domingo, 8 de julho de 2012

PRESSÃO ALTA EM CRIANÇAS


Na consulta de rotina com o pediatra, ele ouve os batimentos do coração do seu filho, confere a garganta e... mede a pressão? Se não, o ideal é conversar melhor com ele sobre isso. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos reuniu dados hospitalares e descobriu que lá, em um período de 10 anos, o número de internações de crianças com pressão alta quase dobrou, saltando de 12.661 em 1997 para 24.602 em 2006.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde ainda não tem um dado sobre o número de crianças com pressão alta. Nesta sexta (29), um estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, feito com 284 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, da Casa do Adolescente de Pinheiros, mostrou que 25% deles apresentavam quadro de hipertensão arterial combinada com alto consumo de sódio na dieta.

A obesidade e o sobrepeso também são fatores que contribuem para o aumento da pressão. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado entre 2008 e 2009, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estavam com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vale lembrar que há crianças cuja pressão alta é apenas o sintoma de outra doença mais grave. Por isso, o médico precisa investigar para saber se há alguma alteração nos rins ou, ainda, um problema endócrino, e assim dar um diagnóstico correto. A hipertensão costuma ser uma doença silenciosa. No caso de crianças, é muito difícil que algum sintoma se manifeste. Por isso, é importante sempre aferir a pressão nas consultas de rotina depois que seu filho completar 3 anos.

TRATAMENTO

Assim que a causa da alteração na pressão for identificada, é preciso tratá-la. “A longo prazo, a hipertensão vai lesando todos os órgãos”, segundo Maria Cristina. Se o problema for o excesso de peso, na maioria dos casos é possível reverter o quadro com uma dieta equilibrada e atividades físicas na rotina.

Os filhos de pais ou avós hipertensos precisam de um cuidado extra com os hábitos de vida, já que têm mais predisposição a ter pressão alta. Mas a regra é a mesma para todas as crianças: alimentação saudável, atividade física e controle de peso.

DICAS CONTRA A HIPERTENSÃO

- Corte o consumo excessivo de sal da comida da sua família. O ideal é usar, no máximo, uma colher (chá) rasa por pessoa/dia.

- Fique de olho na hidratação. Crianças devem consumir cerca de 1 litro e meio de água por dia.

- Deixe o refrigerante só para ocasiões especiais, como aniversários. No dia a dia, ofereça água e sucos de frutas naturais.

- Ofereça mais variedades de legumes, verduras e frutas na sua casa. Deixe também esses alimentos mais atrativos: você pode montar desenhos com eles antes de servir ao seu filho.

- Corte o consumo de produtos industrializados. Se o seu filho só come macarrão instantâneo (cujo tempero tem excesso de sódio), ofereça outras opções.

- Incentive a atividade física (brincadeiras, jogos). E brinque junto com as crianças!

Matéria completa na Revista Crescer

Partilhar

Nenhum comentário: