terça-feira, 18 de maio de 2010

CAFEÍNA AJUDA A ESTABILIZAR O HUMOR

Cientistas da Universidade de Coimbra iniciaram, com sucesso, uma nova linha de investigação centrada nas doenças do humor. Na sequência dos seus estudos com café para tratamento de doenças do cérebro, entre elas a depressão e a doença de Alzheimer.
.
Vários estudos epidemiológicos e em modelos animais evidenciaram que a ingestão de doses moderadas e continuadas de café diminuía a incidência da doença de Alzheimer. Num artigo publicado pela agência Lusa, o líder da investigação, Rodrigo Cunha, da Faculdade de Medicina de Coimbra, explicou que, a partir desse conceito, a equipe decidiu, há um ano e meio, ampliar a investigação “para uma área que em larga medida está desprovida de terapêutica eficaz, que são situações de modificação de humor, nomeadamente a depressão”.
.
A equipe acabou agora um estudo do primeiro modelo animal em que foi constatado, com surpresa, que os animais em depressão – por imposição de situações de stress crônico e repetido – que consumiam cafeína pareciam tolerar de modo muito mais eficaz as modificações de humor. Os investigadores pensam ter descoberto o alvo molecular onde atua a cafeína: o receptor A2A para a adenosina. Mais estudos são necessários.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Benefícios do café para a saúde da mulher
Chá e café podem diminuir a absorção de ferro
Alimentos para melhorar o humor
Melhore o seu humor escolhendo os alimentos certos
.Partilhar

Nenhum comentário: