quarta-feira, 30 de maio de 2012

O QUE ENGORDA MENOS: VINHO OU CERVEJA?


Uma coisa é fato: o álcool atrapalha a dieta, pois seu processo de metabolismo interfere na queima de gordura. Como todos os prazeres, precisamos saber dosar para viver em harmonia. Bom, vamos aos cálculos. 100ml de cerveja tem em média, 50 calorias. E a mesma quantidade de vinho, tem 85. Mas não dá pra negar que se toma bem mais cerveja do que vinho, não é mesmo?

VINHO É MAIS CALÓRICO, MAS BEBE-SE EM MENOR QUANTIDADE

Então vamos lá, em 1 taça de vinho (de 200 ml) temos 170 cal. Em um copo de cerveja, daqueles servidos em bares (300 ml) temos 150 cal. Partindo do óbvio, ou seja, que é mais comum alguém beber 8 chopps - e não 8 copos de vinho -, conclui-se que o vinho até pode ser mais calórico, mas bebe-se menos. E nesta fermentação da uva, pra lá de antiga, encontramos muitas substâncias benéficas pra saúde. Só não vale mergulhar numa garrafa de vinho por vez. Ai é o coitado do fígado que vai reclamar. 

Se você quer beber sem sair da linha retire sempre o carboidrato da comida quando estiver ingerindo álcool. Prefira carnes, aves, peixes com verduras, legumes, frutas… Assim o prejuízo é menor no que diz respeito à dieta. No fim das contas, é aquela velha frase: beba com moderação!

COMPENSE A INGESTÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA, SEM PREJUDICAR A DIETA 

Cerveja (1 copo grande com 300ml)
ou 
Caipirinha com adoçante (1 copo com 200 ml)
ou
Gym (2 doses misturadas com bebida light)
ou
Vinho (1 taça pequena)

Atenção: Essa compensação poderá ser feita, no máximo, até duas vezes por semana.


Partilhar

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PRECISO DE UM DOCE


"Gostar de doce é humano e natural. Precisar de doce é desequilíbrio funcional". 

Muitos motivos podem levar o organismo a PRECISAR de doce. Com exemplo podemos citar deficiência de cromo, deficiência de serotonina, presença aumentada de fungos no intestino, hipoglicemia… Mas hoje vamos falar exclusivamente sobre a importância do triptofano na correção deste desequilíbrio.

O triptofano é um aminoácido (derivado das proteínas). Aminoácido essencial ao ser humano pois não o produzimos no organismo, dependendo da dieta para obter os estoques adequados e desempenhar suas inúmeras funções. Diversos estudos comprovam que deficiência de triptofano pode levar a sintomas de psicopatologias, depressão, insônia, suicídio, agressão, ansiedade e bulimia. Isto porque é ele quem se converte em serotonina no organismo.

A serotonina, muitos já conhecem, é a responsável por nos manter com bom humor, boa tolerância, baixa indignação frente às circunstâncias da vida. Afinal, qual a relação entre o triptofano e o desejo por doces?

O cérebro busca captar triptofano para nova produção de serotonina quando seus estoques estão baixos. E o cérebro nos avisa isto provocando desejo por carboidratos como doces ou até mesmo massas (pão branco, salgados, biscoitos, macarrão). O carboidrato aumenta a disponibilidade do triptofano cerebral, sendo captado pelos neurônios, produzindo serotonina. Como se não bastasse a complexidade do nosso organismo, vem mais…

Para que o Triptofano se converta em Serotonina precisam estar presentes: vitamina B6, B12, ácido fólico e magnésio. Ou seja, não podemos viver sem os nutrientes! Nossa saúde emocional e comportamental precisa deles. 

Abaixo uma tabela informativa da quantidade de triptofano nos alimentos:

 

Está constantemente com anseio por doces ou massas? Já sabe, procure um nutricionista para avaliar suas necessidades nutricionais. E melhorar não somente esta compulsão, mas também modular o comportamento social, emocional e, para as mulheres, até mesmo a TPM!
Partilhar

sábado, 26 de maio de 2012

MACARRÃO SAUDÁVEL


Se o seu filho tem o costume de só comer macarrão instantâneo, está na hora de mudar esse hábito dele. O problema dessa comida está no tempero do pacotinho, que não tem nutrientes e possui muito glutamato monossódico, uma substância que causa muita retenção de líquidos. Já a massa em si é como qualquer outro macarrão. 

Comece preparando sem o tempero e coloque um fio de azeite extravirgem no final. O molho de tomates pronto é melhor do que o tempero do pacotinho, mas o feito em casa é o mais saudável. Depois, aos poucos, acrescente outros ingredientes. Para ajudar você a preparar um macarrão mais nutritivo, selecionamos três opções fáceis de fazer: 

- Cozinhe o macarrão cabelinho de anjo e misture miniárvores de brócolis e bolinhas de muçarela de búfala cortadas em pedaços. 

- Refogue atum e tomate picadinho em um pouco de azeite e misture no macarrão do tipo parafuso. 

- Use o próprio macarrão instantâneo e cozinhe em menos água com um pouco de sal. Depois, quebre um ovo e misture levemente. O ovo vai ficar em pedaços grandes e você consegue escorrer a água do mesmo jeito. Acrescente pedacinhos de cenoura e vagem cozidas e use uma pelotinha de manteiga e sal para temperar.


Partilhar

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CHUPETA AUXILIA NO ALEITAMENTO


O assunto é sempre polêmico. A maioria dos pediatras condena o uso da chupeta, mas algumas mães alegam que o acessório tem lá suas vantagens, desde que usada com moderação. O mais recente estudo, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos Estados Unidos, diz que ela pode (quem diria!) até mesmo estimular amamentação.

Os pesquisadores americanos analisaram os dados de 2.249 crianças nascidas entre junho de 2010 e agosto de 2011. Os resultados mostraram que a taxa de aleitamento natural diminuiu de 79% para 68% após a abolição das chupetas. O que os autores do estudo ainda não descobriram é o que estaria por trás dessa estatística. Contradições à parte, antes de você (com a orientação do pediatra) decidir se o seu filho vai ou não usá-la, melhor ficar por dentro do assunto. A seguir, sete coisas que toda mãe tem de saber. 

1 - ATRAPALHA A AMAMENTAÇÃO? Apesar da pesquisa norte-americana citada acima, Luciano Borges, presidente do Comitê de Aleitamento da Sociedade Mineira de Pediatria, discorda. Ele diz que inúmeros estudos anteriores mostram que a chupeta está sempre associada com um tempo menor de duração do aleitamento materno. Segundo Luciano, o fato acabou sendo decisivo para que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) optassem como recomendação oficial não utilizar bicos e chupetas desde o nascimento. 

Essa orientação é compartilhada pelo Ministério da Saúde do Brasil. “Tenho um caso de paciente que ofereceu chupeta à sua filha quando ela tinha 1 mês e meio. Na mesma época, a criança largou o peito e começou a perder peso. Bastou a mãe tirar a chupeta para a amamentação voltar ao normal”, conta o pediatra. A explicação para isso é que a musculatura e a posição da língua que o bebê usa para sugar a chupeta é diferente da usada para mamar, o que confunde a criança. A pediatra Tania Shimoda, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, também faz um alerta: “Vale lembrar que a chupeta só deve ser oferecida ao bebê quando a amamentação estiver estabilizada, depois de três ou quatro semanas de vida da criança”, reforça a pediatra Tania Shimoda.

2 – PREJUDICA A DENTIÇÃO? Se a sua preocupação é que os dentinhos do seu filho fiquem tortos, há indícios de que, se a criança largar o acessório até os 2 anos, eles voltariam ao normal. No entanto, há outros problemas. “Um hábito oral pode gerar outro. Por exemplo, o uso da chupeta pode favorecer alterações na respiração (pode predominar a respiração pela boca), na postura corporal, na fala e na mastigação”, diz Dóris Rocha Ruiz, odontopediatra da Unifesp. 

3 – ATÉ QUE IDADE MEU FILHO PODE USÁ-LA? Ela deve ser retirada a partir de 1 ano de idade e, no máximo, até os 2. A chupeta tem de ser usada com moderação. Ou seja, não dá para a criança ficar o dia inteiro com ela na boca. Assim, o uso deve ser limitado apenas para dormir, já que a criança tende a cuspi-la depois, e em alguns casos específicos. Por exemplo, no avião, para proteger o ouvido durante a subida e a descida da aeronave, após a vacinação e quando a criança estiver chorando muito. Mas, nesses casos, o efeito é o mesmo do que dar o peito. 

4 – O QUE É PIOR, CHUPETA OU DEDO? O dedo é pior, pois será mais difícil a criança abandonar o hábito. O bebê não pega a chupeta sozinho, mas pode colocar o dedo na boca mesmo dormindo. 

5 – A CHUPETA ALIVIA A CÓLICA DO BEBÊ? Em um primeiro momento, pode ser que sim, porque acalma (ou mesmo distrai) a criança. Mas, por outro lado, a criança pode engolir ar – e isso só piora a cólica. 

6 – ELA PREVINE A MORTE SÚBITA? A Academia Americana de Pediatria afirma que o uso do acessório diminui a incidência de morte súbita. Mas isso não quer dizer que, se o seu filho não gosta ou não usa, você deve forçá-lo.

7 - QUE CUIDADOS DEVO TOMAR COM A HIGIENE? A chupeta deve ser lavada com água corrente toda vez que cair no chão e, de preferência, esterilizada diariamente.


Partilhar

terça-feira, 22 de maio de 2012

ECONOMIZE NAS COMPRAS DE SUPERMERCADO


Simples atitudes na hora das compras de supermercado podem fazer uma grande diferença no 'final das contas'. Como, por exemplo, evitar sair de casa com fome, não levar as crianças junto e planejar o cardápio da família com antecedência. Abaixo, a nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, lista 10 dicas para ajudar a economizar. 

PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA: Planeje os cardápios da família com antecedência. Anote os dias em que tem apenas 20 minutos para servir o jantar, por exemplo, e os dias em que tem mais tempo. Criar um esquema por escrito vai permitir o planejamento de refeições mais equilibradas, já que você consegue visualizar a frequência com que serve diferentes legumes, carnes, pratos prontos ou feitos em casa.

NÃO SAIA PARA FAZER COMPRAR COM FOME: Ao fazer compras com fome você fica sujeito a desejos súbitos e compras por impulso. Saia para fazer compras depois do almoço ou do jantar para administrar o estilo de vida que você quer manter.

DEIXE AS CRIANÇAS EM CASA: Sem as crianças, fazer compras é mais rápido. Planeje ir ao supermercado quando elas estiverem na escola ou na aula de natação, por exemplo. Outra opção é deixá-las com alguém.

SIGA AS RECEITAS: Encare a receita como um guia de planejamento, uma lista pronta com tudo o que você vai precisar: orégano, azeite de oliva, extrato de tomate, etc. Quando elaborar sua lista de compras a partir de receitas, evite ter que correr até a loja mais próxima atrás de algum ingrediente que ficou faltando, quando o que mais queria naquele momento é comer. 

OLHE PARA CIMA E PARA BAIXO: A economia está embaixo do seu nariz. A maioria das lojas expõe as marcas caras ao nível dos olhos. Observe os produtos das prateleiras mais altas e mais baixas à procura dos produtos mais baratos e promoções. Além disso, folheie sempre o encarte da loja.

CUIDADO COM AS PROMOÇÕES: Seja honesto com você mesmo e compre apenas o que precisa. Economizar na geleia não é vantagem nenhuma se você não tinha intenções de comprá-la.

EVITE GRANDES QUANTIDADES: Não perecíveis podem ser comprados em atacado: farinha, açúcar, vinagre e grãos, por exemplo. Os óleos ficam rançosos, os temperos perdem o sabor e outros perecíveis estragam. Lembre-se de que um pacote de 5 kg de damasco não vai ser nem um pouco econômico se você tiver que jogar metade fora.

FRESCOS OU CONGELADOS? Algumas frutas e legumes podem ser congelados, outros não aceitam muito bem as baixas temperaturas. Verifique a diferença antes de comprar.

COMPRE CARNE E PEIXE 1X POR MÊS: Aproveite os descontos nas carnes e peixe e congele com antecedência para o mês inteiro. Embale as porções em plástico filme e separe as peças por tipo de preparação. Em seguida, leve em sacos próprios para congelamento. Cole uma etiqueta especificando o conteúdo e a data. Para sua segurança, use a geladeira para o descongelamento, nunca deixe à temperatura ambiente.

ANDE COM UMA BOLSA TÉRMICA: Em dias quentes, o simples transporte dos alimentos até a sua casa pode reduzir a validade. Bolsas térmicas vão manter os produtos lácteos, a carne e o peixe refrigerados.

Fonte: gnt

Partilhar

domingo, 20 de maio de 2012

DIETA SEM PÃO FRANCÊS


Para a maioria das pessoas, o café da manhã e o lanche da tarde perdem a graça se ele fica de fora. Fácil de combinar, barato e - além de tudo! - muito gostoso, o pão francês é uma ótima fonte de carboidratos para a dieta. Mas, nem sempre, ele cabe na sua cota de calorias e é preciso fazer substituições que não prejudiquem a alimentação. 

"Cada unidade de pão francês tem, aproximadamente, 150 calorias. É possível pensar em muitas opções nutritivas e saborosas que permanecem nesta faixa", afirma a endocrinologista Glaucia Duarte, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Mas se a sua vontade é comer pão, tem alternativa bem gostosa e mais nutritiva - e não estamos falando de pão de forma multigrãos. "Essa variedade de pão tem muitas fibras, mas não conta com a crocância e a maciez combinadas do pãozinho de sal", afirma Glaucia. 

Veja as dicas de uma equipe de especialistas para incrementar seu cardápio com sugestões cheias de energia e bem saborosas. Aproveite! 

TAPIOCA COM RECHEIO LEVE - Já pensou em incluir tapioca no seu café da manhã ou no lanche da tarde, sem culpa na consciência? A massa ou biju, como é chamado em alguns estados, é feita à base de farinha de polvilho e água, fornecendo os carboidratos necessários para uma refeição. Para não fugir da dieta, basta escolher um recheio light, como ricota e blanquet de peru. "Queijos amarelos devem ficar de fora, eles são fonte de muita gordura e, portanto, de calorias", completa a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult. 

CEREAL DE FLOCOS INTEGRAIS DE MILHO COM LEITE - Os cereais, assim como o pão francês, são fontes de energia. Para adicionar mais nutrientes à sua refeição, o ideal é buscar versões integrais dos grãos, mais nutritivas por conter substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios, além dos carboidratos. A combinação deste cereal com o cálcio do leite é um substituto ideal para o pãozinho.

PÃO DE CENTEIO - Não tem jeito, o que você quer mesmo é comer pão? Uma boa variação, de acordo com a especialista, é o pão de centeio, feito com farinha integral e rico em minerais, complexo B e fibras alimentares, que ajudam na regulação da função digestiva - benefício mal atendido pelo pão francês, que só fornece carboidratos (nutriente transformado em energia para as atividades diárias). "A receita básica do pãozinho é à base de farinha branca e quase não contém fibras. Ao ser ingerido, ele aumenta a glicemia (açúcar no sangue), estimula a liberação de insulina e, com o tempo, esse mecanismo acaba se refletindo em acúmulo de gordura corporal", afirma Daniela.

AVEIA BATIDA COM LEITE E FRUTAS - A nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, especialista em Nutrição Materno Infantil pela Unifesp, sugere uma vitamina de aveia batida com leite e frutas como substituta para o pão francês. "A aveia é fonte de fibras e alguns estudos mostraram que ela traz benefícios ao coração se consumida regularmente. Duas colheres de sopa do grão é a quantidade ideal", afirma a especialista. As frutas completam essa vitamina, acrescentando um sabor especial e muitas vitaminas. 

IOGURTE NATURAL COM GRANOLA - O iogurte natural é rico em vitaminas, como vitamina A e as vitaminas do complexo B. Além disso, é uma grande fonte de cálcio e não contém glúten. Já experimentou misturá-lo com granola? Esse mix traz cereais diversos, castanhas e frutas secas - a versão light, sem açúcar, é ainda mais indicada para quem quer emagrecer. "Não existe uma receita padrão de granola, mas todas as variedades levam alimentos ricos em fibras (cevada, aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de milho, de arroz ou trigo, linhaça)", afirma a nutricionista Rosana Farah, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. "A granola oferece os mesmos carboidratos do pãozinho, mas com benefícios extras de com fibras e vitaminas". 

VITAMINA DE AVEIA, LINHAÇA E LEITE - A receita traz nutrientes poderosos. O leite é fonte de cálcio, mineral indispensável à boa saúde dos ossos. Opte pelo leite desnatado, com menos gorduras que o integral. Uma colher de sopa de aveia e outra de linhaça completam a mistura rica ômega 3, nutriente que retarda o envelhecimento e as fibras solúveis ideais para controlar os níveis de colesterol, além da função digestiva. 

MUESLI - Você conhece o muesli? De origem suíça, este cereal reúne flocos de aveia crus, frutas e frutos secos. Há dois tipos: o muesli fresco e o seco. O seco é uma mistura de aveia e pedacinhos de frutas desidratadas, nozes e sementes. Já o fresco é uma mistura de aveia macerada em água ou sucos de fruta, misturado com frutas frescas picadas. Ele contém uma grande variedade de nutrientes, como fibras e vitaminas, e pode ser consumido com leite, frutas ou iogurte natural. 

Adaptado de yahoominhavida

Partilhar

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CHOCOLATE AMARGO FAZ BEM AO SANGUE


Pesquisadores da universidade de São Diego conduziram um pequeno estudo e demonstraram que comer chocolate amargo traz efeitos positivos à saúde, contribuindo para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e do mau colesterol, aumentando os níveis do bom colesterol - tudo o que o coração precisa para ter saúde. As informações são do jornal Huffington Post.

O estudo foi apresentado no Encontro de Biologia Experimental. Foram analisadas 31 pessoas, que comeram 50 gramas de chocolate escuro (com 70% de cacau), e chocolate escuro (com 70% de cacau) aquecido com chocolate branco (0% de cacau). Os participantes participaram do experimento por 15 dias. A glicose no sangue, a pressão do sangue e o fluxo sanguíneo seriam medidos depois deste período.

Os resultados ligados ao chocolate escuro foram bastante positivos, mas os especialistas reiteram que o alimento é rico em gordura saturada e calorias, por isso, deve ser ingerido com moderação. Veja alguns benefícios à saúde que estão relacionados ao consumo de chocolate.

DIMINUI O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO - Um estudo feito em 2011 na Suíça mostrou que mulheres que comeram mais de 45 gramas de chocolate pro semana têm 20% a menos de chance de ter um ataque cardíaco, quando comparadas quando às que comem menos que 9 gramas por semana.

AUMENTA A SAÚDE DO CORAÇÃO - Pessoas que consomem chocolate regularmente podem ver sua pressão sanguínea diminuída, menor risco de doenças do coração e até mesmo de doenças cardiovasculares, uma vez que o chocolate amargo tem propriedades antiinflamatórias.

AUMENTA A SENSAÇÃO DE SACIEDADE - Rico em fibras, o chocolate amargo pode trazer a sensação de saciedade. De acordo com um estudo conduzido pela universidade de Copenhagen, comer chocolate pode até mesmo diminuir o desejo por alimentos doces, muito salgados ou gordurosos.

PODE COMBATER A DIABETES - Um pequeno estudo italiano de 2005 mostrou que comer chocolate regularmente pode aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes.

PROTEGE A PELE - Ao contrário do que muita gente pensa, o chocolate pode sim fazer bem para a pele. O chocolate escuro contém antioxidantes chamados flavonoides, que oferecem proteção contra os raios UV.

AMENIZA A TOSSE - Um ingrediente presente no chocolate chamado teobramina parece reduzir a atividade da parte do cérebro responsável por desencadear a tosse.

