terça-feira, 28 de setembro de 2010

BENEFÍCIOS DA CARNE DE SOJA

Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína. Mais um ponto para a soja!
.
"A vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no baixo conteúdo de gorduras do alimento, pois a gordura presente é predominantemente poliinsaturada; na ausência de colesterol, que só está presente em alimentos de origem animal; no alto teor de fibras e no excelente conteúdo de proteínas. A única desvantagem fica por conta do baixo teor de vitamina B12 e ferro, que são encontrados em abundância nas carnes vermelhas", explica a nutricionista Thaís Seabra.
.
Além da carne e do leite de vaca, a soja também pode substituir outros alimentos. "O grão pode ser usado como alternativa ao feijão, em saladas ou ainda torrado, para ser servido como aperitivo", sugere Flávia Morais. Segundo ela, existe uma quantidade mínima de soja consumida para que se possam notar os efeitos sobre a saúde: 100g, no mínimo três vezes na semana.
.
SOJA TRANSGÊNICA X SOJA ORGÂNICA
.
O cultivo comercial de transgênicos está proibido no Brasil, embora existam locais de plantio clandestino. Como não dá para diferenciar visualmente a soja orgânica da transgênica, o ideal é que o fornecedor conheça a origem dos grãos e a coloque bem visível na embalagem. Antes de comprar, pode ser uma boa idéia dar uma passadinha nos sites do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Greenpeace para olhar as listas de produtos que contêm soja geneticamente modificada.
.
Por ser um alimento calórico e repleto de proteínas, o exagero no consumo pode causar um aumento do peso, embora isso dependa do metabolismo de cada pessoa. Só para você ter uma idéia, 100g de grãos de soja contêm nada menos do que 395 calorias. O ideal é fazer um equilíbrio no consumo, ingerindo os grãos e derivados de forma moderada. Se for necessário, vale procurar ajuda de um nutricionista.
.
DICAS DE CONSUMO
.
E quem não suporta o gosto da soja? O ideal é consumir alimentos que já venham com uma pitada de soja. Existe sucos à base de soja com sabor de frutas, barrinhas de cereal e pães integrais enriquecidos com soja, dentre outros ingredientes. Antes de começar a montar seu cardápio com soja, não se esqueça: por mais que seja fonte de uma porção de nutrientes e de hormônios benéficos à saúde, ela não faz milagres sozinha. O consumo, segundo as nutricionistas, deve estar associado a uma boa qualidade de vida, com exercícios regulares e alimentação equilibrada. É essa associação de fatores que vai fazer toda a diferença.
.
Fonte: Bolsa de Mulher
Veja mais...
Soja é benéfica para o colesterol
Leite de vaca ou de soja?
Menopausa
.
Partilhar

7 comentários:

Aline, mãe da "Malia" disse...

Eu sei bem dos benefícios que a soja traz... Minha filha tem alergia ao leite de vaca e toma vitamina com leite de soja (SOLLYS ORIGINAL)... Aliás li sua postagem sobre alergia ao leite de vaca em maio de 2010... Obrigada.

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Aline! Fico feliz que a postagem tenha te ajudado. Abraços!

Maria Clara disse...

muito obrigada por ter feito esse post! =D
esclareceu muito bem as dúvidas que eu tinha!

Marina disse...

Sempre utilizei carne de soja, mas hoje deparei-me com essa postagem e resolvi trocar uma ideia com você. O que você acha? Qual a sua opinião? Será que corremos realmente o risco de ingerir soda cáustica?

http://www.saudeintegral.com/artigos/carne-de-soja-2.html

Abraço

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Marina! Interessante a matéria da soja! Na minha opinião, para as pessoas que não consomem carnes, ovos e laticínios, a soja NÃO substitui a proteína animal que vai ficar deficiente no organismo. Indico a soja como opção a mais no cardápio, para quem é adepto ao sabor. Tem as vantagens de ter maior teor de proteína vegetal e não ter colesterol... já as desvantagens é o mesmo caso do leite de caixinha, dos industrializados, das carnes processadas... não vamos saber o que realmente consumimos, não é mesmo? Abçs!

TelB disse...

Na minha casa não consumimos carne vermelha, utilizo a proteina de soja, existe mais algum alimento que eu possa preparar e que dê conta das vitaminas necessarias sem consumir carne vermelha?

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá! Existem os grãos de quinoa, amaranto e chia que tb são bem completos e comparados com a proteína da carne vermelha. Abçs!