quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

AVEIA

A Aveia é um cereal nutritivo que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. É rica em fibras insolúveis e solúveis, que podem ajudar a evitar a constipação intestinal, controlar os índices de açúcar no sangue e os teores de gorduras no organismo.
.
Está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, denominada beta-glucana, que está relacionada à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol, podendo ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular. A fibra solúvel presente na aveia, a chamada ß-glucana, é responsável por grande parte das vantagens do consumo da aveia. As betas-glucanas retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Elas, também, ao entrarem em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.
.
Para usufruir dos benefícios da aveia o seu consumo deve ser de cerca de 20g (1 colher de sopa cheia) por dia com pelo menos 1g de beta-glucana.
.Partilhar

2 comentários:

Gabriel disse...

E a granola, tb é rica em fibra né?

Christiane Rocha Veloso disse...

Sim. A granola tb é rica em fibras.