segunda-feira, 30 de abril de 2012

TV E COMPUTADOR NO QUARTO PODEM DEIXAR CRIANÇAS OBESAS


Desligue a televisão e o computador é vá brincar! Essa é a recomendação de todos os especialistas quando o assunto é combater a obesidade infantil - e mais uma pesquisa científica reforça a dica. De acordo com um estudo liderado pela Universidade de Harokopio, na Grécia, uma das soluções para evitar o aumento de peso das crianças é justamente retirar esses aparelhos do quarto delas. 

Isso porque, segundo os cientistas, a TV e o computador influenciam a quantidade de atividades físicas que as crianças fazem e, por consequência, ampliam consideravelmente as chances de aumento de peso. Na pesquisa, feita com 122 pais divididos em 24 grupos focais, as crianças que ficavam até três horas diante das telas todos os dias eram as que tinham maior índice de sobrepeso. O estudo faz parte do projeto ToyBox, uma iniciativa da União Europeia que conta com a participação de universidades de nove países. O principal objetivo é identificar possíveis mudanças no comportamento das famílias com crianças entre 4 e 6 anos, que possam evitar o ganho de peso. 

No Brasil, segundo dados do Ibope, as crianças assistem a cerca de cinco horas diárias de TV e passam, em média, 17 horas e meia na internet (principalmente nas redes sociais) por mês. Esse índice, aliás, é um dos mais altos do mundo. E com a TV e o computador no quarto fica ainda mais difícil reduzir essa estatística e os problemas que ela traz ao seu filho. “Para a criança, por exemplo, é mais confortável ficar deitada na cama assistindo aos desenhos do que trocar de roupa, chamar os amigos para brincar”, diz Hilton Kuperman, endocrinologista pediátrico do Hospital Samaritano (SP). Sem contar que o acesso à TV também se torna mais fácil e o controle dos pais em relação ao que a criança assiste, mais difícil. Pense nisso! 

MAIS PROBLEMAS

Além do peso, ter a TV no quarto afeta diretamente o sono do seu filho. “Assistir a programas de televisão antes de dormir gera uma dose extra de adrenalina no corpo e, assim, podemos levar mais tempo para pegar no sono”, diz Kuperman. Por isso, colocar um filme ou desenho para as crianças pegarem no sono não deve ser cogitado nunca. “A luminosidade excessiva dos monitores dificulta a liberação da melatonina, hormônio fundamental na manutenção do sono", diz Kuperman. 

O resultado é que a criança vai acordar mais vezes durante a noite, e isso contribui para o ganho de peso. "Quando dormimos pouco, há uma alteração na produção de dois hormônios importantes: a grelina, que estimula a sensação de fome, e a leptina, que aumenta a saciedade", conclui o especialista.

A recomendação é tirar a TV do quarto de uma vez, mas você pode combinar de reduzir o tempo que ele assiste aos poucos. De nada adianta apenas proibir: é preciso dar outras opções. Na hora de dormir, leia um livro, conte uma história. Em outros momentos, chame-o para brincar, levar o cachorro para passear, andar de bicicleta ou até colocar uma música e dançar pela sala. 

QUANTAS HORAS POR DIA, AFINAL?

A Sociedade Brasileira de Pediatria enfatiza que é preciso limitar o número de horas que as crianças são expostas às telas, sejam elas de televisão, computador, celular, videogame ou tablets - o que não deve passar de duas horas diárias. 

Mas lembre-se de que, ao lado dessas medidas, os pesquisadores reforçam ainda a relevância das atividades físicas no controle da obesidade. "Os pais precisam entender que o papel deles vai muito além de oferecer alimentos saudáveis”, conclui Yannis Manios, um dos coordenadores do estudo.

Fonte: Revista CrescerPartilhar

sábado, 28 de abril de 2012

INCLUA CASCAS E TALOS NA SUA ALIMENTAÇÃO

É comum vermos alguém comendo uma maçã com casca, mas é muito difícil isso acontecer com uma banana ou manga, por exemplo. Neste nutritivo lixo de cascas e talos existe uma quantidade enorme de vitaminas, minerais e fibras. 

O consumo de cascas, talos e sementes ainda pode ser considerado um remédio natural, barato e acessível que colocaria pra funcionar o intestino de quem tem problemas com a prisão de ventre. A seguir, confira dicas para você aproveitar melhor os alimentos: 

MANGA: Você sabia que a manga tem uma casca docinha quando está bem madura? Você pode picar a casca e colocar na salada de frutas ou preparar uma geleia com adoçante próprio para ir ao fogo.

MELANCIA E CHUCHU: Entre a casca e a polpa da melancia existe uma parte branca, que quimicamente é parecida com o chuchu, se for picada e cozida. Você pode misturá-la com uma carne moída bem temperada. Fica bem parecido com uma receita de carne moída com chuchu. 

BANANA: Não é possível consumir a casaca da banana crua, junto com a fruta, mas você pode adicioná-la a uma receita de um bolo, sobremesa e ou refogar com uma farofa.

Fonte: gnt.globoPartilhar

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ABANDONE A FUNCHICÓREA


O que você costuma fazer para aliviar a cólica do seu bebê? Se a resposta for Funchicórea, vai ter de encontrar outra alternativa. O remédio fitoterápico, que combateria a prisão de ventre e as cólicas nos primeiros meses de vida da criança, teve seu registro cancelado pela ANVISA, recentemente. 

Em 2005, a renovação do registro do Funchicórea foi indeferida, porque a empresa fabricante do produto, Laboratório Melpoejo, não havia cumprido as exigências técnicas e apresentara documentação em desacordo com as normas da época. Segundo a Anvisa, não houve comprovação da eficácia e da segurança do fitoterápico. Mas o laboratório, na época, recorreu e conseguiu que ele continuasse sendo comercializado. 

O pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), explica que os bebês podem até se acalmar, mas isso não significa que a cólica passou. Ele apenas se distraiu. Isso porque um dos componentes do remédio é a sacarina, um tipo de adoçante artificial, que, como toda substância doce, desperta aquela sensação de prazer. A mesma que você sente ao comer chocolate. “Não é recomendado que a criança consuma açúcar no primeiro ano de vida, muito menos adoçante”, alerta Reibscheid. Essa substância é artificial e desnecessária para o bebê. 

Caso seu filho já tenha tomado Funchicórea, não se preocupe. "O efeito do remédio é agudo, ou seja, o bebê elimina o que ingeriu rapidamente", afirma Moisés Chencinski, pediatra e homeopata. Não há efeitos colaterais. A questão do cancelamento do registro na Anvisa é mesmo técnica, já que a eficácia não é comprovada cientificamente. 

Mas é claro que existem outras formas de amenizar as cólicas do bebê. O mais importante é manter a calma. “Vale lembrar que o sintoma é fisiológico e diminui após os três meses de vida", tranquiliza Marcelo. Como os sistemas digestório e neurológico ainda estão imaturos, os movimentos peristáticos (aqueles do intestino) são desordenados e causam desconforto. "Se os pais ficam menos ansiosos, passam a tranquilidade para o bebê", explica Moisés. 

ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR A AMENIZAR AS CÓLICAS 

MASSAGEM: A shantala, técnica indiana, é uma boa forma de acalmar o bebê. Você pode fazer movimentos circulares, com uma leve pressão, que também aquecerão a barriga dele. Usar óleo de bétula ou de amêndoa é outra dica para fazer a massagem ficar mais prazerosa. 

GINÁSTICA: O famoso exercício da bicicletinha estimula a eliminação de gases. Flexione e estique as pernas do seu filho, para que ele solte puns e arrote. 

BANHO OU BOLSA DE ÁGUA QUENTE: Aquecer a região dolorida é uma ótima forma de amortecer a dor. Um banho morno, duas a três vezes ao dia, é indicado pelo pediatra Marcelo para acalmar a criança. No caso da bolsa, sempre a embrulhe em uma toalha, para não queimar a barriga do bebê. 

ALIMENTAÇÃO: Há mitos quanto à influência da alimentação da mãe que amamenta na produção de gases da criança. “Não existem privações na dieta”, diz Reibscheid. No entanto, evite exageros e bebidas que fermentem, como as alcoólicas e as gasosas, enquanto estiver no período de aleitamento. 

COLO: Além do carinho, você contribuirá para aquecer a barriga do bebê e aliviar a cólica. Alguns pais gostam de segurar o bebê deitado de bruços em seu antebraço. A posição também pode ajudar no alívio das dores.


Partilhar

quarta-feira, 25 de abril de 2012

3 ANOS!


Há 3 anos atrás criei o ALIMENTARIUM!
Sem imaginar o quanto iria crescer e o quanto iria durar...

Obrigada aos mais de 200 mil acessos e mais de 300 seguidores!
Que venham mais muitos anos de sucesso e oportunidades...!
Partilhar

terça-feira, 24 de abril de 2012

ÁGUAS SABORIZADAS, FAZEM MAL?

Água saborizada. Está é a mais nova sensação entre as pessoas que optaram por não beber refrigerantes. Limão, tangerina e laranja são alguns dos sabores que acompanham as refeições de muita gente, mas é preciso ter atenção com relação ao seu consumo.

O que poucos sabem é que a composição dessas águas saborizadas é semelhante a dos refrigerantes. Estas bebidas também apresentam itens inadequados à saúde, como aditivos (conservante e o edulcorante) e o ácido fosfórico, que podem agravar doenças como a gastrite e a osteoporose.

A diferença entre este tipo de bebida e os refrigerantes fica somente por conta da ausência de açúcar, afinal, a maioria das águas saborizadas é de baixa caloria e tem adoçante entre os ingredientes. De acordo com a nutricionista, Gabriela Samico, da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, devido ao baixo valor calórico, esta bebida não favorece a aparição das celulites, mas nada em excesso faz bem. “Essa bebida consumida em excesso pode causar, principalmente nas pessoas mais sensíveis, dores de cabeça, descalcificação dos ossos e até alergias”, alertou a especialista.

Para quem quer uma opção mais saudável e não quer consumir água natural, o ideal é fazer uso dos sucos naturais de frutas. “Além de hidratar, irão contribuir com vitaminas importantes para o nosso organismo”, afirmou Gabriela Samico. É válido também acrescentar limão ou laranja ou folhinhas de hortelã e gelo na água mineral para melhorar o sabor.

ÁGUAS SABORIZADAS X REFRIGERANTES ZERO

Segundo Samico, não existe diferença calórica entre os refrigerantes zero e as “águas saborizadas”. “A diferença se dá quando os comparamos com os refrigerantes normais. Neste caso, a diferença pode ser de quase 100 calorias”, disse. Em relação aos aditivos a quantidade é praticamente a mesma.

Adaptado de Sua Dieta
Partilhar

domingo, 22 de abril de 2012

MIOJO MILAGROSO?

Você já deve ter ouvido falar do macarrão milagroso que parece ser a receita da chef e apresentadora Nigella Lawson, do GNT, para emagrecer. 

Conhecido como itokonnyaku ou konnyaku, é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, substância viscosa extraída da fibra de konnyaku, raiz da família do inhame. Tradicional na culinária japonesa, em outros países o miojo que emagrece também pode levar o nome de konjac e shirataki. Mas será que o macarrão milagroso emagrece?

De acordo com a nutricionista Marina Capella, o macarrão possui apenas 10 calorias por porção e também pode diminuir a fome: “Isso acontece por que o glucomanan retém água no estômago e se transforma em um gel. O macarrão acaba preenchendo espaço considerável, dando a sensação de saciedade precoce. Como consequência, a pessoa acaba comendo menos”. 

NÃO DEVE SER BASE DA DIETA

Marina Capella explica que o macarrão emagrece por que é feito basicamente de água e fibras, mas faltam nutrientes essenciais para a saúde: “Ele praticamente não contém calorias, mas também faltam proteínas, sais minerais e vitaminas. Se o miojo milagroso for a base de uma dieta, vão faltar nutrientes importantes para o organismo, incluindo os carboidratos”.

Segundo a nutricionista, o macarrão que emagrece pode ser inserido no cardápio, desde que não seja a única fonte de alimentação. “Não há nenhum problema se ele for usado para substituir o macarrão tradicional. Como não tem gosto, recomendo cautela na busca por sabor, que pode resultar em muitas calorias desnecessárias em molhos gordurosos, por exemplo. O ideal é combiná-lo com legumes cozidos no vapor, frango grelhado ou filé de peixe”, recomenda Marina. A nutricionista diz que o macarrão pode servir para fazer uma espécie de yakissoba sem molho shoyo. “O shoyo contém muito sódio, que retém líquidos e não é interessante para quem quer perder peso. Recomendo temperá-lo com ervas aromáticas”, diz. 

FIBRA QUE COMPÕE O MACARRÃO PODE SER CONSUMIDA EM CÁPSULAS

O macarrão à base de glucomanan é uma novidade no Brasil, mas a substância já era prescrita por nutricionistas por aqui para diminuir a fome. “O ideal é que ele seja manipulado e prescrito por profissionais especializados, mas o glucomanan em cápsulas também pode ser encontrado em casas de produtos naturais. O macarrão itokonnyaku pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de artigos para culinária japonesa.

A nutricionista explica que o consumo do glucomanan manipulado tem alguns efeitos colaterais. Como a substância é o ingrediente principal do macarrão que emagrece, ela recomenda atenção ao consumo. “É possível que haja efeito laxativo com o consumo regular. Em excesso, ele também pode reduzir a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K”, orienta a nutricionista.

Retirados dos site gnt.globo e dietaperderpesorapido.com

Partilhar

sexta-feira, 20 de abril de 2012

VITAMINAS E MINERAIS EM CÁPSULAS FUNCIONAM?


Sim, funcionam. São praticamente idênticos aos presentes nos alimentos. Mas devem ser vistos sempre como um complemento e não como uma substituição.Vitaminas (A, D, E , K, C, complexo B) e minerais (cálcio, ferro, zinco, etc) são micronutrientes super importantes para que várias reações químicas aconteçam no nosso corpo. Sem a ajuda deles, nosso organismo não funcionaria em harmonia.

INVISTA NOS VEGETAIS! 

Essas vitaminas estão presentes em grande quantidade nos alimentos vegetais. Tudo que nasce em árvore ou no chão, está repleto delas. Também habitam os derivados animais, como carnes, ovos, leites, queijos, peixes, etc. A mãe natureza coopera tanto com a nossa saúde, que todas as frutas e verduras de época nascem em maior quantidade, contém mais vitaminas e mais minerais. Isso contribui para termos acesso a alimentos nutritivos, baratos e variados, a cada estação.

ESCOLHAS INTELIGENTES PARA SUPRIR SUAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS!

Isso significa que você deve consumir mais alimentos integrais, frutas e verduras. Não custam muito caro, não. A salada no restaurante, por quilo, pesa menos do que as coxinhas e bolinhos fritos e a banana custa menos que o pão de queijo no lanche da tarde. Com três frutas e três tipos de verduras diferentes na salada, todos os dias, o corpo recebe muito do que precisa. E, mesmo assim, não reclamaria se ganhasse diariamente um complemento em cápsulas, só para garantir.


Partilhar

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DEIXE A CARNE VERMELHA MAIS SAUDÁVEL


Quem resiste ao cheirinho de carne cozinhando na panela? Além de saborosa, ela é rica em proteínas e em nutrientes, como o ácido linoleico e a creatina, que promovem a perda de gordura, controlam o açúcar no sangue e melhoram o transporte de oxigênio para os músculos. Para aproveitar os benefícios sem prejudicar a saúde, é preciso escolher bem tanto o tipo de carne vermelha quanto o modo de preparo. "Opções gordurosas, como alcatra e picanha, podem trazer mais riscos do que benefícios", explica a nutricionista Ana Carolina Quireze, de Goiânia, que recomenda cortes magros: patinho, maminha e filé mignon. 

Outro cuidado importante é a quantidade adequada consumida. Segundo a nutricionista, a porção não deve ultrapassar o tamanho de uma carta de baralho e o consumo deve se limitar a duas vezes por semana. O excesso pode levar a complicações como colesterol alto e aumento da pressão arterial. Confira as melhores formas de preparar a carne vermelha e veja dicas para deixá-la mais saudável: 

ASSADA: Por não precisar da adição de óleos e outras gorduras, esse preparo é um dos mais saudáveis, pois permite aproveitar bem os nutrientes sem somar muitas calorias. Ana Carolina Quireze afirma que a carne assada na churrasqueira também é uma boa pedida, desde que seja ao ponto - nunca muito bem passada. "A casquinha de queimado que se forma por cima da carne é extremamente tóxica para as nossas células", justifica a nutricionista. 

COZIDA: Embora a cocção faça com que o alimento perca alguns nutrientes, a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, afirma que a carne vermelha é bastante resistente e não têm perdas significativas. Já o preparo no vapor é o que menos sofre perda de nutrientes, mas tem a desvantagem de ser mais demorado. "Se a pessoa não quiser perder nenhum nutriente, uma boa opção é cozinhar a carne e utilizar a água para preparar um molho ou risoto, por exemplo", sugere Paula. 

FRITA NA ÁGUA: Qualquer fritura é prejudicial à saúde e deve ser evitada. Segundo Ana Carolina Quireze, a temperatura elevada e o tempo de aquecimento causam alterações químicas no óleo utilizado, fazendo com ele deixe de ser uma fonte de gordura insaturada e vire gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças. "Portanto, a fritura é prejudicial mesmo se realizada com óleos vegetais de boa qualidade", comenta. A nutricionista afirma que não é necessário acrescentar óleo ou qualquer outro tipo de gordura às carnes no preparo. "Um bife de tamanho médio pode ser frito com apenas algumas colheres de água, ficando isento do acréscimo de gordura", diz. Para deixar a carne ainda mais saborosa, você pode acrescentar temperos - como mostarda - a essa água. 

MILANESA NÃO! Para fazer um bife à milanesa, é preciso não só fritá-lo em imersão no óleo, como também acrescentar farinha de trigo e o ovo ao preparo, tornado o prato ainda mais calórico. Caso você queira comer essa opção de vez em quando, é preciso tomar alguns cuidados com a fritura: "Utilize um óleo vegetal e aqueça pouco tempo e o mínimo possível, pois quanto maior a relação tempo/temperatura, maiores as alterações", afirma Ana Carolina. Outra ressalva é nunca reutilizar o óleo da fritura na alimentação - uma vez aquecido, suas propriedades não voltam mais a ser como antes. 

CARNE DE SOJA À CARNE MOÍDA: Para deixar a carne moída mais saudável, vale acrescentar porções de carne de soja ao preparo sem comprometer o sabor. "A soja é uma ótima opção, pois não tem gordura saturada e deixa o prato menos calórico", afirma a nutricionista Paula Castilho. Além disso, a leguminosa é rica em isoflavonas, um tipo de flavonoide que pode ajudar a diminuir o colesterol total e o colesterol LDL (colesterol ruim). 

COM LEGUMES: Carne com legumes é um ótimo casamento para a saúde e a dieta, ainda mais se eles forem opções bem diversificadas: brócolis, batata, cenoura, vagem, entre outras. "Quanto mais colorido estiver o prato, maior a diversidade e oferta de nutrientes", diz a nutricionista Paula. Tanto a preparação cozida quanto assada pode ser enriquecida com legumes. Paula conta que as melhores opções de recheios para as carnes são os legumes e as castanhas. "Os primeiros, por serem ricos em vitaminas e minerais e de baixo valor energético; já a castanha é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, possui antioxidantes e atua diminuindo os níveis de colesterol", explica. 

CUIDADO COM A CARNE VERMELHA: A ingestão da carne vermelha crua pode ser muito perigosa, pois o risco de contaminação é grande. A primeira coisa a fazer é conhecer a procedência da carne. Durante o preparo, lave bem as mãos e utilize sempre utensílios devidamente higienizados. Assim que a carne estiver pronta, coloque-a na geladeira para que a temperatura seja mantida até o momento de servir, diminuindo os riscos de contaminação. "Mesmo que as preparações assadas ou cozidas sofram perdas de nutrientes, o que dificilmente acontece com a carne crua, não existe uma vantagem muito grande entre esses métodos", comenta Ana Carolina. Ela afirma que, para diminuir os riscos de contaminação, é até melhor perder um pouco dos nutrientes em vez de comprometer a saúde. 

Veja a matéria completa no Yahoo Minha Vida

Partilhar

segunda-feira, 16 de abril de 2012

REQUEIJÃO, CREAM CHEESE OU MAIONESE?


Todos podem ir no lanche do seu filho (se a lancheira for térmica) e fazer parte das refeições na sua casa. “Mas um não é melhor que o outro”, diz Priscilla Kaktsuka, nutricionista do Hospital Samaritano (SP). Como são produtos industrializados, devem ser consumidos com limite. Veja os prós e os contras de cada um: 

REQUEIJÃO OU CREAM CHEESE

PRÓS: são fontes de cálcio, importante para a formação dos ossos e dentes, e de proteína, que ajuda no desenvolvimento muscular.

CONTRA: possuem gordura de origem animal, aquela que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares no futuro.

CONSUMO: 2 colheres (sopa) por dia (de um dos dois).

MAIONESE

PRÓS: tem gordura monoinsaturada e é fonte de ômega 3 e 6, que elevam o nível de colesterol bom (HDL) e reduzem o do ruim (LDL).

CONTRA: mais calórica, não é recomendada para crianças que estejam com uma dieta especial. Nesse caso, a light é indicada.

CONSUMO: 1 colher (sobremesa) por dia.


Partilhar

sábado, 14 de abril de 2012

CANTINAS MAIS SAUDÁVEIS


Com o intuito de combater o avanço da obesidade infantil, o Ministério da Saúde vai orientar escolas particulares de todo o Brasil a oferecerem alimentos mais saudáveis a seus alunos. Para viabilizar a aplicação da medida, o MS firmou parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), que será responsável pela disseminação das diretrizes do manual: “Cantinas escolares saudáveis: promovendo a alimentação saudável”, que foi desenvolvido em 2010. 

Esse material será distribuído nas escolas da rede privada na próxima quarta-feira (11). O objetivo é aumentar a oferta de alimentos menos gordurosos e açucarados e estimular crianças e jovens a optar por uma alimentação equilibrada. “Na maioria das vezes, quando esses programas são desenvolvidos nas escolas, as crianças levam o conhecimento e os novos hábitos para dentro casa, e isso é muito positivo”, diz Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo, especialista em alimentação infantil. 

A mudança no cardápio das cantinas é considerada pelo MS uma importante ferramenta, mas ela não isenta os pais de darem o bom exemplo. “Para que o programa seja bem-sucedido é muito importante que a família também esteja disposta a participar das mudanças”, conclui Fisberg.

Partilhar

quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMO AJUDAR SEU FILHO A PERDER PESO


Quer ajudar seu filho a perder peso? Então entre em forma junto com ele. Essa é a maneira mais eficiente de fazer com que as crianças emagreçam, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, e da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. 

Durante 5 meses eles analisaram 80 grupos de pais com filhos de 8 a 12 anos que eram obesos ou estavam acima do peso e perceberam que as crianças só emagreciam quando os pais faziam o mesmo. Isso acontece porque os pais são, como sempre, os principais modelos dos filhos. “A família tem que estar ao lado da criança para oferecer apoio e caminhar junto com ela. Alguns pais questionam porque vão mudar a sua alimentação e a dos outros filhos quando só um deles está obeso. Mas, se família toda come mal, todos precisam mudar, mesmo que não tenham problema de peso”, explica Claudia Lobo, nutricionista e autora do livro Comida de Criança (MG Editores). 

Se o seu filho está com alguns quilinhos a mais, você vai precisar mudar os hábitos e a rotina da família toda, sim, além de conversar com ele sobre o assunto – o que nem sempre é tão simples assim. Um estudo norte-americano recente mostrou que para alguns pais é mais difícil falar sobre obesidade e sobrepeso do que sobre álcool e drogas com os filhos. “Não é uma tarefa fácil, mas só com o apoio e o incentivo dos pais é que as crianças conseguem melhorar sua saúde”, diz Claudia Lobo. Abaixo, 8 dicas de como lidar com essa situação na sua casa: 

- ASSUMA A RESPONSABILIDADE: “É comum receber no consultório pais que falam que a criança não coopera, não come o que eles compram e não querem fazer dieta. Ou seja, eles transferem para o filho uma responsabilidade que é deles, de fazer escolhas saudáveis e ter uma alimentação mais regrada”, afirma a nutricionista Claudia Lobo. É por isso que vocês precisam estar juntos nessa empreitada. 

- APOSTE NA AUTOESTIMA DO SEU FILHO: Crianças que estão acima do peso têm mais problemas sociais e sofrem mais bullying, de acordo com novos estudos. Aproveite para falar das coisas positivas, como o sorriso lindo que ele tem. 

- COMECE COM PEQUENOS AJUSTES: A infância não é idade para se fazer regime, segundo os especialistas. Como as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento, não podem deixar de receber os nutrientes e calorias necessárias. A ideia, então, é reorganizar a alimentação, ou seja, regular os horários, estipular dias específicos para comer as chamadas “bobagens” (por exemplo, doces e refrigerantes só aos finais de semana, ou duas vezes por semana) e diminuir a quantidade de alimento ingerida. 

- APRECIE A COMIDA: Um estudo mostrou que quando os pais comem vegetais e sorriem, as crianças ficam mais estimuladas a comê-los também. Quando estiverem almoçando juntos, por exemplo, elogie os alimentos saudáveis e faça cara de quem está gostando muito. Vale até dizer: “hummmm!” 

- FALE SOBRE O QUE ELE VAI COMER A MAIS: Em vez de dizer que seu filho não vai poder comer isso e aquilo, mostre a enorme quantidade de alimentos novos (e saudáveis) que estarão à disposição dele. Mostre que ele vai comer tudo o que comia antes, mas de um jeito diferente, em horários e dias diferentes. Inclua legumes, frutas e verduras que até então ele não conhecia e comece um trabalho para deixar esses alimentos em evidência, colocando os outros, menos saudáveis, em segundo plano. 

- NUNCA FALE QUE ELE ESTÁ GORDINHO: A criança sabe quando está acima do peso, principalmente se já vai à escola, porque percebe que é diferente dos colegas e pode até já ter ouvido alguma piadinha sobre seus quilos a mais. Em casa, puxe a conversa para o lado positivo e diga que vocês estão fazendo mudanças para cuidar da saúde, ter mais energia.

- PROPONHA ATIVIDADES DIVERTIDAS: Nada de obrigar seu filho a fazer um exercício só porque ele precisa perder peso. Opte por atividades mais lúdicas e que você possa fazer junto com ele. “O ideal é que a criança se movimente 30 minutos por dia, e pode ser brincando, jogando bola, correndo, pulando corda, subindo e descendo escada, dançando na frente da televisão. Tem que ser algo de que a criança goste e, de preferência, que os pais estejam presentes, nem que seja ao lado, incentivando a atividade”, conta Claudia Lobo. 

- NÃO PROÍBA OS DOCES E SALGADINHOS: Se ele vai à uma festa de criança, por exemplo, dê algo saudável para ele comer antes de saírem, sem falar nada sobre a restrição. Com o estômago cheio, ele vai ter menos apetite. Você também pode oferecer alternativas menos gordurosas, como os salgados assados no lugar dos fritos.


Partilhar

terça-feira, 10 de abril de 2012

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE

Se junto da satisfação de ganhar ovos de Páscoa vem a culpa por devorá-los, saiba que o chocolate é considerado um alimento saudável, mas só se consumido com moderação. Ele é fonte de vitaminas, de antioxidantes (que previnem o envelhecimento) e consegue até minimizar a tensão pré-menstrual (TPM).

Mas como todo exagero alimentar faz mal, o consumo em demasia pode também causar uma série de problemas. Para entender o lado bom e o ruim do consumo do chocolate, confira as dicas fundamentais para comer sem culpa e sem engordar.

Clique na imagem para ampliar.

Todos são unânimes em dizer que a melhor opção é o chocolate amargo, rico em cacau. É no fruto que estão os principais benefícios do chocolate. Na versão ao leite a substância também aparece, só que mais tímida, enquanto no chocolate branco só lhe resta a manteiga de cacau – ou seja, apenas a gordura.

Segundo Daniel Magnoni, diretor de nutrição clínica do Hospital do Coração (HCor), a legislação brasileira afirma que um produto só pode ser considerado "chocolate" se tiver mais de 25% de cacau. Por isso, ele orienta a ler a embalagem antes de comer. “O chocolate amargo que tem mais de 70% de cacau é benéfico para a saúde cardiovascular porque tem flavonoides que atuam diminuindo o colesterol total e o ruim. Ele ainda melhora a elasticidade arterial que ajuda no controle da hipertensão e possui uma substância semelhante à cafeína que teria ação na prevenção da aterosclerose”, afirma o nutrólogo.

Por outro lado, se ultrapassar a quantidade de 50 gramas por dia – equivalente a um bombom ou um pouco mais – pode acarretar em uma série de problemas de saúde e engordar. “O chocolate tem em torno de seis calorias por grama, ou seja, uma barra de cem gramas vai ter 600 calorias. Pode propiciar obesidade. E no caso do chocolate ao leite, pode ter muita gordura saturada que vem do leite, ajudando a elevar o colesterol também," afirma Magnoni.

A nutricionista Michele Grilo Barone, do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, faz a ressalva de que o chocolate amargo tende a ser menos aceito por ser menos doce e mais duro. No entanto, ela dá uma dica para quem acumular ovos de Páscoa: "já que um ovo de Páscoa tem, no mínimo, cem gramas, o ideal é dividir com a família ou comer aos poucos”. Para a nutróloga Sylvana Braga, mesmo o chocolate ao leite tem seus benefícios, que incluem uma injeção de ânimo em pessoas deprimidas e de foco para quem tem falta de atenção - desde que seja consumido com moderação.

Partilhar

domingo, 8 de abril de 2012

VOCÊ RESISTE AO CHOCOLATE?

A maioria das pessoas associam a Páscoa com o chocolate. A data é comemorada com muita satisfação pelos chocólatras que aproveitam para consumir a 'guloseima' sem culpa. Mas, e quando não estamos bem com a balança e tentamos seguir um plano alimentar? 

SE O SEU PROPÓSITO É SE MANTER EM FORMA...

- DESCUBRA OUTROS PRAZERES! Não coma e beba à vontade só porque é feriado.

- DESCANSE! Faça caminhada, durma bem, leia um livro, assista filmes... 

- CONSUMA CARNES BRANCAS! Aproveite a data e faça receitas saudáveis, inove! 

- ABRA MÃO DO SEU CHOCOLATE! Esse é o seu momento de ficar magra.

MAS, SE VOCÊ NÃO RESISTE AO CHOCOLATE...
FAÇA ESCOLHAS QUE NÃO VÃO PESAR TANTO NA BALANÇA! 

- CONSUMA O MEIO AMARGO! É menos calórico e benéfico ao seu coração por ser rico em antioxidantes. 

- EVITE OS BRANCOS! Os chocolates brancos, as versões ao leite, com biscoito e castanhas são mais calóricos e com maior teor de gordura.

- CUIDADO COM DIET E LIGHT! As versões diet ou light costumam apresentar redução de açúcar e mais gordura na composição. Fique de olho nos rótulos! 

- CONSUMA APÓS O ALMOÇO! É vantagem consumir após as grandes refeições (almoço ou jantar) pois a absorção é mais lenta. 

- 30g POR DIA! Não exagere nas porções! 30g está mais que o suficiente e equivale a 3 brigadeiros pequenos.

- CONGELE OS PEDAÇOS! E deguste como se fosse bala. Só vale um pedacinho por dia!

- FAÇA ATIVIDADE FÍSICA! Caminhe, corra, malhe! Queime calorias o quanto puder.

- BEBA ÁGUA! Se hidrate muito e beba água o dia todo.

- DE VOLTA À ROTINA! No dia seguinte, retome o seu plano alimentar normalmente. 

- MODERAÇÃO SEMPRE! Lembre-se, se usarmos a moderação podemos comer de tudo e aproveitar melhor o benefício daquele alimento.

FELIZ PÁSCOA!!!

Partilhar

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PORQUE É TÃO DIFÍCIL MANTER A DIETA NO JANTAR?


