sábado, 31 de março de 2012

A ARTE DE TEMPERAR

Conhecer técnicas de culinária é indispensável, mas o grande segredo na hora de preparar um prato é o tempero. Ervas e especiarias sempre dão um toque muito especial e pessoal ao prato. Mesmo o frango, por exemplo, pode ter sabores e até mesmo aparências completamente diferentes, dependendo dos condimentos utilizados. Aproveite as dicas abaixo e aventure-se no uso dos temperos. Aos poucos, você descobrirá as delícias de dar o seu toque à comida.

ALECRIM - O aroma inebriante do alecrim penetra com facilidade em carnes brancas e vermelhas. Vai muito bem com pão e azeite. Pode ser usado para temperar saladas também.

CEBOLINHA - Com a salsinha, forma a dupla “cheiro-verde”, muito utilizada na culinária brasileira. Sozinha, é ideal para incrementar omeletes e sopas. Fica uma delícia polvilhada no arroz. Junte a cebolinha às receitas somente no final do cozimento de pratos quentes, assim, ela não perde o sabor, nem o perfume.

LOURO - No Brasil, o louro é tradicionalmente utilizado como tempero de feijão. Ele forma par perfeito com carne de vaca ou de porco assadas ou ensopadas.

PIMENTA-DO-REINO - Vai bem com a maioria dos alimentos. Pode ser utilizada tanto durante o cozimento, quanto para finalizar uma receita. Neste caso, prefira moer a pimenta na hora. Você pode acondicioná-la em moedores próprios para isso.

COMO CONSERVAR - Condimentos devem sempre ser guardados em vidros ou potes de plástico bem fechado e de preferência dentro do armário (a luz do sol faz com que eles percam suas propriedades mais rápidas). Dessa maneira, podem durar de seis meses a um ano. Temperos frescos podem ser conservados por até uma semana na geladeira, acondicionados em sacos de papel ou recipientes de plástico forrados com papel-toalha.

COMPRE POUCO - Embora possam durar até um ano, os temperos vão perdendo suas propriedades com o passar do tempo. Não é comum e nem recomendável usar grandes porções deles nos pratos. Portanto, não vale à pena comprar muito para depois ter que guardar. Uma boa opção é adquirir os condimentos em feiras livres, onde são vendidos a granel (fora da embalagem).

FRESCO OU SECO - Nos supermercados, é fácil encontrar as versões desidratadas de ervas como salsa, alecrim, tomilho. Mas tome cuidado: as ervas secas têm sabor diferente das versões frescas. Se optar pelo tempero desidratado, maneire na dose, porque ele é mais forte que o original. O ideal é usar 1/4 do que usaria caso a erva fosse fresca. Depois você pode provar a comida e avaliar se vale à pena colocar um pouco mais.

RALE NA HORA - Se você ralar temperos como pimenta-do-reino, cravo ou noz-moscada apenas na hora de utilizá-los, seu sabor ficará mais acentuado.

A HORA CERTA DE ADICIONAR - Temperos verdes devem ser adicionados quando o prato já estiver quase pronto (a não ser que a receita indique o contrário). Se você cozinhá-los por muito tempo, o sabor e o aroma podem se alterar.

USE COM MODERAÇÃO - Em matéria de temperos, menos é sempre mais. Quer dizer: se você usar só um pouquinho, seu prato ficará muito mais gostoso do que se puser muitos condimentos ou uma quantidade muito grande de apenas um deles. Lembre-se sempre que os temperos são para acentuar e não para alterar o sabor dos alimentos.

SAL - É indispensável, mas em quantidade acaba com o sabor do alimento e faz mal, portanto, pense: é melhor colocar um pouco mais de sal na mesa do que jogar o alimento, que foi feito com tanto carinho e gastou seu tempo precioso, na lixeira. Prove sempre o que estiver fazendo. Se você é uma daquelas que gosta de sal, deixe sempre faltando um pouco para o “seu” paladar – um saleiro é indispensável na mesa.


Partilhar

quinta-feira, 29 de março de 2012

MULHERES ESGOTADAS E ENTEDIADAS PROFISSIONALMENTE TENDEM A COMER MAIS E PIOR


Você faz hora extra todos os dias e não consegue emagrecer? Saiba que a insatisfação profissional pode acabar com sua resistência a chocolates e guloseimas em geral. De acordo com pesquisadores do Finnish Institute of Occupational Health, na Finlândia, mulheres que trabalham muito ou estão entediadas com a carreira são mais propensas a comer descontroladamente.

EXAUSTÃO PROFISSIONAL PODE LEVAR A COMPULSÃO

Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o estudo analisou o comportamento de 230 mulheres profissionalmente ativas, com idades entre 30 e 55 anos, com relação ao trabalho e comida. Entre as voluntárias, 22% apresentavam algum grau de esgotamento no trabalho, que pode provocar estresse e exaustão. De acordo com os cientistas, estas mulheres são mais vulneráveis à compulsão alimentar e apresentam dificuldade em mudar este comportamento.

Segundo os pesquisadores, a vontade de comer descontroladamente seria reflexo do descontentamento com a carreira. A infelicidade, que pode beirar quadros depressivos, levaria mulheres insatisfeitas profissionalmente a comer de forma emocional. Neste caso, a comida se torna um dos poucos momentos de prazer no dia – e uma desculpa para comer cada vez mais guloseimas e alimentos calóricos.

COMER EMOCIONALMENTE É UM FATOR PARA OBESIDADE

Apesar do aumento na ingestão de guloseimas, o esgotamento profissional não provocou alterações no peso das mulheres pesquisadas. Ainda assim, os cientistas acreditam que comer emocionalmente (o que significa ingerir alimentos para aliviar estresse, ansiedade ou depressão e não para aliviar a fome) seja um risco potencial para desenvolver obesidade no futuro. A atitude também seria prejudicial à saúde, já que pessoas estressadas tendem a optar por doces ou comidas que ficam prontas rapidamente.

Fonte: gnt.globo

Partilhar

terça-feira, 27 de março de 2012

'PODEMOS APRENDER A GOSTAR DE VEGETAIS'

Se você está acima do peso, e não tem nenhuma disfunção no organismo, há grandes chances de não ser fã de legumes e verduras e viver de sabores mais doces ou salgados, geralmente, as opções mais calóricas da geladeira. Uma boa parcela de seu desagrado com o sabor amargo, característico dos vegetais, pode não ser culpa sua. 

Durante os milhares de anos, foi muito importante em termos evolutivos que não gostássemos de sabores amargos. Geralmente estavam associados a vegetais tóxicos ou alimentos estragados. Darwin explica: os homens que não gostavam desses sabores “perigosos” tinham mais chances de sobreviver e passar essa características a seus descendentes. 

Acontece que as coisas mudaram, agora sabemos que muitos alimentos com um certo amargor podem ser bons para a saúde e ainda, são bem menos calóricos que doces e salgadinhos. Muitas pessoas, inclusive, aprenderam a apreciar verduras e legumes. Foi pensando nisso que biólogo Gary Beauchamp, especialista em sabores do Centro de pesquisas Monell (EUA), decidiu estudar se existem momentos específicos da vida onde podemos aprender a gostar de determinados sabores. 

Beauchamp fez uma experiência com bebês alimentados com leite materno , de sabor mais adocicado; um alimento substituto a base de leite de vaca; com um teor médio de açúcar e outra fórmula especial com nutrientes, muito amarga. O pesquisador descobriu que os bebês de 4 meses que se alimentaram com a bebida amarga foram mais receptivos aos sabores amargos quando mais velhos. Ele afirma que exista uma “janela de sabor” nessa idade e que ela pode ser influenciada pelos cheiros e gostos da comida ingerida pela mãe – não que o bebê deva ser alimentado por outra . 

Se você não teve esse estímulo na infância, nem tudo está perdido. O especialista em sabores acredita que adultos também possam ter esse tipo de abertura, embora menos evidente. Já que aprendemos a gostar dos sabores amargos do café e cerveja. “Vemos uma recompensa social em gostar dessas bebidas”, diz. 

Para saber mais sobre o assunto, confira a entrevista que Beauchamp concedeu a Revista Galileu


Partilhar

domingo, 25 de março de 2012

COMO CONTROLAR O APETITE DURANTE A GRAVIDEZ


Você acha que o seu apetite aumentou agora que está grávida? Saiba que há dois fatores principais que interferem na sensação de saciedade da gestante. 

Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, o primeiro é que o corpo passa a produzir mais peptídeos (substâncias responsáveis por mediar a sensação de fome); o segundo é que há diminuição dos movimentos peristálticos, que movimentam o alimento por meio do trato digestório.

“É como se o próprio corpo dissesse ‘você precisa comer mais’”, afirma. Mas essa quantidade é pequena: cerca de 300 calorias a mais do que as 2 mil geralmente indicadas para um adulto. No caso de gravidez de gêmeos, basta dobrar esse número. 

Mas o que fazer para saciar a fome sem exagerar? O principal é comer de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. Queijo, leite, gelatina ou alguma fruta está liberado. Evite alimentos gordurosos e com excesso de sal. E inclua vegetais, legumes e um tipo de proteína, como carne vermelha magra, peixe ou frango na sua dieta. 

Lembre-se de que, ao controlar seu peso, você está preservando não apenas a sua saúde, mas também a do bebê. Estudos mostram que a obesidade da mãe aumenta o risco de o filho ter doenças congênitas.

QUANTO ENGORDAR? 

Não há consenso entre os obstetras. Enquanto alguns recomendam de 9 a 11 quilos, outros dizem que o ideal é de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que a gestante deve engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. O melhor é mesmo é consultar o seu médico.
Partilhar

sexta-feira, 23 de março de 2012

4 ALIMENTOS PARA TER NA MESA DE TRABALHO


Passamos a maior parte do dia no nosso ambiente de trabalho. Por isso, é tão importante manter boas relações com os colegas, fazer aquela social e, é claro, vigiar o que comemos enquanto estamos ali. Biscoitos, chocolates e salgadinhos são algumas tentações bastante comuns de se encontrar em uma mesa de trabalho, mas estão longe de serem as melhores opções para quem quer perder peso.

Se você pretende emagrecer e cuidar da sua alimentação, trate de doar seus belisquetes e correr para o mercado. Segue uma lista com alimentos que você pode, e deve, ter na sua mesa de trabalho!

1 – BARRINHA DE CEREAL: Você sacia a fome com poucas calorias e ainda dá um banho de fibras no seu organismo. Vale lembrar que as fibras são ótimas aliadas para secar a barriga, já que auxiliam o funcionamento do intestino.

2 – BANANA: A banana é uma ótima fonte de potássio e, por isso, dá muita energia. Sem contar que a frutose presente nela é ótima para saciar a vontade de comer um doce.

3 – BISCOITO INTEGRAL: Atualmente, existe uma variedade imensa de biscoitos integrais no mercado. É só escolher o seu sabor preferido e se deliciar durante o expediente. Até biscoito com gotas de chocolate você consegue encontrar!

4 – ÁGUA:Não deixe o seu copo vazio. Além de combater a celulite e eliminar as toxinas, a água é a aliada mais barata e eficaz para quem quer perder peso.

Só não vale comer todos de uma só vez!!!

Fonte: Sua Dieta Partilhar

quarta-feira, 21 de março de 2012

SEGREDOS DAS CRIANÇAS QUE (QUASE) NUNCA FICAM DOENTES


Você, certamente, conhece alguém que tenha uma saúde de ferro. Sabe aquela pessoa que quase nunca fica resfriada, mesmo após tomar um banho de chuva e ficar horas com a roupa molhada no corpo? Ou, então, pode comer qualquer coisa que (quase) nada faz mal? Qual será o segredo dela? 

O pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deu dicas para descobrir o que você pode fazer para que para dar uma reforçada na saúde do seu filho. Os segredos, como você vai ver, são simples e os resultados, bem duradouros. Vale a pena tentar. Confira:

SER AMAMENTADA COM LEITE MATERNO ATÉ OS 6 MESES: É o alimento mais completo que você pode oferecer ao seu filho. Só ele é capaz de suprir todas as necessidades de nutrientes e sais minerais do seu bebê até os 6 meses. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne muitas doenças, como alergias, obesidade, anemia, intolerância ao glúten etc. Segundo Fisberg, novas pesquisas mostram que as crianças amamentadas com leite materno crescem e ganham peso mais devagar, o que ajuda a prevenir o excesso de peso, um problema que vem aumentando entre as crianças ultimamente.

TER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA: Seguir uma dieta rica em nutrientes garante que o estado nutricional da criança se mantenha dentro do esperado, nem abaixo nem acima. É por meio de uma alimentação variada que a criança consegue suprir todas as suas necessidades de ferro, proteína, cálcio, fibras, vitaminas e minerais. “Carnes, especialmente as vermelhas, oferecem nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças e são absorvidos facilmente pelo organismo”, diz Fisberg. É importante incluir também vegetais verde-escuros, vermelhos e laranjas, para garantir as vitamina A e D. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução de novos alimentos na dieta do bebê deve acontecer a partir do 6º mês, principalmente daqueles considerados alérgenos, como o ovo, peixe, amendoim e cerais. Isso porque nessa fase o sistema imunológico ainda está em formação, o que diminui o risco de reações alérgicas. 

TOMAR VACINAS: O calendário brasileiro de vacinação é um dos mais completos do mundo. Por isso, deixar de proteger o seu filho está fora de questão. Ao manter a caderneta de vacinação da criança em dia, você garante não apenas a saúde dela, mas da população ao redor e ajuda a diminuir a mortalidade infantil. “Sem as vacinas, ainda morreríamos de sarampo e rubéola”, diz a pediatra Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações. 

BRINCAR MAIS AO AR LIVRE: É dessa forma que seu filho vai trocar o ar dos pulmões, ter contato com o sol - para aumentar a produção da vitamina D no organismo - e até com novas bactérias que vão ajudá-lo a fortalecer o sistema imunológico. 

DORMIR BEM: Uma boa noite de sono é fundamental para o seu filho estar disposto para mais um dia pela frente. Só que, para isso, ele precisa ter uma rotina saudável, o que inclui horários para comer, dormir, estudar, praticar atividades físicas. Isso tudo vai impactar diretamente na saúde da criança. Vale reforçar aqui que estudos já mostraram que a privação de sono aumenta o risco de obesidade. 

LAVAR AS MÃOS: Simples e eficaz. Lavar as mãos com água e sabão é uma das formas de evitar o contágio de doenças infectocontagiosas. Segundo a Unicef, no Brasil, lavar as mãos, principalmente após usar o banheiro, antes de comer e depois de brincar ao ar livre, ajuda a reduzir em mais de 40% os casos de doenças diarreicas, e em quase 25% os casos de infecções respiratórias. Anotou?


Fonte: Revista Crescer
 Partilhar

segunda-feira, 19 de março de 2012

BEBA MAIS ÁGUA

De acordo com estudo publicado The Journal of Nutrition, a falta de água leve no organismo já pode causar dores de cabeça, cansaço, alterações mentais e de humor, podendo levara a ataques de raiva. Para evitar o problema, os especialistas da Universidade de Connecticut recomendam consumir cerca dois litros de liquidos por dia (oito copos). 

CONFIRA AS DICAS:

COMA MELANCIA: Você pode escolher outras frutas, mas a melancia é formada por 90% de água, além de nutrientes importantes, como as vitaminas A e C.

ADICIONE UMA FATIA DE LIMÃO: Se você não gosta de beber água, experimente adicionar uma fatia de limão ao seu copo. A bebida ganhará um sabor cítrico sutil sem envolver qualquer adição de açúcar ou substâncias nocivas.

BEBA CHÁ (MAS O PRETO NÃO VALE!): Evite bebidas ricas em cafeína, como o chá preto, já que a substãncia tende a neutralizar os benefícios da água no organismo. Tome uma xícara de camomila, ótimo calmante, ou chá verde, que possui propriedades antioxidantes. Se preferir, deixe na geladeira e beba um saudável ice tea.

COMA (OU BEBA) TOMATES: O tomate contém alto nível de água. Ele pode ser consumido nas saladas ou em forma de suco.

TOME UMA SOPA: Sopas levam bastante água em sua composição. Preparadas com legumes e carnes magras são opções leves e muito saudáveis. Clique e veja receita de sopa fria para o verão!

Fonte: gnt.globo

Partilhar

sábado, 17 de março de 2012

PARA CADA BEBIDA, UM COPO


Se você fica perdido nas festas, sem saber qual copo ou taça serve para cada bebida, fique tranquilo. Agora você vai aprender, tim-tim por tim-tim para que serve cada modelo. De cristal ou vidro? Com boca larga ou estreita? São tantas as opções e modelos de taças e copos que qualquer um pode se confundir na hora de usá-los, não é verdade? Aprenda agora qual bebida deve ser servida em cada modelo:

1- Cerveja e chopp:
conhecido como tulipa, seu formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.

2- Bebidas quentes, como o irish coffee:
a caneca é conhecida como Coffee mug.

3- Espumante e champanhe:
a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo. 

4- Martinis e coquetéis gelados: nesta taça não se deve usar gelo ou canudo. Para decorar, apenas espete na borda uma rodela de limão ou laranja.

5- Espumante e champanhe: semelhante à taça flûte.

6- Vodka: o copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida (que costuma ser servida gelada, e em pequenas doses).

7- Vinho branco: a taça é menor do que a do vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.

8- Coquetel de frutas:
a taça, bojuda, é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado. 

9- Vinho tinto: a taça tem corpo grande para realçar o sabor e aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.

10- Margarita: com haste fina e boca larga, é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir este drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal.

11- Coquetéis tropicais e refrescantes: a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.

12- Whisky: o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida. 

13- Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes: o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda.

Fonte: SadiaPartilhar

quinta-feira, 15 de março de 2012

TERMOGÊNICO EMAGRECE?


Algumas pessoas frequentam academias, praticam esportes ou correm em parques durante a semana mas, ao chegar o final do mês o resultado na balança é quase nulo. Então, aparecem anúncios de produtos milagrosos que ajudam a queimar mais calorias durante os exercícios e na perda de vários quilos em um curto período de tempo: os termogênicos. Este público se apoia nestas substâncias que, além de não serem milagrosas, podem trazer riscos graves à saúde. 

"A amiga chega, diz que tomou comprimidos e emagreceu tantos quilos, aí a outra compra e começa a tomar. Só que a amiga malhou como louca, por isso perdeu e a outra não", exemplificou o endocrinologista Tércio Rocha. Segundo ele, os produtos termogênicos vendem promessas que não podem cumprir, como, por exemplo, a eliminação de gordura localizada. "O termogênico aumenta a capacidade de desprender calorias e eleva a temperatura interna do corpo", definiu o profissional. 

O problema começa quando, durante o uso do produto, o resultado não é obtido. "Sem exercícios, o termogênico não ajuda em nada", ressaltou Rocha. Então, a pessoa aumenta a dose e fica sujeita à taquicardia, pressão alta, acidentes vasculares cerebrais, alteração de humor, insônia, ansiedade, falta de ar, problemas no fígado e rins, complicações nos pulmões e insuficiência cardíaca, segundo o endocrinologista.

A principal substância termogênica é a efedrina - proibida no Brasil e nos EUA -, de acordo com a presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski. No Brasil, os suplementos são feitos à base de cafeína, disse ela. Porém, diferente da efedrina e da anfetamina - que têm efeito mais agressivo - o corpo se adapta facilmente à cafeína, por isso ela deixa de aumentar o gasto calórico no organismo. 

AÇÃO NO ORGANISMO

Os termogênicos aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que dá mais disposição e energia para praticar atividades físicas. "A pessoa fica agitada", explicou Rosana. O sangue circula em velocidade mais elevada pelo organismo e ocorre a dilatação das veias. No entanto, Rosana afirmou que a quantidade de substâncias termogênicas nos suplementos regularizados é inferior à necessária para emagrecer. 

"A efedrina ajudaria a perder peso se ingerida em altas doses, mas aí vêm os riscos", disse ela. Com isso, o efeito destes produtos é como o de um placebo, afirmou a endocrinologista. O mesmo acontece com suplementos a base de L-Carnitina e Taurina - aminoácidos já produzidos pelo organismo. "Eles também não aumentam o gasto de energia e não ajudam a emagrecer", disse Rosana. 

De acordo com o personal trainer Bruno Franco, os termogênicos à base de efedrina e anfetaminas tinham um efeito mais rápido, no entanto, os vendidos hoje, feitos com substâncias legais, não surtem tanto efeito. "As doses de taurina e cafeína são baixas, por isso os termogênicos aumentam muito pouco o gasto calórico", disse ele. Aumentar a dosagem para compensar a concentração da substância é um risco alto à saúde, alertou ele. 

Os termogênicos não causam dependência, pois ao invés de "agradar" o cérebro, causam irritação, explicou a endocrinologista. "A pessoa pode apenas se sentir cansada se parar de tomar", disse ela. A profissional lembrou que "não existe medicamento sem efeitos colaterais". Para ela, deve-se considerar os riscos contra os benefícios. No caso dos termogênicos, "a perda de 2kg não supera tudo o que a substância por causar no organismo". 

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Um estudo desenvolvido pelas faculdades norte-americanas Ucla, Stanford e Harvard descobriu que por meio de um exame na saliva é possível traçar os exercícios e dieta ideais para determinado indivíduo. Conhecido como Pathway Fit, "o exame faz uma análise do genótipo e mostra o caminho certo para melhor condicionamento físico", disse o endocrinologista Tércio Rocha. Segundo ele, pesquisas mostram que a dieta feita com base no resultado do Pathway Fit proporciona uma perda de peso 3,2 vezes mais intensa do que a comum (sem base em informações genéticas). 

A análise também indica os exercícios mais adequados e, de acordo com Rocha, é possível ganho de 1,8 vezes mais músculos com as atividades certas. No Brasil, o exame é chamado de panorama genômico e é feito nos principais laboratórios do País. "O resultado fica pronto em 30 dias e a pessoa o leva para um nutricionista e um personal trainer", completou o profissional. 

Apesar de os suplementos termogênicos não serem recomendados, café, guaraná, chá branco, canela, gengibre - todos termogênicos - podem ser benéficos quando consumidos em doses equilibradas. Os alimentos citados não garantem o emagrecimento, mas fornecem energias para a prática de exercícios, de acordo com o endocrinologista Tércio Rocha. 

A dica do personal trainer Bruno Franco é a alimentação em intervalos curtos durante o dia. "Quando você fica muito tempo sem comer, o corpo entra em um estágio de economia de calorias. Se a pessoa se alimenta a cada duas horas, o organismo libera mais calorias, pois sabe que logo elas serão repostas", explicou. O método ajuda a acelerar o metabolismo. 

 Fonte: Terra

Partilhar

terça-feira, 13 de março de 2012

DICAS PARA INCLUIR O CHOCOLATE NUMA DIETA SAUDÁVEL

  • Prefira o chocolate amargo e escuro, com 70% de cacau. Se você achar o gosto muito forte, pode tentar a concentração de 60%, mas não é o ideal.
  • Cerca de 30 gramas de chocolate por dia (uma barra pequena) são o suficiente para aproveitar os benefícios do alimento. Lembre-se de que essa quantidade contém cerca de 150 calorias. Uma fatia de bolo de chocolate, por exemplo, pode fornecer mais de 400 calorias extras, o que poderá ter impacto negativo na sua dieta.
  • O cacau em pó sem açúcar é rico em fibras e contém poucas gorduras. O chocolate quente é uma boa dica para aproveitar os benefícios do alimento e ainda controlar as calorias ingeridas. Prepare a bebida com leite desnatado, adoçante e cacau em pó sem açúcar. O chocolate quente também poderá trazer benefícios para o seu bolso, já que o chocolate 70% cacau costuma ter custo elevado. 
 Fonte: gnt.globo Partilhar

domingo, 11 de março de 2012

DIETA POLÊMICA PROPÕE ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SONDA NASAL


