sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

INTOLERÂNCIA À FRUTOSE

O organismo de algumas pessoas apresentam uma alergia pouco comum: aversão a frutas. A doença metabólica, chamada de intolerância à frutose ou fructosemia, pode se manifestar por herança genética ou na idade avançada. Se não tratada, a fructosemia pode causar a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e distúrbios no fígado.
.
No primeiro caso, transmite-se por meio dos genes e se manifesta quando o bebê abandona o leite materno e começa a ingerir frutas e verduras. No segundo, com o passar dos anos, ocorre o envelhecimento do intestino, que começa a perder as enzimas que convertem os açúcares em moléculas. A frutose, açúcar presente em todas as frutas, encontra-se em maior quantidade na uva, no mel, na maçã e na pêra. Mas também está presente em alguns legumes, como a beterraba e é bastante utilizada para adoçar produtos alimentícios e bebidas.
.
A quantidade de pessoas afetadas é bem menor das que sofrem de intolerância à lactose (substância encontrada em derivados do leite). A frutose dentro do organismo tem a função de converter o açúcar em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas pelo corpo. A alergia a esta substância tem como consequência a mudança de velocidade do intestino delgado. Isso altera a enzima que digere os açúcares, que não consegue "quebrá-los" e transformá-los em moléculas. Ao ser incapaz de absorver esses açúcares, as bactérias que se encontram no aparelho digestivo as fermentam e as transformam em gases, produzindo sintomas como, distensão abdominal (inchaço), flatulência, dispepsia (má digestão), irritabilidade, icterícia, vômitos e convulsões.
.
No momento em a pessoa sinta dores estomacais após o consumo de frutas ou produtos açucarados é importante que consulte um médico e nutricionista para checar se é portador da doença. No diagnóstico, são realizados exames simples e testes para verificar se os níveis de açúcar no sangue estão baixos e de tolerância à frutose. O único tratamento possível contra a intolerância é a retirada da frutose e da sacarose da alimentação. Para isso, a pessoa deve determinar quais alimentos contêm açúcar. Uma dica é ler as indicações nos rótulos e nas embalagens dos alimentos.
.
Partilhar

28 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Michella! Acredito que a polpa, por não ser totalmente natural e conter alguns conservantes, podem amenizar os compostos que causam os sintomas qdo vc consome certas frutas. Abraços!

Unknown disse...

Obrigada Christiane, só vi sua resposta hoje. .Hoje, curiosamente, entrei no seu site por que não resisti ingerir uns morangos que meu pai comprou, apesar de eu ter intolerância a frutose..e fiz uma gelatina sem açucar com morango.. :( agora estou enjoada, cheia de gases, morrendo de dor de cabeça e irritada..
A todas as frutas eu tenho completa aversão..só o morango que ás vezes me derruba...enfim...as vezes minha intolerância a frutose, açucares e alergia a leite me cansa...e eu saio procurando 'suspeitas' de cura..
abraço. gosto muito do seu site. é muito bom.

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Michella! Imagino o quanto deve ser difícil mesmo...
Continue acessando o blog!
Abraços!

Vivi disse...

Recentemente descobri que tenho intolerância à frutose. Fiquei um pouco assustada, pois nunca tinha ouvido falar dessa doença. Ainda estou me adaptando, principalmente por causa do meu amado chocolate. Quanto às frutas sinto falta de laranja e pêra. Como é recente a descoberta ainda como de vez em quando e me arrependo depois quando passo mal. Bjos, Vivi

Unknown disse...

Aula de biologia do ensino médio:
Tomate é fruta, morango ñ é fruta, é um pseudofruto o fruto do morango é a sementinha preta.

Priscila disse...

Tenho labirintopatia e por causa de uma crise comecei a fazer dieta além de cafeína, tb do açucar e de massas refinadas. A médica solicitou exames : Faz 1 mês que descobri que tenho intolerância a sacarose. minha pergunta é : isto não significa que terei tb à frutose?
e se é possível que tenha acontecido por causa de minha gravidez, pois só depois desta segunda gravidez é que comecei a ter enjoos a comer algumas coisas mais doces? Obrigada Priscila,37 anos, Recife-Pe

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Priscila! Não necessariamente vc terá intolerância tb à frutose. Mas fique atenta a qualquer reação do seu organismo. A intolerância pode se manifestar a qualquer momento da vida podendo ser por causa da gravidez ou, por coincidência, manifestou neste período sem ter nenhuma ligação, ok. Abraços!

