quarta-feira, 11 de maio de 2011

DICA DE LIVRO: O PAPEL DOS AVÓS NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Todo mundo já ouviu que avós são pais pela segunda vez. O pediatra Fabio Ancona Lopez, com mais de 40 anos dedicados às crianças e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria – e avô também – decidiu mergulhar fundo nesse assunto e no papel que eles desempenham na alimentação das crianças.

O estudo deu origem ao recém-lançado Avós e Netos, Uma Forma Especial de Amar – Manual de Sobrevivência (Ed. Manole, R$ 39), que tem ilustração da artista plástica Suppa, uma inspiração à parte. “Muitas orientações mudaram desde o tempo em que a avó foi mãe pela primeira vez. Eu mesmo já passei recomendações que não valem mais. Quanto mais os avós caminharem juntos com os pais, melhor”, afirma. Veja aqui três dicas para essa relação ser cada vez mais afinada:

º Se os avós ficam com a criança o dia todo, o ideal é que eles participem das consultas no pediatra. Assim, eles ouvem direto do especialista o que vale e o que não e podem questionar e aprender tudo junto com você.

º Aquela história de “na casa dos avós pode tudo” tem um fundinho de verdade. Se vocês visitam eles uma vez por semana, tudo bem quebrar algumas regras, como beliscar um pouquinho antes do almoço. Mas, se seu filho está lá todos os dias, aí vocês precisam combinar o que pode e quando.

º Sim, tudo o que eles fizeram deu certo e você cresceu de forma saudável. Mas eles precisam entender também que tudo o que é feito hoje – e as mudanças são baseadas em pesquisas e estudos importantes, como não bater papinha no liquidificador – também vai dar certo. Por isso, deixe com eles o que você lê, um caderno de receitas ou um livro incrível que você comprou. Vale lembrar que, apesar dos avós terem uma participação muito especial na formação e educação das crianças, a última palavra é sempre sua.

Fonte: Revista Crescer
.Partilhar

Nenhum comentário: