sexta-feira, 29 de junho de 2012

10 ALIMENTOS SURPREENDENTES QUE PODEM SER CONGELADOS

O resto de vinho na garrafa, os legumes que sobraram na panela e o suco na geladeira que ninguém quer beber mais acabam sempre sendo descartados, mesmo estando bons ou dentro do prazo de validade.
 
Em vez de irem parar no lixo, esses e outros alimentos que nunca pensamos em guardar para depois podem ter vida longa no congelador ou no freezer. A nutricionista e personal diet Daniela Cyrulin elaborou uma lista de alimentos e dicas para aproveitar ainda mais o gostinho do que foi congelado. Confira abaixo:

VINHO: Já que muitas receitas têm a bebida entre os ingredientes, uma sugestão para aproveitar o vinho que sobra na garrafa é congelá-lo em formas de gelo e então envolvê-la em um papel alumínio para que a bebida não pegue o gosto de outros alimentos no congelador. Na hora de consumir, é só retirar os cubinhos e esperar que eles derretam. Desde que o vinho seja de qualidade, a receita vai continuar dando certo!

VERDURAS E LEGUMES: A melhor forma de congelar esse tipo de alimento é usando uma sacolinha a vácuo. Quanto menos ar interno, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes que foram cozidos, o ideal é colocá-los no saquinho e, em seguida, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de ir para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.

OVOS: Altamente perecíveis, os ovos podem ser facilmente congelados em uma mistura da clara e da gema, em um saquinho à vácuo ou um pote com pouco ar. É importante criar uma etiqueta com a quantidade certa de ovos usados na mistura, para não ter dúvidas na hora de usá-lo em alguma receita.

NOZES E CASTANHAS: Considerados aperitivos que fazem sucesso principalmente na mesa de Natal, nozes e castanhas acabam sempre sobrando no meio de outros alimentos. Para serem consumidas em longo prazo, basta colocá-las em um pote que fique quase cheio e congelar. Ao serem descongeladas, podem acompanhar a cervejinha ou uma receita.

PÃES: Usando a sacolinha a vácuo, basta dispor os pães de modo que o saquinho fique cheio, sem espaço para que o gelo se forme. Na hora de consumir, os pães podem ir direto do congelador para o forno. Eles ficam deliciosos e crocantes!

GENGIBRE: Se estiver inteiro, o gengibre pode ser colocado diretamente em uma sacolinha a vácuo e levado ao congelador. Picado, o ideal é envolvê-lo em um papel alumínio antes disso. Assim, não há o risco de a raiz ficar com manchas escuras ao ser descongelada.

LEITE: Sem nenhum mistério, o leite pode simplesmente ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico. No primeiro caso,é importante que o recipiente não esteja muito cheio, para evitar uma possível explosão de choque térmico. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, ou o leite pode acabar azedando ou ficando com um gosto ruim e artificial.

SUCO DE FRUTAS CÍTRICAS: Laranjada e limonada podem sim ir para o congelador e servirem depois como ingrediente surpresa em uma receita agridoce. O congelamento pode ser feito como o do leite ou em formas de gelo, mas vale lembrar que a vitamina C acaba indo embora no processo. Como o sabor muda com o congelamento, o ideal é não consumir como sucos depois de descongelados.

QUEIJOS: Os amarelos, como o prato e a mozarela, são as melhores opções para irem ao congelador em saquinhos a vácuo. Já os mais sofisticados, como o brie ou o gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

MANTEIGA: A dica para esse alimento é envolvê-lo no papel manteiga antes de congelá-lo em um saquinho a vácuo. Dessa forma, evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida. Após o descongelamento, a manteiga fica perfeita para derreter no pão quentinho ou ser usada em receitas.

Fonte: gnt.globo
Partilhar

quarta-feira, 27 de junho de 2012

DIETA PÓS LIPO


Você sabia que os cuidados pós operatórios representam 40% do resultado da sua cirurgia? Cada vez mais, clínicas de estéticas e profissionais de saúde estão se preocupando e focando mais nos resultados, principalmente, no quesito alimentação saudável. 

Sabemos que os altos índices de insulina são os principais responsáveis pela retenção de líquidos no pós operatório e, é por isso que, a dieta ideal deve ser rica em proteínas e pobre em carboidratos. A reeducação dos hábitos alimentares auxilia também na manutenção do peso e evita que as gordurinhas se acumulem novamente em determinadas regiões.
Partilhar

segunda-feira, 25 de junho de 2012

DESCUBRA O QUANTO DE AÇÚCAR VOCÊ CONSOME SEM PERCEBER

Nem imaginamos a quantidade de açúcar que ingerimos quando consumimos determinados alimentos. Confira a lista abaixo, faça trocas saudáveis e fique de olho nas calorias da sua alimentação.


Fonte: UolPartilhar

sábado, 23 de junho de 2012

BEBIDINHA NUTRITIVA


As crianças precisam de alimentação reforçada, que contemple os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. Só que nem sempre é fácil convencê-las a se esbaldar nas frutas, por exemplo. Por isso, as nutricionistas Tânia Bottino e Paula Castilho, de São Paulo, ensinam bebidas deliciosas que vão suprir eventuais carências.

MORANGO E FRAMBOESA

Ingredientes
-10 morangos;
-1 colher (sopa) de leite em pó desnatado;
-200 ml de iogurte natural desnatado;
-1 gelatina de framboesa diet/ light pronta;
-Gelo a gosto.

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em seguida. Se quiser, decore o copo com pedaços de morango, para ficar mais atraente aos pequenos.

MAMÃO, ACEROLA E LARANJA

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de mamão papaia picada;
- 1/2 xícara (chá) de acerola;
- 1/2 laranja picada, sem casca;
- 1 colher (sopa) de leite em pó desnatado;
- Gelo a gosto.

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

BANANA

Ingredientes
- 1 banana (qualidade que você preferir);
- Mel ou açúcar para adoçar, a gosto;
- 1 copo (250 ml) de leite gelado.

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

MAMÃO COM MAÇÃ

Ingredientes
- 1/2 maçã picado;
- 1/2 mamão picado;
- 1 copo de leite gelado (250 ml);
- Açúcar ou mel para adoçar, a gosto (caso ache necessário).

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

MANGA

Ingredientes
- 1/2 manga cortada em fatias ou pedaços pequenos;
- Mel ou açúcar para adoçar, a gosto;
- 1 copo (250 ml) de leite gelado.

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida, com pedaços de manga.
Dica: a fruta faz bem para os olhos e para a pele, pois possui carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

MAÇÃ, BANANA E PERA

Ingredientes
- 1 maçã com casca, cortada em pedaços;
- 1 banana nanica, cortada em rodelas;
- 1 pera com casca, cortada em pedaços;
- 250 ml de leite;- 1 colher (sopa) de açúcar;
- Cubos de gelo

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

MAÇÃ

Ingredientes
- 1 maçã pequena (verde ou vermelha);
- Mel ou açúcar para adoçar, a gosto;
- 1 copo (250 ml) de leite gelado.

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

ABACATE

Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de abacate amassado, com quatro gotas de limão (para não oxidar e ficar preto);
- Açúcar a gosto;
- 1 copo (250 ml) de leite gelado.

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

BANANA E MAMÃO

Ingredientes
- 1 banana, do tipo que você preferir;
- 1/2 mamão picado;- 250 ml de leite gelado;
- Açúcar ou mel para adoçar, a gosto (caso ache necessário).

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida.

ABACATE, MAÇÃ, MAMÃO E BANANA

Ingredientes
- Abacate picado, maçã, banana prata e mamão a gosto, nas proporções que desejar;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos;
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim;
- Leite (o suficiente para obter uma consistência cremosa). 

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Decore com coco e folhas de hortelã, para maior refrescância. Sirva em seguida.

Fonte: bebê.abril



Partilhar

quinta-feira, 21 de junho de 2012

AS MELHORES E PIORES FRUTAS SECAS PARA A SAÚDE


AS MELHORES PARA O CÉREBRO: os amendoins são tecnicamente leguminosas, mas geralmente entram no grupo das nozes. Eles são ricos em folato, um mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro que pode proteger contra o declínio cognitivo. Como a maioria das outras nozes, amendoim também são cheios de gorduras saudáveis e vitamina.

AS MELHORES PARA A DIETA: todas as frutas secas são quase iguais em termos de calorias por grama, e com consumidas moderação, elas são saudáveis para qualquer dieta. "Sua mistura de ácidos graxos ômega-3 ácidos graxos, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir satisfeito", diz Judy Caplan, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. As que possuem menor taxa de gordura são as amêndoas, pistaches e castanhas.

AS MELHORES PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS: relativamente com baixa em calorias, as amêndoas têm mais cálcio do que qualquer outra fruta seca, o que faz dela um alimento ótimo para a saúde. Além disso, elas são ricas em fibras e vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater a inflamação e, possivelmente, o câncer de pulmão e o declínio cognitivo.

AS MELHORES PARA OS HOMENS: as castanhas-do-pará são ricas em selênio, um mineral que pode proteger contra câncer de próstata e outras doenças. Porém, coma com moderação: uma pesquisa recente deu a entender selênio em demasia pode estar ligada ao risco de diabetes tipo 2. Pecans também são boas para a saúde dos homens: elas estão carregados com beta-sitosterol, que pode ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (BPH), ou aumento da próstata.

AS MELHORES PARA O CORAÇÃO: embora todas as nozes contêm gorduras saudáveis para o coração e omega-3, elas também possuem grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA). Estudos tem sugerido que o ALA pode ajudar a arritmias cardíacas, e uma pesquisa de 2006 sugeriu que as nozes espanhoas foram tão eficazes como o azeite na redução da inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa. Os autores deste estudo, financiado em parte pela Comissão Walnut Califórnia, recomendava comer cerca de oito nozes por dia para conseguir benefícios similares.

AS PIORES PARA A DIETA: quer manter as calorias em dia? Fica que longe das macadâmias e pecans. Cada 10 g de macadâmia, por exemplo, tem 2 g de proteína, 21 g de gordura. No entanto, ela e a pecã ainda são boas frutas secas: A diferença entre elas e as de baixa caloria é pequena. A dica é economizar nas porções.

Fonte: Terra

Partilhar

terça-feira, 19 de junho de 2012

CHEGA DE COMER SÓ ALFACE E TOMATE!


Uma boa salada deve conter mais do que apenas alface e tomate. Por mais que essa dupla verde e vermelha forneça grandes quantidades de potássio e também de vitamina A, o corpo pede por mais substâncias. É fácil montar um prato rico do ponto de vista nutricional. Bastam algumas adaptações e adições.

Aposte em variedades de vegetais, carboidratos, proteínas e fibras. Quando outros ingredientes são adicionados, como frutas, grãos, macarrão e leguminosas, é até possível transformar a entrada em prato principal. Experimente colocar grão-de-bico, lentilha, gergelim, quinoa, croutons, abacaxi, pera, uvas-passas e se surpreenda. Abuse também dos temperos naturais!

Usando a criatividade podemos multiplicar os benefícios da refeição. Não fique com medo de misturar carnes, frutas e, se estiver de bem com a balança, até um molho mais ousado para fugir da mesmice. Faça tantas combinações quanto a sua imaginação permitir. 

Adaptado da Revista DietaJá
Partilhar

domingo, 17 de junho de 2012

LANCHINHOS TAMBÉM PARA OS ADULTOS


Você sabia que se alimentar a cada 3 horas é um hábito que traz benefícios tanto para o organismo quanto para a sua boa forma? “Comer um lanche leve entre as refeições é uma atitude saudável, pois mantém o metabolismo ativo e constante”, explica a nutricionista Paula Castilho, da Clínica Sabor Integral Consultoria em Nutrição. 

Ficar em jejum por um longo período pode significar gordurinhas a mais, pois, nessa situação, a velocidade das reações do seu organismo diminui muito, e a queima de calorias é bem menor. Isso acontece porque o corpo não sabe quando irá receber alimentos novamente e reduz o ritmo do metabolismo para poupar energia... O estômago vazio também acaba acumulando ácidos, o que pode causar problemas como gastrites e úlceras.

Assim, quando bater aquela fome repentina no meio da manhã ou da tarde, alimente-se! “Mas consuma alimentos leves, que não interfiram no seu apetite na hora das refeições principais. E para manter o bom funcionamento do organismo, lembre-se de consumir bastante líquido durante o dia”, aconselha Paula.

Segundo a nutricionista, há diversas opções saudáveis e nutritivas para acalmar aquela sensação de estômago vazio. Escolha alimentos fáceis de transportar ou que, quando não necessitam de refrigeração, podem ser mantidos na bolsa ou na gaveta do escritório. “Assim, eles estarão sempre à mão, e você se mantém bem alimentada durante todo o dia”, comenta a nutricionista.

CONFIRA AS ÓTIMAS SUGESTÕES DE LANCHINHOS:

– Barrinhas de cereais com alto teor de fibras.

– 30 gramas de frutas secas ou liofilizadas: são aquelas desidratadas e vendidas em pacotinhos.

– 30 gramas de castanhas e sementes: crocantes e saborosas, elas matam a vontade de mastigar!

– 1 fruta fresca: maçã, pera e ameixa são boas opções.

– 1 copo de suco de fruta natural, por exemplo, laranja ou melancia.

– 1 copo de suco de soja. A bebida à base de soja contém os nutrientes essenciais para você se sentir mais animado e bem-disposto. E os sabores são variados e deliciosos. 

Fonte: Portal Vital


Partilhar

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ALIVIE OS ENJOOS DA GRAVIDEZ

Nem macarrão, lasanha, feijoada ou o bolo mais delicioso do mundo é capaz de abrir o seu apetite. Essa situação só é possível na gestação. E a causa é o famoso enjoo, uma das palavras mais comuns nesse período. 

Esse mal estar é um dos primeiros sintomas da gravidez e está relacionado ao hormônio HCG, responsável por ajudar os ovários a produzir progesterona e estrógeno durante o primeiro trimestre. 

Na maioria dos casos, o enjoo passa a partir do terceiro mês e você pode até perder um pouco de peso. Só que a cada mal estar, o tempo vai parecer uma eternidade e o segundo trimestre vai parecer estar longe de chegar. Calma! Dá para amenizar essa sensação. 

CONFIRA ALGUMAS DICAS: 

- A náusea piora quando você escova os dentes? Então, troque a marca do creme dental e deixe para fazer a higiene bucal após o café da manhã; 

- Não fique muito tempo sem comer. Fracione as refeições para o estômago não ficar vazio; 

- Tenha bolachas salgadas à mão, perto da sua cama – a náusea alivia se você comer algumas antes de se levantar; 

- Experimente comer torradas, batatas e outros alimentos leves que contenham carboidratos; 

- As frutas são boas opções para os lanchinhos entre as principais refeições. As mais indicadas são abacaxi, kiwi, laranja, limão e água-de-coco; 

- Se a náusea piora por excesso de salivação, chupe balas de limão; 

- Gengibre – sob a forma de chá, tabletes ou biscoitos – também ajuda a amenizar; 

- Evite perfumes e produtos de limpeza com cheiros muito fortes; 

- Atenção! Nessa fase, você não precisa se preocupar muito em seguir uma dieta balanceada. Coma o que conseguir e tiver vontade. O que acontece é que os alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras, são os que menos causam enjoo.


Partilhar

quarta-feira, 13 de junho de 2012

VEM AÍ AS FESTAS JUNINAS!


Manter a dieta no mês das festas juninas não é uma tarefa fácil, né. Também pudera! Só tem delícias engordativas: maçã do amor, pé de moleque, arroz doce, bolo de fubá… Tem jeito de não engordar? Tem, sim! Veja aqui três preciosas dicas da nutricionista Giovanna Arcuri, de São Paulo:

1. Procure consumir as comidinhas menos calóricas, como pamonha (1 unidade: 108 calorias), pipoca salgada (1 pacotinho: 167 calorias), pinhão cozido (5 unidades: 100 calorias) ou um pote de curau (150 calorias). Evite o hot dog completo (467 calorias), a maçã do amor (361 calorias) e a tapioca de doce de leite com coco ralado (372 calorias).

2. Os quitutes juninos são feitos com muito açúcar, leite condensado, óleo, manteiga e gorduras. Por isso, procure versões light e diet. “Essa substituição pode reduzir até 60% das calorias, sem perder o sabor típico”, avisa a especialista.

3. O que beber? Todas as bebidas são muito calóricas! Se puder, substitua o açúcar por adoçante à base de frutose no quentão e no vinho quente.

Fonte: mulher.abril
Partilhar

terça-feira, 5 de junho de 2012

GORDURA LEVA 3 HORAS PARA SE DEPOSITAR NO CORPO


Três horas após as refeições é tempo o bastante para que as gorduras ingeridas se transformem em tecido adiposo. Isso é o que defende uma nova pesquisa realizada na Universidade de Oxford, publicada no jornal Physiological Reviews.

Durante o estudo, voluntários se alimentavam e, a partir daí, era feito um rastreamento, em que os pesquisadores investigavam o caminho exato que as gorduras fazem pelo corpo. Segundo os estudiosos americanos, a gordura demora cerca de uma hora para ser quebrada no intestino. Em seguida, entra na corrente sanguínea e, após isso, é depositada como tecido adiposo nas coxas, na cintura e nos quadris. Antes desse estudo, suspeitava-se que o processo de depósito de gordura demoraria mais tempo para acontecer.

A boa notícia é este armazenamento é temporário. A gordura acumulada neste período é rapidamente extraída da região para alimentar os músculos do corpo. “Mas, quando comemos demais, a história é diferente”, adverte Fredrik Karpe, um dos líderes do estudo. Se você ingerir mais gordura que o necessário, seu corpo não conseguirá utilizar o excesso e você acabará engordando. 

Fonte: Terra

Partilhar

domingo, 3 de junho de 2012

UM ESTOURO EM ANTIOXIDANTES E FIBRAS


Um punhado de milho, um fiozinho de óleo e uma panela no fogo... Bastam alguns minutos - e muitos "pops" - para a combinação resultar em massas brancas, pequenas e bem macias. É a famosa pipoca. Vira e mexe no centro de acaloradas discussões, ela costuma ser acusada de ser um tanto quanto traiçoeira para a saúde. A presença de gordura e o fato de nos incentivar a extrapolar nas pitadas de sal estão entre as principais queixas. No que depender da ciência, entretanto, a má fama está com os dias contados. 

É que, se preparada corretamente - não vale apelar para a praticidade da versão de micro-ondas -, ela é uma explosão de benefícios, informação reforçada por um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Segundo o time de cientistas, pasme, a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verduras. Ou seja: ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. 

"Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%", informa Joe Vinson, líder do trabalho. Na prática, esses valores referentes à umidade revelam que no subproduto do milho os compostos fenólicos - benditos antioxidantes! - ficariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles apareceriam mais diluídos. "A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em outros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento." 

Só para você saber - e não morrer mais de raiva -, as substâncias protetoras da saúde estão na casca, aquela capa que teima em ficar agarrada nos dentes. E, se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A", ensina a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.

Apesar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal. "Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água", lembra a nutricionista Viviane Piatecka, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região. O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança. 

Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. "Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a proteção contra células cancerosas. Por isso, o consumo de amido resistente tem sido associado à redução do risco de tumores no órgão", detalha Maria Cristina, da Embrapa. 

Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas são justamente as que merecem estar no banco dos réus. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita. "É só colocar uma porção de milho em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas", instrui Eduardo Sawazaki, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no interior paulista. Está aí um lanche para ninguém botar defeito.

Veja a matéria completa na Revista Saúde

Partilhar

sexta-feira, 1 de junho de 2012

AÇÚCAR QUE NÃO ENGORDA E NÃO PROVOCA CÁRIES


Ele não engorda, não provoca cáries e pode ser usado por diabéticos. É o açúcar FOS (sigla para fruto-oligossacarídeos), que passará a ser fabricado no Brasil graças a um novo modo de fabricação, desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp). 

O açúcar FOS não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Ele é absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, daí seu papel probiótico. Ao ingerirem o açúcar, esses organismos crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. Por causa do seu tamanho, o FOS também não consegue ser metabolizado pelos organismos que ficam alojados na boca e que causam a cárie e as placas dentárias.

O FOS já é conhecido e usado com maior frequência em países do hemisfério norte, inclusive em produtos voltados para diabéticos. No Brasil, seu consumo ainda é restrito. De acordo com Elizama Aguiar de Oliveira, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e autora do estudo, é possível encontrar no Brasil alguns produtos que já contenham FOS. A variabilidade, no entanto, é pequena em função dos custos. Uma lata de leite em pó com FOS, por exemplo, tem preços entre 20 reais e 40 reais. "Se produzido nacionalmente, esses custos podem ser reduzidos", diz.

Tecnologia nacional — A metodologia desenvolvida por Elizama emprega uma liga de NIÓBIO (um minério usado em alguns tipos de aços inoxidáveis) e de grafite para imobilizar a enzima que irá produzir o açúcar. Imobilizando a enzima nesse minério, evita-se que ela se dissolva e o resultado obtido é um xarope rico em oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose. Em seguida é feita a purificação, na qual os subprodutos são separados e os oligossacarídeos são encaminhados para o setor industrial, quando vários produtos com FOS poderão ser processados – como chicletes, balas, sorvetes e pães.

"Não existe contraindicação, o único cuidado é evitar o exagero no consumo, que pode causar cólicas e diarreias", diz Elizama. Segundo a pesquisadora, alguns estudos estimam que o ideal será um consumo máximo de 6 a 10 gramas do FOS por dia. "Mas essa quantia varia muito, depende da maneira que o organismo da pessoa responde ao produto", diz. 

Matéria-prima — De acordo com a engenheira, mesmo com a riqueza de matéria-prima para o FOS no país, eles são pouco processados no Brasil. A maioria do que é hoje comercializado vem da Europa, do Japão e dos Estados Unidos, regiões onde os fruto-oligossacarídeos são ingeridos de maneira mais variada. Nesses lugares, ele é empregado em produtos como chicletes, sorvetes, biscoitos, doces, sucos e na linha de alimentação infantil e animal.

Fonte: Revista Veja

Partilhar