segunda-feira, 2 de julho de 2012

NÃO ENGORDE NO INVERNO!


Todo ano é a mesma história: o verão vai embora e a vontade de malhar também. Além disso, no frio, as pessoas costumam escolher alimentos mais calóricos. Pronto! Aí está a receita para uns quilinhos a mais. A personal trainer e corredora Márcia Lopes mostra o caminho – e revela alguns truques para não cair nessa armadilha. Confira as dicas abaixo: 

LEMBRE-SE QUE VOCÊ QUEIMA MAIS CALORIAS - “No frio, gastamos mais energia para manter o corpo aquecido, o que é potencializado pelo exercício físico”, explica Márcia. Ou seja, você vai queimar mais do que malhando no verão. Bom motivo para espantar a preguiça.

MUDE O HORÁRIO DA MALHAÇÃO - Se você costuma malhar muito cedo, pode ser difícil sair da cama. À noite, geralmente é mais frio. “Vá direto do trabalho, para não cair na tentação das cobertas”, ensina. “Se puder malhar na hora do almoço, melhor ainda, é o horário mais quente do dia”.

FAÇA AQUECIMENTO - No frio, as chances de ganhar uma lesão aumentam. Por isso, é importante caprichar no aquecimento antes de malhar. Um bom alongamento também ajuda. “Uma lesão pode colocar em risco meses de treino”, alerta Márcia.

ESCOLHA UMA ATIVIDADE INDOOR - Dentro da academia é mais fácil manter a frequência, já que o frio e o mau tempo são os grandes obstáculos. “Correr na esteira pode não ser tão agradável, mas é melhor do que ficar em casa se enganando à espera de um dia de sol”, diz Márcia.

CONVIDE UM AMIGO PARA MALHAR - “É mais fácil se enganar e ‘deixar pra amanhã’ do que admitir pra outra pessoa que você está com preguiça”, comenta. “A gente acaba se obrigando a sair”.

LEVE O MP3 PARA A ACADEMIA - Lembra a cena em que Rocky corre na escadaria em pleno inverno? Aposto que lembrou também da trilha sonora. É a prova de que música traz inspiração nesses momentos. “Escolha uma playlist animada e veja como o ritmo dá gás aos exercícios”, ensina.

INVISTA NAS SOPAS - Nem toda comida de inverno precisa ser calórica. “O café tem poucas calorias e é estimulante. Chás podem até ajudar a afinar, como o chá verde, hibisco... E as sopas são as rainhas do jantar – leves e gostosas”, sugere a especialista.

NÃO FUJA DA CALÇA JEANS - “A legging é uma grande cilada. Ela vai se adaptando às formas do seu corpo e não denuncia que você está engordando”, alerta Márcia. Para isso, a sua calça jeans favorita é sempre fiel e nunca vai mentir.

PASSE HIDRATANTE APÓS O BANHO - Além de hidratar a pele, que costuma ficar mais ressecada no frio, o momento de passar hidratante no corpo faz você perceber suas formas. “É comum nos escondermos sob camadas de roupas e perder a consciência do corpo durante o inverno”, explica.

SUBA NA BALANÇA COM FREQUÊNCIA - Não vale ficar neurótica e se pesar toda hora. Mas fazer isso toda semana, por exemplo, vai facilitar o seu controle e evitar sustos. “Ninguém engorda cinco quilos de uma vez só. Se o ponteiro subiu um pouco numa semana, dê um gás na malhação ou cuide mais da alimentação na semana seguinte”, indica a personal.

Fonte: GNT
Partilhar

Nenhum comentário: