sexta-feira, 2 de abril de 2010

'JUNK FOOD' PODE VICIAR TANTO QUANTO DROGAS

Que tal limitar as guloseimas na sua casa apenas para os finais de semana? Pesquisa publicada esta semana afirma que os mecanismos do corpo que provocam vício em drogas são os mesmos que nos fazem ter compulsão por comidas gordurosas e calóricas, como balas, fast-food, frituras e doces em geral. E assim como o vício em drogas, o vício por comidas gorduras é extremamente difícil de ser combatido.
.
O estudo foi feito pelo Scripps Research Institute, nos EUA. Ao analisar camundongos, percebeu-se que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando. Quanto mais os ratinhos comiam, menos essas regiões do cérebro iam respondendo, o que fazia com que eles comessem cada vez mais, tornando-se obesos. O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma forma. "No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida.", explica o cientista Paul Kenny, que coordenou a pesquisa de três anos. A experiência foi feita com alimentos como bacon, salsichas e cheesecakes.
.
Matéria retirada da Revista Pais e Filhos
Veja também:
Macarrão instantâneo faz mal à saúde
O que seu filho está comendo?
Rótulos de guloseimas enganam as mães
.Partilhar

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Oi, Christiane. Tudo bem? Também colocamos esta notícia no Portal. Ela é mesmo um alerta muito importante. Depois passe no Portal (www.nutricaoemfoco.com.br) para ver esta e outras matérias. Se preferir, cadastre-se para receber nossos emails. Toda semana encaminhamos novidades. Parabéns pelo blog!

CHRISTIANE VELOSO disse...

Olá Juliana! Já estou cadastrada em seu site! Estou sempre visitando o portal e o seu blog tb! Vc está de parabéns! Obrigada pelas visitas! Abraços!