quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PÃO NA DIETA

Pão engorda, certo? Ao contrário do que muita gente acha, a nutricionista Olga Durante diz que a resposta é “depende”. Segundo ela, depende da quantidade ingerida, do que usamos como acompanhamento e do que é feito o pão. “Ele é um ótimo alimento, uma vez que sacia a fome, pois é rico em amido, hidrato de carbono de absorção lenta e é capaz de manter o nível de açúcar no sangue estável”, explica.

Quem deseja emagrecer ou manter o peso, recomenda-se cerca de dois pães por dia, ou 80 gramas de pão, revela a nutricionista. O truque em regimes saudáveis é comer de forma moderada e adequada às suas necessidades. É também essencial saber escolhê-lo. Olga diz que escolher pães feitos com fibras e grãos integrais é o ideal para manter a saúde. “Assim temos os benefícios de diferentes grupos de alimentos”.

De acordo com a especialista, as fibras facilitam o trânsito intestinal e saciam, já que retardam o esvaziamento gástrico. “As fibras não são ingeridas, nem absorvidas. Sua vantagem é ‘recolher’ excessos de gordura e hidratos de carbono em circulação, fazendo com que não sejam absorvidos e sejam mais facilmente eliminados nas fezes, ajudando a prevenir diabetes e outras doenças”, explica.

Por outro lado, Olga diz que os pães a serem evitados são os de leite e de forma branco, pois são ricos em açúcares e gorduras saturadas que aumentam o nível do colesterol ruim. O pão feito apenas com trigo também não é aconselhável, pela falta de fibras. “Adicione pães integrais a uma dieta que privilegie alimentos saudáveis”.

A nutricionista considera que, apesar de alguns estudos defenderem uma rápida perda de peso baseada na redução ou exclusão total de carboidratos, uma alimentação deve ser equilibrada em nutrientes, e um resultado rápido, pode prejudicar a saúde e trazer o ganho de peso no futuro. “Uma dieta equilibrada é a melhor forma para ficar saudável. O principal é aprender a comer  corretamente”.

Adaptado do site Terra


Partilhar

Nenhum comentário: