sexta-feira, 29 de junho de 2012

10 ALIMENTOS SURPREENDENTES QUE PODEM SER CONGELADOS

O resto de vinho na garrafa, os legumes que sobraram na panela e o suco na geladeira que ninguém quer beber mais acabam sempre sendo descartados, mesmo estando bons ou dentro do prazo de validade.
 
Em vez de irem parar no lixo, esses e outros alimentos que nunca pensamos em guardar para depois podem ter vida longa no congelador ou no freezer. A nutricionista e personal diet Daniela Cyrulin elaborou uma lista de alimentos e dicas para aproveitar ainda mais o gostinho do que foi congelado. Confira abaixo:

VINHO: Já que muitas receitas têm a bebida entre os ingredientes, uma sugestão para aproveitar o vinho que sobra na garrafa é congelá-lo em formas de gelo e então envolvê-la em um papel alumínio para que a bebida não pegue o gosto de outros alimentos no congelador. Na hora de consumir, é só retirar os cubinhos e esperar que eles derretam. Desde que o vinho seja de qualidade, a receita vai continuar dando certo!

VERDURAS E LEGUMES: A melhor forma de congelar esse tipo de alimento é usando uma sacolinha a vácuo. Quanto menos ar interno, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes que foram cozidos, o ideal é colocá-los no saquinho e, em seguida, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de ir para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.

OVOS: Altamente perecíveis, os ovos podem ser facilmente congelados em uma mistura da clara e da gema, em um saquinho à vácuo ou um pote com pouco ar. É importante criar uma etiqueta com a quantidade certa de ovos usados na mistura, para não ter dúvidas na hora de usá-lo em alguma receita.

NOZES E CASTANHAS: Considerados aperitivos que fazem sucesso principalmente na mesa de Natal, nozes e castanhas acabam sempre sobrando no meio de outros alimentos. Para serem consumidas em longo prazo, basta colocá-las em um pote que fique quase cheio e congelar. Ao serem descongeladas, podem acompanhar a cervejinha ou uma receita.

PÃES: Usando a sacolinha a vácuo, basta dispor os pães de modo que o saquinho fique cheio, sem espaço para que o gelo se forme. Na hora de consumir, os pães podem ir direto do congelador para o forno. Eles ficam deliciosos e crocantes!

GENGIBRE: Se estiver inteiro, o gengibre pode ser colocado diretamente em uma sacolinha a vácuo e levado ao congelador. Picado, o ideal é envolvê-lo em um papel alumínio antes disso. Assim, não há o risco de a raiz ficar com manchas escuras ao ser descongelada.

LEITE: Sem nenhum mistério, o leite pode simplesmente ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico. No primeiro caso,é importante que o recipiente não esteja muito cheio, para evitar uma possível explosão de choque térmico. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, ou o leite pode acabar azedando ou ficando com um gosto ruim e artificial.

SUCO DE FRUTAS CÍTRICAS: Laranjada e limonada podem sim ir para o congelador e servirem depois como ingrediente surpresa em uma receita agridoce. O congelamento pode ser feito como o do leite ou em formas de gelo, mas vale lembrar que a vitamina C acaba indo embora no processo. Como o sabor muda com o congelamento, o ideal é não consumir como sucos depois de descongelados.

QUEIJOS: Os amarelos, como o prato e a mozarela, são as melhores opções para irem ao congelador em saquinhos a vácuo. Já os mais sofisticados, como o brie ou o gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

MANTEIGA: A dica para esse alimento é envolvê-lo no papel manteiga antes de congelá-lo em um saquinho a vácuo. Dessa forma, evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida. Após o descongelamento, a manteiga fica perfeita para derreter no pão quentinho ou ser usada em receitas.

Fonte: gnt.globo
Partilhar

Nenhum comentário: