segunda-feira, 28 de março de 2011

ATIVIDADE FÍSICA PODE ALIVIAR CÓLICAS MENSTRUAIS

Associadas muitas vezes a dores na mama e de cabeça, a cólica não provoca apenas incômodo na região do baixo ventre. Ela também pode provocar dores na mama e de cabeça, cansaço e alterações intestinais. Segundo dados médicos, ela atinge 46% das mulheres.

A cólica se dá principalmente no período pré-menstrual, quando o hormônio progesterona está em alta. Nessa fase, a mulher retém mais líquido. Essa retenção provoca inchaço nas pernas e costuma atingir 51% do sexo feminino. A dor da cólica é provocada pelo movimento de contração do útero e pela pequena dilatação do colo para que o sangue menstrual seja expulso. Para combatê-la, dependendo do caso, os médicos recomendam vários tratamentos.

Desde o uso de analgésico até tratamentos hormonais, com pílulas anticoncepcionais, para suspender a ovulação e com isso, a menstruação e a cólica. Mas os ginecologistas informam que prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada podem preveni-la. Nesta fase o ideal é evitar alimentos com cafeína, tomar bastante líquido e diminuir o uso do sal na comida para evitar a retenção de líquido.

Fonte: DGABC
Veja também:

Retenção de líquidos
Suplemento alimentar alivia sintomas da TPM
O cacau e os benefícios para a saúde

.Partilhar

2 comentários:

Nathalia Matos - Personal Trainer disse...

Adorei o post! Mais um ponto pra atividade física e alimentação! yesss
Vou divulgar o post no meu blog!
beeeijos

Christiane Rocha Veloso disse...

Obrigada Nathalia! Continue visitando e participando. Beijos!