domingo, 24 de outubro de 2010

COMO EVITAR O DESCONFORTO DA MÁ DIGESTÃO?

Os problemas de digestão como a sensação de peso no estômago, eructação (arrotos), desconfortos abdominais e constipação intestinal (intestino preso) atrapalham a vida cotidiana, relacionamentos profissionais e pessoais. Mas há alguma coisa que pode ser feita na alimentação para minimizar ou anular este mal estar? A resposta é sim!
.
É importante lembrarmos que diferentes alimentos requerem digestão química e processamentos diferentes, isso significa que cada alimento tem alguma particularidade no processo digestivo, que influencia no resultado final.
.
Pessoas que sofrem de má digestão com freqüência, devem prestar mais atenção na combinação dos alimentos no seu prato, quando colocamos alimentos que são processados de formas diferentes, com certeza a digestão será lenta para cada um deles, resultando em maior tempo do alimento parado no estômago e, portanto, mais fermentação, produção de gases, estufamento, azia e mais mal estar.
.
Faça um teste com as sugestões abaixo e sinta como cuidados simples farão uma grande diferença!
.
º Evite misturar numa mesma refeição alimentos fonte de carboidrato com proteínas;

º Os vegetais e verduras em geral são bem toleradas combinadas tanto com carboidratos quanto com proteínas;

º As frutas deverão ser ingeridas sempre isoladamente, podendo fazer a combinação que você desejar (ex ; salada de frutas variadas). Só tenha cuidado com o melão e a melancia, estas duas frutas não combinam com nenhuma outra fruta, portanto o aconselhável e consumi-las sempre isoladamente.

º Procure mastigar bem os alimentos e procure não tomar nenhum tipo de líquido durante sua refeição, o líquido (água ou suco) dilui as enzimas digestivas, comprometendo ainda mais a eficácia da digestão.
.
Siga essas dicas e diga adeus ao mal estar!
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...
Retenção de líquidos
Dispepsia
Não beba água durante as refeições

.

Partilhar

Nenhum comentário: