sábado, 17 de outubro de 2009

ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A GLÂNDULA TIREOIDE

Uma queda brusca nas reservas de energia, um cansaço implacável, o intestino que resolve travar, inchaços nas pernas e sem falar nos ponteiros da balança que custam a baixar. Estes podem ser os sinais de que a tireóide está funcionando em marcha lenta. A pequena glândula endócrina, em formato de borboleta e localizada na parte anterior do pescoço, no famoso gogó, é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo.
.
A tireoide produz principalmente o T4 que será transformado dentro das células em T3, o hormônio ativo. O T3 se ligará a receptores no núcleo das células e incitará o funcionamento das mesmas. O T3 age em praticamente todos os órgãos, estimulando várias funções. Por exemplo, no coração, controla os batimentos cardíacos; no intestino, monitora o peristaltismo e a frequência de evacuações; e no cérebro, interfere na memória, no humor e em outras funções cognitivas.
.
E quando a tireoide desacelera - problema conhecido como hipotireoidismo - todo o corpo fica preguiçoso. Com a diminuição no metabolismo geral, há uma verdadeira pane e, ainda, a tendência a engordar, que pode chegar a 10% do peso corporal. Mas, atenção! Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, apesar do problema poder sim aumentar a silhueta, raramente a deficiência da tireoide leva à obesidade. O tratamento é feito por meio da reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser ingerida diariamente em jejum. Mas, além do hipotireoidismo, que é a disfunção mais comum na glândula, há um outro distúrbio preocupante: o hipertireoidismo. A doença é caracterizada pela aceleração da tireoide, ou seja, pela produção excessiva de T3 e T4. Os sintomas mais comuns são insônia, taquicardia, irritabilidade, falta de concentração e, ao contrário do hipotireoidismo, perda abrupta de peso. O tratamento pode incluir a droga antitireoidiana.
.
No momento em que a produção de T3 e T4 fica muito baixa, a hipófise recebe a mensagem para produzir mais TSH, hormônio que vai estimular a fabricação dos dois primeiros. Mas quando os níveis de T3 e T4 aumentam, a hipófise é avisada para cessar a produção de TSH. É por essa razão que um dos exames sanguíneos que verificam o funcionamento da tireoide é o nível de TSH. Se estiver muito alto, o resultado aponta o hipotireoidismo. Porém, se estiver baixo, indica hipertireoidismo.
.
Alimentos que estimulam a tireoide (fontes de iodo): leite, gema de ovo, algas, frutos do mar, peixes de água salgada, cereais integrais, sementes, laranja, castanhas, carne vermelha.
.Partilhar

11 comentários:

disse...

Bom dia!
Gostaria muito que você me desse umas dicas sobre alimentação...fui operada em 95, retirada total da tireóide, desde então faço reposição hormonal. No mês de julho, meu filho trouxe de presente do Chile o vírus H1N1, rsrsrs...fui infectada e tive a pneumonia (terrível), no hospital as infectologistas falaram que eu tinha baixa imunidade por causa da tireóide (falta), nesses 14 anos nunca ouvi falar de nenhum endocrino a respeito dissso! resumindo...quais os alimentos que podem reforçar a minha quase nula imunidade?, sou atleta pratico Taekwondo, tenho meu peso de 58kg e 1,62 altura.
Adorei seu blog!
Rosane

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Rosane! Para fortalecer a sua imunidade, você deve ter uma alimentação equilibrada e saudável. Frutas, verduras, legumes são as melhores opções para isso. O ideal seria que vc fizesse uma consulta para que vc tenha as quantidade e horários certos de quais alimentos ingerir. Espero ter ajudado. Abraços!

Unknown disse...

Ola boa tarde meu nome e Lidia e tenho 39 anos e a poucos descobri que estou com Hipertiroidismo e estou tomando a 1 mes um remedio e eu comprei uma ração humana para emagrecer e gostaria de saber se eu posso tomar essa ração .......
obrigado pela a ajuda

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Lídia! Pode sim. A ração humana é rica em alimentos integrais que estimulam a glândula. Porém, vc deve ter uma alimentação equilibrada, associada a atividade física e ingestão de água, para que a ração humana tenha efeito no seu organismo.
Abraços!

Unknown disse...

ola tenho hipo eu me sinto muito mal não disposição para nada tenho muito cansaço e desturbios na mestruação énorml

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Eliana! Verifique com o seu médico sobre a dosagem do medicamento para o controle e estimulação da glândula tireóide. Todos estes sintomas são comuns sim, por isso é importante controlar, para que não prejudique o funcionamento do seu corpo. Abraços!

Peffa disse...

Ola Cristinane.
Meu nome é Maria tenho 48 anos e tenho tido vários sintomas de Hipotiroidismo.fiz um exame recentemente a qual o resultado foi.
0,590,e eu tenho tentado emagrecer,e sempre que consigo atra vez de regimes e axercisios,sempre que paro volto ao peso anterior e alguns quilos a mais.tem sido assim a mais de 4 anos.passei por uma cirurgia recentemente para a retirada de um polipo endometrial e segundo a minha gineco seria para que eu desinchasse mas não acontece.meu organismo continua preguiçoso nem mesmo meu intestino tem funcionado corretamente.eu queria saber com vc se o resultado tem a ver.e se tem alguma coisa que eu poça fazer para diminuir estes sintomas.
obrigada.
Abraços.

Peffa disse...

Bom dia Cristiane.
meu nome é Maria.tenho 48 anos e recentemente fiz um exame que o resultado foi 0,590.eu levei na minha ginecologista e ela disse que estava dentro do normal.e que o resultado do mal funcionamento do meu organismo dava-se a um polipo endometrial.mas eu fiz a remoção do mesmo e eu continuo na mesma situação.inchando e engordando com o meu organismo todo em mal funcionamento.e sempre que submeto a dietas e exercícios físicos,sempre que interrompo volto a engordar rapidamente e pior com alguns quilos a mais.
estou dentro do meu limite de estres contudo isto.
será que você pode me ajudar?
Abraços.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá! Se o resultado do seu TSH foi de '0,590' você não apresenta hipotireoidismo, portanto, em relação ao metabolismo, está ok e o emagrecimento acontece desde que tenha uma alimentação saudável e equilibrada em calorias com prática regular de atividade física. Você deve procurar um nutricionista para que elabore um cardápio adequado e mais rico em fibras e alimentos diuréticos para melhorar o intestino e a retenção de líquidos. Abraços!

Unknown disse...

Olá Cristiane, recentemente fiz um exame e meu TSH deu 0,02 eu tenho problema de hipo ou hipertiroidismo e o que devo fazer, e quais tipos de laimneto aumentam esses niveis de TSH.

Unknown disse...

Olá Cristiane recentemente fiz um exame e meu TSH deu 0,02 será que eu tenho problemas de tireoide e que devo fazer, e quais tipos de alimento eu posso consumir para elevar o meu nivel de TSH.

Um grande abraço.