segunda-feira, 30 de julho de 2012

CEREAIS MATINAIS INFANTIS PODEM ESCONDER ATÉ 37% DE AÇÚCAR


Na sua opinião, o café da manhã das crianças deve conter uma tigela de cereais? Para um grupo de pesquisadores britânicos esta não é a melhor forma de começar o dia. Recentemente, o grupo de pesquisa em consumo “Wich?” analisou a quantidade de açúcar presente em 50 variações de cereais matinais e concluiu que os produtos voltados para o público infantil podem conter até 37% de açúcar.

NÍVEIS DE AÇÚCAR NÃO DEVEM ULTRAPASSAR 15%

Segundo a Food Standards Agency, agência britânica para regulamentação de alimentos, a taxa de açúcar na composição de alimentos industrializados não deveria ultrapassar 15%, especialmente em produtos de consumo infantil. De acordo com os pesquisadores, alguns cereais matinais voltados para crianças contêm tanto açúcar que deveriam ser vendidos ao lado de biscoitos de chocolate e outras guloseimas, e não como receita para uma vida saudável.

O processo de fabricação dos cereais matinais remove boa parte dos benefícios nutricionais do milho, trigo, arroz e aveia, deixando-os também sem gosto atraente. O açúcar em excesso atrai o paladar do público infantil e as vitaminas sintéticas acrescidas ao produto chamam a atenção dos pais.

ATÉ QUATRO COLHERES DE AÇÚCAR EM CADA 40G DE CEREAIS

Os pesquisadores explicam que os teores de vitaminas e minerais não compensam o fato de que 37% do que as crianças estão comendo é açúcar. Na prática, isso significa que uma porção de 40g do produto pode conter até quatro colheres de chá de açúcar.

Os cereais matinais ainda apresentam alto Índice Glicêmico (IG), o que significa que são rapidamente digeridos e transformados em açúcar no sangue. Por esse motivo, as crianças sentirão fome novamente poucas horas após um café da manhã à base de cereais matinais açucarados. Os pesquisadores recomendam que os pais prestem atenção nas informações nutricionais presentes na embalagem.

ESTUDOS RECENTES MOSTRAM QUE O AÇÚCAR É CAPAZ DE ALTERAR O METABOLISMO

O grupo de pesquisa explica que não há perigo em comer de vez em quando cereais matinais ricos em açúcar. O grande problema é quando as crianças consomem este tipo de produto diariamente.

O risco do consumo excessivo de açúcar vai além do diabetes e obesidade. Estudos recentes mostram que a ingestão desmedida pode alterar o equilíbrio metabólico do organismo, desregulando a produção de hormônios, o que poderia causar danos ao fígado e elevar a pressão arterial, entre outras disfunções. O excesso de peso seria provocado pelo círculo vicioso criado pelo açúcar: quanto mais a criança come, mais deseja comer. E aí estaria o risco de ingerir mais e mais calorias escondidas em produtos industrializados, como os cereais matinais açucarados.

Fonte: GNT

Partilhar

sábado, 28 de julho de 2012

BARRINHA DE CEREAL ANTES E DEPOIS DO EXERCÍCIO FAZ BEM?

Comparadas com biscoitos recheados, as barrinhas de cereais, práticas e com fibras, representaram um avanço nutritivo. Tornaram-se queridinhas do pessoal da academia. “É o que todo mundo come antes do exercício, e as nutricionistas acabam recomendando por preguiça de sugerir algo mais elaborado”, diz a nutricionista esportiva Alessandra Luglio. Por terem carboidratos, elas são boas fontes de energia rápida antes do exercício e de proteínas após o treino. 

Mas é bom ficar atento. “Barra de cereal” hoje inclui desde guloseimas doces com quase nenhuma fibra até substitutos de refeições para atletas. Além disso, a maior parte das barrinhas, como alimentos processados, está mais sujeita a carregar excesso de açúcar. “Na dúvida, frutas e cereais integrais são melhor opção já que, além da energia, contêm vitaminas, minerais e antioxidantes (importantes contra o cansaço após o exercício e contra o envelhecimento celular) que se perdem na industrialização”, diz Luglio. 


IDENTIFIQUE AS MAIS SAUDÁVEIS

OLHO NO RÓTULO - Por lei, os primeiros ingredientes da lista no rótulo são os que estão em maior quantidade. Se o açúcar (que pode levar o nome de maltodextrina, xarope de glicose ou glucose) estiver no topo, calorias vazias à vista.

AVEIA NA VEIA - Prefira aquelas com flocos ou grãos inteiros de aveia no começo da lista, como as de granola. Elas têm mais fibras, demoram mais para serem digeridas e saciam por mais tempo.

PRA DEPOIS - Pós-treino exige barrinhas com 10 g a 15 g de proteínas.

SEM CHOCOLATE - Barras com chocolate costumam ter gordura saturada e hidrogenada. Prefira as com castanha sem chocolate, que têm gordura monoinsaturada, mais saudável.



Partilhar

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CORTAR COMIDA EM PEDAÇOS PEQUENOS AJUDA A CONTROLAR O PESO


Se você não consegue resistir à uma barra de chocolate, uma dica pode minimizar os efeitos da guloseima na balança: corte-a em pedaços pequenos. Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, a divisão faz com que as pessoas comam menos depois, mesmo que tenham ingerido a mesma quantidade de calorias. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas analisaram 300 estudantes universitários. Alguns deles receberam um pão cortado em quatro e os outros, um inteiro. Vinte minutos depois, os voluntários ganharam outra refeição. Aqueles que saborearam o pão em pedaços comeram menos.

Não se sabe exatamente o motivo do benefício. Uma explicação é que tudo não passa de uma ilusão de ótica, em que o cérebro e o estômago são iludidos pela ideia de que um alimento em pedaços é maior do que a mesma porção, só que inteira. Outra possibilidade é que, ao comer um alimento repartido mais lentamente, permite-se que o corpo perceba que está satisfeito.

Fonte: TerraPartilhar

terça-feira, 24 de julho de 2012

OS BENEFÍCIOS DA SONECA DURANTE O DIA


Não é à toa que os italianos e os espanhóis mantêm o hábito de dormir após o almoço. Esse costume, conhecido como “sesta”, pode fazer bem à saúde física e mental. “Tirar uma soneca durante o dia melhora o rendimento no trabalho e nos estudos. Depois de um pequeno cochilo, você retornará às suas atividades com a capacidade cerebral renovada”, explica o neurologista Leandro Teles.

A maioria das pessoas enfrenta uma rotina agitada e acaba dormindo menos do que o necessário durante a noite. Consequentemente, sentem-se cansadas e sonolentas, principalmente após o almoço. “Nesse período, o funcionamento do cérebro se torna mais lento porque, durante a digestão, parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, causando privação moderada de sangue em outras áreas, incluindo o cérebro e os músculos. É por isso que sentimos muito sono após almoçar. E lutar contra a sonolência não vale a pena: a melhor solução é cochilar por um tempo estipulado e depois retornar ao trabalho com mais disposição”, explica o neurologista.

Esse intervalo oferece várias vantagens, como a melhoria da memória, a redução do estresse e o aumento da criatividade. A última, por exemplo, só aflora com qualidade quando o cérebro está totalmente descansado. “Empresas que necessitam de criatividade deveriam estimular esse intervalo para a reparação da capacidade cerebral”, comenta o médico.

O REPOUSO ADEQUADO

“Acredita-se que apenas 30 minutos de soneca sejam suficientes para restaurar a função cerebral. Acima disso, você pode ter o efeito contrário, demorando mais para retomar suas atividades, além de prejudicar o sono noturno, entrando em um círculo vicioso. “Pode parecer pouco, mas esse pequeno descanso é capaz de reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no sangue, e, assim, as pessoas trabalham com mais qualidade e satisfação”, explica Leandro.

E lembre-se de que dormir bem à noite é essencial para que o organismo se recupere do cansaço físico e mental.

Fonte: Portal Vital

Partilhar

domingo, 22 de julho de 2012

REFORCE A IMUNIDADE NO INVERNO COM MEL E DERIVADOS


As baixas temperaturas do inverno estressam o sistema imunológico. Nesta época, o apetite por frutas e verduras também diminui, já que, para reter energia e manter a temperatura, o corpo “pede” alimentos calóricos e pesados. Tem mais: para nos aquecer, ainda costumamos ficar em lugares fechados e com pouca ventilação. Tudo isso nos torna mais suscetíveis a pegar gripes, viroses e infecções. 

Mas dá para aproveitar a estação com saúde, tirando proveito dos benefícios de remédios naturais provenientes das abelhas, como mel, pólen, própolis e geleia real. Esta última, por exemplo, é rica em proteínas e vitaminas e tem ação anti-inflamatória: “Usada como complemento alimentar, ela reduz o cansaço, fortalece as defesas do corpo e combate infecções”, diz a nutricionista Thais Souza.

Saiba mais sobre o bem que esses produtos fazem e aprenda como usá-los a seu favor:

MEL - UM DOCE MEDICAMENTO: Fornece energia ao corpo, graças à alta taxa de açúcar. Ainda é um excelente antisséptico e antibiótico. Não deve ser fervido para não perder suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas e frutas.

Conheça três tipos de mel e suas indicações:

1. De flor de eucalipto: é recomendado para combater doenças respiratórias. Alivia a tosse e os sintomas de resfriados, bronquite, sinusite e dores de garganta.

2. De flor de laranjeira: acalma, alivia a insônia, regula o intestino e previne cãibras.

3. De flor do campo: combate as toxinas e regula o intestino.

Como escolher:

- Prefira o produto cristalizado. Se ele for muito líquido, tem mais água do que deveria. E isso pode significar que foi adulterado ou mal processado.

- Use o poder do olfato. Você tem que sentir o cheiro característico. Por exemplo, se o mel é de flor de laranjeira e você desconfiar do odor, compre em outra loja.

PÓLEN - DAS FLORES PARA A MESA: Pequeno grão rico em proteínas que as abelhas colhem das flores e cujo valor nutricional é reforçado pela saliva do inseto (cheia de enzimas e vitaminas), usada para transportá-lo. É um excelente complemento alimentar, principalmente para atletas e idosos com perda muscular. Aumenta os anticorpos e protege contra asma e alergia. Regula o intestino e combate o envelhecimento. Fonte de cálcio, deixa ossos e dentes fortes. Pode ser consumido puro, usado no preparo de pães e bolos, ou adicionado a sucos, frutas e saladas. Basta uma colher (sopa) por dia.

Como escolher:

- A embalagem deve ter o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e estar bem vedada. Isso impede a passagem de umidade, que propicia a contaminação e sua deterioração. Os grãos também devem estar crocantes e soltos.

PRÓPOLIS - COMO UM ANTIBIÓTICO: Feito a partir de resinas de árvores, além de enzimas e secreções salivares das abelhas, é rico em flavonoides. Essas substâncias elevam a produção de anticorpos e atuam como cicatrizantes e “antibióticos naturais” contra tosse e inflamações na garganta. O propólis pode auxiliar também no tratamento de incontinência urinária e combater a placa bacteriana nos dentes. Mas atenção: compre apenas os produtos que são registrados pelo Ministério da Agricultura.

Como consumir:

Em solução alcoólica: dilua em água, leite, suco ou mel. São 15 gotas da solução em ½ copo de uma dessas bebidas ou em 1 colher de mel. Para adultos, de 3 a 6 vezes por dia. Para crianças, use metade da dose, de 2 a 5 vezes ao dia. Crianças e grávidas devem usar extratos sem álcool.
Em spray: Aplique direto na boca e na garganta, várias vezes por dia.

GELEIA REAL - UM PODEROSO COMPLEMENTO ALIMENTAR: As abelhas transformam o pólen dentro do seu organismo nesse alimento (pasta esbranquiçada com sabor picante). Ele contém vitaminas, proteínas, sais minerais e aminoácidos e costuma ser usado como complemento alimentar. Dá energia, protege a memória, controla o colesterol, combate cansaço, anemia, prisão de ventre, infecções, sintomas da menopausa, envelhecimento precoce, gripes e resfriados.

Como consumir:

Pode ser consumida pura, em jejum, ou misturada ao mel na proporção de 10 g para cada quilo de mel. Tome doses diárias de ½ g da mistura final.

Fonte: Abril


Partilhar

sexta-feira, 20 de julho de 2012

APOSTE NA CAMINHADA

Tudo bem que julho é mês de férias escolares, está friozinho e dá aquela preguicinha de sair para mexer o esqueleto. Nessa época, é normal deixarmos a nossa rotina um pouco de lado, mas essa também pode ser uma ótima oportunidade para incluir novos hábitos no dia a dia, inclusive as atividades físicas. 

Se você está enrolando para começar a se exercitar, que tal investir na caminhada? Com certeza você já ouviu a frase: ”de passinho em passinho, se vai longe”. E, então, vamos começar?

Não é preciso muitos acessórios para essa atividade. Pelo contrário, basta um tênis apropriado, uma roupa confortável, ter disposição, escolher o local e o cenário que irão acompanhar você, separar algumas músicas e ir. No seu ritmo, desfrutando um momento que é só seu.

AS VANTAGENS?

Extremamente simples e prazerosa, a caminhada traz inúmeros benefícios à saúde. Entre eles, vale destacar o fortalecimento muscular e dos aparelhos cardíaco e respiratório; também pode ajudar na diminuição do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom; o auxílio na manutenção do peso etc. Isso sem falar que a caminhada ajuda a relaxar o corpo e a mente.

Esses são bons motivos para separar 30 minutinhos por dia, calçar o tênis e ir caminhar, você não concorda? Mas, antes, lembre-se de consultar um médico e fazer um checkup. É a maneira mais segura e eficiente para se exercitar.



Partilhar

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS FÉRIAS


Férias são sinônimo de quebra de rotina e como o dia a dia da criança muda, a alimentação também sofre alterações. É nesse período que os pequenos costumam dormir e acordar mais tarde, têm mais acesso a alimentos diferentes durante os passeios e querem abusar das guloseimas ao longo do dia em casa. Por mais que pareça chato, seja firme: a flexibilização da alimentação do seu filho não deve virar bagunça, pois pode gerar um impacto negativo no esquema de refeições que ele já está acostumado. Afinal, ela precisa entender que a diminuição da rigidez acontece apenas naquele período especial. Confira abaixo algumas dicas importantes de como cuidar da alimentação do seu filho durantes as férias:

PODE PULAR O CAFÉ DA MANHÃ? Já que a criança vai dormir mais tarde e acordar próximo do almoço alguns dias das férias, a dúvida aparece: pode começar o dia com o almoço? "Não. É importante que, ao acordar, seja oferecido algum alimento como um copo de leite ou uma fruta, mesmo sendo perto do almoço. Não precisa dar pão porque pode atrapalhar o almoço, mas uma introdução antes do almoço deve ter", reforça a médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) Fabiola Suano.

NÃO DEIXE DE LADO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS - Nenhuma mãe gosta de ser vista como chata porque controla a alimentação da criança. Mas se a alimentação saudável não faz parte da rotina da casa, a criança certamente vai rejeitar frutas, verduras e legumes com mais facilidade. Portanto, mantenha as três refeições da criança com as comidas saudáveis. "Há uma grande preocupação das mães se a criança está comendo muitos alimentos artificiais ou do tipo junk food. Porém, a atenção das mães deveria ser se a criança está comendo alimentos saudáveis, como frutas, legumes, leite e verduras – e não aqueles, como biscoito recheado, que vão impactar na alimentação", explica a professora e nutricionista da PUCRS Raquel da Luz Dias. Segundo ela, é permitido trocar o jantar por um lanche mais nutritivo. "A mãe pode preparar junto com o filho uma pizza com massa integral, usando queijos magros e brincando com os ingredientes que vão compor o recheio", sugere a especialista.

DE OLHO NAS CALORIAS? De acordo com Raquel da Luz Dias, crianças entre 1 e 3 anos devem ingerir cerca de 1300 calorias diariamente. "O consumo de açúcar diário é de 10% da quantidade total de carboidratos recomendada. Portanto, uma criança nessa idade deve consumir, no máximo, 32g de açúcar por dia. É bem pouco, mas é o ideal", explica. De 4 a 8 anos, a recomendação é de 1500 calorias, enquanto de 9 a 11 anos, 1800 calorias é o adequado, o que significa que a ingestão de açúcar é de 37g e 45g, respectivamente. "Mas a contagem de calorias é uma preocupação muito de adultos. Claro que quando traçamos um plano alimentar para a criança prestamos atenção se ela está dentro do recomendado, mas definir esses números não é bom porque cada criança tem uma necessidade diferente", explica Raquel da Luz.

ATÉ OS DOIS ANOS, NADA DE MUDANÇAS - Uma criança abaixo dos dois anos não deve ser exposta a alimentos inadequados como biscoitos, sucos artificiais, chocolates, refrigerantes ou frituras. "A alimentação nessa fase é muito controlada, a criança precisa de rotina, como comer de três em três horas, por exemplo. Não é bom variar esse controle mesmo nas férias", explica Fabiola Suano.

ATENÇÃO AOS EXAGEROS NO CHOCOLATE, REFRIGERANTE... As crianças acima dos dois anos já estão expostas aos alimentos em geral. De acordo com a nutróloga Fabiola Suano, não há alimento proibido, mas não se pode deixar a criança comer tudo deliberadamente. É importante que ela saiba que está podendo comer aquilo porque é uma situação diferente. "Sucos artificiais, por exemplo, não dê mais do que 150ml. Refrigerante, no máximo, 150ml e uma ou duas vezes na semana. Uma lata é muita coisa para uma criança, sendo que essas bebidas açucaradas estão associadas ao aumento de peso e enfraquecimento ósseo, entre outros problemas", reforça a nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) Fabiola Suano. Outras dicas são importantes para controlar os pequenos: quando pedir batata frita na lanchonete, dê sempre a porção pequena.

E ao comprar um cachorro quente, não dê a versão completa, ofereça com poucos molhos como o ketchup ou maionese. Com as bebidas de soja, o máximo que se deve oferecer é 150/200ml. "Chocolate, por exemplo, 15g é o máximo. As crianças devem ingerir até duas porções de açúcar por dia. Se ela adoça um leite, só pode comer um outro doce naquele dia, como um picolé, um pedaço de goiabada ou uma porção de chocolate. Ou dois doces se não açucarar nenhuma bebida", ensina Fabiola. Pipoca natural feita em casa está na lista das guloseimas que não fazem mal para os pequenos, mas o sorvete... "Uma bola é o suficiente porque contém muito açúcar e gordura. Quanto mais você puder poupar a criança, melhor", finaliza a nutróloga da Abran.

CUIDADOS COM O TRANSPORTE DOS ALIMENTOS - Quando a criança ainda está na fase de beber o leite na mamadeira, prefira levar o pó do leite e da mistura em um potinho. "A temperatura é muito importante para manter o leite adequado para consumo, principalmente em crianças, que são mais sensíveis, pois há grandes riscos de provocar diarreia ou vômitos", alerta a nutróloga. Segundo ela, não é recomendado que o iogurte ou outras bebidas lácteas fiquem sem refrigeração por mais de três horas e se for levar uma fruta, opte por levá-la inteira. "Muitas mães cortam a fruta e levam num potinho. O ideal é levar inteira e picar na hora", ensina Fabiola Suano.

Fonte: GNT

Partilhar

segunda-feira, 16 de julho de 2012

QUILOS EXTRAS APÓS OS FILHOS

A luta das mulheres contra a balança, especialmente para perder os quilos extras que a gravidez traz, não é novidade para ninguém. Agora, um estudo britânico publicado neste mês descobriu é que os homens que se tornam pais também não estão lidando muito bem com suas barrigas, especialmente após o nascimento do primogênito.

Realizada com 2 mil pais, a pesquisa descobriu que 60% deles estão fora de forma, o que prejudica sua saúde e sua relação familiar. Pelos cálculos dos pesquisadores, os novos pais engordaram em média 10,4 quilos após a chegada do bebê. Comer o resto de comida deixado pelas crianças, fazer refeições rápidas no trabalho e passar muito tempo sentado estão entre os maus hábitos dos pais modernos.

O estudo apontou, ainda, que alguns deles estão se sentindo sobrecarregados com a divisão entre trabalho e vida em família (sim! eles também têm esse dilema), e isso também contribui para o ganho de peso. Por causa da correria, os pais deixam de tomar conta de sua alimentação e adotam um estilo de vida mais sedentário. A consequência é óbvia: quilinhos extras na balança.

Outro dado interessante que a pesquisa identificou é o cansaço dos pais – que pode desestimulá-los a perder peso. Cerca de 42% dos entrevistados disseram ter consumido energéticos para aguentar a rotina e 20% pegaram no sono enquanto liam para os filhos. Essa mesma porcentagem admitiu mandar mensagens de celular para pessoas da mesma casa só para não levantar do sofá!

Segundo a psicóloga e pesquisadora da Unifesp, Patrícia Spada, os homens no Brasil também sofrem com excesso de peso após o nascimento dos filhos. “Certamente, como a pesquisa coloca, o estresse da vida moderna facilita o aumento do consumo de fast-food, uma vez que o tempo de cozinhar com qualidade é escasso. Os pais também passam muitas noites acordados com seus bebês, e tudo isso contribui para o ganho de peso”, diz a especialista.

Ela sugere que, para reverter esse quadro, os homens precisam ficar atentos aos sinais que o corpo dá de cansaço físico e mental. Aqueles que assumem mais responsabilidades no trabalho e em casa do que conseguem gerenciar geralmente ficam sobrecarregados – e engordar é só uma das consequências. “É importante que os pais possam se voltar às suas próprias sensações e emoções. Ou seja, perceber o que está se passando psíquica e fisicamente com eles, uma vez que até a relação afetiva com sua família entra em prejuízo quando não têm condições de cuidar de si próprios”, afirma a psicóloga. Vale lembrar que cuidar de si é o melhor jeito de garantir muitos anos ao lado dos filhos! E a família toda ganha.


Partilhar

sábado, 14 de julho de 2012

PRÊMIO TOP BLOG 2012

Começam hoje as votações para o Prêmio Top Blog 2012!
Posso contar com você?

Clique no selo abaixo (ou no selo indicativo ao lado direito) e valide o seu voto.


Pronto! Agora é só torcer, mais uma vez, para o Alimentarium!



Partilhar

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DOIS HAMBÚRGUERES...

Uma dieta baseada em junk food, que é pouco nutritiva, gordurosa e altamente calórica, pode ser mais prejudicial à saúde do que uma alimentação baseada em gordura animal, indicou um novo estudo feito na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. 

A pesquisa analisou a resposta inflamatória em ratos após eles seguirem diferentes tipos de dietas e concluiu que comer alimentos como lanches, chocolate, biscoito e batata frita pode aumentar a gravidade de problemas metabólicos associados à obesidade. O trabalho foi publicado na edição deste mês do periódico PLoS One.

Segundo os pesquisadores, há algum tempo já se sabe que a obesidade provoca inflamações no tecido adiposo. Eles explicam que alimentos de junk food têm não só um, mas diversos ingredientes — como gorduras saturadas e trans, sódio e colesterol — que estão associados à síndrome metabólica e a um maior risco de diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e outros eventos cardiovasculares.

Nesse estudo, os ratos foram submetidos a um dos três tipos diferentes de dieta: uma baseada em gordura animal, especificamente a de porco; uma alimentação baseada em alimentos de junk food; ou uma dieta balanceada. Os quadros de inflamação e problemas associados à síndrome metabólica, embora também tenham sido desencadeados pela dieta rica em gordura, foram mais graves entre os animais que se alimentaram de junk food. De acordo com os pesquisadores, futuros trabalhos deverão investigar em humanos os prejuízos à saúde desencadeados por cada tipo de alimentação.

Fonte: Revista Veja

Partilhar

terça-feira, 10 de julho de 2012

TABELA NUTRICIONAL POR FAIXA ETÁRIA


Caso você esteja em dúvida se a bolacha mais consumida pelo seu filho pode ter gordura ou açúcar demais, vá direto checar o rótulo. Depois, compare as informações com as da tabela abaixo, que contém o valor diário recomendado para as crianças dos ingredientes mais comuns: 





Partilhar

domingo, 8 de julho de 2012

PRESSÃO ALTA EM CRIANÇAS


Na consulta de rotina com o pediatra, ele ouve os batimentos do coração do seu filho, confere a garganta e... mede a pressão? Se não, o ideal é conversar melhor com ele sobre isso. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos reuniu dados hospitalares e descobriu que lá, em um período de 10 anos, o número de internações de crianças com pressão alta quase dobrou, saltando de 12.661 em 1997 para 24.602 em 2006.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde ainda não tem um dado sobre o número de crianças com pressão alta. Nesta sexta (29), um estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, feito com 284 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, da Casa do Adolescente de Pinheiros, mostrou que 25% deles apresentavam quadro de hipertensão arterial combinada com alto consumo de sódio na dieta.

A obesidade e o sobrepeso também são fatores que contribuem para o aumento da pressão. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado entre 2008 e 2009, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estavam com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vale lembrar que há crianças cuja pressão alta é apenas o sintoma de outra doença mais grave. Por isso, o médico precisa investigar para saber se há alguma alteração nos rins ou, ainda, um problema endócrino, e assim dar um diagnóstico correto. A hipertensão costuma ser uma doença silenciosa. No caso de crianças, é muito difícil que algum sintoma se manifeste. Por isso, é importante sempre aferir a pressão nas consultas de rotina depois que seu filho completar 3 anos.

TRATAMENTO

Assim que a causa da alteração na pressão for identificada, é preciso tratá-la. “A longo prazo, a hipertensão vai lesando todos os órgãos”, segundo Maria Cristina. Se o problema for o excesso de peso, na maioria dos casos é possível reverter o quadro com uma dieta equilibrada e atividades físicas na rotina.

Os filhos de pais ou avós hipertensos precisam de um cuidado extra com os hábitos de vida, já que têm mais predisposição a ter pressão alta. Mas a regra é a mesma para todas as crianças: alimentação saudável, atividade física e controle de peso.

DICAS CONTRA A HIPERTENSÃO

- Corte o consumo excessivo de sal da comida da sua família. O ideal é usar, no máximo, uma colher (chá) rasa por pessoa/dia.

- Fique de olho na hidratação. Crianças devem consumir cerca de 1 litro e meio de água por dia.

- Deixe o refrigerante só para ocasiões especiais, como aniversários. No dia a dia, ofereça água e sucos de frutas naturais.

- Ofereça mais variedades de legumes, verduras e frutas na sua casa. Deixe também esses alimentos mais atrativos: você pode montar desenhos com eles antes de servir ao seu filho.

- Corte o consumo de produtos industrializados. Se o seu filho só come macarrão instantâneo (cujo tempero tem excesso de sódio), ofereça outras opções.

- Incentive a atividade física (brincadeiras, jogos). E brinque junto com as crianças!

Matéria completa na Revista Crescer

Partilhar

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DOCE NO CAFÉ DA MANHÃ PODE AJUDAR A EMAGRECER


Você é fã de doces e não consegue cortá-los da dieta? Um novo estudo sugere que comer uma sobremesa no café da manhã pode ajudar a perder peso. De acordo com pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, para emagrecer e não voltar a engordar, a primeira refeição do dia deve ser composta por carboidratos, proteínas e um doce. 

GRUPO QUE INGERIA O DOCE CONTINUOU A EMAGRECER APÓS O ESTUDO

No estudo, os voluntários perderam cerca de 15 quilos com uma dieta relativamente equilibrada, mas a grande descoberta veio ao fim do período analisado. Quatro meses após a conclusão da pesquisa, os participantes que não haviam ingerido doce no café da manhã recuperaram cerca de 11 quilos, enquanto o grupo que adotou a sobremesa na primeira refeição do dia continuou emagrecendo, perdendo mais sete quilos cada um.

Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou, durante oito meses, o comportamento alimentar de 200 adultos obesos e não diabéticos. Apesar do cardápio composto pelo mesmo número de calorias (1600 para homens e 1400 para mulheres), a pesquisa dividiu os voluntários em dois grupos. O primeiro ingeriu um café da manhã de 304 calorias, com dez gramas de carboidratos e proteínas magras, como leite, queijo, clara de ovo e atum. O segundo grupo consumiu 600 calorias no café da manhã, composto por 45 gramas de proteínas e 60 gramas de carboidratos, que permitiam o consumo de um doce, como biscoito ou bolo.

CARDÁPIO EQUILIBRADO AJUDA A REDUZIR COMPULSÃO POR DOCES

Os cientistas explicam que uma dieta eficaz não deve reduzir apenas medidas, mas conter a compulsão por comida e o desejo por doces. Dessa forma é mais difícil recuperar o peso. No caso do novo estudo, o plano alimentar que inclui o doce no café da manhã pode ajudar a reduzir a fome e os desejos por açúcar e gorduras, evitando o consumo de outros alimentos calóricos ao longo do dia. A dieta de alta proteína também sacia a fome, evitando o comportamento compulsivo.

O exame de sangue dos voluntários também revelou boas notícias. Entre os participantes que consumiram a sobremesa no café da manhã, os níveis de grelina – chamado de hormônio da fome – caiu 45%, enquanto o outro grupo reduziu essa taxa em 30%.

Fonte: GNT

Partilhar

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FIM DE SEMANA SEM CULPA


Pizza, uma taça de vinho, petiscos, café da manhã caprichado, almoço de domingo em família... Essas e outras delícias fazem parte da sua lista de tentações do final de semana, mas você, por medo de prejudicar a saúde ou a dieta, nem pensa em saboreá-las? “Quem segue uma alimentação equilibrada durante a semana pode dar uma escapadinha ou outra no sábado e no domingo. Tudo é permitido, desde que consumido com moderação”, orienta o nutricionista Israel Adolfo Miranda Busto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Confira os truques para desfrutar desses prazeres gastronômicos sem peso na consciência!

– Antes de seguir para o happy hour, alimente-se. Se não for possível, assim que chegar ao barzinho peça algo para matar a fome de uma vez só, em vez de beliscar durante toda a noite. E escolha as porções assadas, e não as fritas. Se quiser tomar uma caipirinha, substitua o açúcar pelo adoçante.

– Vai comer pizza com a turma? Escolha as de massa fininha, e com coberturas mais leves, como atum, rúcula, palmito, abobrinha, alcachofra e berinjela. E não exagere. O ideal é consumir até dois pedaços por semana. Se quiser beber vinho, tome uma taça, alternando a bebida com água. Assim, você ingere menos calorias e mantém a hidratação, evitando o inchaço.

– Macarrão da “mama”: família reunida à mesa, almoço com massa. Você não precisa passar vontade. Escolha o molho à base de tomate, mais leve que aqueles que levam creme de leite, e modere na quantidade de queijo ralado. “Ocupe metade do seu prato com saladas de folhas frescas”, aconselha Israel.

– Churrasco tentação: em vez de experimentar diversos pedacinhos de carne, sirva-se com uma porção satisfatória e complemente com uma boa quantidade de salada de folhas. “Coma com calma, mastigando muito bem, pois isso proporciona a sensação de saciedade mais rapidamente”, explica o nutricionista. Prefira as carnes magras e, se não dispensa a vermelha, opte por cortes finos e retire a gordura.

– Doces irresistíveis: se você cumpriu os itens anteriores e bateu aquela vontade de comer um docinho, entregue-se! Tome um delicioso sorvete e aproveite cada mordida, deliciando-se com o sabor e a textura.

– Mexa-se! Aproveite o tempo livre no final de semana para dançar, andar de bicicleta, fazer caminhadas, passear com o cachorro... A atividade física ajuda a eliminar calorias e faz bem à saúde!

Fonte: Portal Vital

Partilhar

segunda-feira, 2 de julho de 2012

NÃO ENGORDE NO INVERNO!


Todo ano é a mesma história: o verão vai embora e a vontade de malhar também. Além disso, no frio, as pessoas costumam escolher alimentos mais calóricos. Pronto! Aí está a receita para uns quilinhos a mais. A personal trainer e corredora Márcia Lopes mostra o caminho – e revela alguns truques para não cair nessa armadilha. Confira as dicas abaixo: 

LEMBRE-SE QUE VOCÊ QUEIMA MAIS CALORIAS - “No frio, gastamos mais energia para manter o corpo aquecido, o que é potencializado pelo exercício físico”, explica Márcia. Ou seja, você vai queimar mais do que malhando no verão. Bom motivo para espantar a preguiça.

MUDE O HORÁRIO DA MALHAÇÃO - Se você costuma malhar muito cedo, pode ser difícil sair da cama. À noite, geralmente é mais frio. “Vá direto do trabalho, para não cair na tentação das cobertas”, ensina. “Se puder malhar na hora do almoço, melhor ainda, é o horário mais quente do dia”.

FAÇA AQUECIMENTO - No frio, as chances de ganhar uma lesão aumentam. Por isso, é importante caprichar no aquecimento antes de malhar. Um bom alongamento também ajuda. “Uma lesão pode colocar em risco meses de treino”, alerta Márcia.

ESCOLHA UMA ATIVIDADE INDOOR - Dentro da academia é mais fácil manter a frequência, já que o frio e o mau tempo são os grandes obstáculos. “Correr na esteira pode não ser tão agradável, mas é melhor do que ficar em casa se enganando à espera de um dia de sol”, diz Márcia.

CONVIDE UM AMIGO PARA MALHAR - “É mais fácil se enganar e ‘deixar pra amanhã’ do que admitir pra outra pessoa que você está com preguiça”, comenta. “A gente acaba se obrigando a sair”.

LEVE O MP3 PARA A ACADEMIA - Lembra a cena em que Rocky corre na escadaria em pleno inverno? Aposto que lembrou também da trilha sonora. É a prova de que música traz inspiração nesses momentos. “Escolha uma playlist animada e veja como o ritmo dá gás aos exercícios”, ensina.

INVISTA NAS SOPAS - Nem toda comida de inverno precisa ser calórica. “O café tem poucas calorias e é estimulante. Chás podem até ajudar a afinar, como o chá verde, hibisco... E as sopas são as rainhas do jantar – leves e gostosas”, sugere a especialista.

NÃO FUJA DA CALÇA JEANS - “A legging é uma grande cilada. Ela vai se adaptando às formas do seu corpo e não denuncia que você está engordando”, alerta Márcia. Para isso, a sua calça jeans favorita é sempre fiel e nunca vai mentir.

PASSE HIDRATANTE APÓS O BANHO - Além de hidratar a pele, que costuma ficar mais ressecada no frio, o momento de passar hidratante no corpo faz você perceber suas formas. “É comum nos escondermos sob camadas de roupas e perder a consciência do corpo durante o inverno”, explica.

SUBA NA BALANÇA COM FREQUÊNCIA - Não vale ficar neurótica e se pesar toda hora. Mas fazer isso toda semana, por exemplo, vai facilitar o seu controle e evitar sustos. “Ninguém engorda cinco quilos de uma vez só. Se o ponteiro subiu um pouco numa semana, dê um gás na malhação ou cuide mais da alimentação na semana seguinte”, indica a personal.

Fonte: GNT
Partilhar