sábado, 17 de novembro de 2012

PREPARE SUA PELE PARA O VERÃO

Quando se fala em preparar a pele para exibi-la bonita e naturalmente bronzeada no verão, a dica mais ouvida é investir nas frutas e vegetais amarelo-alaranjados. 

Alimentos como cenoura, pimentão, abóbora, mamão, manga e os vegetais folhosos de cor verde-escura, como rúcula, couve, brócolis e espinafre. Eles são ricos em betacaroteno, um carotenoide e potente antioxidante, que auxilia na proteção das células do organismo contra a ação de radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Os efeitos do betacaroteno podem ser observados a curto e a longo prazo. “Quando utilizado para se preparar para pegar um bronzeado, deve ser feita uma suplementação quatro semanas antes da exposição solar para evitar o envelhecimento precoce da pele e favorecer o processo. Já os efeitos preventivos de doenças crônicas são observados no consumo regular a longo prazo”, ensina a nutricionista Kelly de Jesus Viana.

“Quando o betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxiliar na formação de melanina, responsável pela cor da pele, mas também ajuda a reforçar o sistema imunológico”, explica a nutricionista Maysa Toloni, doutoranda da Nutrologia da Unifesp.

“Para se obter um efeito antioxidante potencializado, basta combinar o betacaroteno com outros tipos de carotenoides como o licopeno, encontrado principalmente no tomate, pimenta, morango e melancia; a luteína, presente nos folhosos verde-escuros e no pimentão amarelo; além dos micronutrientes, vitamina E, manganês, selênio e zinco, que em quantidades adequadas possuem ação sinérgica, neutralizando os efeitos nocivos dos radicais livres”, explica a nutricionista da Naturalis Ariane Machado Pereira.

Veja a matéria completa no Uol


Partilhar

3 comentários:

Joice Bibiana disse...

Adorei seu blog... comecei a fazer R.A a pouco tempo... estava virando uma obseçao comer!!! rs Tenho certeza que seu blog vai me ajudar! Seguindo**

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Joice! Que ótimo! Continue seguindo! Abraços!

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Amanda! Continue seguindo! Abçs!