quarta-feira, 21 de abril de 2010

CÃIMBRA OU CÃIBRA? NÃO IMPORTA!

Você corre por quase duas horas e de repente eis que surge aquela dor lancinante na perna, o músculo da panturrilha repuxa e parece que o sofrimento nunca vai terminar, até que... a dor simplesmente vai embora, assim, do mesmo jeito que veio. “Aparentemente a câimbra não tem nenhuma função, só causa dor”, diz o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Jomar de Souza. Ela é uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência não consegue definir uma causa ainda, diz.
.
Atualmente, existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: “A primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando a pessoa faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais”. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos. Mesmo sem as causas específicas, existem orientações gerais para tentar evitar a dor da câimbra: alongar antes de fazer exercícios, hidratar-se durante atividades longas e não partir para atividades intensas sem treinamento gradual. “Se a câimbra tiver algum sentido, talvez seja uma espécie de defesa do organismo para dizer que a atividade vai além do que aguentamos”, diz o especialista.
.
Muito se comenta sobre a falta de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a baixos níveis sanguíneos de potássio pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras. Existem alguns suplementos como vitamina E, complexo B, que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica. A água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.
.
E A BANANA, EVITA CÃIMBRAS?
.
Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.
.
Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, esse truque não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.
.
Fonte: EMEX Nutrição Orientada
Veja também:
Barras energéticas
Alimentação e corrida
Ingerir mais água facilita a perda de peso em mulheres
.
Partilhar

3 comentários:

Christiano Santos disse...

Bom artigo sobre cãibra! Além de banana e bastante água, há dicas de outros alimentos para evitar a dor?

Nutrição em Foco

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Christiano! Outros alimentos fontes de potássio são melão, casca do pepino, feijão, batata com casca, água de coco etc.

Unknown disse...

Bem interessante o artigo e a observação sobre os minerais.

Li recentemente, que os jogadores de um time (não me recordo qual), bebiam uma colher de shoyu (isso mesmo) no fim dos treinos, justamente para repor o sódio e isso estava ajudando no combate a cãibra.

Acho interessante tbm como algumas pessoas nem sabem o que é cãibra, e outras (meu caso) não podem abusar ser lembrar da dor...