CONFIRA PORÇÕES ADEQUADAS PARA TODA A FAMÍLIA

3 a 5 anos: um bombom pequeno, duas vezes por semana

6 a 9 anos: dois bombons pequenos ou uma fatia de 20 g de chocolate, duas vezes por semana

10 anos ou mais: dois bombons médios ou 1 fatia de 30 g de chocolate, no máximo três vezes por semana

Adultos: 2 bombons médios ou 1 fatia de 30 g de chocolate, no máximo três vezes por semana. O chocolate amargo está liberado diariamente, desde que a porção não ultrapasse cerca de 12g

Adultos com controle de peso: a mesma quantidade, no máximo duas vezes por semana

Fonte: Revista Crescer
Veja também:

Páscoa com moderação
Chocolate e coração
O cacau e os benefícios para a saúde

.Partilhar

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PIPOCA DE CINEMA TÊM MAIS SAL E GORDURA

Um bom filme, um saco de pipocas e uma noite perfeita, certo? Só se for na sua casa, porque nos cinemas, mesmo os menores sacos de pipocas, têm mais sal, gordura e calorias, segundo um estudo americano do Center for Science in the Public Interest, que pesquisou as pipocas de três redes de cinemas e detalhou o conteúdo das porções, segundo reportagem do 'New York Times'.

Um balde de pipocas do Regal Cinemas, por exemplo, tem 1.200 calorias, 980mg de sódio e 60g de gordura saturada. Se acrescentar 1 colher de sopa de manteiga, mais 130 calorias. o saco médio tem 670 calorias, 550mg de sódio e 24g de gosrdura saturada.

- A questão aqui é a quantidade. Esses baldes grandes têm três quartos das calorias necessárias para um dia inteiro - explica Marion Nestle, da New York University. Mesmo a amostra mais 'saudável' de pipoca, um saco pequeno da rede AMC, têm 370 calorias.

O Cinemark, terceira cadeia de cinemas testada, faz pipoca com óleo de canola e por isso sai na frente das outras redes. Uma embalagem grande tem 910 calorias, 4g de gordura saturada e 1.500mg de sódio - quase o suficiente para um dia inteiro.

Um jeito de comer pipoca mais saudável no cinema? Peça sem sal. Ou divida. - Você pode dividir um balde com 10 amigos. Ou pode assistir ao filme sem comer nada, por que não? - diz Nestle.

Fonte: O globo
Veja também:
Pipoca ajuda a combater câncer e doenças cardíacas
Festa junina light
Aproveite as festas juninas sem sair da dieta

.Partilhar

domingo, 17 de abril de 2011

COMBINAÇÃO PERIGOSA: CAFÉ + ALIMENTOS GORDUROSOS

Beber café após ingerir uma refeição altamente gordurosa - como é o caso do fast food - é duas vezes pior para o organismo.

Estudos feitos na Universidade de Guelph, Canadá, confirmam que os níveis de açúcar na corrente sanguínea, que já disparam quando a pessoa ingere comidas gordurosas, dobram quando ela toma alguma bebida com alta dose de cafeína - e podem chegar ao patamar de uma pessoa que sofre de diabetes.

Divulgado no Journal of Nutrition, o estudo examina, em primeira mão, a relação da cafeína com a ingestão de alimentos altamente gordurosos. “Os resultados nos mostram que gordura saturada interfere na habilidade do corpo de limpar o açúcar do sangue e, quando combinado com cafeína, o impacto é ainda maior”, afirmou Marie-Soleil Beaudoin, autora da pesquisa.

A presença de açúcar na corrente sanguínea é prejudicial à saúde humana porque o carboidrato danifica vários órgãos do corpo. Tipicamente, o próprio corpo se livra desse açúcar redistribuindo-o pelos músculos, mas quando ele excede uma certa quantidade o organismo não consegue mais processá-lo. Nos casos estudados na pesquisa, algumas pessoas viram suas taxas de açúcar no sangue aumentarem em 65% após ingerirem duas xícaras de café.

Para realizar os testes, o grupo de pesquisadores utilizaram um coquetel contendo apenas lipídios, que era dado aos participantes na proporção de um grama por cada quilo que pesasse. Depois de seis horas, eles recebiam um segundo coquetel de açúcar. O resultado demonstrou que o nível de açúcar no sangue dessas pessoas aumentou 32% em relação aos pacientes que não tomaram o coquetel de lipídios.

No caso do teste com a cafeína, os participantes tomavam o coquetel de lipídios, depois duas xícaras de café cinco horas depois e, por fim, o coquetel de açúcar uma hora mais tarde. Foi nesse grupo que os níveis do carboidrato chegaram a mais de 65%. “Isso mostra que os efeitos para o organismo de uma refeição gordurosa duram por pelo menos quatro horas. O que você come no almoço pode impactar seu organismo no final do dia”, disse Beaudoin.

Os pesquisadores também descobriram que a combinação do café com o alimento gorduroso afeta e atrapalha a comunicação entre o estômago e o pâncreas (órgão que fabrica a insulina, responsável por limpar o açúcar do corpo). Como essa comunicação fica interrompida, o organismo não consegue se limpar do excesso de açúcar.

“Beber café descafeínado ao invés de café normal é uma das formas para se aumentar a intolerância à glicose. Limitar o consumo de gorduras saturadas, encontradas em carnes vermelhas, alimentos processados e fast food também é benéfico. Este estudo nos mostrou que os efeitos dessas comidas podem ser fortes e duradouros”, afirmou a doutora Beaudoin.

Fonte: Revista Época
Veja mais...

Café em sachê e café em cápsula
Café pode diminuir risco de gota nas mulheres
Benefícios do café para a saúde da mulher

.Partilhar

quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUITOSANA É SUSPENSO PELA ANVISA

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Suplementar) proibiu o produto Quitosana, usado como suplemento alimentar, por conter o princípio ativo sibutramina, que é usado em medicamentos para tratar obesidade.

De acordo com a resolução da Anvisa, foi comprovada a presença de sibutramina nos produtos Quitosana e Quitosana associada a outros produtos das marcas Algas Regi, Sliminus e Fibratto, fabricados pela empresa Ledal Química do Brasil Ltda, sediada em Goiânia.

A agência determina a suspensão da fabricação, importação, distribuição, comércio e uso dos produtos em todo o país. Segundo a resolução, publicada no Diário Oficial da União, o SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária) deve apreender e inutilizar todos os lotes dos produtos.

Fonte: Notícias R7
Veja mais...
Anvisa quer banir remédios para emagrecer
Anvisa suspende medicamentos usados para emagrecer
Sibutramina

.Partilhar

quarta-feira, 6 de abril de 2011

COMBINANDO VINHO E COMIDA

Quase todo mundo sabe que o consumo moderado de vinho auxilia nossas funções cardiovasculares. Mas, para que toque o nosso coração de verdade, é preciso que o vinho agrade também ao paladar, realizando um casamento harmônico com o prato que está acompanhando. A harmonização de vinhos é complexa e muito abrangente. Abaixo vão algumas dicas de combinações de sucesso garantido:

Saladas: Elas vão bem com vinhos brancos leves, como Pinot Blanc, Riesling e Sauvignon Blanc.

Sopas: Também aposte nos mais leves. Se o sabor for de carnes, prefira um Pinot Noir. Se for de queijo ou vegetais, Chardonnay.

Carnes vermelhas: As carnes de caça, como coelho, pato, javali e avestruz, vão muito bem com vinhos franceses das regiões da Borgonha e de Bordeaux. Já as carnes de vaca/boi, porco e carneiro combinam melhor com Malbec, Tannat, Shiraz e Cabernet Sauvignon.

Massas: Depende do molho! Para os molhos vermelhos, prefira os tintos italianos: Chianti, Sangiovese e Valpolicella. Para os molhos brancos, opte também por vinhos brancos, como o Chenin Blanc e o Chardonnay.

Queijos: Outro dia ouvi Manoel Beato dizer que, ao contrário do que muitos pensam, vinhos brancos combinam melhor com queijos do que os tintos. E ele realmente tem razão. Por isso, vou indicar o Sauvignon Blanc, o Chardonnay e o Pinot Grigio.

Carnes brancas: Peixes e aves combinam melhor com vinhos brancos, como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Chenin Blanc. Porém, as sardinhas frescas também vão bem com vinhos verdes! Se você não passa sem um vinho tinto, o que vai melhor com carnes brancas é o Pinot Noir.

Sobremesas: Para acompanhar doces, opte por um Moscatel ou por um Vinho do Porto.

Lembre-se: vinho tem função de potencializar o sabor da comida, nunca de sobrepô-la! Qual o tipo de vinho que você prefere? Comente! E boa degustação!

Fonte:
Yahoo
Veja também:

Tomar vinho no jantar melhora a digestão?
Vinho para o bem do pulmão
O cacau e os benefícios para a saúde

.Partilhar

terça-feira, 5 de abril de 2011

ANVISA PROÍBE VENDA DE EMAGRECEDOR DIETRINE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender o uso e a comercialização do emagrecedor Dietrine, segundo determinação publicada no Diário Oficial da União. A suspensão ocorreu após a comprovação da comercialização irregular do produto, produzido por empresas que não têm registro na agência.

De acordo com o texto, foi decidida a suspensão da fabricação, importação, distribuição, comércio e uso em todo o território nacional. A proibição vale para todas as denominações do produto: Dietrine Phaseolamin, Dietrine Fimbriata, entre outros.

O Dietrine é um suplemento que, segundo sites que o comercializam, é produzido a partir de ingredientes naturais, capaz de inibir a fome e de diminuir a absorção de carboidratos. Apesar de a comercialização estar proibida, o produto ainda é vendido pela internet por 98 reais.

As informações são da Revista Veja
Veja mais...
Anvisa suspende medicamentos usados para emagrecer
Anvisa quer banir remédios para emagrecer
Sibutramina

.Partilhar

segunda-feira, 4 de abril de 2011

LEITE DE ARROZ PARA INTOLERANTES À LACTOSE

Se compararmos a composição do leite de arroz com o de vaca veremos que o leite de arroz possui mais carboidrato, menos proteína e cálcio, mas em contrapartida tem baixíssimo teor de gordura, zero de colesterol e zero de lactose.

Ele é de fácil digestão por possuir menos proteína, sendo recomendado para indivíduos com problemas digestivos. Como também não apresenta lactose, é indicado para pessoas que têm alergia ou intolerância a este ingrediente.

O leite de arroz também é uma boa opção alimentar para os indivíduos intolerantes as proteínas do leite de vaca. Outra vantagem é que o leite de arroz geralmente é orgânico e livre de antibióticos e de hormônios que, infelizmente, encontramos no leite de vaca. Apresenta uma aparência levemente translúcida e menos espessa que o leite, além disso, o seu sabor é mais suave e levemente adocicado, proveniente do próprio arroz.

Por seu sabor suave, pode ser adicionado a outros ingredientes tais como café ou chocolate e, comercialmente, encontramos em outros sabores tais como baunilha, amêndoas, avelãs ou cappuccino. Pode ser consumido frio ou quente e também pode ser utilizado em receitas culinárias.

Confira receitas no site: Guia Vegano
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...
Você sabe como é feito o leite em pó?
Alergia ao leite de vaca
5 formas de consumir mais leite em casa

.Partilhar

domingo, 3 de abril de 2011

AZEITONAS E ÓLEO DE OLIVA NA OSTEOPOROSE

A ingestão de cálcio associado a vitamina D é responsável pelo combate à osteoporose, doença que fragiliza os ossos e aumenta os riscos de fratura. R.Santiago-Mora e colaboradores da Unidade de Metabolismo Mineral, do Hospital Universitário Reina Sofía, Córdoba estudam o tema.

Os autores constataram que a azeitona é rica em polifenóis e também oleuropeína que ajuda a combater os radicais livres e eventualmente pode ajudar a combater a osteoporose.

Com isso abre se a possibilidade de combater a osteoporose ingerindo azeitonas ou utilizando algumas colheres de azeite de oliva mas não há evidências de que isso realmente ocorra. As pesquisas que mostraram que a incidência de osteoporose na Europa mais baixa nos países mediterrâneos.

Nesses países, estima-se que a ingestão de azeite de oliva varie entre 30 g e 50 g diários por pessoa, ou seja, aproximadamente 1,16 mg de oleuropeína/dia. Contudo, outros fatores podem influenciar o tecido ósseo, como características genéticas, exposição ao sol, atividade física e hábitos de vida. Por isso, não parece prudente responsabilizar apenas a dieta mediterrânea pelas diferenças de densidade óssea encontradas nas diversas populações.

A principal restrição nutricional das azeitonas decorre de seu método de conservação, que usa salmoura, o que aumenta muito seu teor de sódio devem ser usado com parcimonia por pacientes hipertensos.

Fonte: Nutrição Sadia
Veja mais...
Azeitonas
Culinária portuguesa
Azeite de oliva

.Partilhar