sábado, 6 de junho de 2009

AZEITONAS

Com ou sem caroço, as AZEITONAS, fruto da oliveira, é um ingrediente bastante presente na cozinha em receitas diversas, atribuindo sabor e enfeitando pizzas, pastéis, sanduíches, saladas e até dando um toque especial em drinques e coquetéis.
.
Muito usadas como aperitivo e, também, como condimento de inúmeras refeições, as azeitonas são ricas em ácidos graxos insaturados, ótima para aumentar o bom colesterol no organismo e para regular o intestino. Em compensação, é um produto extremamente calórico (145 calorias para cada 100 gramas).
.
Dessa forma, as azeitonas devem ser consumidas de forma moderada por pessoas cuja dieta não deve incluir muitas calorias (em especial a azeitona preta, que contém alto teor energético, em função de sua grande quantidade de gordura).
.
O "azeite de oliva" é um óleo obtido de um processamento a partir da azeitona, através de procedimentos físicos, como a moagem, prensagem fria e centrifugação. Além dos benefícios para a saúde, o azeite adiciona à comida sabor e aroma peculiares.
.
AZEITONAS VERDES: Obtidas a partir de frutos colhidos após terem atingido o tamanho definitivo, apresentando cor verde a amarelo-palha, característica do fruto imaturo.
AZEITONAS MISTAS: Obtidas a partir de frutos colhidos durante a mudança de cor, antes da maturação completa; podem ser de cor rosada ou acastanhada. Estes podem, posteriormente, tornar-se negros por oxidação.
AZEITONAS PRETAS: Podem ter cor preta avermelhada, preta violácea, preta esverdeada ou castanha escura. As azeitonas pretas naturais têm a cor do fruto, a qual se deverá manter inalterada no processamento.
.
Globo.com
>>Partilhar

Nenhum comentário: