quinta-feira, 27 de outubro de 2011

'RASPAR O PRATO' PODE TER EFEITO INVERSO

Fazer com que a criança coma bem está no topo das preocupações dos pais. Mas, na tentativa de forçar os filhos a “raspar o prato”, muitos acabam prejudicando os pequenos, ao invés de ajudá-los. Essa é a conclusão de um estudo britânico, conduzido pela Loughborough University com 104 crianças de 3 a 6 anos, que vai ser publicado em dezembro no periódico Appetite. 

Segundo o estudo, obrigar a criança a comer tudo pode ter o efeito inverso, ou seja, despertar nela uma aversão à comida e, com isso, fazer com que coma menos. Além disso, a noção de saciedade também pode ficar comprometida, pois ela tem de perceber, sozinha, quando está satisfeita.

“As crianças são como nós, adultos, há fases da vida e dias em que estamos naturalmente com menos apetite”, diz Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz. Então, o ideal é respeitar a fome do seu filho. A questão da saciedade pode levar à outro problema: a obesidade. "Uma criança que só sabe quando parar de comer por conta das ordens do pai poderá ingerir alimentos em excesso quando estiver sem os adultos por perto”, explica a nutricionista. 

Mas é claro que se o seu filho não come quase nada ou perde a fome de uma hora para outra você deve ficar atenta. “Se o apetite dela diminui sem nenhum outro fator associado, como uma doença ou sono, por exemplo, é preciso preocupar-se”. A saída é procurar o pediatra da criança para investigar o problema. Aliás, esse especialista também é o mais indicado para ajudar você a saber qual é a quantidade ideal de alimentos que o seu filho tem de ingerir. “Crianças comem menos que adultos, muitos pais esquecem disso”, afirma Mirian.

DICAS PARA ELE COMER MELHOR
  • Forçar a comer não é a mesma coisa que oferecer alimentos novos. É preciso insistir mais de uma vez com comidas diferentes, mas respeitar o paladar da criança. Uma ideia é oferecer um legume novo, por exemplo, no momento que a criança está com mais fome;  
  • A criança não vai ficar doente se não comer bem um dia, assim como nós, elas tem reserva de energia;  
  • Imponha horários, pois assim o seu filho sabe que não adianta ele comer rápido e pouco para brincar, pois aquela é a hora da refeição; 
  • Evite muito líquido durante as refeições. Eles dão a impressão de saciedade no curto prazo e fazem as crianças comerem menos do que precisam;  
  • Cuide da ansiedade. Sua expectativa pode ser maior que a fome do seu filho, e você nem imagina o quanto pode se decepcionar com uma careta depois do trabalho que você teve para fazer uma papinha; 
  • O disfarce de um alimento é aceitável desde que o mesmo seja oferecido em sua forma natural. Tudo bem picar aqueles legumes que ele não come e cozinhar junto com o arroz, mas ele também precisa aparecer no prato do seu filho de forma mais visível.
 Fonte: Revista Crescer

Partilhar

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

JÁ COMI E AINDA ESTOU COM FOME

Se mesmo depois de fazer uma refeição completa você é daqueles que continuam a sentir fome, talvez seu prato precise de alguns alimentos especiais, que aumentem a sensação de saciedade do organismo. Segundo a nutricionista Andréia Nogueira, do interior de São Paulo, sim, esse tipo de comida existe. E o melhor de tudo: é fácil de encontrar e um tanto quanto saudável. 

Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que a frutose (o açúcar das frutas) é uma dessas substâncias. Ela age “enganando” o estômago e previne, assim, o desejo de comer mais. Portanto, uma ótima ideia para dar um gostinho a mais na salada é misturar frutas entre legumes e verduras, como pedaços de maçã, abacaxi ou até mesmo melão.

Não é uma boa ideia, porém, abusar do açúcar proveniente da cana. É que a substância reduz a liberação da leptina, um hormônio essencial para “avisar” ao organismo que já estamos satisfeitos. Sem a sua participação no processo, aumenta aquela conhecida vontade de “quero mais”. Ou seja, depois do jantar ou do almoço você ainda volta algumas vezes à geladeira para ver se existe algo de interessante por lá.

Outra substância capaz de abreviar a saciedade é o bisfenol-a, presente nas embalagens de plástico e enlatados. Com uso recentemente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação de mamadeiras, o risco é de em certas condições a substância migrar da embalagem para o próprio alimento. Nessas situações, o bisfenol-a pode interferir na atuação dos hormônios que controlam o desejo de comer.

“O bisfenol-a ainda é capaz de provocar vários malefícios para a saúde, aumentando os riscos de câncer de mama, crescimento da próstata e, no caso das gestantes, mau desenvolvimento do feto”, explica a nutricionista – por isso é que é bom também evitar o consumo de alimentos armazenados em latas amassadas ou que ficaram por longos períodos congelados ou aquecidos em recipientes de plástico.

CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO

Para controlar a fome que não passa, Andréia aconselha ainda prestar mais atenção ao café da manhã, valorizando essa refeição. “Quem come bem pela manhã garante a estabilidade das taxas de açúcar no sangue e o controle do apetite”, diz.

Não adianta, no entanto, rechear a alimentação matinal com alimentos muito açucarados ou gordurosos. Se isso for feito, há riscos de se obter o efeito inverso. “Prefira os cereais integrais, frutas e derivados do leite”, indica Andréia. Até mesmo porque as fibras dos cereais e das fibras, bem como as proteínas do leite, prolongam a saciedade.

A última dica da nutricionista é manter sempre a hidratação, o que, segundo ela, reduz a fome. Se beber água em intervalos regulares e várias vezes ao dia for entediante, você também pode alternar com o consumo de chás gelados, iogurtes e sucos. 

Fonte: Terra

Partilhar