segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MAMÃO

Nativo da América Central, o mamão provavelmente surgiu da fusão espontânea de outras espécies da região. Já apreciado pelos índios da América Latina, a fruta encantou os colonizadores europeus que aqui chegaram. Foi chamado de “fruta dos anjos”, por Cristóvão Colombo. Os espanhóis e portugueses levaram o mamão para as Filipinas, para a Índia e para alguns países da África. No final do século 17, já era cultivado na maioria das regiões tropicais do mundo.
.
No século 20, o mamão papaia foi introduzido nos Estados Unidos, e é cultivado no Havaí, o maior produtor norte-americano da fruta. Mundialmente, os maiores produtores de mamão são o Brasil, a Nigéria, a Índia, o México, a Indonésia, a Etiópia, o Congo, o Peru, a China e a Colômbia. Consumido preferencialmente ao natural e em sua forma mais doce (quando está bem maduro) no Brasil, o mamão é usado em outros lugares, como nos países asiáticos e nas Antilhas, para o preparo de pratos salgados.
.
º MAMÃO CAIPIRA é bastante cultivado de forma caseira, tem a polpa que vai do amarelo ao avermelhado. A fruta é grande, chegando a pesar 2 kg.

º MAMÃO FORMOSA tem tamanho médio (pesa entre 1 kg e 1,3 kg) e polpa avermelhada. Híbrido de origem chinesa, é mais comprido e alongado que os outros tipos.

º MAMÃO PAPAIA é o menor e com polpa bem avermelhada, é o tipo mais doce e o mais consumido no mundo.

O mamão deve ter a casca firme, sem rachaduras ou manchas brancas de fungo. Veja se não tem partes machucadas ou sinais de picadas de insetos. O mamão verde nem sempre amadurece bem fora do pé. Se não for usar para receitas que pedem o mamão verde, prefira comprar os que já estão com a casca amarelada. Há oferta de mamão o ano todo, mas a melhor época para comprar o papaia é de janeiro a outubro. O mamão caipira é mais encontrado de abril a junho e de outubro a novembro. Quando o mamão não está totalmente maduro, pode ser guardado em local fresco e seco. Maduro, deve ficar na geladeira, na parte mais baixa — o mamão não suporta bem temperaturas muito altas.
.
DICAS DE CONSUMO
.
* O mamão doce e maduro pode ser apreciado ao natural, sozinho ou em saladas de frutas;
* Batido com leite ou com suco de laranja, é a popular “vitamina” tomada no café da manhã ou na hora do lanche;
* O creme de papaia é uma sobremesa de sucesso e de fácil preparo. Basta bater a polpa da fruta com sorvete de creme no liquidificador, colocar o creme em potinhos e regar com licor de Cassis;
* No Brasil, o mamão verde é usado para o preparo de compotas. Mas pode ser ralado e entrar em saladas. Fica ótimo temperado com pimenta e acompanhando frutos do mar.
.
CURIOSIDADE
.
A casca de mamão é eficiente para amaciar carnes mais fibrosas. A papaína, enzima presente na casca do mamão, tem o poder de quebrar as moléculas de proteína das fibras musculares e do tecido conjuntivo das carnes, que são responsáveis pela maior dureza do alimento.
.
Fonte:
Temperus Gastronômico
Veja também:

Papaia contra o câncer

O poder do limão
Intolerância a frutose

.

Partilhar

Nenhum comentário: