quarta-feira, 6 de maio de 2009

RÓTULOS DE GULOSEIMAS ENGANAM AS MÃES

Sódio e gordura, nem sempre relatados nos rótulos de guloseimas - alimentos preferidos pelas crianças - podem trazer graves consequências no futuro. Muitas embalagens omitem as porcentagens corretas de algumas substâncias, aumentando o risco da obesidade infantil.

Uma pesquisa do Instituto Adolfo Lutz atestou que os rótulos dos alimentos preferidos das crianças “escondem” as informações sobre o risco da obesidade infantil. Na análise de 153 embalagens de biscoitos, bombons e salgadinhos identificou-se que nenhuma delas continha todas as informações corretas sobre sódio e gordura - “dupla” que, em excesso, impulsiona os problemas de saúde na infância. O índice de erro chegou a 75% das amostras.

A autora da análise, a pesquisadora da divisão de alimentos do Lutz Cássia Lobanto, conta que selecionou os alimentos que mais aparecem nas cantinas das escolas. Alguns dos produtos reprovados são os mesmos que uma lei aprovada na quarta-feira pela Assembleia Legislativa de São Paulo quer banir das escolas particulares e públicas do Estado.

Segundo o estudo, o principal motivo para a reprovação das embalagens dos produtos analisados é que as informações nutricionais estavam equivocadas. A inadequação mais recorrente é que a quantidade de gordura e sódio declarada era menor do que a atestada nas análises em laboratório. Os produtos foram colhidos pela equipe da vigilância sanitária estadual em fábricas existentes na cidade de São Paulo. A Anvisa determinou a adequação e a informação correta nos rótulos dos alimentos e determinou um prazo para que as empresas realizassem as mudanças necessárias.

Para saber mais:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/rotulos-guloseimas-enganam-maes-aponta-estudo-450623.shtml
...
Partilhar

Nenhum comentário: