segunda-feira, 25 de outubro de 2010

BEBIDAS GASEIFICADAS OU REFRIGERANTE?

As famosas águas gaseificadas e aromatizadas mal chegaram no mercado e já fazem o maior sucesso. As marcas são as mais variadas possíveis e os sabores, nem se fala! Algumas pessoas, inclusive, aderiram ao consumo dessas bebida nas ídas ao restaurante, ao clube ou simplesmente em casa, assistindo a um filminho no final de semana. Mas você já parou para pensar se o que você está bebendo é realmente uma inofensiva água gaseificada?
.
Eis uma grande polêmica que surgiu desde que esses produtos começaram a ser comercializados e confundiram muitas pessoas pela rotulagem imprópria no que diz respeito à caracterização da bebida. As conhecidas águas gaseificadas e aromatizadas, tão populares atualmente, nada mais são do que refrigerantes. É isso mesmo! Se você sai por aí dizendo que não bebe refrigerante, mas ingere essa bebida, sim, você bebe refrigerante!
.
O Ministério Público Federal moveu uma ação judicial para duas marcas que eram refrigerantes de baixa caloria, mas que, pelo rótulo, remetiam à água, confundindo o consumidor na hora de comprar o produto. As legislações vigentes no nosso país regulamentam que tanto o preparado líquido aromatizado, como o refrigerante de baixa caloria, não são considerados água e, por isso, devem ter a rotulagem adequada para não ferir o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
.
Uma alimentação saudável é aquela que possui todos os grupos de alimentos em suas devidas quantidades, respeitando as necessidades do organismo e evitando alimentos "maléficos". As Leis da Alimentação são uma estratégia excelente para viver com saúde sem deixar de ingerir esse tipo de alimento, caso você seja louco por ele! As Lei da Quantidade, da Qualidade e da Harmonia devem ser aliadas de quem busca uma vida com saúde. Ingerir quantidades adequadas de alimentos de boa qualidade e em suas proporções recomendadas é o conceito de "alimentação saudável".
.
Se você é apaixonado por refrigerantes e não consegue deixar de ingerir por completo, acalme-se: consumir uma vez ou outra é natural e você não precisa ficar neurótico. O importante é reduzir o máximo que conseguir, pois o hábito é que faz mal. Portanto, se você é fã dessas "bebidas do momento", saiba que elas são refrigerantes, e não simplesmente água, e, sendo assim, seu consumo deve ser reduzido, já que reduzem a absorção de cálcio pelo organismo, aceleram o envelhecimento, causam celulite e, inclusive, aumentam as chances de ter diabetes, câncer, danos musculares e outros males, segundo estudos científicos. Prefira os sucos e deixe os refrigerantes apenas para as ocasiões especiais, certo? E viva as Leis da Alimentação!
.
Fonte: Nutrição em Foco
Veja mais...

Obesidade é a segunda maior causa de câncer
Meu filho não quer beber água
Refrigerante em excesso pode ser prejudicial aos músculos e coração
Cuidado na hora de trocar o refrigerante pelo suco
.
Partilhar

Nenhum comentário: