terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CHÁS VERDE, BRANCO E AMARELO

Eles são originados da mesma planta, a Camellia sinensis, mas possuem cores e sabor diferentes. Trata-se dos chás verde, branco e amarelo. Lançados no mercado nessa ordem, todos prometem ação diurética e auxílio em dietas de emagrecimento devido à aceleração do metabolismo no organismo. A diferença está na eficiência das ações.
.
O chá AMARELO é o mais poderoso entre as versões devido ao processo de secagem mais lento, o que resulta numa maior concentração de polifenóis, substância antioxidante que protege o corpo de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular: flavonoides e a catequina, que aceleram a queima de carboidratos e gorduras do corpo, e o tanino, que diminui o colesterol ruim e ajuda a prevenir doenças circulatórias. E são ricos em cafeína, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Estudos também associam esses chás à manutenção da boa saúde do coração e ao aumento da imunidade. O chá BRANCO e o chá VERDE possuem as mesmas propriedades, mas em menores concentrações.
.
A Camellia sinensis ainda é a planta que dá origem ao chá PRETO, que não oferece nenhum desses benefícios. A explicação é o processo de produção dos diferentes chás, da colheita à torrefação. Os chás amarelo e branco são feitos com folhas jovens, colhidas antes da planta florescer, e brotos. Essas partes são cozidas a vapor e secas, sendo que as que passam por processo de secagem mais lento tornam-se integrantes do chá amarelo, mantendo íntegras as propriedades da planta. Os chás verde e preto passam por processo de fermentação, e este último ainda é torrado. A fermentação já diminui algumas propriedades benéficas ao corpo e a torrefação as elimina mantendo apenas a concentração de cafeína.
.
Partilhar

Nenhum comentário: