terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONSUMO DE NOZES E CASTANHA REDUZ O COLESTEROL

Comer nozes e castanhas diariamente pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir os riscos de doença cardíaca coronariana, segundo estudo publicado no periódico Archives of Internal Medicine.
.
Avaliando dados de 25 estudos sobre o consumo de castanhas e os níveis de colesterol em sete países, os pesquisadores da Universidade Loma Linda, nos EUA, descobriram que o consumo diário de cerca de 67 gramas de castanhas - incluindo amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e pistaches - resultava em uma redução média de 5,1% no colesterol total, de 7,4% no colesterol ruim (LDL) e de 8,3% na taxa de LDL em relação ao HDL.
.
Além disso, essa prática foi associada a uma redução de 10% nos triglicérides de pessoas que, inicialmente, apresentavam altas taxas dessa “gordura” no sangue. Segundo os autores, os diferentes tipos de castanha têm efeitos similares sobre o colesterol, mas esses efeitos seriam modificados dependendo dos níveis de LDL, índice de massa corporal e tipo de alimentação. Eles destacam, ainda, que os resultados apoiam a inclusão de castanhas em intervenções terapêuticas na dieta para melhorar os níveis de colesterol.
.
“Aumentar o consumo de nozes como parte de uma dieta pode ser prudente por afetar positivamente os níveis de lipídios no sangue (pelo menos em curto prazo), e tem o potencial de reduzir o risco de doença cardíaca coronariana”, explicaram os autores, acrescentando que a moderação é a chave.
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...
Pistache na prevenção de doenças cardiovasculares
Macadâmia é rica em antioxidantes e calorias
Selênio para o bem da bexiga
.
Partilhar

6 comentários:

Débora Marques Costa disse...

As propriedades químicas e biológicas se diferenciam de uma variedade de castanha para outra? Ou são todas as propriedades similares? No estudo que eles fizeram, as diferentes variedades de castanha foram estudadas separadamente ou juntas?
Muito boa a postagem! Adorei!

Débora Marques Costa disse...

As propriedades químicas e biológicas se diferenciam de uma variedade de castanha para outra? Ou são todas as propriedades similares? No estudo que eles fizeram, as diferentes variedades de castanha foram estudadas separadamente ou juntas?
Muito boa a postagem! Adorei!

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Débora! As propriedades nutricionais das oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju, pistache, nozes, avelã e macadamia) são semelhantes, sendo o maior benefício a função antioxidante (combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células). Acredito que no estudo foi analisado os benefícios da castanha como um todo, pelo menos eles não citam separadamente cada tipo de castanha. Abraços!

EduCerrado disse...

....Gostei muito! Parabéns pelo Blog...eu vou passar a consumir 1 castanha de pará diariamente. Dá resultados? ( tenho o colesterol alto - 260)Já eliminei alimentos inimigos...(rsr)Grato

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá EduCerrado! Obrigada pela visita e volte sempre! Realmente, a castanha possui benefícios na redução do colesterol. Vale a pena consumir. Só devemos ter cuidado com as calorias! Abraços!

Ana Dorneles disse...

Sou Ana Dorneles, produtora do Globo Repórter.
Tudo bem?
Estou fazendo um programa sobre super alimentos, entre eles a castanha do pará.
olá!

Estou procurando uma pessoa que use a castanha para a saúde e encontrei o seu post.
Gostaria de conversar com você.
Meu email é ana.dorneles@tvglobo.com.br.
Por favor, escreva pra gente bater um papo.
Tenho também um celular, no Rio (21)7815.2888.
Espero seu contato, obrigada