sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ORGANIZE A SUA GELADEIRA

Você sabia que, assim como a escolha dos alimentos que a sua família vai consumir, é fundamental que eles fiquem armazenados corretamente na geladeira? Isso porque, aqueles que precisam ser refrigerados, caso não estejam guardados na temperatura correta podem se deteriorar e estragar rapidamente. Fique de olho também no prazo de validade dos produtos na geladeira! Abaixo você confere mais dicas:

ONDE GUARDAR OS ALIMENTOS

Congelador - Os alimentos comprados congelados devem ser guardados diretamente no congelador. Se forem descongelados, não devem voltar para lá.

Prateleira superior (abaixo do congelador) - Coloque os alimentos que precisam de mais refrigeração, como leites, queijos, iogurtes, manteiga e patês. Eles devem ficar em embalagens fechadas para não espalhar cheiros.

Prateleiras do meio - Nelas devem ser guardadas as sobras de comida ou alimentos a serem descongelados. Mas, sempre, em vasilhas. Guarde aí também as guloseimas e carnes temperadas.

Prateleira inferior (a última, antes da gaveta) - Só devem ser colocados alimentos que serão consumidos rapidamente, como as frutas maduras.

Gaveta - As verduras de folhas e legumes devem ser guardados embalados em sacos plásticos e longe do congelador, pois o frio faz com que estraguem rapidamente.

Porta - Guarde apenas alimentos de consumo rápido, como sucos, refrigerantes, vidros de azeitonas e temperos. Nunca coloque os ovos nesse local. Eles devem ser guardados em um pote fora da embalagem e na prateleira superior ou do meio.

OUTROS CUIDADOS

- Mantenha o freezer (ou o congelador) e a geladeira na temperatura adequada. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 5ºC, e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos;

- Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura;

- Limpe a geladeira periodicamente e verifique a data de validade dos produtos armazenados;

- A geladeira nunca deve ficar muito cheia de alimentos, e as prateleiras não devem ser cobertas com panos ou toalhas, para não dificultar a circulação do ar frio;

- Não guarde alimentos por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. O alimento preparado deve ser consumido, no máximo, em cinco dias;

- Nunca descongele os alimentos à temperatura ambiente. Use o forno micro-ondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele;

- Alimentos fracionados em pequenas porções podem ser cozidos diretamente, sem prévio descongelamento.

HIGIENIZAÇÃO

1º Passo: Fazer uma faxina na geladeira

- Limpe as superfícies das prateleiras internas com água morna e detergente;

- Quando estiver limpa, prepare uma solução com uma colher de sopa de água sanitária diluída em 200 ml de água (± um copo) e passe com um pano umedecido.

2º Passo: higienizar os alimentos e/ou embalagens antes de guardá-los

- Lave com água e sabão as embalagens de sucos, molho de tomate, leite e etc.;

- Higienize frutas e hortaliças antes de levá-las à geladeira e consumi-las. Lave em água corrente um a um e siga o procedimento abaixo:

• Coloque-os em água clorada (ou com produto específico - hipoclorito de sódio –  ou com água sanitária – 1 colher de sopa para cada litro de água) e os deixe de molho por 15 minutos. Lave novamente os alimentos e seque bem antes de guardar na geladeira (centrífuga ou papel absorvente).


Partilhar

3 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Olá, Christiane Veloso!

Adoro o blog, aborda assuntos interessantes e muito importantes.

Confira no meu blog um e-book especial que preparei "Guia de Antropometria: medidas, indicadores e protocolos". Acesse: http://julianatoledodefaria.com.br/blog/ e adquira o seu.

World Girl-Oficial disse...

pra contar pra você a novidade lá do blog, nós entramos em parceria e agora fechamos um concurso show. Confere lá no blog, o concurso e participa ok? vamos divulgar seu blog pra você se você ganhar! haha

-->>http://www.falonacara.com.br/
-->>http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/ <<-- (meu blog)beijos!

Leonardo Ferreira Fontenelle disse...

Parabéns pelo prêmio Top Blog!