Anônimo disse...

Olá, tenho um bb com 20m, em agosto ele fez o teste de absorção de sacarose e maltose que deram positivos, tem tb alergia a LV e outros alimentos. Essas intolerância seriam passageira ou não? Desde então ele estava exclusivo na fórmula de aminoácido, agora estou tentando a reintroduções de sólido, mas tá dificil. Começamos com chuchu, abobrinha, quiabo, cenoura e vargem, mais ele segue fazendo diarreia. Tb estou a procura de nutricionista aqui na minha cidade que possa me orientar melhor. Agradeço no que puder nos ajudar!

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá a intolerância pode ser reversível sim. Os testes devem ser feitos com cuidado e orientação de um especialista. Todos os alimentos que causam intolerância devem ser evitados para que não piore o sintomas. Boa sorte! Abçs!

Vane! disse...

oii! eu ainda nao fui no médico para saber se tenho ou nao intolerância a frutose, porem ando percebendo que quando como algumas frutas sinto uma dor no abdomen, as vezes da gases e as vezes nao, e tambem me sinto pesada como quando a gente come rapido e acaba nao passando bem sabe? Que medico devo procurar para sabe? Clinico Geral? Obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá! Procure um clínico para que vc possa fazer alguns exames específicos de intolerância. Abçs!

valdirene disse...

olá,descobrir que meu filho de 2 anos e 11 meses esta com intolerancia a frutose, excluir as frutas e também alguns legumes.Gostaria de saber se devo exclui o trigo, amido de milho,polvilho essas coisas q se usa pra fazer bolos,biscoitos etc...

valdirene disse...

olá,tenho um filho de 2 anos e 11 meses e agora descobri q ele esta com intolerancia a frutose, eliminei as frutas,e alguns legumes, faço bolos, biscoitos etc usando o trigo, aveia, amido de miho, polvilho adoçado com o adoçante claro, mais gostaria de saber se e permitido esses ingredientes citados com exeçao do adoçante que citei. obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Valdirene! A frutose é o açúcar das frutas e está presente também em alguns legumes como a beterraba. A intolerância vai depender de casa pessoa. Pode ser que algumas frutas causam reações alérgicas e outras não. Já o trigo, aveia, amido de milho e polvilho não tem frutose na composição e podem ser usados normalmente desde que haja boa aceitação. Abraços!

Christiane Rocha Veloso disse...

Valdirene, fique atenta também aos produtos adoçados com sacarose leite, sucos e bebidas esportivas... Confira sempre os rótulos. Abraços!

Unknown disse...

preciso saber mais so intolerancia afrutose minha filha tem.

Lyla Oliver disse...

Minha bebê tem 6 meses e comecei a dar as comidinhas. Dei pêra e enquanto ela comia as primeiras colheradas vi manchas vermelhas aparecerem nas têmporas. E as manchas foram se definindo e se espalhando até as pálpebras (que parecem inchar um pouquinho) e subiram pelas laterais da testa e cabeça, acima das orelhas. Aí parei de dar a fruta e em 3 minutos as manchas sumiram e foi só o que ela teve sintoma.
O pediatra falou pra eu não dar pêra por 2 meses.
Saí e comprei tudo orgânico, tudo sem agrotóxicos em mercado especializado.
Acontece que ofereci banana dias depois e a bebê teve a mesma reação. No dia seguinte, ofereci maçã e tudo aconteceu novamente. Mais tarde, no mesmo dia, dei mamão, e as manchas voltaram.
Navegando na net, descobri uma mãe em Portugal com um bebê de 7 meses com as mesmas reações, mas o post no fórum é antigo e não tinha diagnóstico nem outra informação importante, somente o relato. Esse bebê tinha as reações com frutas cozidas também, se não me engano. Isso me faz crer que é a frutose.
Tenho dado leite materno enquanto ela não aceitas as comidinhas salgadas por assim dizer, já que tudo que faço é sem sal.
Mas me preocupo pois não sei o que substituiria a fruta, o açúcar, pra que ela não tenha hipoglicemia. Vou começar uma busca por diagnóstico correto e orientação médica. Mas parece que nem eles ouviram falar nisso... Espero estar enganada.

http://brasil.babycenter.com/thread/157905/alergia-%C3%A0-frutas#ixzz2TPFOSuNc

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Lyla! Pode ser intolerância à frutose mas não teve nenhuma alteração intestinal ou dor estomacal... pode ser tb uma reação passageira pelo pouco tempo de ingestão.. tipo uma adaptação do organismo dela com os novos alimentos. É preciso ter certeza primeiro para adaptar a alimentação. Tente fazer um exame e oferecer as frutas novamente... boa sorte!

Unknown disse...

tenho uma questao tenho quase toda a certeza que tenho intolerancia mas no meu caso nao e estranho comer outras coisas com açucar e açucar sem problemas outra coisa e eu nao conseguir comer frutos secos tirando cajus

Camila Angélica disse...

o que eu osso comer ja que tenho essa triste doença, e não estou comendo nada. por que quase tudo hoje tem frutose. me ajude por favor.

Cláudia disse...

Boa noite Christiane.
Fui diagnosticada com intolerância a frutose.
Gostaria de se é permitido comer milho refogado, cozido ou em forma de sopa.
Aguardo resposta.
Desde já agradeço,
Obrigada!

Cláudia disse...

Boa noite Christiane.
Fui diagnosticada com intolerância a frutose e lactose.
Gostaria de saber se posso ingerir milho, aveia e castanhas.
Aguardo resposta.
Desde já agradeço,
Obrigada.

Cláudia disse...

Boa noite Christiane.
Fui diagnosticada com intolerância a frutose.
Gostaria de saber se posso ingerir milho e derivados, aveia, castanhas e adoçante de sucralose.
Aguardo contato.
Desde já agradeço,
Obrigada.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Cláudia! O xarope de milho contém frutose e é muito usado em produtos industrializados. O milho e derivados não tem a mesma proporção. Da mesma forma o suco de fruta tem mais frutose do que a fruta in natura que tem a combinação de fibras deixando a absorção mais lenta. É importante testar os alimentos que vão fazer mal. Castanhas, aveia e sucralose acredito que não vão fazer mal. Abçs!

Silvia disse...

Olá Christiane! Tenho 44 anos e descobri há um mês que tenho intolerância a lactose. Como em minha cidade não tem nutróloga, estou com muitas dúvidas e gostaria de sua ajuda. Essa doença tem cura? Será que algum dia poderei consumir novamente as frutas que tanto amo. Sinto mal com praticamente todas elas. Outra dúvida: posso consumir leite de soja, pois, também tenho intolerância a lactose. Abraços!

Unknown disse...

Farinha de trigo, Amido de milho e sucralose pra quem tem intolerância a lactose, frutose e sacarose faz mal? Meu bb tem 1 ano e 5 meses e foi diagnósticado a 3 meses e encontrei umas bolachas sem açúcar e sem lactose na composição, ele é louco em bolachas mas estou com medo e dar e fazer mal. A pediatra dele liberou maracujá, goiaba, caju e limão pra fazer suco, mas sem ser muito concentrado e com adoçante, qual seria o melhor adoçante pra dar de aspartame ou sucralose? As bolachas que encontrei são desses sabores de frutas e aveia, será que posso dar srm medo? E pq ela liberou essas frutas? Farinha de trigo amido de milho e sucralose faz mal? Me ajude to desesperada.

Unknown disse...

Farinha de trigo amido de milho e sucralose faz mal pra quem tem intolerância a lactose frutose e sacarose? Pq foi liberado as frutas maracujá caju goiaba e limão? Qual melhor adoçante dar, aspartame ou sucralose? O de aspartame tem lactose na formula. Me ajude por favor.