quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMIDA POR QUILO


Grande parte da população, principalmente nas áreas urbanas, alimenta-se diariamente em restaurantes que servem refeições “por quilo ” ou “por peso”. É um sistema rápido e eficiente, que atende às demandas da vida moderna, mas que pode oferecer riscos à saúde se a pessoa não souber fazer boas escolhas. Em geral, esses restaurantes apresentam quantidade e variedade tão grande de alimentos que é comum os consumidores exagerarem. Há algumas regras para quem deseja manter a saúde – e principalmente do peso – tendo que se alimentar nesses estabelecimentos:

1- Preste atenção na higiene do local. Observe o visual dos pratos e a qualidade dos alimentos.

2- Lembre-se de que quanto antes chegar ao restaurante, maior a chance de consumir os alimentos mais frescos. Evite chegar no último horário.

3- Hoje em dia já é comum encontrarmos restaurantes que oferecem churrasquinhos bem tostados. São apetitosos, porém perigosos, já que as carnes quando submetidas à altas temperaturas acabam sendo prejudiciais à saúde. Carnes cruas também podem oferecer risco na segurança alimentar, assim opte por carnes bem cozidas ou assadas.

4- Limite o consumo de frituras a uma ou duas vezes na semana.

5- Cuidado com aqueles restaurantes que colocam os doces antes das entradas frias. Essa técnica induz o cliente ao consumo exagerado de doces.

6- Prefira sempre uma fruta fresca ou salada de frutas, no lugar dos doces. Isso porque as frutas, especialmente aquelas ricas em vitamina C (abacaxi, laranja, morango, kiwi) ajudam a absorver o mineral ferro presente nas carnes.

7- Evite a monotonia alimentar, experimente novos sabores e preparações dentro dos grupos de alimentos (verduras, legumes,carnes, leguminosas, cereais, frutas). O prato deve estar sempre colorido, quanto mais cores, melhor a alimentação.

8- Sabe aquele pastelzinho de queijo ou carne, ou coxinha, pão de queijo ou bolinha de queijo, ou ainda a farinha de mandioca? Esses são os grandes responsáveis por aumentar o número de calorias e gorduras da dieta. O ideal é reduzir o consumo, ou consumir apenas um deles, uma vez na semana.

9- E os pães e torradas? Não é preciso incluí-los nessas refeições, já que no almoço consumimos outras fontes de carboidratos como massas, arroz, batata, assim acaba sendo um excedente.

10- Quanto às saladas, tempere-as com azeite e limão, evitando molhos prontos que são ricos em gorduras e sódio.

11- Alguns restaurantes disponibilizam o cardápio do dia seguinte no site e mídias sociais (facebook e twitter), se sobrar um tempinho um dia antes, já dá para pensar e elaborar um prato saudável até antes de chegar ao restaurante. Caso essa alternativa não exista, assim que chegar ao restaurante dê uma olhada geral nas opções disponíveis antes de começar a montar o seu prato; isso favorecerá uma melhor organização das suas escolhas.

12- O que vai beber? O ideal é não consumir líquidos às refeições, isso favorece a boa digestão. Caso não consiga ficar sem a bebida, opte por água ou suco de frutas natural. Melhor ainda é consumir somente meio copo ou 100 ml. Que tal dividir a bebida com um colega?

Fonte: Revista Veja


Partilhar

Um comentário:

Renata Christine disse...

De fato precisamos fazer boas escolhas quando o assunto é alimentação. Afinal, o que entra pela boca também dita nosso futuro.
Renata Christine
www.nutrifug.blogspot.com