terça-feira, 3 de agosto de 2010

COGUMELOS BLINDAM O ORGANISMO E ENRIQUECEM O CARDÁPIO

SHITAKE e SHIMEJI. Esta dupla poderosa de cogumelos incrementa qualquer receita, mas não é só o seu paladar que sai ganhando com as duas espécies. Sua saúde também agradece. "O shitake possui como carro chefe nutricional a lentiman, um substância que estimula o sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional.
.
Outro composto dessa variedade, a eritadenina é conhecida por reduzir as taxas de colesterol. As betaglicanas encontradas em maior quantidade no shitake vem chamando a atenção dos cientistas. São substâncias que estimulam as células de defesa a combaterem infecções e tumores, além de carregarem antioxidantes que barram o processo de envelhecimento celular. Mais um de seus feitos é controlar os níveis de açúcar do sangue, beneficiando quem sofre com o diabetes.
.
Já o shimeji é o terceiro cogumelo comestível mais cultivado no mundo. Nos países orientais, acredita-se que a espécie também possui propriedades relativas à redução do colesterol e à prevenção dos problemas hepáticos. Ele também fornece ergosterol, um precursor da vitamina D. Além disso, os dois tipos carregam uma considerável quantidade de ácido fólico. Em 100 gramas de cogumelo há 1014 mg do nutriente, enquanto a ingestão diária recomendada é de 400 mg. "Estudos mostram que o ácido fólico evita a má formação do feto e más formações congênitas, previnem doenças cardiovasculares, desordens mentais, câncer e o mal de Alzheimer", explica a nutricionista Fabiana Honda.
.
VALE POR UM BIFE
.
Mais um ponto positivo é que, com eles, o cardápio ganha em variedade. Os cogumelos são ótimas fontes de proteínas e tem baixa quantidade de lipídios. "Eles tem tanta proteína quanto na carne vermelha, com a vantagem de ter menos gordura", explica Giovanna Arcuri. Um bife de 100 gramas de contrafilé carrega cerca de 13 gramas de gorduras, enquanto a mesma quantidade de cogumelo não chega a um grama de gordura.
.
Outra notícia boa. São considerados alimentos de baixa caloria. Em cada 100 gramas de shitake ou shimeji, por exemplo, há apenas 35 calorias. Eles podem ser comprados frescos, em conserva ou secos, e utilizados em pratos variados, como carnes, molhos para massas, saladas, recheios de omeletes e na culinária japonesa.
.
Veja receitas no site: Yahoo
Veja também:
O poder de cura do gengibre
Propriedades funcionais da banana verde
Batata yacon: conheça melhor sobre esse fantástico alimentos
.
Partilhar

2 comentários:

Débora Marques Costa disse...

Prezada Christiane,

Primeira vez que visito seu blog e já me tornei uma seguidora! Gostei muitíssimo desta postagem sobre as propriedades dos cogumelos Shitake e Shimegi. Vou continuar te seguindo..
Sou Engenheira de Alimentos e também tenho um blog sobre alimentos..gostaria muto q vc visitasse..
www.paixaoporalimentos.blogspot.com
Parabéns pelo blog!
Bjs

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Débora!
Obrigada pela visita! Continue segundo o blog sempre!
Parabéns pelo seu blog!
Abraços!