segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAFÉ PODE DIMINUIR RISCO DE GOTA NAS MULHERES

A gota caracteriza-se pela acumulação de ácido úrico no sangue que forma cristais em forma de agulha e, embora a condição seja rara nas mulheres mais jovens, atinge cerca de uma em cada 20 depois da menopausa. A relação entre o consumo de café e um menor risco de gota já tinha sido constatado no homem, mas os mesmos benefícios nunca tinham sido testados na mulher. Por isso mesmo, os cientistas decidiram analisar se a mesma relação existia na mulher, em especial nas mais velhas, dado que com a menopausa perdem-se os benefícios do estrogênio que compensa os níveis de ácido úrico.
.
Para o estudo, foram analisadas 89.433 mulheres registradas num programa de acompanhamento médico para o controlo da doença, iniciado em 1976. Os investigadores também analisaram os estilos de vida, dieta e hábitos de consumo de café das mulheres através de questionários preenchidos pelas participantes a cada dois a quatro anos. Após controlarem fatores que representam risco de gota, tais como o índice de massa corporal, consumo de álcool, uso de diuréticos e ingestão de leite, verificaram que beber café ao longo da vida diminui significativamente as probabilidades de sofrer de gota. A relação, segundo os cientistas, é direta: quanto mais café consumido, menor o risco da doença.
.
De acordo com o estudo, o risco de gota foi 22% inferior para quem bebia uma a três chávenas diárias de café e 57% menor para quem tomava mais de quatro cafés por dia. No decorrer do trabalho, também foi investigado se o mesmo efeito ocorria com o consumo de chá ou refrigerantes com cafeína, mas não foi verificado o mesmo efeito constatado com o consumo de café. Contudo, beber café descafeinado apresentou um "modesto" benefício.
.
A equipe de investigadores, liderada por Hyon Choi, questiona agora que "outros componentes presentes no café, além da cafeína, podem também contribuir" para a redução do risco de gota. Os cientistas advertem, contudo, para o fato de o estudo ter avaliado apenas o consumo de café a longo prazo, não defendendo, por isso, que as idosas comecem a consumir a bebida se nunca o fizeram durante toda a vida, dado poder conduzir a um aumento dos níveis de tensão arterial e de cálcio, entre outras patologias.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Cafeína ajuda a estabilizar o humor
Benefícios do café para a saúde da mulher
Ingestão de vitamina C diminui risco de gota

.Partilhar

Nenhum comentário: