Comer fast food torna as pessoas mais impacientes, revelou um estudo recente que será publicado no Jornal Psychological Science. De acordo com os pesquisadores, também se perde a motivação para poupar dinheiro, já que a preocupação passa a ser a busca por uma gratificação imediata, não importa a que preço.
.
Cientistas do Canadá monitoraram o comportamento de 57 voluntários, aos quais foram mostrados os logotipos de seis redes de fast food, como McDonald's e Burger King - mas numa velocidade tão rápida que elas não podiam ser reconhecidas. Ainda assim, a exposição repetida a cada imagem estimulou o que eles definiram como 'comportamento primitivo', que é o fato de se ter pressa sem necessidade.
.
Depois, esses mesmos voluntários foram questionados se queriam pegar uma soma qualquer de dinheiro imediatamente, ou se preferiam esperar para retirar uma quantidade maior dentro de uma semana. Eles preferiram pegar a menor gratificação na hora. Pressa - Para os pesquisadores, a exposição diária às redes de fast food pode ter um efeito subliminar sobre o comportamento das pessoas, fazendo com que elas fiquem mais apressadas nas atividades diárias, independentemente de serem - ou não - pressionadas pelo tempo e pela agenda de compromissos.
.
"Andar mais rápido para chegar a tempo a uma reunião, por exemplo, é normal. Mas passa a ser visto como sinal de impaciência gratuita se você está correndo para ir passear no parque. Estamos descobrindo que a mera exposição a fast-food está promovendo uma sensação geral de pressa e impaciência, independentemente do contexto", destacou Chen-Bo Zhong, professor da Universidade de Toronto que conduziu o estudo.
..
Cientistas do Canadá monitoraram o comportamento de 57 voluntários, aos quais foram mostrados os logotipos de seis redes de fast food, como McDonald's e Burger King - mas numa velocidade tão rápida que elas não podiam ser reconhecidas. Ainda assim, a exposição repetida a cada imagem estimulou o que eles definiram como 'comportamento primitivo', que é o fato de se ter pressa sem necessidade.
.
Depois, esses mesmos voluntários foram questionados se queriam pegar uma soma qualquer de dinheiro imediatamente, ou se preferiam esperar para retirar uma quantidade maior dentro de uma semana. Eles preferiram pegar a menor gratificação na hora. Pressa - Para os pesquisadores, a exposição diária às redes de fast food pode ter um efeito subliminar sobre o comportamento das pessoas, fazendo com que elas fiquem mais apressadas nas atividades diárias, independentemente de serem - ou não - pressionadas pelo tempo e pela agenda de compromissos.
.
"Andar mais rápido para chegar a tempo a uma reunião, por exemplo, é normal. Mas passa a ser visto como sinal de impaciência gratuita se você está correndo para ir passear no parque. Estamos descobrindo que a mera exposição a fast-food está promovendo uma sensação geral de pressa e impaciência, independentemente do contexto", destacou Chen-Bo Zhong, professor da Universidade de Toronto que conduziu o estudo.
Fonte: Revista Veja
Veja também:
Refeições longe da telinha
Comer devagar pode ajudar no controle do peso
Adultos e adolescentes consomem açúcar em excesso
Obesidade infantil
.Partilhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário