quinta-feira, 20 de outubro de 2011

JÁ COMI E AINDA ESTOU COM FOME

Se mesmo depois de fazer uma refeição completa você é daqueles que continuam a sentir fome, talvez seu prato precise de alguns alimentos especiais, que aumentem a sensação de saciedade do organismo. Segundo a nutricionista Andréia Nogueira, do interior de São Paulo, sim, esse tipo de comida existe. E o melhor de tudo: é fácil de encontrar e um tanto quanto saudável. 

Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que a frutose (o açúcar das frutas) é uma dessas substâncias. Ela age “enganando” o estômago e previne, assim, o desejo de comer mais. Portanto, uma ótima ideia para dar um gostinho a mais na salada é misturar frutas entre legumes e verduras, como pedaços de maçã, abacaxi ou até mesmo melão.

Não é uma boa ideia, porém, abusar do açúcar proveniente da cana. É que a substância reduz a liberação da leptina, um hormônio essencial para “avisar” ao organismo que já estamos satisfeitos. Sem a sua participação no processo, aumenta aquela conhecida vontade de “quero mais”. Ou seja, depois do jantar ou do almoço você ainda volta algumas vezes à geladeira para ver se existe algo de interessante por lá.

Outra substância capaz de abreviar a saciedade é o bisfenol-a, presente nas embalagens de plástico e enlatados. Com uso recentemente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação de mamadeiras, o risco é de em certas condições a substância migrar da embalagem para o próprio alimento. Nessas situações, o bisfenol-a pode interferir na atuação dos hormônios que controlam o desejo de comer.

“O bisfenol-a ainda é capaz de provocar vários malefícios para a saúde, aumentando os riscos de câncer de mama, crescimento da próstata e, no caso das gestantes, mau desenvolvimento do feto”, explica a nutricionista – por isso é que é bom também evitar o consumo de alimentos armazenados em latas amassadas ou que ficaram por longos períodos congelados ou aquecidos em recipientes de plástico.

CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO

Para controlar a fome que não passa, Andréia aconselha ainda prestar mais atenção ao café da manhã, valorizando essa refeição. “Quem come bem pela manhã garante a estabilidade das taxas de açúcar no sangue e o controle do apetite”, diz.

Não adianta, no entanto, rechear a alimentação matinal com alimentos muito açucarados ou gordurosos. Se isso for feito, há riscos de se obter o efeito inverso. “Prefira os cereais integrais, frutas e derivados do leite”, indica Andréia. Até mesmo porque as fibras dos cereais e das fibras, bem como as proteínas do leite, prolongam a saciedade.

A última dica da nutricionista é manter sempre a hidratação, o que, segundo ela, reduz a fome. Se beber água em intervalos regulares e várias vezes ao dia for entediante, você também pode alternar com o consumo de chás gelados, iogurtes e sucos. 

Fonte: Terra

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4 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Adorei, muito boa a dica!

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Adorei, muito interessante a dica!

。♥ Smareis ♥。 disse...

Seu blog é muito bom, as dicas são excelente,gostei muito e já estou te seguindo... Convido pra conhecer meu blog e me seguir se gostares. Um abraço!
Smareis

Heloiza Muniz Nutricionista disse...

Ótimo! Eu falei um pouco sobre o Bisfenol em meu blog tbm!
Olha só: http://heloizamuniznutri.blogspot.com/2011/09/ola-voces-ja-ouviram-falar-em-bisfenol.html

Abraços!