terça-feira, 27 de setembro de 2011

A BEBIDA NA HORA DA REFEIÇÃO


Embora evitar o consumo de bebidas durante o almoço ou o jantar seja o ideal, o hábito de tomar uns goles entre uma garfada e outra não está condenado. Se a sede costuma aparecer exatamente nessas horas, opções como água sem gás e suco de frutas são as melhores, contanto que não haja excessos.

Isso porque, em maiores volumes, mesmo as bebidas mais saudáveis são capazes de prejudicar a digestão. “Um dos problemas é que o líquido dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, dificultando a absorção de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Leila Queiróz, de São Paulo. 

Portanto, se possível o melhor é dar um intervalo de até meia hora antes ou duas horas depois de o prato ser servido. Para quem não resiste à bebida, porém, tomar um copo na refeição ou um pouco mais não traz problemas.

Se optar pelo acompanhamento da bebida, aliás, é bom ir devagar com o refrigerante, um dos piores principalmente para os que estão de olho na balança. Por ser gaseificado, o líquido também deixa o estômago mais dilatado. “A pessoa com volume gástrico maior tende, então, a sentir necessidade de comer mais do que o normal, o que leva ao ganho de peso”, diz a nutricionista.

PARA SENTIR MENOS SEDE NAS REFEIÇÕES:

De acordo com o que a nutricionista observa, há casos em que a necessidade de beber durante as refeições está associada à baixa ingestão de líquidos ao longo do dia. Assim, uma das dicas é não permanecer durante muito tempo sem ingerir qualquer tipo de líquido. Vale a pena até manter uma garrafinha d’água cheia sempre por perto para não se lembrar de beber somente na hora das refeições.

Outra sugestão para sentir menos sede nesses momentos – além de evitar o excesso de sal e o uso de temperos fortes – está na própria mastigação. “Quem não mastiga direito e engole a comida rapidamente tem a sensação de que o alimento está seco, já que não dá tempo de a saliva umedecê-lo bem. Isso provoca a necessidade de beber algo”, esclarece Leila.

Ao preparar os pratos, deixar os alimentos mais pastosos e menos secos pode ajudar também. Em vez de assar a carne, comê-la na forma de ensopado é ótima ideia. O próprio arroz pode ficar mais molhado se temperado com molho de tomate (preferencialmente in natura, que é mais saudável), por exemplo.

Fonte: Terra
Partilhar

domingo, 25 de setembro de 2011

LEITE ENGROSSADO, NÃO!

Para os avós, o neto está sempre magro e você não está alimentando-o direito. Mas, cuidado para não cair na tentação de engrossar (nem deixar ninguém fazer isso) o leite do seu filho. 

O leite, seja materno ou o indicado pelo pediatra, já tem os nutrientes necessários. Quando as pessoas adicionam farinha ou amido de milho à bebida, colocam cerca de 40 calorias a mais com apenas uma colher de sopa (10g) de produto. 

Imagine o efeito disso no organismo de uma criança!”, diz Fábio Ancona Lopes, pediatra e nutrólogo da Unifesp (SP). De acordo com o especialista, isso aumenta os riscos de obesidade, seja na infância ou na vida adulta. E com os riscos para a saúde, nem os avós vão gostar de vê-lo gordinho!

Fonte: Revista Crescer Partilhar

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ALIMENTOS PARA LEVAR NO CARRO

O carro é uma espécie de extensão da nossa casa. Como passamos tanto tempo em seu interior, que tal ter ali à mão alguns alimentos simples, mas que farão a diferença para nossa saúde? Além disso, dessa forma pode-se evitar gastos supérfluos com besteiras que enchem os olhos, mas não satisfazem a fome e nem nossa necessidade de nutrientes.

A nutricionista Fernanda Brandileone, de São Paulo, explica que o melhor é optar por alimentos ricos em nutrientes e com poucas calorias, que não pesam na balança. “O mais importante para a saúde é manter um padrão alimentar que inclua todos os tipos de alimentos”, diz ela. 

A nutricionista lembra ainda que, para quem passa muito tempo no carro, é recomendável também encontrar um tempinho para as atividades físicas. “O exercício, além de fortalecer o corpo, ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer”, ela lembra.

Veja abaixo alguns suprimentos que não custa levar para o carro e garantem lanchinhos nutritivos e saudáveis:

IOGURTE ( melhor levar num recipiente térmico):  ”O iogurte é um dos alimentos do dia a dia mais ricos em cálcio, além de ter proteínas e potássio”, diz a nutricionista. Você pode também optar por aqueles enriquecido com probióticos, que ajudam a regular a saúde intestinal.

NOZES: Elas são ricas em nutrientes, ajudam no combate ao colesterol ruim e estimulam a dilatação dos vasos se ingeridas depois das refeições – quando as veias tendem a se contrair”, diz Fernanda. Mas lembra também que as nozes são muito calóricas – por isso, não abuse. “Cerca de meia dúzia de nozes por dia já são suficientes”, ela afirma.

KIWI: Aproveite aquele recipiente térmico e leve também um kiwis cortado, sugere Fernanda. “O kiwi é uma grande fonte de vitamina C, fibras, potássio, além de ser uma das únicas frutas que fornece também vitaminas A e E”, explica. Se estiver sem tempo antes de sair, corte os kiwis ao meio e coma-os com uma colherzinha sem tirar da casca. “O kiwi também tem um suave efeito laxante, devido à presença de muitas fibras”, acrescenta Fernanda.

MAÇÃ: Excelentes para a saúde em geral, as maçãs fazem ainda mais bem às mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada na Cornell University, nos Estados Unidos, uma maçã ao dia reduz em 17% o risco de câncer de mama. Tanto para elas quanto para os homens, os benefícios da fruta são vários. “A maçã ajuda a proteger os ossos, a prevenir o câncer de pulmão, a asma, o Alzheimer e ainda fornece insulina para o corpo”, ressalta Fernanda.

BARRA DE CEREAIS: Uma das grande vatatagens delas é que pode “esquecê-las” no carro sem medo de estragarem. Segundo a nutricionista, as barras de cereais fornecem energia e podem ter o mesmo valor alimentício de um sanduíche. “Elas normalmente contém as mesmas calorias”, explica Fernanda. Portanto, não abuse. “Prefira as barras fibrosas, que são mais naturais”.

ÁGUA: Tenha sempre uma garrafa ao seu lado. “Tem gente que passa o dia inteiro sem tomar água e depois reclama de dores de cabeça e falta de concentração”, comenta Fernanda. Como ela explica, o líquido é essencial para manter a nossa hidratação e ainda contribui para evitar a formação de cancros e pedras nos rins. “Beber água também é vital para a saúde da pele”, lembra a nutricionista.

Fonte: TerraPartilhar

terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUAL LEITE ESCOLHER?


Que o leite é importante na dieta devido ao seu alto valor nutritivo boa parte dos consumidores já sabe. Mas, embora o de vaca seja o mais comercializado no país, há outros tipos que também podem entrar no cardápio.

O leite de cabra, por exemplo, contém quantidades de proteína, açúcar e gorduras muito semelhantes ao de vaca. A principal diferença está no tipo de gordura. “As partículas de gordura do leite da cabra são menores, o que confere melhor absorção dos nutrientes e uma digestão mais rápida da bebida”, explica a nutricionista Carolina Oliboni, de São Paulo. 

Ou seja, se você tem alguma dificuldade de digestão do leite, dá para ter um alívio nos sintomas trocando o de vaca pelo de cabra – também usado na fabricação de ótimos queijos.

No entanto, assim como no caso do leite de vaca, quem toma leite de cabra não está livre de sofrer algumas conseqüências. A maior é quando existe alergia a determinadas proteínas do leite. Nessas situações, o melhor é partir logo para os substitutos de soja. “O leite de soja tem menos gordura e não contém colesterol, mas é menos nutritivo que o leite de vaca ou cabra”, compara Carolina. Embora não seja também grande fonte de cálcio, encontram-se marcas do produto enriquecidas com o mineral.

LEITE INTEGRAL É VILÃO?

Muita gente foge do leite integral, mas ele não é nenhum vilão da boa saúde. Se você não está acima do peso nem precisa restringir o consumo de colesterol, pode aproveitar tranquilamente esta forma mais rica e mais gorda da bebida. Mas, caso contrário, é bom ir devagar, pelo menos alternando o consumo com o de outras versões leves. Para se ter uma ideia, cada 100 ml de leite integral tem cerca de 4 gramas de gordura em sua composição, contra 1,5% no semidesnatado e quase zero no desnatado.

Se não há restrição também quanto ao açúcar, como no caso de quem tem diabetes, pode-se consumir leite com achocolatados sem maiores problemas. Outra dica é misturar a bebida com frutas, mas isso nem de longe é uma regra, principalmente para quem já tem um cardápio saudável. “Claro que as frutas tornam o leite mais nutritivo que o achocolatado, porém, se elas já são consumidas em outras horas, não é preciso que sejam acrescentadas sempre, ficando tudo de acordo com a preferência de cada um”, esclarece Carolina. 
 
Confira ainda um pequeno glossário de termos usados nas embalagens de leite:

UHT (Longa Vida): o leite é basicamente processado e envasado sem nenhum contato com o ar, além de armazenado em embalagens perfeitamente estéreis. Graças a esse processo o prazo de validade do produto é maior, podendo ser guardado fora da geladeira por períodos bem longos antes de aberto.

Pasteurização: é também um procedimento realizado para eliminação de bactérias do leite, em que a bebida é exposta sucessivamente a temperaturas altas e baixas. Algumas diferenças no processo levam à produção do leite tipo A, B e C.

Nata: é a gordura do leite

Leite condensado: por causa do aspecto cremoso, devido à retirada de mais da metade da água presente no leite, seu uso é mais frequente na produção de doces. Destaca-se pela quantidade de calorias, merecendo cuidado principalmente de quem deseja perder peso.

Bebidas lácteas fermentadas: algumas marcas contêm probióticos – as bactérias do bem, que quando ingeridas nas doses adequadas ajudam na regulação da flora intestinal, na digestão, no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.


Fonte: Terra Partilhar

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MINHA FOME É À NOITE

Muitas pessoas que desejam emagrecer queixam-se da dificuldade de controlar a alimentação no período noturno. Durante o dia, o trabalho e os compromissos fazem com que a atenção se volte para outros interesses. Mas quando a noite se aproxima, a imagem dos alimentos vêm à mente e torna-se quase impossível evitá-los.

Veja abaixo algumas dicas que podem minimizar este problema:

EVITE SALTAR REFEIÇÕES - Algumas pessoas acham que omitindo refeições estarão emagrecendo mais rápido. É uma idéia falsa e as repercussões geralmente aparecem à noite. A falta de nutrientes ao longo do dia causa uma sensação de fome que torna o indivíduo menos capaz de selecionar o que vai comer e de regular a quantidade de ingestão calórica.

MANTENHA ALIMENTOS LEVES EM CASA - Isso é fundamental: se só estocar em casa alimentos pouco calóricos, ao sentir vontade de comer você só terá acesso a este tipo de alimento. Boas sugestões para este horário são os sanduíches light, saladas com carne magra, sopas de legumes com carne ou frango. Muitos podem inclusive serem guardados congelados.

FAÇA ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA NO FINAL DA TARDE - Para alguns, a vontade de comer durante a noite é conseqüência da ansiedade e do stress acumulados ao longo do dia. A realização de exercícios físicos no final da tarde é uma excelente maneira de controlar o stress e proporciona uma sensação de bem-estar que dura até a hora de dormir.

NÃO ESQUEÇA DAS PROTEÍNAS - Entre os nutrientes, as proteínas são as que proporcionam maior sensação de saciedade. Ao trocar o jantar por um lanche, muitas vezes as pessoas esquecem das proteínas e comem praticamente só carboidratos. Portanto, lembre-se de acrescentar ao seu lanche alimentos como presunto de peru, queijo magro, peito de frango desfiado ou mesmo um hamburguer light de frango.

EVITE FICAR BELISCANDO - É preferível fazer uma refeição mais completa do que comer pequenos lanchinhos a noite toda. Leve para a mesa somente a quantidade que for comer e guarde o restante. Cuidado com os petiscos: amendoins, castanhas, patês, salaminhos, queijos, etc contêm muitas calorias mesmo em pequenas quantidades. Que tal preparar uma xícara de um bom chá e degustá-la lentamente?

PROGRAME ALGO PRAZEROZO - Grande parte do hábito de comer à noite pode estar relacionado apenas ao fato de estar ocioso. Ler um bom livro, assistir a um DVD, conversar com um amigo ou parente ao telefone, brincar com crianças ou animais de estimação são exemplos de atividades que distraem e divertem sem engordar. Tente programar o que irá fazer antes mesmo de chegar em casa.


LEMBRE-SE: controlar a alimentação noturna é muito importante para o sucesso do seu tratamento.

Fonte: O2 por minuto  Partilhar

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BEBÊ PODE TOMAR IOGURTE?

Os pediatras dizem que essa é uma das primeiras dúvidas que surgem assim que as primeiras papinhas são liberadas. Tudo bem dar? Sim, você pode oferecer, mas é legal esperar pelo menos dois meses a partir da introdução da primeira papa por dois motivos. 

Primeiro porque, como o iogurte é mais ácido, se introduzido precocemente pode agredir o trato intestinal. Outro motivo é que a criança já vai estar acostumada com os alimentos in natura, então não vai prejudicar a alimentação dela. Você pode fazer em casa ou, na hora de escolher, optar pelo iogurte natural

Vale servir com uma fruta amassada de vez em quando, por exemplo, sem acréscimo de açúcar. Já os iogurtes que vêm com algum sabor, e, em geral, com conservantes e corantes, evite dar no primeiro ano e, depois, ofereça apenas de vez em quando.

Partilhar