quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ALIMENTOS PARA LEVAR NO CARRO

O carro é uma espécie de extensão da nossa casa. Como passamos tanto tempo em seu interior, que tal ter ali à mão alguns alimentos simples, mas que farão a diferença para nossa saúde? Além disso, dessa forma pode-se evitar gastos supérfluos com besteiras que enchem os olhos, mas não satisfazem a fome e nem nossa necessidade de nutrientes.

A nutricionista Fernanda Brandileone, de São Paulo, explica que o melhor é optar por alimentos ricos em nutrientes e com poucas calorias, que não pesam na balança. “O mais importante para a saúde é manter um padrão alimentar que inclua todos os tipos de alimentos”, diz ela. 

A nutricionista lembra ainda que, para quem passa muito tempo no carro, é recomendável também encontrar um tempinho para as atividades físicas. “O exercício, além de fortalecer o corpo, ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer”, ela lembra.

Veja abaixo alguns suprimentos que não custa levar para o carro e garantem lanchinhos nutritivos e saudáveis:

IOGURTE ( melhor levar num recipiente térmico):  ”O iogurte é um dos alimentos do dia a dia mais ricos em cálcio, além de ter proteínas e potássio”, diz a nutricionista. Você pode também optar por aqueles enriquecido com probióticos, que ajudam a regular a saúde intestinal.

NOZES: Elas são ricas em nutrientes, ajudam no combate ao colesterol ruim e estimulam a dilatação dos vasos se ingeridas depois das refeições – quando as veias tendem a se contrair”, diz Fernanda. Mas lembra também que as nozes são muito calóricas – por isso, não abuse. “Cerca de meia dúzia de nozes por dia já são suficientes”, ela afirma.

KIWI: Aproveite aquele recipiente térmico e leve também um kiwis cortado, sugere Fernanda. “O kiwi é uma grande fonte de vitamina C, fibras, potássio, além de ser uma das únicas frutas que fornece também vitaminas A e E”, explica. Se estiver sem tempo antes de sair, corte os kiwis ao meio e coma-os com uma colherzinha sem tirar da casca. “O kiwi também tem um suave efeito laxante, devido à presença de muitas fibras”, acrescenta Fernanda.

MAÇÃ: Excelentes para a saúde em geral, as maçãs fazem ainda mais bem às mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada na Cornell University, nos Estados Unidos, uma maçã ao dia reduz em 17% o risco de câncer de mama. Tanto para elas quanto para os homens, os benefícios da fruta são vários. “A maçã ajuda a proteger os ossos, a prevenir o câncer de pulmão, a asma, o Alzheimer e ainda fornece insulina para o corpo”, ressalta Fernanda.

BARRA DE CEREAIS: Uma das grande vatatagens delas é que pode “esquecê-las” no carro sem medo de estragarem. Segundo a nutricionista, as barras de cereais fornecem energia e podem ter o mesmo valor alimentício de um sanduíche. “Elas normalmente contém as mesmas calorias”, explica Fernanda. Portanto, não abuse. “Prefira as barras fibrosas, que são mais naturais”.

ÁGUA: Tenha sempre uma garrafa ao seu lado. “Tem gente que passa o dia inteiro sem tomar água e depois reclama de dores de cabeça e falta de concentração”, comenta Fernanda. Como ela explica, o líquido é essencial para manter a nossa hidratação e ainda contribui para evitar a formação de cancros e pedras nos rins. “Beber água também é vital para a saúde da pele”, lembra a nutricionista.

Fonte: TerraPartilhar

2 comentários:

Doces Abobrinhas disse...

Adorei chegar aqui, estou precisando adotar varias dicas urgente!!, rs!!
Um bj doce e apareca nas abobrinhas!!
Roberta
www.docesabobrinhas.com

Christiane Rocha Veloso disse...

Obrigada pela visita! Volte sempre! Vou dar uma passadinha lá no seu blog! Beijos!