terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ANVISA SUSPENDE MEDICAMENTOS USADOS PARA EMAGRECER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação e venda de produtos da marca Divine Shen no país e o uso da Caralluma Fimbriata. Segundo a publicação oficial, o Divine Shen é registrado regularmente na Anvisa como alimento, mas pode ter sido misturado ao medicamento de uso controlado sibutramina. A presença dessa substância foi constatada em análise realizada pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, a pedido do Ministério Público Estadual.
.
A agência diz que a sibutramina age no sistema nervoso central e é capaz de reduzir a sensação de fome. Mas pesquisadores já anunciaram que o consumo dessa substância por pacientes com histórico de doença cardiovascular pode ter aumentado o risco de doença coronariana, derrame, taquicardia e hipertensão. Os produtos da Divine Shen são importados da China. A suposta mistura com a sibutramina foi identificada em uma embalagem que deveria ter cápsulas com fibras de laranja amarga.
.
Sobre a outra suspensão determinada no "Diário Oficial", a Anvisa diz que "nenhum produto que contenha em sua composição a Caralluma Fimbriata encontra-se regularizado no país, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia".
.
Estão suspensas a fabricação, a distribuição, a manipulação, o comércio e o uso desse produto. A agência não analisou essa substância recomenda o abandono do consumo. Em maio deste ano, a Anvisa já havia proibido propaganda de produtos anunciados como naturais que aceleravam a perda de peso, como a Caralluma Fimbriata. Equipes das Vigilâncias Sanitárias dos estados e dos municípios devem retirar os produtos de prateleiras de estabelecimentos comerciais e farmácias. As embalagens devem ser lacradas até que o processo administrativo sobre a presença dessa substância seja finalizado.
.
No domingo (19), o "Fantástico" mostrou que produtos são vendidos para quem quer emagrecer mesmo sem receita médica. Na reportagem, foram encontrados os produtos Divine Shen e Caralluma Fimbriasta. “Nenhum suplemento, nenhum remédio vendido como natural serve pra acelerar um emagrecimento. Ainda não foi inventado nenhum que realmente funcione”, disse Marcio Mancini, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
.
Fonte:
Globo
Veja mais...

Remédios para emagrecer
Anvisa decide dose máxima de sibutramina que médico pode prescrever
Sibutramina

Caralluma Fimbriata, emagrece?

.

Partilhar

4 comentários:

Geli disse...

pq suspenderam a caralluma?

Karina Alecrim Bessa disse...

Que o fantástico continue fazendo matérias elucidativas como esta. Infelizmente a ditadura da beleza fomenta essa indústria da magreza a qualquer custo... por isso, é preciso esclarecer o público dos riscos reais das "fórmulas mágicas" para emagrecer.

Christiane Rocha Veloso disse...

É verdade, Karina! Infelizmente tem ainda muita fórmula ilegal no mercado. Precisamos ir educando a população para um emagrecimento de forma saudável. Obrigada pela sua participação. Volte sempre! Abraços!

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Angeli! A caralluma foi suspensa pq não está regularizada no país e não há comprovação em relação a sua segurança e eficácia, podendo causar danos ao organismo. Abraços!