segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ALMOÇA FORA TODOS OS DIAS? APRENDA A PREPARAR A FAMOSA 'MARMITA'

Almoçar fora de casa é uma rotina muito comum para os brasileiros, que levam uma vida corrida ou trabalham ou estudam longe de suas casas. E por melhor que seja o restaurante, um dia você acaba enjoando das opções e sente que a comida vai ficando “sem gosto”.
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É por isso que muita gente prefere levar a comida de casa. Além de econômico, você pode sentir aquele gostinho de tempero familiar. É a famosa marmita! Mas a pergunta: Você sabe montar uma marmita saudável? Saiba que a marmita pode ser sua aliada na dieta, desde que você a prepare com alimentos nutritivos, essenciais ao organismo, e de forma equilibrada.
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VEJA DICAS DE COMO MONTAR A SUA MARMITA:
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º A salada é indispensável e muito importante, pois ela contém fibras que contribuem com o bom funcionamento do intestino e ajudam na digestão de comidas mais gordurosas. O problema na hora de inclui-la no cardápio é que ao se misturarem com os ingredientes quentes, elas murcham. Uma opção é levá-la em um recipiente separado, ou então opte por recipientes com divisórias, eles deixam tudo separadinho e deixa o prato ainda mais bonito e agradável. Além disso, as divisórias evitam o risco de contaminações, tendo em vista que cada alimento se comporta de maneira diferente quanto à conservação.
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º Para que sua marmita fique mais nutritiva é importante acrescentar alimentos que contenham proteínas e carboidratos, na quantidade certa. Por exemplo, se está levando uma batata assada, não leve arroz, que também é carboidrato, opte por uma carne ou um peixe. Outra boa opção é acrescentar grelhados, que facilitam o processo digestivo.
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º Massas são opções práticas e garantem a energia, mas não abuse! Pois ela pode te dar alguns quilinhos a mais. E abuse dos legumes e das verduras, tanto cozidas quanto frias.
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º Conserve sua marmita, se ela não for armazenada adequadamente, pode azedar. Deixe-a na geladeira após o preparo. Para transportá-la, prefira bolsas endotérmicas e escolha sempre alimentos frescos para levar. E não é aconselhável o uso de ingredientes muito “sensíveis”, como o creme de leite, utilizado para o preparo de alguns pratos.
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º Não encha demais a vasilha, tente usar o seguinte padrão: quatro colheres de sopa de arroz, uma concha de feijão, uma de legumes e um grelhado pequeno.

º E já que você está preocupando-se em deixar sua comida mais saudável, aproveite para substituir o refrigerante que acompanha suas refeições por sucos. Prepare o suco pouco antes de sair de casa para que ele fique mais conservado.
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Fonte: Blog Entre na Linea
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2 comentários:

Michella Pedro disse...

Bem legal!..engraçado que falou de detalhes óbvios q eu nunca tinha parado pra pensar. ;)

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Michella!
Pois é.. e são detalhes que fazem toda a diferença, não é mesmo?
Abraços!