domingo, 30 de setembro de 2012

CHOCOLATE COM SUCO DE FRUTAS


E se nós contássemos que é possível desenvolver um chocolate com (quase) o mesmo gosto do doce original, mas com a metade das calorias? Pois cientistas da Universidade de Warwick acharam uma maneira de fazer exatamente isso – substituindo as gorduras da delícia por suco de frutas.

Segundo os pesquisadores, o chocolate ‘genérico’ teria o mesmo gosto e até a mesma textura do doce original. A ideia era manter todas as propriedades da guloseima concedidas pela gordura (a textura, o sabor e a sensação de felicidade), mas com uma substância alternativa. Por isso eles se voltaram para o suco.

Os cientistas descobriram que o suco de laranja e o de framboesa, assim como água com ácido ascórbico, podem substituir o leite e suas gorduras na hora de preparar o chocolate. A textura fica a mesma, com uma leve diferença no sabor, que ficaria ‘frutado’.

O próximo plano dos pesquisadores é apresentar a nova técnica de fabricação de chocolate para a indústria. Agora, resta esperar até o produto chegar às prateleiras.

Fonte: Revista Galileu


Partilhar

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

12 MELHORES ALIMENTOS PARA MANTER O CÉREBRO SAUDÁVEL


Mente cansada, falta de concentração ou preguiça de pensar? Tudo isso pode ser falta de alimentar o cérebro. Mesmo! Um estudo inglês apontou o óbvio: fazer refeições balenceadas é garantia para uma mente sadia. O café, por exemplo, melhora a memória e a aquisição de novas informações. Já o alho ajuda a combater tumores no cérebro. Essa lista dos doze melhores alimentos para o cérebro foi feita pelo Huffington Post e nós achamos mais do que propícia. Confira… 

NOZES são excelentes antiinflamatórios e ricos em ácido alfa-linolênico que ajuda a promover o fluxo sanguíneo e oxigenação no cérebro.

ÓLEO DE OLIVA ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro. 

FRUTAS VERMELHAS ajudam no combate a falta de memória e de concentração. 

SARDINHA previne a demência e aumenta o nível de atenção. 

CAFÉ é um excelente estimulante e promove a acuidade cerebral, além de ter efeito antioxidante que mantém a saúde do cérebro. 

ESPINAFRE contém antioxidante e ajuda na manutenção da cognigção. 

CHOCOLATE ajuda no fluxo sanguíneo e na oxigenação do cérebro, além de regular os níveis de colesterol. 

ABACATE é rico em gordura monoinsaturada e funciona como alimento antioxidante. 

ÁGUA ajuda no processo de cognição. Um corpo desidratado tem efeito nas funções cerebrais. 

FARELO DE TRIGO é um ótimo alimento para os neurotransmissores. 

BETERRABAS ajudam na oxigenção do cérebro. 

ALHO é ótimo no combate à tumores no cérebro.

Fonte: GQ

Partilhar

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

HIDRATAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS DIAS QUENTES


Em dias quentes, como os que têm feito nos últimos dias em vários estados do Brasil, a atenção com as crianças deve ser redobrada. Alimentação e roupas leves e bastante líquido estão entre os principais cuidados. Por conta do calor, elas perdem muito líquido pela transpiração e pela urina. Por isso, não espere que o seu filho peça um copo de água para você. Lembre-se de que a criança precisa de pelo menos 4 copos de água por dia para manter a hidratação e o bom funcionamento do intestino. 

A criança fica com os olhos fundos, sem brilho, com a boca seca e a saliva espessa, além de perder elasticidade da pele e diminuir a quantidade de xixi. Ela pode ainda alternar momentos de agitação e apatia. Se a desidratação for leve, os pais conseguem contornar a situação oferecendo líquidos em casa, mas, em casos mais graves, é preciso que fique no hospital. 

MEDIDAS SIMPLES PARA OS DIAS QUENTES

- Ofereça água ao seu filho, mesmo que ele não peça. Sirva em pequenas quantidades e, de preferência, mais para o gelado do que em temperatura ambiente, que torna a absorção mais rápida; 

- Água de coco e chás, como erva doce ou cidreira, também são boas alternativas; 

- Evite os refrigerantes. Além de gaseificados, têm açúcar, o que faz com que a criança perca ainda mais água pela urina. Se ela tomar uma bebida com açúcar, a próxima deverá ser água; 

- Os sucos de melão e melancia têm alto poder de hidratação, são fontes de potássio e água e não precisam ser adoçados; 

- Os alimentos também ajudam a hidratar e devem ser sempre frescos e de fácil digestão. Incentive o consumo de frutas, legumes e verduras. E não se assuste: é normal o apetite da criança diminuir em dias quentes; 

- O ambiente onde a criança está deve ser sempre arejado, inclusive durante a noite. Se for preciso, use um ventilador, desde que o vento não fique direto nela; 

- Deixe seu filho com roupas frescas. Dê preferência aos tecidos de fibra natural, como o algodão, que absorvem o suor do corpo e mantém a temperatura do organismo. Está em dúvida se o seu bebê está com frio? Observe as mãos e os pés dele. Se estiverem quentinhos, não é preciso colocar mais roupa; 

- Cuidado com o sol. Em excesso, ele pode desidratar a criança, além de provocar graves queimaduras. Evite ainda que fique exposto ao sol entre 10h e 16h. Deixe seu filho sempre protegido, com protetor solar, boné, roupa confortável e leve. Inclusive quando ele for para a escola. Se for à pé, use um guarda-chuva para protege-lo do sol; 

- Na lancheira (que deve ser térmica), nada de pães com patês, maionese e embutidos. O melhor são sucos, frutas e um sanduíche bem leve, como com recheio de queijo branco e cenoura ralada. 

- As crianças que se alimentam exclusivamente com o leite materno não precisam de complemento na hidratação, a não ser em casos específicos. Observe o volume do xixi do seu filho. Se ele diminuir, é preciso conversar com o pediatra. 

- Evite ambientes fechados e aglomerações. Além de ser desconfortável para a criança o calor em excesso, há risco de ela pegar uma infecção viral. Fique atenta com a diarreia, o vômito e a febre, principais sinais de virose.



Partilhar

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

QUANTOS LITROS DE ÁGUA PRECISAMOS BEBER POR DIA?


De acordo com o médico Alexandre de Souza, em seu livro “Anti-aging, beleza e juventude em qualquer idade”, a quantidade de água necessária depende de diversos fatores. Como regra geral, o corpo de um adulto necessita aproximadamente de quatro litros de água por dia, mas é importante compreender que a maioria dos alimentos que ingerimos já contém bastante água.

Para determinar a quantidade ideal de água é preciso levar em consideração a composição do corpo, peso, altura, tipo de atividades desenvolvidas, idade e vários outros fatores, que não dependem do corpo, como a época do ano e até a região em que se mora. Também é muito importante entender que alguns problemas médicos, como doenças cardíacas e renais, podem ser agravados pelo excesso de água. Portanto, é muito importante ajustar a quantidade.

Quando o corpo recebe água suficiente para funcionar direito os benefícios são percebidos imediatamente. Os fluidos ficam balanceados e você alcança o ponto em que todas as funções operam em perfeita ordem. Você também eliminará dejetos ou toxinas antes que elas sejam depositadas em seus órgãos vitais. Diversos estudos mostram muitos benefícios relacionando o consumo de água e com a saúde, como melhora dor de cabeça, constipação, fadiga, fraqueza, irritabilidade, entre outros. Até a perda de peso está relacionada com a quantidade de água ingerida.

- NÃO BEBA TODA A ÁGUA DE UMA VEZ. O corpo necessita de um fluxo contínuo de água, já que não consegue armazená-la. Se você bebe muita água, o corpo irá eliminá-la antes que seja usada. Portanto, a quantidade total de água a ser ingerida diariamente deve ser bebida em intervalos de duas a quatro horas ao longo do dia, a maior parte nas primeiras horas do dia e menos nas últimas horas, para evitar problemas como vontade de urinar durante a noite, interrompendo o sono. Crianças e idosos não devem beber muita água após as 18 ou 19 horas.

- NÃO ESPERE ATÉ SENTIR SEDE PARA BEBER ÁGUA. Se você só bebe água ao sentir sede, está esperando demais. Neste estágio, seu corpo já está acendendo a luz vermelha e avisando que você já está desidratado. Em termos de ideais, você deve beber uma quantidade balanceada ao longo do dia para não sentir sede. Nos idosos e nas crianças o mecanismo da sede não funciona muito bem, e, consequentemente, eles podem ficar desidratados sem que o corpo dê sinais.

A água é vital e melhora nossa qualidade de vida. O que você está esperando? Beba água!

Fonte: GNT


Partilhar

sábado, 22 de setembro de 2012

VANTAGENS DO CHICLETE SEM AÇÚCAR


Passatempo, vício ou paliativo contra a fome, o chiclete é uma guloseima rodeada de mitos, especialmente a versão sem açúcar. Quem nunca ouviu, por exemplo, que mascar chiclete sem açúcar substitui a escovação? Ou que a goma causa dor de estômago? Para esclarecer essas e outras questões sobre o assunto, conversamos com uma equipe multidisciplinar de especialistas. Teste seus conhecimentos. 

MASCAR CHICLETE SEM AÇÚCAR PREJUDICA A DIETA? Não. Ele até ajuda, porque diminui a fome. De acordo com a nutróloga Socorro Giorelli, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), chicletes sem açúcar podem ser grandes aliados da dieta. "Mascar a goma antes da refeição ajuda a reduzir a fome e a vontade de comer doces em até 10%", afirma. O chiclete também pode ser uma ferramenta útil para momentos de ansiedade, já que o ato de mastigar reduz o estresse e estimula a concentração.

O CHICLETE SEM AÇÚCAR SUBSTITUI A ESCOVAÇÃO? Não, mas é melhor do que nada. O chiclete sem açúcar contém substâncias que colaboram com a prevenção da cárie por mudanças no pH bucal, mas ele tem uma capacidade de higienização limitada", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Segundo o especialista, nada substitui a escovação e o uso do fio dental, mas na falta destes, o chiclete pode ajudar.

MASCAR MUITO CHICLETE PODE CAUSAR DOR DE ESTÔMAGO? Não. Segundo a gastro-hepatologista Mônica Viana, coordenadora do Grupo de Fígado do Hospital do Servidor Público de São Paulo, mascar muito chiclete não causa dor de estômago. "Ele não estimula a produção de ácido clorídrico, então não afeta o estômago causando desconforto ou mesmo favorecendo a digestão", diz. Segundo ela, mascar muito chiclete sem açúcar pode causar, no máximo, dor mandibular pelo esforço repetido.

CHICLETE SEM AÇÚCAR AJUDA A DISFARÇAR O MAU HÁLITO? Sim. Como o chiclete estimula a produção de saliva, pode ajudar a disfarçar o mau hálito. Beber água é outra estratégia recomendada para evitar o mau cheiro. "Se o mau hálito for crônico, entretanto, o método funciona apenas como paliativo", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo. Neste caso, é necessário fazer tratamento com um especialista.

CHICLETE SEM AÇÚCAR PODE CAUSAR CÁRIE? Não. "A cárie é causada pela combinação de bactérias com nutrientes, especialmente o açúcar", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo. Como o chiclete sem açúcar não se enquadra nessa relação, ele não causa cáries.

CHICLETES FAVORECEM O DESALINHAMENTO DOS DENTES? Não, eles podem até ajudar no alinhamento dos dentes. Mascar chiclete pode funcionar como uma fisioterapia mandibular. "Ao contrário de hábitos prejudiciais que podem gerar posturas e tendências que favoreçam o desalinhamento dos dentes, como roer as unhas, mascar chiclete pode prevenir desequilíbrios bucais", aponta o cirurgião-dentista Rodrigo. Se a mordida estiver incorreta, entretanto, mascar chiclete apenas reforçará o hábito.

CHICLETES PODEM GERAR AFTAS CASO: A pessoa tenha alergia a algum de seus componentes. Aftas são causadas principalmente por estresse, mudanças hormonais, deficiências nutricionais ou alergias alimentares. "Assim, mascar muito chiclete não causa aftas a não ser que a pessoa seja alérgica a alguma substância nele presente", explica a gastroenterologista Mônica.



Partilhar

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

REFRIGERANTES AUMENTAM CHANCES DE PARTO PREMATURO

Você já sabe que beber refrigerante não faz bem para a sua saúde, muito menos para a saúde do bebê durante a gravidez. Mas um novo estudo mostrou que o consumo desse tipo de bebida também pode contribuir para o parto prematuro. 

Pesquisadores da Sahlgrenska University Hospital em Gotemburgo, na Suíça, analisaram mais de 60 mil gestantes na Noruega e concluíram que as que bebiam mais de uma lata de refrigerante por dia tinham 25% mais chances de ter o bebê antes do tempo do que aquelas que nunca consumiam a bebida.

Outro fator observado foi a obesidade. As grávidas que estavam acima do peso e ingeriam pelo menos uma lata de refrigerante por semana tinham 30% mais riscos de ter parto prematuro. O número chegava a 41% para as que tomavam todos os dias. Apesar desses resultados, os especialistas afirmam que o estudo não é conclusivo.

Ainda assim, a recomendação de evitá-la permanece. “Refrigerantes em excesso são um importante fator de risco para a obesidade na gravidez e, consequentemente, aumento do risco de hipertensão e diabetes, entre outros”, afirma o obstetra Abner Lobão, coordenador do Serviço de Pré-Natal Especializado da Unifesp. Não existe uma medida segura, mas o ideal é que ele seja substituído por água e sucos naturais.

Fonte: Crescer


Partilhar

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VINHO SEM ÁLCOOL TEM MAIS BENEFÍCIOS PARA O CORAÇÃO

Após pesquisas apontarem seus benefícios para o coração, beber uma taça de vinho tinto por dia se tornou uma prática estimulada. Um estudo recente sugere que o vinho sem álcool é ainda mais eficaz na proteção do organismo contra doenças cardiovasculares. 

Segundo pesquisadores da Universidade de Barcelona, a bebida reduz em 20% o risco de derrames e diminui em 14% as chances de desenvolver doença cardíacas. 

De acordo com os cientistas, o efeito protetor é encontrado em moléculas chamadas polifenóis e não no álcool da bebida, o que explicaria os resultados. O álcool é retirado no final do processo de produção, que segue a base do vinho tradicional, preservando o sabor e as propriedades benéficas. 

Eles também acreditam que a bebida não alcoólica seja capaz de aumentar a concentração de óxido nítrico no sangue, substância que relaxa os vasos sanguíneos.

REDUÇÃO DA PRESSÃO SANGUÍNEA DOS VOLUNTÁRIOS

No estudo, foram analisados 67 voluntários diabéticos com três ou mais fatores de risco para doenças cardíacas. Durante três períodos de quatro semanas, eles beberam vinho tinto, vinho sem álcool e gim, junto com as refeições. Ao final, apenas o vinho tinto desalcoolizado foi capaz de alterar a pressão sanguínea dos voluntários. A diminuição é suficiente para reduzir em 20% o risco de derrames e 14% as chances de desenvolver doenças cardíacas. 

Os pesquisadores ressaltam que os polifenóis possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ser úteis na prevenção de doenças, como o diabetes tipo 2. Café, chá, chocolate, couve, brócolis, amoras e framboesas também são fontes ricas em polifenóis.

Fonte: GNT

Partilhar

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FILHOS ÚNICOS X OBESIDADE


O nosso corpo pode ser influenciado por nossa estrutura familiar? Ter um, dois ou nenhum irmão pode ser relevante para nossa saúde? Segundo estudo publicado no site Nutrition and Diabetes, a resposta é sim quando o assunto é obesidade. A pesquisa, realizada com 12.720 crianças entre 2 e 9 anos, de oito países da Europa, apontou que filhos únicos podem ter até 50% a mais de chance de desenvolver problemas relacionados ao peso se comparados com crianças nas mesmas condições que possuem irmãos. 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram o índice de massa corporal dos participantes, e seus pais tiveram que responder a um questionário sobre o estilo de vida dos filhos, que incluía os hábitos alimentares, tempo gasto assistindo a televisão, brincando, entre outros aspectos. O resultado mostrou que as crianças do estudo que não tinham irmãos passavam mais tempo na frente do computador ou televisão, tornando-se sedentários e comendo compulsivamente. 

Para Patrícia Spada, psicóloga especializada em obesidade infantil, as causas da obesidade infantil são complexas, por isso é necessário levar em consideração a dinâmica da família como um todo. “Como já sabemos, a genética, o sedentarismo, o modelo parental, o relacionamento e dinâmica familiar, temperamento e personalidade da criança, entre tantos outros fatores são aspectos que influenciam na doença”, diz. Assim, não é possível afirmar com segurança quanto qualquer um destes aspectos isolados pode ser decisivo para a ocorrência da obesidade. “Além disso, há crianças que são filhas únicas e apresentam nutrição perfeita”, lembra a psicóloga.

Isso quer dizer que, independente de você ser mãe de um único filho ou mais, se é do tipo que cai na tentação para recompensar a criança com um doce, ou uma comida, por alguma atitude positiva, ou a alimentação não é balanceada como deveria ser, o efeito da obesidade também estará presente na sua família. O mesmo vale para as atividades físicas. OK, ter só uma criança em casa pode até diminuir a frequência das brincadeiras que resultem em gasto energético, mas o seu estímulo será fundamental para tirar o seu filho do sofá e se divertir com ele, sempre. De quebra, você também vai gastar mais calorias.



Partilhar

terça-feira, 11 de setembro de 2012

OS 5 MELHORES SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER


Perder peso é um esforço multidisciplinar. É preciso equilibrar a dieta, controlar a ansiedade, praticar exercícios físicos e escolher os suplementos alimentares corretos. De acordo com o livro “Viva em Dieta, Viva Melhor”, do nutricionista esportivo Rodolfo Peres, “existem muitas opções no mercado. É preciso escolher o produto de acordo com o seu objetivo final para alcançar o resultado esperado”. A seguir, o autor explica a função dos cinco melhores suplementos alimentares para perder peso: 

WHEY PROTEIN - Famoso nas academias, a proteína do soro do leite, conhecida como whey protein, melhora o rendimento durante a prática de exercícios e a recuperação após a atividade. Em pó, o produto deve ser preparado apenas com água, já que o leite pode retardar a sua absorção. E não adianta tomar o produto diversas vezes ao dia. O ideal é escolher um horário preferencial e consumir em jejum, antes ou depois da prática de atividades físicas. Logo após o treino, recomenda-se ingerir o whey protein junto com um carboidrato, evitando a utilização da proteína presente no produto como fonte de energia. 

CAFEÍNA - Presente em muitos produtos chamados de queimadores de gordura, conhecidos como fat burners, a cafeína estimula a quebra da molécula de gordura e aumenta a performance durante a prática de atividades físicas aeróbicas ou de força. A dosagem é variável e deve ser avaliada individualmente, já que algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais, como alterações gástricas e psicológicas. Em geral, recomenda-se o consumo de 3 a 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Vale ressaltar que a suplementação com cafeína em cápsulas não deve ser usada para driblar o cansaço natural porque o estimulante pode debilitar ainda mais o corpo, provocando lesões. 

CLA (ÁCIDO LINOLEICO CONJUGADO) - É o tipo de produto com múltiplas funções. O CLA controla os níveis de insulina no sangue, auxilia na redução da gordura abdominal, promove uma alteração positiva nas proteínas ligadas ao metabolismo das gorduras e melhora as taxas de colesterol e triglicerídeos. Como consequência, ainda há um aumento na queima de gordura e ganho discreto de massa muscular. Para completar o pacote, estudos recentes sugerem que as cápsulas com a substância possuem propriedades anticancerígenas. 

L-CARNITINA - O consumo antes da prática de atividades aeróbicas potencializa o uso da gordura corporal como fonte de energia, com melhora também da capacidade física durante o exercício físico. Como auxiliar na perda de peso, recomenda-se a ingestão de 1 a 3 gramas diárias de L-carnitina em cápsulas ou na forma líquida. A suplementação com a substância é especialmente interessante para os vegetarianos, que apresentam, naturalmente, taxas mais baixas desta substância no organismo. 

ÔMEGA 3 -   Você achou que ele era benéfico apenas para a saúde? Os ácidos graxos ômega-3 são excelentes para a melhora da performance durante atividades físicas, elevando a potência aeróbica e a força muscular. Os peixes de águas frias, como salmão, e a semente de linhaça são as melhores fontes da substância, mas ela também é encontrada em cápsulas. Para obter os benefícios, consuma entre 2 e 4 gramas de ômega-3, todos os dias. 

Fonte: GNT
Partilhar

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MITOS E VERDADES DA ALIMENTAÇÃO


Uma dieta balanceada ajuda na perda de peso e previne problemas de saúde. Mas você sabe qual a melhor fonte de ferro na alimentação? Beber refrigerante acaba com o enjoo? E misturar manga com leite, pode fazer mal? A seguir, veja respostas para principais mitos da alimentação: 

FEIJÃO É A MELHOR FONTE DE FERRO - Mito. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, "o ferro de origem animal tem mais capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo quando comparado ao mineral encontrado em leguminosas e vegetais. Carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar são as melhores fontes de ferro. Entre os alimentos de origem vegetal, é possível encontrá-lo em grãos, como lentilha e grão de bico, ovos, açaí, amêndoas e vegetais verde escuros, como espinafre e couve". 

BEBER REFRIGERANTE DIMINUI O ENJOO - Mito. Segundo Liliane, a bebida pode até piorar o problema: “A liberação dos gases pela boca provocada pelo refrigerante não é agradável para quem já está enjoado. A acidez da bebida também desequilibra todo o organismo. 

MISTURAR MANGA COM LEITE FAZ MAL - Parcialmente mito. Não existem evidências de que esta combinação cause prejuízo à saúde, mas Liliane explica que esta tolerância é individual. “Pessoas sensíveis à lactose tendem a ficar com o intestino solto quando bebem leite. Por outro lado, a manga apresenta efeito laxativo, graças ao alto teor de fibras. A combinação dos dois alimentos pode provocar diarreia em alguns casos. 

COMER MAIS VEZES AO DIA AJUDA A EMAGRECER - Verdade. De acordo com a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada, “comer mais vezes ao dia significa diminuir o tamanho das porções ingeridas, o que provoca maior saciedade e estimula o metabolismo. Também é preciso mastigar bem os alimentos, sem pressa para engolir. Quando uma pessoa come muito rápido, engole uma quantidade de ar junto com o alimento que pode provocar o surgimento da barriguinha”. 

QUEM DORME POUCO SENTE MAIS FOME - Verdade. Carolina explica que “um corpo sem um momento de descanso acaba solicitando mais alimentos para se manter bem e acordado. Sem dormir, apetite e ansiedade aumentam, criando a necessidade de comidas mais gordurosas”. 

COMER GELATINA ACABA COM A CELULITE - Mito. Para Liliane, o colágeno presente na gelatina não é capaz de alterar o aspecto da celulite: “Este colágeno é absorvido como qualquer outra fonte de proteína. Se uma pessoa acostumada a consumir sobremesas calóricas, como bolos e tortas, passar a comer gelatina após as refeições poderá perceber melhora no aspecto da pele. Mas isto se deve ao fato de diminuir a ingestão de doces e não ao consumo específico de gelatina”. 

COMER OVO TODOS OS DIAS FAZ MAL - Mito. Segundo Liliane, uma pessoa saudável pode ingerir ovos diariamente, sem danos à saúde. “O ovo pode ser o substituto da carne em uma das refeições do dia, mas é preciso consumir vegetais, grãos e fibras. A prática de atividades físicas é a melhor forma de manter o colesterol sob controle e deve fazer parte da rotina”, diz a nutróloga. 

REFRIGERANTE DIET NÃO PROVOCA CELULITE - Mito. Segundo a nutróloga Liliane, “a alimentação é apenas um dos fatores causadores da celulite. Há questões hormonais, circulatórias e até psicológicas, já que o estresse também contribui para o surgimento do problema. Além do açúcar presente no refrigerante tradicional, corantes, conservantes e outros aditivos da versão diet podem levar ao surgimento de celulite. Associar estas substâncias ao sedentarismo, fumo e sobrepeso ainda eleva a sua incidência”.

COMER FIBRAS RESOLVE O PROBLEMA DA PRISÃO DE VENTRE - Parcialmente verdade. “As fibras ajudam na digestão e favorecem o funcionamento do intestino. O consumo de frutas, hortaliças, granola, aveia, linhaça, entre outros alimentos ricos em fibra, deve ser acompanhado pela ingestão de água. Quanto mais fibras você ingerir, mais água deve beber. Do contrário, elas podem causar inchaço, provocado pela produção de gases e aumento do bolo fecal”, explica Carolina Mantelli.

COMER BANANA PREVINE CÃIBRAS - Parcialmente verdade. “A banana é rica em potássio. A carência desta substância está relacionada ao surgimento de cãibras, mas não é só. Para fazer efeito é preciso existir uma relação hídrica e associação a outros eletrólitos”. Diz a nutróloga Liliane. Para equilibrar os eletrólitos é possível consumir alimentos que reponham o sódio perdido no suor, como a laranja. 

Fonte: GNT

Partilhar

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

APRENDA A CONTER O VÍCIO EM REFRIGERANTES DIET

Substituir um refrigerante convencional por sua versão dietética parece uma boa ideia, mas pesquisas mostraram que existe uma conexão entre os refrigerantes zero caloria e o ganho de peso, segundo relatou a revista norte-americana Shape. Além disso, muita gente acaba viciando na bebida.

O sabor adocicado e efervescente é bom, mas não faz bem ao organismo. Embora não tenha calorias ou açúcar, os refrigerantes dietéticos são repletos de produtos químicos, cafeína, adoçantes artificiais, sódio e ácido fosfórico, disse Marcelle Pick, membro da Associação Americana de Enfermeiras. Por isso, a publicação listou cinco maneiras simples de deixar a dependência de lado. Confira:

EFERVESCÊNCIA: substitua o refrigerante por outras bebidas carbonatadas, como água com gás misturada a sucos de fruta natural. Adicionar fatias de frutas frescas à água com gás também a deixa saborizada sem adicionar calorias.

ACHE UM SUBSTITUTO PARA A CAFEÍNA: você perde a concentração no meio da tarde e está a fim de cafeína, por isso, seu instinto te leva direto para a máquina de refrigerantes. Ao invés de se jogar nos adoçantes artificiais, prefira outras opções energizantes, como chá verde, vitaminas de frutas etc.

MUDE DE ATITUDE: é normal achar que trocar o refrigerante convencional pelo dietético vai economizar calorias no cardápio diário, mas também pode trazer problemas, pois pesquisadores da Purdue University descobriram que os consumidores de bebidas diet tendem a aumentar o consumo de calorias em outros alimentos como "compensação".

SE HIDRATE COM ÁGUA: embora não cause desidratação, quem bebe refrigerante tende a substituir a água pela bebida açucarada. Carregue uma garrafinha recarregável e beba água sempre que consumir outros tipos de líquido para se hidratar.

NÃO DESISTA: mesmo que seja uma pessoa apaixonada por refrigerantes, não desista de sua saúde. Tente fazer substituições aos poucos e prepare-se para os sintomas da abstinência, que melhoram com o tempo.

Fonte: Terra


Partilhar

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LANCHES EM PACOTES PEQUENOS ENGORDAM MAIS


Um estudo publicado no Journal of Consumer Research sugere que, ao contrário do que pensamos, pacotes de alimentos pequenos podem causar maior ingestão de calorias, o que invalidaria a justificativa de que lanches de 100 calorias são feitos para ajudar contra o sobrepeso e a obesidade. As informações foram publicadas no Xacata Ciencia.

Além disso, o estudo também mostrou que comer batatas fritas em pacotes pequenos pode fazer com que as pessoas comam exatamente o dobro do que se optassem por pacotes grandes.

Segundo a pesquisa, as pessoas que comem snacks embalados em pequenas quantidades não hesitam em abrir um novo pacote porque se convencem de que estão comendo menos do que realmente estão. Os autores afirmaram que a distribuição de pequenas porções de alimentos faz com que as pessoas se enganem e fiquem mais tranquilas sobre o consumo de calorias.

Fonte: Terra


Partilhar

sábado, 1 de setembro de 2012

FEIJÃO SEM MEDO DE ENGORDAR


Ele está entre os alimentos mais populares do cardápio brasileiro. O feijão é uma leguminosa rica em proteínas de origem vegetal, em vitaminas do complexo B, em ferro e fibras. "Esses nutrientes são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas, do intestino e até para melhorar o humor", explica a nutricionista Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede de lojas Mundo Verde, em São Paulo. 

Como se não bastasse, o feijão também é pouco calórico (tem cerca de 50 calorias numa concha média), mas algumas combinações podem deixar esse prato do dia a dia gordo e nada saudável. Aproveite que ele é uma delícia em qualquer preparação e opte pelas versões mais levinhas. 

OPTE POR ÓLEOS VEGETAIS - O feijão pode ser cozido apenas na água, nesse momento não é preciso adicionar nada que vá engordá-lo, como óleos ou banha de porco. Mas, para refogá-lo, é interessante usar óleos vegetais - como o de canola e o de girassol. A nutricionista Flávia Morais explica que esses óleos tem um ponto de fumaça maior, ou seja, são mais resistentes ao calor. Isso vai evitar que a gordura do óleo se transforme em gordura trans, que faz mal ao coração e obstrui os vasos sanguíneos.

APOSTE NUMA SALADA DE FEIJÃO - Por ser rico em fibras, o feijão dá saciedade e ajuda a evitar os excessos, proibidos na dieta. Vale inclui-lo numa bela salada. Opte pelo feijão fradinho ou pelo feijão branco, que ficam mais saborosos nessa combinação, e cozinhe como o feijão convencional, mas por menos tempo. "Uma vantagem de optar pela salada, é que não há necessidade de refogá-lo com óleo", conta o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo. Vale temperar com azeite - fonte de gorduras boas - e agregar ainda mais valor nutricional.

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO - As propriedades do feijão branco colocaram este alimento na lista dos mais procurados por quem quer perder peso ou enfrenta uma dieta restritiva. Isso porque a farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue. A responsável é a proteína presente nesse feijão, a faseolamina, que inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes. Israel Adolfo conta que ela deve ser consumida crua, já que a faseolamina perde suas propriedades em temperaturas elevadas. O nutricionista conta que o feijão cru tem toxinas, por isso as quantidades de consumo devem ser seguidas à risca. Tome apenas uma colher de café da farinha diluída em água por dia.

O MELHOR TEMPERO - O feijão combina com alho e louro, que dão um gostinho todo especial à receita. Não abra mão desses temperos que, além de deliciosos, adicionam nutrientes à sua receita. Mas a nutricionista Flávia dá a dica: espete em uma cebola uma folha de louro e um cravo, além de dar sabor ao feijão, esse trio diminui a fermentação e a formação de gases que pode ocorrer quando você exagera no feijão.

DUPLA IMBATÍVEL - A mais brasileira das opções da nossa lista ainda é insuperável. O nutricionista Israel conta que as proteínas do arroz com feijão são as melhores. "As proteínas são avaliadas pelos seus aminoácidos, e o feijão tem todas as proteínas que o arroz não tem, e vice-versa", conta. Isso faz com que as proteínas que você ingere num prato desses sejam de alto valor biológico, ou seja, são mais aproveitadas pelo corpo, proporcionando uma melhor absorção.

CALDO DE FEIJÃO - Uma receita deliciosa para os dias mais frios, o caldinho de feijão é uma fonte rápida de ferro, proteínas e fibras. Mas para garantir os nutrientes, faça o caldinho batendo também os grãos do feijão e não apenas o caldo, que não tem esses benefícios. "Evite também adicionar fontes de gordura, como bacon e outros tipos de carne de porco, o que torna o alimento mais calórico e rico em gordura saturada", recomenda Israel Adolfo.

EVITE AS CARNES - Elas podem até deixar o feijão mais saboroso, mas ele fica também mais gorduroso. Mas muita gente adora uma carne cozida junto com o feijão. "Se não der para evitar, diminua a quantidade de óleo usada para refogar o feijão e opte por uma carne mais magra, como o patinho ou o acém, e compense diminuindo o tamanho da porção de carne da sua refeição", recomenda Israel Adolfo.

Fonte: Adaptado de yahoominhavida


Partilhar