Você achava a dieta da proteína ou a da papinha de bebê radicais demais? Então prepare-se para uma novidade que promete acender a discussão sobre medidas extremas para emagrecer. Com base na nutrição entreal cetogênica, a nova dieta KEN propõe a alimentação com uma fórmula líquida, através de uma sonda nasal. Em dez dias, o programa promete eliminar até 10% do peso corporal total.

A dieta KEN utiliza uma fórmula patenteada, pobre em carboidratos e rica em proteínas e nutrientes. Através de um tubo plástico, inserido no nariz, a pessoa recebe a alimentação 24 horas por dia. Na outra extremidade do tubo, uma bomba portátil faz o líquido descer até o estômago. Diariamente, são ingeridos dois litros do produto, que, segundo o fabricante, seriam suficientes para nutrir o organismo sem provocar fome.

BOMBA SÓ É DESLIGADA APÓS O BANHO

Durante a dieta KEN, os pacientes devem utilizar a sonda dia e a noite, com exceção do banho, quando são autorizados a desprender-se da bomba. Ao longo dos dez dias, além da alimentação via sonda, a dieta pode incluir água, chás e café – sem açúcar, adoçantes ou leite.

O principal efeito colateral do processo é a constipação (intestino preso), causada pela falta de ingestão de fibras. Para amenizar o problema, o programa alimentar inclui o consumo diário de laxantes. Durante os dez dias de tratamento, o mau hálito também parece fazer parte da vida de quem segue a dieta. Isso acontece quando o corpo queima a própria gordura para se manter vivo, gerando as chamadas cetonas, que são expelidas pela urina e respiração, provocando o odor desagradável.

DIETA TEM RESPALDO DE ESPECIALISTA

Ainda assim, a dieta KEN tem respaldo de especialistas no assunto. Na Inglaterra, o produto é recomendado por Ray Shidrawi, respeitado gastroenterologista do Homerton University Hospital, em Londres. Para o médico, que já tratou 1.800 pacientes com o novo programa alimentar, a dieta KEN pode ser o futuro para o tratamento de obesidade no Reino Unido. Ray Shidrawi já oferece a dieta em sua clínica particular, na Inglaterra, pelo preço de mil reais. Até o momento, o procedimento não está disponível no Brasil.

Fonte: gnt.globo

Partilhar

sexta-feira, 9 de março de 2012

VEJA COMO AS FRUTAS PODEM TORNAR-SE INIMIGAS DA DIETA


Embora muitas dietas limitem a quantidade de ingestão diária de frutas devido aos níveis de açúcar e carboidratos, as opções mais frescas são fontes de baixas-calorias, vitaminas e fibras. Para não errar no tamanho das porções, confira algumas dicas do site Fit Sugar.

SUCOS
Uma laranja média tem cerca de 62 calorias e 3,1 g de fibras. O suco talvez seja uma maneira fácil de ingerir vitaminas e minerais, mas há alto índice de calorias. Então, se você não abre mão de tomar um copo por dia, esqueça do açúcar.

FRUTAS SECAS
Passas, ameixas e damascos secos são ótimas fontes de fibras, porém, ao serem desidratadas, perdem muito líquido e retém açúcar. Por isso, é importante controlar as porções antes de ingerí-las.

ARMADILHAS
Não pense que a sobremesa feita com frutas é boa para quem está de dieta. Sempre desconfie de no preparo foi usado ingredientes como manteiga ou leite condensado. Nesse caso, prefira a fruta fresca.

Fonte: Terra Partilhar

quarta-feira, 7 de março de 2012

AÇÚCAR TAMBÉM É TÓXICO

Você controla a quantidade de doces que seu filho consome diariamente? Saiba que o açúcar está tão na mira dos pesquisadores que eles acreditam que o ideal seria que ele fosse regulado, como uma toxina. 

Um artigo publicado na revista Nature, chamado The Toxic Truth About Sugar (A Verdade Tóxica sobre o Açúcar), reforça que o açúcar e outros adoçantes podem provocar problemas cardíacos, aumento da pressão, colesterol, diabetes, insuficiência hepática.

Mas fique tranquila. Aqui estamos falando do excesso. E mais, segundo Rubens Feferbaum, pediatra e nutrólogo do Hospital Infantil Sabará (SP), nos Estados Unidos o problema é maior porque a frutose, que potencializa problemas renais e cardiovasculares, é muito utilizada no país em diversos produtos, como refrigerantes. No Brasil, é a sacarose, mas os riscos também existem.

Para Rubens, as bebidas açucaradas são grandes vilãs. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas do Hospital Infantil Sabará, com 800 pessoas entre 3 e 17 anos, revelou que as bebidas açucaradas, como sucos de caixinha (néctar), refrigerantes, refrescos em pó, entram muito cedo na dieta da criança e viram hábito na vida delas. “Descobrimos que cerca de 20% das necessidades calóricas diárias dos adolescentes vêm do açúcar dessas bebidas”, diz Rubens.

Isso quer dizer que, se o seu filho tem o hábito de tomar um “suquinho” a toda hora, é caloria que ele está ingerindo o tempo todo, que vai ser somada com o que ele come ao longo do dia. Além disso, reforça o especialista, essas bebidas elevam a glicemia e insulina rapidamente, o que pode ocasionar em reações inflamatórias crônicas, levando a problemas como hipertensão, arteriosclerose.

Por isso, vale o alerta: para matar a sede, ÁGUA! “Muito se pergunta sobre o que as crianças comem, mas pouco se pergunta sobre o que elas bebem. Grande parte do sobrepeso e obesidade é pelo que se bebe”, afirma Rubens. Sabe aquele achocolatado na mamadeira ou um suquinho adoçado para acalmar a criança? Esqueça.

MENOS AÇÚCAR, MAIS ALIMENTOS SAUDÁVEIS
 
Não existe idade ideal para introduzir o açúcar na dieta do seu filho. O melhor é postergar o quanto você puder. “Não há necessidade de adição de açúcares, desde que alimentos como grãos, cereais, frutas, legumes e tubérculos, que tem açúcares mais ou menos complexos em sua composição, façam parte da dieta”, diz Rubens. Isso porque, junto com proteínas e gorduras, são suficientes para as necessidades de gasto energético diário e de crescimento. É preciso equilíbrio. Sucos de laranja, por exemplo, não precisam ser adoçados. Deixe para colocar açúcar naqueles que realmente precisam, como os de limão.

LIGHT E DIET PARA CRIANÇAS?

Se você acha que, para amenizar o consumo da quantidade de açúcar, a saída é oferecer produtos  diet e light para o seu filho, atenção!

Diet é um produto feito para crianças e adultos que têm restrição de determinado nutriente, que pode ser tanto o glúten, o sódio, o açúcar. Só que para adoçar o alimento, no caso dos sucos, por exemplo, é usado o adoçante – e ainda não há pesquisas que mostrem qual a quantidade segura que as crianças podem usar sem que isso tenha um impacto em sua saúde no futuro. Além disso, um chocolate diet pode ter ainda mais gordura do que o normal, desequilibrando a composição nutricional do seu filho. “Liberamos para aquelas que têm diabetes, por exemplo”, diz Maria Emília Suplicy, nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe (SP).

Já os produtos light, que têm redução de açúcar e/ou gordura e sal, também devem ficar restritos àquelas crianças que precisam de uma dieta com menos calorias. Vale lembrar que os produtos que precisam ser adocicados também têm em sua composição o adoçante, como os diets. Por isso, vale o alerta: “Por que utilizá-los quando a criança tem uma alimentação sadia e equilibrada?”, diz Rubens.

Fonte: Revista Crescer

 Partilhar

segunda-feira, 5 de março de 2012

CAFEÍNA E AMAMENTAÇÃO


Essa discussão, que é sempre polêmica, voltou ao debate recentemente depois que uma entrevista com um especialista no assunto, Ruth Lawrence, da University of Rochester School of Medicine and Dentistry, foi publicada no Journal of Caffeine Research. Segundo Lawrence, como os bebês não conseguem metabolizar ou eliminar a cafeína muito bem, o acúmulo da substância poderia levá-lo à irritabilidade e problemas de sono.

Mas será que um cafezinho apenas é capaz de trazer tanto prejuízo? “Usamos a cafeína como medicamento para a apneia da prematuridade (quando o bebê para de respirar temporariamente) em doses mais altas do que aquela que a mãe pode passar para o bebê pelo leite. Com moderação, tomar um café de manhã e à tarde, não traz riscos”, diz Mario Cícero Falcão, pediatra e nutrólogo do Hospital Santa Catarina (SP). 

Agora, se você toma café no seu trabalho a toda hora, é preciso mudar esse hábito: choro, agitação e dificuldade para dormir são problemas que podem, sim, atrapalhar o dia a dia da vida do seu filho. Além do café, o chá e bebidas à base de cola também contêm cafeína.

MENOS MITOS

Exceto o que é extremamente proibido durante o período de amamentação (mas que sempre pode fazer mal a você e seu filho), como álcool, cigarro, drogas e alguns medicamentos, a alimentação durante esse período deve ser normal. “Existem muitas lendas de alimentos que podem provocar cólicas no bebê. A única coisa que é comprovada cientificamente é que o leite da mulher que consome muita gordura saturada tende a ser mais gorduroso e pode provocar cólica no bebê”, afirma Mario. 

Por outro lado, o ômega 3, que é considerado gordura boa, traz benefícios para o coração, cérebro e visão do bebê e devem fazer parte do cardápio das mães que amamentam. Atum, sardinha e peixes de água fria têm mais quantidade de ômega 3.

Agora, se você perceber que toda vez que come feijão seu filho tem cólica, acredite no seu taco. “Mãe sempre tem razão. Pediatra que não acredita nesse princípio nunca vai ser um bom pediatra”, diz Mario. Por isso, nada melhor que você para saber também o que é melhor para o seu filho. E uma dica importante: além da alimentação equilibrada, é fundamental você se hidratar. 

O leite é formado 99% de água, por isso você deve tomar 2 litros de água por dia, fora o que você vai ingerir com outros líquidos, como os que estão nos alimentos. Nos dias quentes, reforce a hidratação. “É comum as mães acharem que o leite está secando nessas épocas, mas é porque está faltando água no organismo, já que ela perde mais líquido por causa do calor”, reforça Mario.

Fonte: Revista Crescer
Partilhar

sábado, 3 de março de 2012

CHIA AJUDA A EMAGRECER E COMBATE O COLESTEROL


Rica em fibras, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e, especialmente, em ômega-3. Encontrada em forma de grãos, farinha e óleo. Estamos falando da Chia, a semente da planta Salvia hispânica, a mais nova queridinha dos fãs da alimentação saudável. Originária do México, além de trabalhar no controle do colesterol, também ajuda a emagrecer.

Segundo a nutricionista Mariana Froes, a Chia se transforma em “gel” dando mais saciedade para quem a consome. Dessa forma, a digestão fica mais lenta equilibrando os níveis de glicose e causa a sensação de saciedade por mais tempo.

Ainda de acordo com a especialista, por ser rica em Ômega-3, a Chia é um importante anti-inflamatório e equilibra o organismo. “Sabemos que a obesidade é uma doença inflamatória e que o tecido adiposo aumenta esse processo, sendo assim, ela pode ajudar no combate à obesidade. Sabemos também que o omega 3 está associado à depressão, então, o seu consumo pode ajudar também nesse sentido”, explicou Mariana.

A chia tem um sabor suave, por isso, pode ser misturado com outros alimentos como iogurtes, sucos, frutas, até mesmo em preparações caseiras de bolo e biscoitos. Agora é usar a imaginação e tornar a Chia parte do seu cardápio diário. Só não vale abusar na quantidade pois o seu valor calórico é alto!

Fonte: Sua Dieta Partilhar

quinta-feira, 1 de março de 2012

BENEFÍCIOS DO TOFU


Descoberto na China há mais de 2.000 anos, é preparado atualmente em quase 40.000 fábricas no Japão. O Tofú é, de todos os produtos obtidos a partir do feijão de soja, o mais consumido em toda a Ásia Oriental. Quando consideramos os benefícios de um regime alimentar sem carne e procuramos uma outra fonte de proteínas, é habitual perguntar-se: "O que deverá ser usado em substituição da carne?" A resposta do Oriente é: Tofú! 

Feito a partir do feijão de soja (fonte importante de proteínas vegetais) água e um coagulante natural - o nigari (sal mineral natural concentrado) - este produto oriundo do Oriente (China e Japão), aonde vem sendo produzido e consumido em larga escala desde os tempos mais remotos da história, só muito recentemente surgiu no Ocidente, como alternativa ou suplemento para regimes alimentares baseados em proteínas animais.

De sabor adocicado, o Tofú - ou queijo de soja - desde logo passou a ser objeto de estudos e preparações culinárias por parte dos ocidentais. Dado que possui notável versatilidade, não foi difícil adaptá-lo à cozinha ocidental, dando origem a uma variedade enorme de aplicações e receitas bem saborosas e nutritivas. É o único dos alimentos de alto valor protéico que, simultaneamente, tem um valor calórico baixo, uma percentagem de gorduras saturadas escassa e total isenção de colesterol. O seu consumo pode ser de vital importância para garantir a boa saúde e longevidade. 

O Tofú é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros minerais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E. Trata-se de um alimento que convida a uma vasta experimentação e criatividade. Pode ser apreciado nas mais diversas formas, dia após dia, proporcionando-nos riqueza de sabor e proteínas nas nossas refeições diárias. O primeiro livro Japonês sobre o Tofú. "Tofú Hyaku Chin", foi escrito há mais de 200 anos e já continha 100 receitas. 

Fonte: Vila Mulher

Partilhar