Fazer dieta ou comer menos até as 16h é fácil. Café da manhã balanceado, só grelhado e saladinha no almoço e uma fruta no meio da tarde. Tudo indo bem. Mas a coisa fica feia no final do dia, o mau humor aparece e dá vontade de atacar qualquer bolachinha que alguém ofereça. E ai vem todo aquele discurso que damos a nós mesmos, como nos convencer que essa privação nem vale a pena, ou que depois recomeçamos o regime e por ai vai.

A verdade é que o metabolismo baixa de noite, pois o corpo gasta menos energia quando diminuímos nossas atividades e também quando dormimos. Então, o jantar deve ser uma refeição leve, que facilite o trabalho do estômago já que ele cobra por adicional noturno e pode mandar uma conta bem salgada lá pelos 60 anos. 

Muitas pessoas que somente controlam o que comem à noite acabam emagrecendo sem perceber. Mas, para ter menos fome no jantar, devemos caprichar bastante no café da manhã pois se nenhum carro anda sem combustível, porque nosso corpo funcionaria bem sem alimento logo que acorda?

O almoço deve ser bom, variado e colorido. Um chocolatinho de sobremesa? Tudo bem, mas bem pequenininho. Doce após o almoço é “menos pior” do que de tardezinha ou antes de dormir. A única obrigação que temos com nosso corpo é deixá-lo funcionando bem.

Fonte: Cristina Menna Barreto Partilhar

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CAFÉ VERDE PODE AUXILIAR NA PERDA DE PESO

Você adora um cafezinho no meio da tarde? Além de dar energia, um novo estudo aponta que o extrato dos grãos pode ajudar a emagrecer. Liderado pelo químico Joe Vinson, da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, Estados Unidos, o estudo sugere que o ácido clorogênico, presente apenas nos grãos não torrados, poderia auxiliar na perda de até 10% do peso.

CAFÉ TORRADO NÃO POSSUI OS MESMOS BENEFÍCIOS

No estudo, os voluntários ingeriram o extrato dos grãos de café não torrado (ou café verde), mas também controlaram a alimentação e praticaram atividades físicas regulares. O pesquisador explica que o ácido clorogênico não está presente na bebida preparada com o pó de café, já que o processo de torra atinge 240°C, afetando a composição nutricional dos grãos. Estudos anteriores ainda revelaram que o ácido clorogênico é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres presentes no organismo.

EXTRATO PODE SER CONSUMIDO EM CÁPSULAS

O processo de torra do café é responsável pelo característico tom marrom que os grãos adquirem, assim como aroma e sabor característicos. Os grãos de café não torrados apresentam sabor mais amargo, mas o estudo revelou que as cápsulas com extrato de café verde contêm as mesmas propriedades do produto in natura. As cápsulas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

A pesquisa analisou 16 voluntários obesos, com idades entre 22 e 26 anos. Durante 22 semanas, os voluntários alternaram o consumo de placebo e doses de 1050mg e 700 mg do produto extrato de grãos de café não torrados. No período, os participantes perderam 7kg, o que corresponde a cerca de 10% do peso total e 16% da gordura corporal. A pesquisa não encontrou efeitos colaterais no consumo do extrato dos grãos de café verde.

Fonte: gnt.globo

Partilhar

segunda-feira, 2 de abril de 2012

OS BENEFÍCIOS DA CARNE DE SIRI


Mesmo aqueles que moram longe do litoral costumam ficar com a boca cheia d’água quando veem uma bela casquinha de siri. Saborosíssima, esta carne já se transformou em tradição daqueles apaixonados por praia e frutos do mar. Mas, quando se trata de saúde, será que a carne de siri é realmente benéfica? Descubra!

Confira o valor nutricional presente em 100 gramas de carne de siri!

PROTEÍNA 17,6g - Pensou em carne, pensou na quantidade de proteína. E a carne de siri é uma bela representante, podendo, inclusive, substituir a carne vermelha sem perda nutricional.

CALORIAS 93,64 - Contando que a mesma quantidade de carne vermelha contém cerca de 150 calorias, a carne de siri é uma excelente opção para quem quer emagrecer.

CARBOIDRATO 1,3g - Contando que a indicação nutricional é para que a alimentação de um adulto contenha até 60% de carboidrato, este valor é aceitável para a hora do almoço ou do jantar!

CÁLCIO 107mg - Por conter uma quantidade razoável de cálcio, a carne de siri é uma ótima opção para os idosos, que sofrem mais com doenças nos ossos e articulações.

POTÁSSIO 261,7mg - Para quem pratica exercícios, esta carne é excelente na prevenção de lesões. Consuma a carne de siri, pelo menos, uma vez por semana.

FERRO 1,9mg - Além de ajudar no crescimento, o ferro é ótimo na prevenção de algumas doenças, como a anemia.

Fonte: Sua Dieta

Partilhar