MELHORA O HUMOR - Pessoas que comem chocolate se mostram menos estressadas.

MELHORA O FLUXO SANGUÍNEO - O cacau tem propriedades anticoagulantes que trabalham de forma semelhante à aspirina, podendo atuar na melhora da circulação e do fluxo sanguíneo.

MELHORA A VISÃO - Devido à capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, especialmente no cérebro, pesquisadores da University of Reading concluíram, a partir de um pequeno estudo de 2011, que o chocolate também pode aumentar o fluxo de sangue para a retina, e, dessa forma, melhorar a visão.

PODE AUMENTAR A INTELIGÊNCIA - O aumento do fluxo sanguíneo no cérebro criado pelos flavonoides do cacau aparentemente mantém as pessoas mais alertas e acordas, de acordo com um estudo britânico, colaborando para o melhor desempenho em tarefas.

Mas lembrem-se: COM MODERAÇÃO!

Fonte: Terra

Partilhar

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FESTAS INFANTIS: COMO RESISTIR ÀS GULOSEIMAS?


Frequentemente somos convidados para festas infantis. E como manter a dieta em um ambiente cheio de comidas calóricas e saborosas? De acordo com a nutricionista Malu Bastos, você pode provar uma ou outra coisa, mas sem exageros. 

Mas saiba que o bolo de aniversário é a opção mais calórica! 

CONFIRA A TABELA DE CALORIAS:

- MINI HAMBURGUER (1 unidade) = 145kcal

- MINI CACHORRO QUENTE (1 unidade) = 120kcal

- MINI PIZZA (1 unidade) = 109 kcal

- PÃO DE QUEIJO (1 unidade pequena) = 43 kcal

- PIPOCA (1 saquinho pequeno) = 60 kcal

- PASTELZINHO DE QUEIJO (1 unidade) = 35kcal

- QUIBE (1 unidade pequena) = 49 kcal

- EMPADINHA (1 unidade pequena)  = 80 kcal

- BOLO DE ANIVERSÁRIO (1 fatia média) = 380kcal

- BRIGADEIRO (1 unidade pequena) = 40 kcal

- BATATA FRITA (1 saquinho pequeno) = 98 kcal


Adaptado de saudegntPartilhar

segunda-feira, 14 de maio de 2012

AVERSÃO ÀS CARNES PODE TER EXPLICAÇÃO GENÉTICA


O motivo pelo qual algumas pessoas têm, e outras não, aversão à carne pode ser genético, de acordo com um novo estudo feito na Universidade Norueguesa de Ciências da Vida. Segundo os pesquisadores, a presença de um gene que permite que um indivíduo sinta um odor típico de carnes como a de porco pode determinar a repulsa pelo alimento. "Para essas pessoas, o cheiro da carne é repugnante e lembra odor de urina”, explica um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa. O trabalho, publicado no periódico PLoS One, é um dos primeiros a mostrar como os genes podem influenciar os nossos hábitos alimentares.

Como explicam os autores do estudo, a capacidade de as pessoas detectarem odores se deve a receptores químicos presentes nas células nervosas do nariz. No total, um indivíduo possui genes ligados a aproximadamente 400 receptores de odor diferentes, capazes de detectar algo em torno de 10.000 cheiros variados. Alguns desses receptores são capazes de detectar a androsterona, um hormônio esteroide encontrado em grandes concentrações nos porcos machos. Estudos anteriores mostraram que cerca de 70% da população mundial possui genes que permitem que uma pessoa sinta a androsterona, o que provoca reações diferentes em cada indivíduo.

De acordo com um dos autores do estudo, Hiroaki Matsunami, os indivíduos mais sensíveis ao odor da androsterona são aqueles que possuem as duas cópias do gene OR7D4, que é justamente o gene ligado aos receptores capazes de detectar o hormônio. Ou seja, devem herdar o gene tanto do pai quanto da mãe. “Para essas pessoas, o cheiro da carne realmente é repugnante, e lembra suor ou odor de urina”, explica o pesquisador. No entanto, como o autor indica, há pessoas com somente uma cópia do gene (e uma variante) que, mesmo sentindo o odor do hormônio, não se incomodam tanto com ele. “Esses indivíduos não acham o cheiro da carne tão desagradável, e muitas vezes o odor é tão fraco que chega perto de se tornar imperceptível”, diz.

A pesquisa — Para chegar a essa conclusão, Matsunami e sua equipe selecionaram 23 adultos saudáveis. O trabalho foi feito em três etapas: primeiro, os autores do estudo adicionaram androsterona em dois de três copos de água e pediram que os participantes cheirassem cada copo e identificassem qual deles tinha um odor diferente. Assim, a equipe concluiu que os que estavam certos eram os indivíduos sensíveis ao odor do hormônio. Em seguida, os participantes tiveram que comer carne de porco moída e cozida com níveis variados de androsterona que era acrescentada à carne e, depois, avaliaram sabor e cheiro do alimento. Por fim, os autores realizaram testes genéticos nos indivíduos.

Os pesquisadores descobriram que todas as pessoas que conseguiram identificar o cheiro da androsterona nos copos de água tinham duas cópias do gene relacionado aos receptores do odor do hormônio. Além disso, esses indivíduos foram mais propensos a classificar o sabor da carne como ruim. Por outro lado, aqueles que possuíam somente uma cópia do gene não identificaram o odor da androsterona e tenderam a considerar o sabor da carne bom.

Segundo os autores, o estudo mostrou que os genes certamente influenciam a capacidade de uma pessoa identificar odores e, consequentemente, interferem nas preferencias por determinados alimentos. Porém, eles lembram que a experiência é outro fator que deve ser levado em consideração, já que, segundo a pesquisa, parte das pessoas que inicialmente não conseguem identificar determinado odor podem passar a senti-lo se entrarem em contato com o cheiro repetidamente.

Fonte: Revista Veja
Partilhar

sábado, 12 de maio de 2012

PICOLINATO DE CROMO: ENTENDA COMO ELE PODE REDUZIR O APETITE POR DOCES


Você acredita que conseguiria manter a linha na dieta se não sentisse aquela necessidade de atacar um brigadeiro? Estudos recentes apontam que o picolinato de cromo poderia inibir a vontade de comer doces, além de ajudar na perda de peso. De acordo com a nutricionista Andréa Uzeda, da Clínica Dicorp, “a principal função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces”. 

SUBSTÂNCIA AMENIZA A VONTADE DE COMER CARBOIDRATOS EM GERAL

Segundo a nutricionista funcional Gabriela Maia, “o picolinato de cromo é a forma mais bem absorvida pelo organismo do mineral cromo. A substância atua em enzimas ligadas ao metabolismo energético e age diretamente na regulação dos níveis de glicose sanguínea. Ele estabiliza os níveis de glicose, ameniza a fome e a necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos, como os doces”.

EXCESSO PODE PREJUDICAR FUNCIONAMENTO DOS RINS

Antes de sair correndo para comprar um potinho de picolinato de cromo na farmácia saiba que o excesso deste mineral no organismo pode ser nocivo à saúde. “Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça, insônia, diarreia e vômitos. Em casos graves pode levar a sérios danos hepáticos, anemia profunda e insuficiência renal”, explica Andréa. Gabriela Maia completa: “Foram encontradas mutações genéticas e danos ao DNA de ratos que ingeriram altas doses de cromo. Os estudos são preliminares, mas apontam a necessidade de acompanhamento de profissionais especializados no consumo e na suplementação da substância”. 

BRÓCOLIS E MAÇÃ SÃO FONTES RICAS EM CROMO

Mas é possível encontrar o cromo na natureza? Sim! “Brócolis, nozes, fígado, ameixa, nozes, maçã com casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e vinho são fontes ricas em cromo”, diz a nutricionista Andréa Uzeda. Ela explica que os estudos sobre a dosagem recomendada de picolinato de cromo ainda são controversos, mas ela não recomenda a ingestão diária superior a 200mcg da substância. 

A nutricionista Gabriela Maia explica que a deficiência de cromo no organismo é rara, já que precisamos apenas de pequenas doses diárias. “O uso isolado de nenhum suplemento vai garantir o milagre do emagrecimento. A prática regular de exercícios físicos e a reeducação alimentar são fundamentais para a perda de peso”, conclui a nutricionista funcional Gabriela Maia.

Fonte: saúdegnt

Partilhar

quinta-feira, 10 de maio de 2012

COMER RÁPIDO AUMENTA RISCO DE DIABETES TIPO 2


Comer rápido pode aumentar em até 2,5 vezes o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, segundo pesquisa apresentada nesta segunda-feira no Congresso Internacional de Endocrinologia, em Florença, Itália. A velocidade com que uma pessoa ingere os alimentos já foi associada a outros problemas de saúde, como a obesidade, mas essa é a primeira vez que esse fator aparece diretamente relacionado ao desenvolvimento de uma doença. 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Lituânia de Ciências da Saúde compararam 234 pessoas que haviam sido diagnosticadas recentemente com diabetes tipo 2 com outros 468 indivíduos que não tinham a doença. Todos os participantes responderam a um questionário sobre fatores de risco para diabetes, hábitos alimentares e peso e medidas do corpo. A velocidade com que eles comiam também foi avaliada, e classificada em lenta, normal ou rápida.

Após ajustarem os resultados para outros fatores relacionados à diabetes, como histórico familiar, atividade física e tabagismo, os autores concluíram que aqueles que comiam mais rapidamente apresentaram 2,5 vezes mais chance terem diabetes tipo 2 do que as pessoas que demoravam mais para se alimentar. Os pesquisadores também entenderam que o hábito de comer mais rápido está associado a um maior índice de massa corporal (IMC) e a um menor nível de escolaridade.

“A prevalência de diabetes tipo 2 está aumentando globalmente e pode se tornar uma pandemia mundial. A doença parece envolver uma interação entre fatores genéticos e ambientais. É importante identificar quais são os fatores de risco modificáveis”, diz Lina Radzeviciene, uma das autoras do estudo. De acordo com a pesquisadora, sua equipe pretende realizar mais estudos que ajudem a compreender como outros hábitos alimentares e estilo de vida contribuem para a diabetes.

Fonte: Revista Veja
Partilhar

terça-feira, 8 de maio de 2012

ATIVIDADE FÍSICA X CARBOIDRATOS


Muito se fala hoje da importância das proteínas para os praticantes de atividade física. Acontece que a grande maioria das pessoas que começa a se exercitar tendo como objetivo principal a redução do peso acaba esquecendo dos carboidratos - nutrientes fundamentais na busca pelo sonhado corpo ideal.

Quando praticamos atividade física, nosso maior combustível é a glicose, normalmente encontrada nos carboidratos, como: massas, pães, cereais, biscoitos, arroz. Se não comermos carboidratos de forma suficiente e adequada, corremos o risco de começar a usar proteína como fonte de energia, o que não é nem um pouco interessante para quem precisa perder peso ou ganhar massa muscular.

Infelizmente, os carboidratos se tornaram vilões na luta contra a obesidade e dessa forma acabaram sendo gradativamente eliminados de uma dieta saudável. Porém, o que muitos não sabem é que existem grandes diferenças entre os tipos de carboidratos. Saber disso é fundamental para que se consiga atingir as metas estabelecidas.

ENTÃO VAMOS A ALGUMAS DICAS IMPORTANTES...

Antes do exercício físico é recomendada a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico. Um exemplo são os cereais integrais. Recomendamos esse tipo de carboidrato por ele ser capaz de favorecer a permanência no exercício por um tempo maior, além de melhorar a digestão e liberar a glicose lentamente na corrente sanguínea. Outras opções são: espaguete, ravioli, maçã, pera e pães e biscoitos integrais 

Durante o exercício só é recomendada a ingestão de carboidratos se a atividade for superior a 90 minutos de duração ou então atingir intensidade superior a 70% do VO2 máximo. Nesse caso, uma das alternativas é o consumo de bebidas energéticas ou carboidratos em gel (maltodextrina).

Após o exercício a refeição deve conter carboidratos de alto índice glicêmico (bolos, biscoitos, mel, pão branco etc) para se repor os estoques rapidamente. Porém, nos casos em que o objetivo é a perda de peso, recomenda-se ingerir novamente carboidratos de baixo índice glicêmico, pois se a insulina for estimulada constantemente, pode favorecer a lipogênese (formação de gordura).

Lembre-se que praticar atividade física é essencial para a saúde. O acompanhamento desse processo por profissionais especializados acelera o aparecimento e a manutenção dos resultados alcançados. Mexa-se!

Fonte: O2 por minuto
Partilhar

domingo, 6 de maio de 2012

COMO ESCOLHER, GUARDAR OU CONSUMIR O IOGURTE?


No mercado, a variedade de iogurtes é grande: integrais, desnatados, semidesnatados, orgânicos, com mel e com polpas de frutas. Todos são bastante nutritivos, e a escolha vai depender muito dos objetivos de cada consumidor. 

Para emagrecer: As versões naturais desnatadas e semidesnatadas, por exemplo, têm menos gorduras e açúcares, mas, em geral, também contêm menos vitaminas. "De qualquer forma, a mudança na composição é pequena, nada muito significativo. Então, para quem quer controlar ou manter o peso, os lights são, sem dúvida, uma boa opção", diz a nutricionista Michelle Grillo Barone, do Ganep.

Para as crianças: As melhores opções são os iogurtes integrais ou com frutas. "Se as frutas forem em pedaços ou em polpa, há um acréscimo de vitaminas e minerais. Mas atenção: no caso do iogurte que é apenas aromatizado, isso não acontece", alerta Michelle. Outro cuidado é não confundir sobremesas lácteas com iogurte. "As primeiras normalmente contêm quantidades maiores de gordura, pois levam creme de leite, leite em pó integral, açúcares simples, corantes e aromatizantes em sua fórmula. O consumo deve ser esporádico e não regular, como no caso dos iogurtes naturais", indica a nutricionista Ariane Pereira, da Naturalis.

Para o funcionamento intestinal: Para os que usam o iogurte com o objetivo de turbinar o funcionamento do intestino, a versão com fibras é uma excelente pedida.

Para a saúde: Como regra geral, observe no rótulo a presença e a quantidade de gorduras, açúcar e adoçante artificial, sódio, corantes e aromatizantes. Quanto menos, melhor.

COMO ARMAZENAR

É importante armazenar os iogurtes em geladeira logo ao chegar em casa com as compras, depois de lavar os potinhos com água e sabão. "O ideal é colocar os iogurtes nas prateleiras mais altas da geladeira, evitando as portas. Também é importante manter um espaço entre os iogurtes e os outros alimentos, para permitir a circulação de ar e a manutenção da temperatura baixa em todos os copinhos", ensina a nutricionista Tatiana Barão, da Naturalis. Por último, é preciso estar atento ao prazo de validade, que, no caso dos iogurtes, é sempre curtinho.

COMO CONSUMIR

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a recomendação para o consumo de iogurte é de uma porção de 200 g por dia. "O ideal é consumir o iogurte no café da manhã ou nos lanches, já que o alimento é fonte de cálcio e pode atrapalhar a absorção do ferro contido no feijão, na carne e nas verduras escuras, que normalmente fazem parte do cardápio de almoço e jantar", indica a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, do Citen.

Para que os benefícios do iogurte no organismo sejam contínuos, é preciso seguir à risca a orientação de consumi-lo todos os dias. "Os probióticos presentes no alimento não se reproduzem no intestino, ao contrário, são eliminados regularmente nas fezes. Daí a importância de fazer a reposição", explica a nutricionista Juliana Malvestio Maioli. 

O iogurte precisa ser consumido fresquinho, preferencialmente numa temperatura de até 10°C. Acima dessa temperatura, perdemos suas propriedades probióticas: as bactérias benéficas presentes no iogurte são eliminadas e ficam apenas os nutrientes, como o cálcio e as vitaminas. Por isso, se vai levar o seu iogurte como um lanchinho prático, na bolsa, providencie uma embalagem térmica ou coloque-o na geladeira assim que chegar ao seu destino.

Para realçar ainda mais o sabor dos iogurtes naturais, vale bater com frutas, pouco mel ou misturá-lo com granola, uvas-passas ou farinha de linhaça. "Outra dica é usar a frutose, um açúcar natural com 50% maior poder de adoçar", diz Ariane.

O frozen yogurt, ou sorvete de iogurte, é produzido da mesma forma que o iogurte convencional, com a fermentação das bactérias do leite e, portanto, guarda muitas das propriedades do alimento. A diferença é que o frozen é normalmente adicionado de açúcar e glucose (xarope de açúcar), que lhe conferem uma consistência mais cremosa. "Isso faz com que ele seja um alimento mais calórico, que deve ser consumido com moderação, esporadicamente. De qualquer forma, ele é muito mais saudável que o sorvete comum", afirma Juliana.

Adaptado da Revista Viva Saúde

Partilhar

sexta-feira, 4 de maio de 2012

MUSSARELA DE BÚFALA OU MUSSARELA COMUM?


Uma escolha que depende exclusivamente do gosto do consumidor, apesar de algumas pessoas acreditarem erroneamente que a mussarela de búfala é mais “light” do que a comum. “Na verdade, elas estão bem próximas em termos de calorias, gorduras e até mesmo de proteínas e cálcio”, afirma a Dra. Cristiane Scorza. “Se fôssemos pensar em termos de redução calórica, o melhor mesmo seria indicar outros tipo de queijo, como o cottage e a ricota”, explica a doutora. 

O laticínio com 100% de leite de búfala tem uma vantagem: “Com menos sódio, reduz o risco do organismo reter líquido," explica a nutróloga Regina Mestre, do Rio de Janeiro. Além de ser benéfico para a pressão arterial. Mas cuidado! Existem produtos de formato e cor idênticos e que, na verdade, têm até 80% de leite de vaca. Procure pelo selo de qualidade da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo - ABCB.

Outra dica para comprar o queijinho é checar se a a temperatura do refrigerador do supermercado está de acordo com o recomendado na embalagem do produto. É importante também observar o aspecto da mussarela escolhida, que não pode estar amassada ou embolorada.

MUSSARELA DE LEITE DE VACA

Calorias: 100 Kcal
Gorduras totais: 8 g
Proteínas: 7 g
Cálcio: 189 mg

MUSSARELA DE LEITE DE BÚFALA

Calorias: 90 Kcal
Gorduras totais: 8 g
Proteínas: 5 g
Cálcio: 150 mg

(valores por 30 g)

Fontes: Triada; Abril
Saiba mais sobre queijos no Queijos no Brasil
Partilhar

quarta-feira, 2 de maio de 2012

APOSTE NO BIFUM, MACARRÃO ORIENTAL FEITO DE ARROZ


Quem pensa que o Yakisoba é o único prato de massa da culinária oriental precisa ampliar seu universo gastronômico. O bifum, macarrão fininho feito de arroz, também tem seu lugar nos cardápios dos restaurantes japoneses e chineses. "Trata-se de uma massa de sabor neutro, que recebe bem os temperos", explica Homero Cassiano, gerente do Mitsuba. 

Versátil, o bifum combina com legumes grelhados, carne bovina, lombo de porco, frango, peixes e frutos do mar. O modo mais tradicional de servir se assemelha ao do Yakisoba, com o macarrão misturado aos legumes e aos tipos de proteína escolhidos. Mas a massa também pode ser usada no preparo de saladas ou de pratos vegetarianos. Tanto que conquistou os fãs da comida natural.

Outra vantagem do bifum, que é bem mais leve do que o macarrão convencional, é não conter glúten. "Cada porção de 100 gramas de bifum tem 259 calorias e pouquíssima gordura", afirma Homero. A massa ainda é rápida de preparar: basta ficar cerca de um minuto em água fervente e pronto, é só escorrer e adicionar os complementos que quiser.

Fonte: gnt.globo

Partilhar