quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FALTA DE APETITE DAS CRIANÇAS: O QUE FAZER?

Uma das coisas que mais preocupam os pais é a inapetência de seus filhos. Depois de preparar a comida com todo o cuidado e amor, é difícil entender por que eles se recusam a comer. Mas, antes de se sentir angustiada e culpada, saiba que na maioria dos casos a falta de apetite é temporária e pode ser contornada com jeitinho.
.
A primeira coisa a fazer é conversar com o pediatra para descartar eventuais doenças que podem tirar seu apetite, como, por exemplo, anemia. Se nada for constatado e a criança estiver saudável, é preciso adotar certas medidas. A primeira é manter um intervalo em torno de duas horas entre as refeições, para que seu filho esteja com fome na hora de comer. Se ele for almoçar às 11 horas, não deve ingerir nada, até mesmo sucos, a partir das 9 da manhã. Resfriado, dor de garganta ou de ouvido levam o apetite embora mesmo. Algumas levam até uma semana para restabelecer a rotina de alimentação, mas isso não deve ser motivo de preocupação excessiva, pois o organismo dos pequenos possui uma reserva para enfrentar essas situações. Nesses momentos, é preciso ter muita paciência e tentar estimulá-las a se alimentar. Veja abaixo os principais conselhos dos especialistas.
.
* Ofereça os alimentos de que a criança mais gosta e sob a forma que aceita melhor.
* Dê preferência aos de consistência adequada, mais fáceis de engolir.
* Para evitar que ela fique desidratada, ofereça ao longo do dia muito líquido. Pode ser água, suco ou leite.
* Dê quantidades pequenas de comida por refeição e com maior freqüência. Caso a criança queira apenas um tipo de alimento, mantenha esse cardápio até que ela se recupere.
* Seja mais flexível quanto a horários e locais das refeições.
* Não obrigue a criança a comer. Isso a deixará nervosa e reduzirá ainda mais o seu apetite.
.
Outra dica é nunca disfarçar alimentos para enganar a criança se, por exemplo, ela está numa fase de só querer determinada comida. Também não convém oferecer a refeição em lugares pouco convencionais, como no jardim da casa ou na sala de TV. Tais atitudes só pioram o quadro. As refeições devem ser no mesmo local e horário. Para driblar a inapetência da criança, evite dar bebidas durante as refeições, pois reduzem o apetite, e não encha demais o prato dela. O ideal é servir porções menores e esperar que ela queira repetir.
.
Revista Crescer
.Partilhar

Nenhum comentário: